Ir para conteúdo
Weverson

Equador - Roteiros, Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Caros andarilhos,

 

Estou indo ao Equador com minha mulher a partir de 21 de Dez começando por Quito...Otavalo... etc. Li sobre o AutoFerro...um trem que faz o trajeto Quito - Cuenca - e que é espetacular viagem!! Alguem ja fez??? Tem como parar em alguns pontos do caminho (cidades) e dps continuar dia seguinte???? A minha ideia é pararmos no Parque Nacional Cotopaxi no caminho e queria saber se algum ja esteve la ... e que dicas dao!? Quero fazer um trekking de 2 a 3 dias nos vulcoes...da regiao...algo porem que nao seja muito tecnico e exija tanto...pois minha esposa apesar de trekker tbem...nao toparia altas subidas a cumes de vulcoes..haha! Um trekking bem legal na regiao ou entorno do vulcao ou outro..seria show!! Alguma dica!??

Dps do Cotopaxi...desceremos pelo trem ate Latacunga...onde tlvz vamos a Baños (vale a pena?????) e dps continuamos no AutoFerro - Latacunga - Riobamba onde diz o Lonely Planet ...ser o trecho mais impressinante!!! e Dps finalmente chegaremos a CUENCA que segundo dizem é a cidade mais bonita do Equador!!!!

Bem Alguma dica..conselho... ou alguem que possa responder tais questoes!! Agradeço desde ja!!

Abs

Jean Sigel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dicas para o ecuador....

 

Srs , estou indo para o ecuador com mais alguns amigos em Junho de 2005, já compramos as passagesn e estamos apenas aguardando a data chegar..

Vamos para quito depois iremos no periodo de aclimatação fazer alguns trekkings.

 

Toma esse e-mail... [email protected] procure esse brotherzinho... Um belo guia e vai te facilitar e muito sua estadia no ecuador, bem como te indicar belos passeios . De qualquer forma indico um passeio legal o trekking pelo cotopaxi, sem o cume...

O nome do Guia é Eduardo

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, Equador e um pais pequeno, mais com uns contrastes incriveis, eu te aconselho sacar o maximo proveito e conhecer as principais cidades equatorinas, Ex.:

Quito, Cuenca, Loja (Serra)

Guayaquil, Esmeraldas Machala (Costa)

Napo, Tena (Oriente/Amazonas)

 

Se tem algumas duvidas escreva-me

 

[email protected]

 

http://robertoarcanj.skyblog.com/

 

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De Cuzco a Quito é chão q não acaba mais. Aconselho a escolher uma empresa boa. Se fôr parar em Lima, melhor ainda para poder "quebrar" a jornada mas fique num bairro legal tipo MIRAFLORES pq Lima pode ser um pesadelo. Na chegada de ônibus já dá pra perceber então qqr coisa não pense 2 vezes. MIRAFLORES NA CABEÇA. A propósito, um vôo curto Cuzco - Lima deve custar por volta dos US$ 80,00. Só uma dica. Eu não fiz por motivos de "força maior" ($$$) mas seriam uns 45 mins q me poupariam umas 16 - 18 hrs de sofrimento.

 

O Onibus era bom, a viagem foi sussu, altas paisagens afinal o interior do Peru é lindo, altos vales, etc (Epa, interior do Peru soou estranho mas sei q vcs entenderam q eu estou me referindo ao país andino. rsrsrs) mas os lugares onde o buzun parava...não dá, acho q banheiro de boteco era mais limpo. E olha q eu nao tenho frescura mas não precisa exagerar !

 

De lá pegue um onibus DIRETO pra Quayaquil, nada de ir até a fronteira e depois trocar de ônibus pq vai te complicar a vida (vai por mim...). Se for fazer "in one go" Cuzco - Quito, muda um pouquinho. Me avise.

 

Sei q tem tudo a ver com economia mas trocando de onibus pode nao ser a melhor opcao pq as fronteiras Peru/Ecuador são distantes umas das outras e aí vc vai ter q encarar "a maldição do taxista" e taxista em qqr lugar do mundo, já viu. É como politico. não vou me estender mas acho q já deu pra sacar. E a grana q vc economiza pegando onibus diferentes acaba indo pro saco. Se bobear, pode ficar até mais caro.

 

No Equador a moeda é dolar. Cuidado com as "notas grandes" pq pra trocar precisa até da assinatura do Papa e como ele não tá muito bem ultimamente, melhor não arriscar.

 

De Guayaquil para Quito é sussu. Em 8 hrs de ônibus vc chega lá mas antes vá para Montañitas. Não é aquelas coisas q os gringos falam (coitados, não manjam nada de praia) mas tem lá sua "vibe".

 

Obviamente q tem outros lugares para ir (a trip de trem onde todo mundo vai sentado no teto é demais... Altas brotas tbém :-P) bem como uma visitinha a Amazonia saindo de Baños mas aí é com vc.

 

Ainda no campo "grana", tome cuidado. Lidar com dolar num país como o Equador pode ser complicado. Os preços são um tanto "esquisitos" mas dá pra se virar bem.

 

Praqueles q puderem, recomendo Galápagos. Não fui mas sei q rolam "altos esquemas" porém não sai nada barato praqueles q ganham a vida em real. Valorizado ou não.

 

abraços

 

Zeba

 

id="Verdana">

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou começando a pensar num roteiro de viagem entrando pelo Equador, cruzando a Colombia e terminando na Venezuela e gostaria que me sugerissem o que vale a pena e dá pra conhecer sem sustos na Colombia nesse meio.

 

Qualquer ajuda será mais que bem-vinda! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Eu fiz este roteiro aí em janeiro do ano passado. Troquei milhagem e emiti GRU-QUITO, e depois CARACAS-GRU. Conheci o Ecuador em 2 semanas. Após comprei lá mesmo um bilhete QUITO-BOGOTÁ-CARTAGENA pela avianca. Poderia ter ido via terrestre, porém a parte sul da Colômbia é muito perigosa, pois existe muita floresta onde plantam sabe o quê, né.....

 

Bogotá não é lá essas coisas, fiquei 3 dias, conheci o básico e me mandei logo p/ Cartagena, essa sim muito, muito bacana. De cartagena para venezuela, sem galhos. O ônibus vai margeando o mar caribenho, bem legal. Em venezuela tb pode se andar de ônibus sem problemas. Como tinha tempo sobrando, em punto fijo (VEN) peguei um vôo p/ conhecer Aruba. Depois voltei direto p/ caracas e terminei minha viagem.

 

se quiser perguntar qq coisa, estou a dispor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em quanto tempo você fez isso aí? Eu pretendo ir de avião até o Equador e voltar de avião da Venezuela e o resto fazer terrestre, mesmo encarando a Colômbia, mas mesmo vc tendo feito uma boa parte aérea, já dá pra aproveitar bastante.

 

Ao Equador eu já fui, mas queria voltar pra fazer Galápagos e visitar uns lugares que não deu pra eu ir, tipo Baños, mas acho q é jogo rápido mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz em um mês +-. Ecuador é muito legal. Tentei ir tb p/ Galápagos, porém somando tudo dá mais de mil dólares (saindo de quito ou guaya), para mim muito caro. Baños é MUITO dez, escalamos o vulcão tungurahua lá, antes da erupção. ele já estava um pouco ativo. Fui tb p/ Cuenca, Guayaquil e por fim Puerto Lopez.

Ali existe o que chamam de "galápagos dos pobres", uma excursão de um dia p/a ilha La Plata. Claro que não é uma Galápagos, porém existe uma rica fauna lá semelhante a esta. E custa U$ 30,00 o passeio de barco de dia inteiro. E ainda por cima eles te levam p/ mergulhar nos recifes da ilha - magnífico.

 

Não acho ruim roadr de ônibus na Colômbia. Conheci alguns mochileiros lá que fizeram isto. Na verdade, mesmo, mochileiros em geral não são visados p/ sequestros como é comum por lá. Nós brasileiros somos bem vistos, em geral te perguntam sobre nosso país como é viver aqui, quanto se ganha, etc.

O problema da Colômbia são as estradas. Se quiser encarar uma aventura como na Bolívia, tudo bem. Eu preferi o avião, mais rápido e mais seguro. E não foi tão caro asssim. Paguei cerca de U$ 200,00 o trecho QUITO - BOGOTÁ - CARTAGENA. Mas cada um sabe o que é melhor.

 

Em Venezuela pode-se ir de ônibus ou carro mesmo. É comum os carros grandes ficarem estacionados junto à rodoviária com placas na frente indicando p/ onde vão. Eu fui num desses com mais quatro venezuelanos e foi muito divertido, uma forma de ter mais contato com eles.

 

Uma coisa que tem que cuidar e as datas p/ marcar estas passagens, principalemnte se forem milhass. Eu tentei pela Taca há seis meses atras p/ caracas e não consegui. vou continuar tentando, pois quero retornar p/ Los Roques.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa. Colômbia não é um país turístico propriamente dito. Tente pesquisar o que tem p/ conhecer.... Com exceção da catedral de sal perto de Bogotá e o mar caribenho, vc tem poucas opções. Porque ir de ônibus então? preço? só se tiver bastante tempo. Melhor ganhar tempo com avião e ficar mais no ecuador ou venezuela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso, preço! hehehehe Meu orçamento nunca é muito folgado. Mas na boa, a Colômbia me parece bastante interessante sim. Você não fez a trilha até a Ciudad Perdida? Só isso me parece que já valeria uma visita ao país, mas ainda tem Cartagena, Villa de Leyva, as ilhas caribenhas... e deve ter mais, por isso pergunto aqui pra quem já saiba :lol:

 

No Equador meu plano é passar umas 2 semanas no máximo, 1 semana pra Galápagos e a outra pra fazer Baños-Riobamba e Otavalo, que não deu pra conhecer da vez que fui ao Equador. Pra essa viagem eu teria cerca de 2 meses +-, sou professor e provavelmente a estaria fazendo nas férias de fim de ano, dezembro/janeiro (não neste), o que me daria então 1 mês e meio pra Colômbia e Venezuela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até agora, incluí no roteiro colombiano:

 

Bogotá, Villa de Leyva e arredores, Cartagena e arredores, Isla de San Andrés, Isla de Providencia, Santa Marta, Ciudad Perdida, Cúcuta e daí cruzar pra Venezuela.

 

Tou perdendo algo que realmente valha a pena incluir? Quanto tempo mais ou menos vale a pena passar em cada um desses lugares?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Ecuador é um país pequeno em dimensões, porém grande em diversidade principalmente natural e turística. Para onde você for é como entrar em um novo país. Meu roteiro especificamente começou em quito (incluindo a "mitad del mundo"), um pouco do centro histórico que vale a pena e um pouco do bairro mariscal tb.

A seguir me incluí em uma expedição p/ subir o vulcão cotopaxi. Após segui p/ Baños. Lá subi o vulcão tunguraua em um dia, noutro desci de bicicleta alugada a estrada p/ Puyo (ESPETACULAR), visual 10 com um veículo idem. A estrada é sempre descida, na volta tu vem de ônibus-a bike vai em cima. No outro dia aluguei uma moto e fui na estrada antiga que foi semidestruída pela ultima erupção do vulcão e que vai (ia) a riobamba (ESPETACULAR TB).

 

Após estes tres dias em baños segui p/ Riobamba e fiz o passeio de trem em que vc vai em cima do vagão. Após segui p/ Cuenca (colonial), guaya (ñ gostei), pto. Lopez (muito legal) - praia , e por fim a feira indígena de Otavalo.

 

Sobre Colômbia: Bogotá não me cativou, é como tu ir a São Paulo. Nada contra, mas curto mais cidades pequenas e preparadas p/ o eco turismo como baños. Não quis ir à catedral de sal que é próxima, embora dizem ser legal (embaixo da terra), não sou dos que veneram a igreja católica - eu respeito, mas depois do que vi o que fizeram principalmente em Cuzco e Lima não sou nem um pouco simpatizante.

 

Não passei pela Villa de Leyva, o colonial espanhol já vi bastante em Lima, Cuzco (Peru), Sucre, Potosí (Bolívia), Quito, Cuenca (Ecuador) e Cartagena (Colômbia). Além disso prefiro ver esse tipo de arquitetura lá mesmo na españa.

 

Cartagena é fantástica, essa sim cidade que vale qq esforço. Seu centro antigo extremamente bem conservado, é como viajar no tempo. Não fui às ilhas, elas ficam mais perto da am. central, então ficaram p/ uma próxima mochilada que pretendo ir. Mas pelas fotos são muito bonitas, embora no estilo "cancun"-hotéis maravilhosos com preços à altura.

 

Santa Marta é uma M... Cidade cheia, suja, com uma prainha sem graça (mar marrom) com muitos suspeitos te cuidando. Eu tava sujo, esfarrapado e mesmo assim tentaram me roubar - olho vivo! As fotos da ciudad perdida que vi nas agências lá não são lá essas coisas. Mas se tu gosta... Mil vezes mais M. Picchu - caminhando (p/ mim). Cúcuta é somente passagem da fronteira.

 

Venezuela me cativou bastante. Povo alegre, simpático, que ajuda a dar informações e dividido entre pró-Chaves (pronuncia-se "chávi") e contra. Para puxar papo pergunte a eles o que acham do governo. Vão de 8 ou 80, chega a ser engraçado. Não consegui visitar toda a Venezuela como gostaria, me faltou tempo. Mas o que conheci gostei muito: Caracas, Isla Margarita(+-), Los Roques (DUCARAL.....), Coro.

 

Na próxima viagem p/ lá incluirei Salto Angel, Mérida, e mais uma retornada a Los Roques.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, fui ao Equador nesse dezembro/janeiro último. Eu fiz uma mochilada começando na Bolívia, norte do Chile e com planos de ir até o Norte do Peru. Mas aí sobrou tempo e estiquei pro Equador. Fui passar o ano novo em Montañitas, depois passei por Guayaquil, fui a Quito e depois a Cuenca e voltei pro Peru. Por isso agora planejo pouco tempo por lá.

 

Tenho uma amiga holandesa que curtiu muito a trilha até Ciudad Perdida e como eu curto muito essas paradas arqueológicas, tou a finzão de fazer o passeio, mesmo sabendo que pra quem já viu Machu Picchu, nada é mais o mesmo. E Bogotá não pretendo gastar muito tempo mesmo. Uns dois dias e acho que vazo.

 

Essa viagem não sei pra quando vai sair. Talvez no final do ano que vem ou então de 2008, então tenho bastante tempo pra ir planejando, mas é que sempre que tou terminando uma mochilada, já começo a pensar na próxima, não consigo fazer diferente, então já vou "viajando" agora na coleta de informações pro próximo destino :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clayton, vc tem toda a razão. Eu tb quando vou terminando uma viagem já vou planejando outra. E vc começa a viajar em casa, ainda. Internet é um instrumento fantástico de busca de informações.

Sobre a ciudad perdida, é como se fosse uma M. Picchu divido por três ( em tamanho), mas creio que muito mais intocado. Vc gasta aí uma semana caminhando na floresta até chegar lá. Eu já tava meio cansado e não encarei. Mas se vc curte, vá em frente, deve ser mesmo mais interessante que MP, e pirncipalmente pouco modificado pela mão do homem. P/ quem gosta de arqueologia é passeio obrigatório, mas não é o meu caso.

 

Felipe, eu fiz exatamente este caminho aí. Não tem galho o caminho de CTG até VEN, entretanto como toda a fronteira tem que se cuidar.

 

Quanto à Aruba, olhe lá no tópico da ilha que eu explico tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FRONTEIRA COL-VEN

 

Saindo de manhã cedo de Sta. Marta vc chega em uma hora na fronteira. Desça do ônibus e negocie lá mesmo com uns 10 "motoristas" que se apresentarem a vc para ir até maracaibo (VEN). Não tenha medo. São venezuelanos que vivem de alugar seus antiguíssimos e engraçados carrões americanos na sua mairia V8 (V8 - lembram do mavericão????? aqui vcs matarão qq resquício de saudade!!!!) Eles colocam aí uns 7 passageiros em cada carro e partem p/ Maracaibo. Param nos controles aduaneiros e depois é tudo de bom. No meu caso fui deitado em cima das malas no porta malas. Bem confortável. Era uma perua V8 com janelinha atrás tb. E se conversa de tudo, no meu caso desde o Brasil até governo chavista, problemas da venezuela, futebol, etc.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MARACAIBO

 

Chegando em Maracaibo aí pelas 14:00 vc tem duas opções: Ou pega outra condução p/ Coro lá mesmo na rodoviária onde o carrão vai te deixar, ou ir até o aeroporto e ir de avião até Aruba. Nesse caso do avião, ele é o mesmo que vc pegar depois em pto fijo p/ aruba. Ele sai de maracaibo, faz escala dessa cidade e vai até o destino.

 

Eu preferi ir a Coro e só me ferrei. Para quem não é judeu, o tal de cemitério( nunca vi cemitério ser atração turística, exceto o de Bs. Aires, e talvez o de Paris), nada é mais do que meia dúzia de sepulturas bem antigas... o cemitério é desses de interior, com portão enferrujado e mato alto nos caminhos. E a tal cidade colonial para quem vem de CTG é uma MMMM.... nem perca seu tempo. Talvez um "quê" turistico são os médanos de Coro, que são dunas como as de Genipabu. mas lá NÃO TEM EMOÇÃO!!!!!!!

 

Em Coro fiquei na Posada El Gallo, legal, porém água fria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hola, Saludos desde el Ecuador, estoy en el proceso de aprender Portugues, y existe una pagina de Hospitalityclub.org, en la cual me recomendaron vistar mochileros.com.

 

De la información de Ecuador, mi país es un lugar pequeño pero muy diverso ya que con viajar por poco tiempo puedes encontrarte con tres regiones, naturales hermosas, parajes naturales.

 

Por el costo del viaje es relativamente barato viajar dentro del lado continental (un promedio de el costo de pasaje en bus de 5 dolares - alojamiento desde 6 a 15 dolares) pero, si vas a viajar a Galapagos es muy costoso y son tarifas muy costosas, y no tengo idea cuanto es el precio para el ingreso al Parque Nacional o a una de las Reservas Ecologicas alli.

 

Las ciudades principales, que se encuentran en los Andes y atraviesan Las Montañas es Quito, que es la capital en la cual encontraras, una ciudad muy colonial con mucha cultura y raices Etnicas Ecuatorianas, Arte, Cerca de Quito, se encuentra una población Indigena muy famosa por su mercado artesanal con un legado Indigena muy arraigado en su pueblo y en su mercado artesanal el nombr de esta Ciudad es "Otavalo"

 

Si necesitas mas información aqui esta una pagina en la cual encontraras lo necesario para viajar "www.visit-ecuador.com"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal,

 

Sou Brasileiro e moro no Equador a alguns anos, estou escrevendo este tópico para me colocar a disposição, para qualquer duvida, dicas e conselhos para quem deseja visitar o Equador.

 

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi! estou indo sozinha ao Peru e de lá sigo de onibus para o equador, portanto iniciarei minha visista pelo sul. não sou alpinista, mas gosto de lugares bonitos, interessantes e não quero ir as cidades muito grandes.ficarei mais ou menos uma semana e sigo para outra semana na colombia. Pode me ajudar com o roteiro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
oi! estou indo sozinha ao Peru e de lá sigo de onibus para o equador, portanto iniciarei minha visista pelo sul. não sou alpinista, mas gosto de lugares bonitos, interessantes e não quero ir as cidades muito grandes.ficarei mais ou menos uma semana e sigo para outra semana na colombia. Pode me ajudar com o roteiro?

 

Hola, sim posso te ajudar com um roteiro sim, vou preparar e posto aqui quando eu tenha pronto, uma cidade que é muito legal, pequena e tem full natureza é Cuenca, na provincia do Azuay, aqui tem o parque Cajas, pode ir de ônibus até o Vulcão Chimborazo ou o Vulcão Tungurahua, me da uns dias para eu preparar o roteiro pra voce, quando voce ta pensando em vir? o pais em general é um pouco frio, te recomendo de Dezembro a Fevereiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×