Ir para conteúdo

Arraial d'Ajuda e Arredores em 7 Dias!


Posts Recomendados

  • Membros

Segue o relato da minha viagem. Como sempre, incluí o máximo de detalhes úteis correndo um pouquinho o risco de ser cansativo, e os custos foram colocados no final, exceto onde eu achei pertinente colocar. No caso do combustível, rodei cerca de 330 km, e incluí nos custos apenas o que foi gasto durante os dias de passeio, excluindo o que gastei com ida e volta.

 

Dia 0- Quinta-feira -chegada em porto seguro.

Após um dia inteiro de viagem, chegamos em porto seguro às 22h. Ficamos hospedados no HI Maracaia, que fica na estrada que liga Porto Seguro a Santa Cruz de Cabralia, em frente a praia da Coroa Vermelha. O albergue possui preços bem em conta (fiquei em um quarto privado duplo por R$ 70) e uma ótima estrutura, com piscina limpíssima, lavanderia, café da manhã completíssimo e tv e ar no quarto.

 

 

Dia 1 - Sexta- Santa Cruz de Cabralia e Porto Seguro

Acordamos cedo e fomos a praia da Coroa vermelha, caminhando. Visual muito bonito, ondas fracas e um banco de areia que criava uma enorme extensão rasa.

20110317113937.JPG

Almoçamos em um restaurante a quilo próximo (há várias opções, com preços em torno de 15 reais o quilo ou 8 reais "coma o quanto quiser"). A tarde fomos na cruz que marca o local da primeira missa e na aldeia pataxo que fica logo em frente. Na verdade não é bem uma aldeia e sim uma feira de artesanato de índios, com preços inacreditáveis e artigos bem bonitos. De toda a viagem, este foi o local com melhores preços e variedade.

 

Existe também um museu e várias esculturas muito legais. Em seguida pegamos o carro e visitamos as atrações históricas de Santa Cruz de Cabrália (nada demais na minha opinião), o memorial do descobrimento (legalzinho em especial a réplica da nau do Cabral), Barramares (só pra ver como é, trata-se de uma mega barraca de axé) e o centro histórico de Porto Seguro. Neste último existe um museu muito interessante com visita guiada feita pelos funcionários. Existem também guias para o centro Histórico por R$ 26 o casal, mas não usamos.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317114213.JPG 500 375 Legenda da Foto]Réplica da Nau de Pedro Álvares Cabral.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317114515.JPG 375 500 Legenda da Foto]Esculturas na estrata Porto Seguro-Cabrália.[/picturethis]

 

No caminho, vi uma placa apontando para um tal sítio arqueológico Outero da Glória. Furada total: é uma coluna no meio do nada que pode talvez ter sido a 1a igreja do Brasil.

 

Finalmente, pegamos a balsa e fomos para Arraial d'ajuda. Ficamos na Pousada Alto Mar, um local bastante simples e aconchegante, com acomodações que lembram um sítio. O quarto tinha apenas ventilador de teto sem ar ou frigobar, e preço da diária (R$ 58) não incluía café da manhã. Alguns detalhes podiam ser melhores, como a porta do banheiro que não trancava. Mesmo assim vale muito a pena pois o preço é menos da metade da maioria das pousadas na alta estação. A localização é excelente, logo atrás da Igrejinha. A pousada possui rede sem fio e os donos são bastante simpáticos.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317114718.JPG 500 375 Legenda da Foto] Quarto da Pousada Alto-mar: super simples.[/picturethis]

 

Almoçamos no restaurante do Portinha (R$ 35 o kg). Aliás, almoçamos neste restaurante todos os dias, exceto nos dias de Caraíva e EcoParque. Foi mesmo uma questão de praticidade, a comida lá é boa, não é cara e por ser self-service não perdíamos tempo.

 

A noite, passeamos um pouco na Brodway. As ruas Broadway e Mucugê formam uma espécie de shopping a céu aberto, com todo tipo de produtos e serviços. Para alimentação existem opções para todos os bolsos: desde o delicioso cachorro-quente da van do Scooby Doo por R$ 2,50 (logo em frente a saída da Broadway) até churrascarias mais refinadas, como uma que tinha uma carne que ficava assando por 12 horas.

 

Dia 2- Sábado- Arraial d'Ajuda-Praia do Mucugê e Pitinga

 

Fomos de carro a praia do Mucugê, próxima da pousada. Que decepção! O estacionamento era R$ 3 e ainda tinha que consumir alguma coisa (nao chegamos a perguntamos quanto). A areia tomada de cadeiras quase até a água. Resolvemos ir até a praia do Pitinga, imaginamos que seria melhor por ser mais afastada. Ledo engano. As barracas tomavam a praia, não tinha como estacionar sem ser nelas. O estacionamento 15 reais na barraca mais barata, se consumisse 60 reais cai pra 3, e para não pagar tinha que torrar mais de 100 reais. Estacionamos o carro e fomos caminhando um longo trecho mais para a direita da praia, e conseguimos chegar numa área sem as malditas barracas e cadeiras. Ficamos muito decepcionados com a exploração comercial do turista e a ocupação da área. Seria possível chegar na praia do Mucugê caminhando alguns minutos a partir da pousada também, assim evitando esses abusos, mas optamos por não fazer isso porque minha namorada estava um pouco gripada.

 

Dia 3- Domingo -Trancoso - Praia de Taípe e Praia dos Coqueiros

 

No meu roteiro inicial esse dia eu tinha planejado fazer o recife de fora, mas mudei porque o cara da agencia falou que a maré ideal seria dali a 2 dias.

 

O acesso a praia de Taípe pode ser feito pela estrada de terra que chega em Trancoso. É uma praia bem bonita, tranquila e agradável, onde existe uma barraca mas também há a possibilidade de estacionar por conta. Proximo da praia existe um rapaz chamado Rafael que toma conta dos carros, super gente boa e não cobra nenhum valor fixo. Agora sim!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317115227.JPG 500 375 Legenda da Foto]Praia do Taípe.[/picturethis]

 

Fomos nesta praia pela manhã, visitamos o Quadrado de trancoso e almoçamos na filial do Portinha de lá. À tarde fomos na praia dos coqueiros, que possui uma piscina natural formada por um rio que desemboca na praia.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317115427.jpg 500 183.59375 Legenda da Foto]Praia dos Coqueiros.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317120740.JPG 500 383.59375 Legenda da Foto]Casinhas coloridas no Quadrado de Trancoso.[/picturethis]

 

Dia 4-Segunda-EcoPark

 

Chegamos as 9h20m no parque, o que acabou sendo uma boa idéia pois demora um tempo até comprar ingresso, trocar pulseira e tudo mais (o parque só abre 10h). Eu tinha excluído essa atração inicialmente mas valeu muito a pena ter ido. Já fui algumas vezes no Rio Water Planet e não vi nada de revolucionário, mas mesmo assim foi super divertido. A piscina de onda, rio lento e tobogã família são muito legais.

 

O parque proíbe a entrada de alimentos e bebidas mas eu "contrabandeei" alguns biscoitos e água no mochilinha. Não foi necessário: os preços de lanches e alimentos lá dentro eram bem razoáveis. R$ 35 o kg de comida, R$ 14 um yakisoba grande , R$ 2 uma garrafinha de água.

 

A noite compramos o passeio do Recife de fora em uma agência da Rua Mucugê. Os preços variavam entre 60 e 70 Reais, vale pesquisar.

 

Dia 5- Terça-Recife de Fora e + Praia de Taípe

 

O Recife foi meio fraquinho, esperávamos bem mais. E olha que fomos no dia com a maré mais baixa e tudo mais.

O local de visitação é restrito a uma piscina natural demarcada. Essa piscina é mais rasa nas bordas, onde da pé, e mais funda no meio onde é necessário nadar. Gasta-se 1h para chegar no recife de barco. Lá o visitante teria 2h para explorar o local, mas 10h20 o pessoal começa a chamar de volta. Uns fotógrafos ficam gritando o tempo todo pro pessoal tirar foto com eles, muito desagradável. Não tinha tanto peixe assim e de diferente só vimos o pepino do mar e ouriço. Sinceramente achei muito mais agradável a piscina do cachadaço, que eu fui de graça em Parati e vi muito mais peixes. Porém não mergulhamos na parte mais funda (no meio, onde não dá pé). Talvez lá fosse mais interessante. Levar tenis velho foi fundamental, colocar aqueles tenis usados por pessoas diferentes a cada dia e molhados é doideira. Também foi interessante ter levado o saco estanque. Não cheguei a mergulhá-lo no mar mas protegeu bem a câmera de respingos (embora a condensação dentro dele tenha deixado algumas fotos um pouco borradas) Talvez uma câmera aquática descartável seja uma solução melhor.

A tarde, voltamos à praia do Taípe.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317115649.JPG 500 375 Legenda da Foto]Peixinhos nadando no Recife de Fora, atraídos pela comida que o fotógrafo estava jogando, bem atrás de mim![/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317115914.JPG 500 391.40625 Legenda da Foto]Ouriço do mar, escondido no recife.[/picturethis]

 

Dia 6 - Quarta - Praia do Espelho e Caraíva

 

Arrumamos as malas, entregamos a chave da pousada em Arraial e fomos em direção a Praia do Espelho e Caraiva (é a mesma estrada de Terra). A estrada é “trafegável” com carro de passeio comum, porém muito esburacada e com trechos que devem se transformar em atoleiros perigosos em dias de chuva.

 

A praia do espelho é magnífica, porém é importante visitá-la cedo, pois com a subida da maré as piscinas naturais com peixinhos, formações de pedras e corais desaparecem. Saímos de arraial as 8h, chegamos antes das 10h, e meio-dia as piscinas já tinham sido totalmente encobertas, quem chegou depois nem viu rastro delas. O estacionamento é R$ 10 e dá direito a ducha e banheiros. Sempre se comenta sobre os preços extorsivo de pratos no local, devido a isso levei meus próprios lanches e água e nem perguntei o preço de nada, assim não sei dizer se continua a mesma coisa.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317120029.JPG 500 375 Legenda da Foto]Praia do Espelho.[/picturethis]

 

Por volta de 12h30m, pegamos o carro novamente e fomos percorrer os km restantes até a entrada de Caraíva. Estacionamos o carro logo antes do rio onde canoeiros levam até o vilarejo. Paga-se R$ 4 por pessoas pela travessia, e R$ 5 a diária do estacionamento.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317120123.JPG 500 375 Legenda da Foto]Caraíva, do outro lado do Rio.[/picturethis]

 

Almoçamos um PF na lan-house, um delicioso strogonoff por R$ 12. Então fomos em busca de uma pousada. Parecia que todas tinham combinado de cobrar R$ 200, perguntamos umas 3 e sempre o mesmo valor. Felizmente descobrimos uma alternativa: existem nativos que constroem casas para alugar por preços bem mais razoáveis. Conseguimos alugar uma casinha nova e bonita no camping do Calango por R$ 30 por pessoa (R$ 60 total). Não recomendo este camping porque vimos muito lixo jogado no chão, mas existem outros nativos que fazem este esquema, é só procurar. Atrás do campo de futebol existe outras casinhas assim. Porém recomendo levar roupa de cama e toalhas, ficamos em dúvida se eles realmente trocavam isso a cada hóspede.

 

A tarde fomos a praia de Caraíva, e a noite pudemos observar a lua “nascendo” e seu reflexo magnífico sobre o mar. Foi a única coisa que realmente valeu a pena em Caraíva. No mais fiquei com a impressão que o local é uma espécie de “roça chic”, com energia elétrica mas sem iluminação pública, ruelas de areia cansativas de caminhar, barulho a noite devido a festas (não eram no camping), preços exorbitantes e muita gente “alternativa” interessada em fumar maconha. Para lanchar recomendo a padaria, pratica preços super justos (um x-burger R$ 4,50).

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317120519.JPG 500 375 Legenda da Foto]Lua cheia magnífica em Caraíva: ao vivo é ainda mais impressionate![/picturethis]

 

Dia 7 – Quinta - Praia dos Nativos

 

Como Caraíva não agradou, levantamos cedo e para Trancoso, para conhecer mais uma praia. Fomos na praia dos Nativos, que tem o mesmo esquema das outras de Trancoso: barracas para quem quer, mas uma longa faixa de areia livre pra quem não quer. O mais legal é que a maioria absoluta das pessoas prefere se amontoar nas barracas e assim a praia fica praticamente livre para quem quer curtir tranqüilidade. Muito bonita e agradável. Cobra-se uma taxa de estacionamento de R$ 5. Depois voltamos para Arraial e dormimos mais um dia na Pousada Alto Mar, para retornar bem cedo no dia seguinte.

 

Conclusão

Valeu a pena ter ficado hospedado em Arraial, pois para passear a noite é a melhor opção. Praias boas mesmo, na minha opinião, só em Trancoso, mas como são apenas 12 km vale ir durante o dia e voltar a noite. Carro é fundamental, quem for de avião recomendo alugar, no Orkut o pessoal recomenda muito a locadora do Robertinho. Mas o melhor é carro mesmo e não bugre (ainda segundo o pessoal no Orkut).

 

O tempo (1 semana) foi ideal, acredito que não precisa mais nem menos que isso.

 

Posteriormente vou adicionar as fotos, infelizmente estou acessando de uma conexão muito lenta agora.

 

Custos

Hospedagem: R$ 478

EcoParque: R$ 140 (2 pessoas)

Recife de Fora: R$ 120 (2 pessoas)

Memorial do Descobrimento: R$ 16 (2 pessoas)

Compras na padaria e mercado para lanche e café da manhã: R$ 130

Refeição: R$ 216

Lanche: R$ 50

Estacionamento: R$ 25

Combustível: R$ 64

Total: R$ 1239

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá vmesquita,

 

Sou baiana e não conheço esta região, aliás eu frequentava esta região mas eu era criança, a família de meu pai e de minha avó é de Canavieiras. Sei que realmente são lugares lindos, porém esta exploração do turista desanima qq um e é motivo de vergonha pra nós, os baianos.

 

Muito bom seu relato, cheio de detalhes, parabéns!!

 

e as fotos??? coloca aí pra gente viajar junto!! rsrsrsr

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Frida!

 

Que pena que não conhece ainda essa região, é muito bonita! Fugindo das armadilhas, é um local que vale muito a pena conhecer! Essa cultura de exploração do turista parece ser muito comum em vários lugares do Brasil, aqui no Rio por exemplo, é um absurdo o que fazem com relação ao Cristo Redentor. Outro dia fui lá e até cobrar R$ 20 por estacionamento na rua tentaram...

 

Coloquei as fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa!!! lindas as fotos!!

 

Realmente tenho q conhecer! essa lua tá linda demaisssssss!!!

A Praia do Espelho é um espatáculo! Estou fazendo um roteiro para aproveitar umas folgas pendentes! Já tá mais que na hora de conhecer onde o Brasil nasceu!

abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Boa noite Vmesquita.

 

Adorei o seu relato e vai me ajudar muito, quando eu for para Arraial no ano que vem..

Agora segue uma pequena dica pra você: Você chegou acitar sobree câmeras aquáticas descartáveis, não foi?

Pense em adquirir uma Gopro é uma filmadora muito versátil, que possui uma caixa de estanquedade, possui uma resolução em full hd, muito utilizada em esportes radicais... Eu tenho uma Gopro 1 e uma Gopro 3, a 1 vc encontra por volta de R$250,00, 2 por R$ 450,00 e a 3 a Partir de R$650,00... Registro meus voos de paraglider com elas, fui para Natal, mergulhei em Parrachos de Maracajaú com elas e as imagens ficaram ótimas.

 

Obrigado por ter postado tais informações com tanta riqueza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...