Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

16012011398.jpg

 

Já estava me sentindo deprimido. Não fazia nenhuma trilha desde setembro, quando realizamos a travessia pelos platôs da serra geral.

Na sexta feira, dia 08.11.10, o Elder (que vcs irão conhecer em outros relatos) perguntou se eu estava a fim de ir com ele levar um grupo de 12 pessoas para subir o Pão de Loth no domingo. Meu "desespero" era tanto que nem pensei pra responder, topei na hora.

Já tinha tudo em mente, planejei subir o Morro do Canal no sábado para contemplar o anhangava e no domingo subir o Pão de Loth para vê-lo mais de perto.Quando cheguei em casa dei uma olhada no Climatempo, a previsão era das piores pra sábado mas, pelo menos, pra domingo era bom. Já havia desistido da idéia de subir o Morro do Canal, por isso acordei lá pelas 10h no sábado. Meu sexto sentido dizia que o tempo estava aberto, corri pra fora de casa sem nem lavar o rosto, mal conseguia olhar o céu, mas não chovia e estava bem claro. Entrei em casa e fui acordando o Atla e o Bonny, meus irmãos. Detalhe, como já tinha desistido da idéia nem comentei nada com o Atla na noite anterior, mas ele topou de imediato.

Para o Atla, embora seja uma trilha com pouca dificuldade, tinha um gostinho especial, ele ainda estava se recuperando de um acidente de moto onde fraturou o fêmur. Esse seria seu RETORNO TRIUNFANTE. Para o Bonny, que tem apenas 10 anos, seria a confirmação.

 

06112010041.jpg

 

Saímos de casa às 11h da manhã, passamos em uma padaria para comprar lanche pra trilha e seguimos rumo ao Morro do Canal. Iniciamos o trekking 12:40, o tempo estava bom e consegui atingir meu objetivo, bati algumas fotos do Anhangava e da serra do Marumbi. Pouco antes das 15:30 já estávamos na chácara tomando uma coca extremamente gelada. O Atla estava se sentindo um herói de guerra e o Bonny estava com panca de veterano (kkk).

 

Localização / Acesso

 

Morro%20do%20Canal%20Google%20Earth.JPG

 

O Morro do Canal, pertencente a Serra do Marumbi, está localizado no município de Piraquara na região metropolitana de Curitiba. Também conhecida como Caminho do Trentino ou Mananciais da Serra esta região possui uma das maiores represas da grande Curitiba, responsável por boa parte do abastecimento de água potável.

O principal acesso é pela BR 277 sentido litoral. Deve-se pegar o último contorno antes da praça do pedágio e entrar na primeira rua à direita, uma estrada rural.

 

06112010026.jpg

 

A partir dali, segue sempre pela estrada principal até chegar a uma bifurcação em "T". Nesta bifurcação ingnore a placa que diz que o Morro do Canal fica a direita e pegue a esquerda, pois a estrada a direita está, a algum tempo, desmoronada. Após virar a esquerda siga em frente pouco mais de 1km e encontrará uma nova bifurcação, desta vez não haverá placa. Pegue a direita na bifurcação, uma estrada bem estreita que corta uma propriedade ao meio. Depois de uma curva a direita e uma subida esta estrada sairá em outra maior. Logo encontrará a igreja do Trentino. Após passar a igreja pegue a estrada a direita, depois de uns 4 ou 5 km terá outra bifurcação, a direita segue-se para a chácara Medianeira e a esquerda o Morro do canal. Siga essa estrada até uma nova bifurcação onde encontrará uma placa indicando o morro a direita. Siga reto até a chácara do Zézinho onde poderá estacionar o carro por R$3,00.

 

Ficha Técnica

Nível de Dificuldade: Leve / Médio

Principal Dificuldade: Alguns paredões com quase 90º (degrais de ferro)

Tempo:

- Subida: 1h30 min

- Descida: 50 min

Elevação:

- Mínima: Pouco mais de 1000 metros

- Máxima: Aproximadamente 1340 metros

 

Links Relacionados

http:/http://montanhoso.blogspot.com/

http://www.climatempo.com.br

http://www.itcg.pr.gov.br

http://www.4shared.com

 

Cristiano Amaro

http://montanhoso.blogspot.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala ai Cristiano.

Sou do RJ e recentemente vim morar em SJ Pinhais. To querendo fazer a trilha do Morro do Canal.

Não faço uma trilha desde Dezembro. A última foi o Pico da Tijuca no PNT.

Você costuma fazer essa trilha? Conhece pessoas que vão com alguma frequencia?

Estou querendo conhecer pessoas que façam essa e outras trilhas para fazer caminhadas.

Caso queira ir e não tenha companhia, só falar.

Grande Abraço.

Márcio Vasconcellos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiramente seja bem vindo!!!

Gosto muito do Morro do Canal é já fiz várias vezes essa e outras trilhas da região.

Esta região é muito visitada devido ao fácil acesso e a beleza do lugar.

existe também uma travessia conhecida como Vigia-Canal, tem relato dele no meu blog http://montanhoso.blogspot.com/ da uma olhadinha...

podemos marcar um fds pra ir caso queira.

 

meu email / msn

amaro.cristiano@hotmail.com

 

abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...