Ir para conteúdo

Bolívia e Peru - Cochabamba-La Paz-Copacabana-Cusco-Lima - jan/2011 - 16 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 08 - Copacabana x Cusco

 

Acordamos e descemos pra pegar o barco de volta pra Copa às 10h30. O "cais" do lado sul é bem menor que o do lado norte e tivemos uma surpresa desagradável: só dava pra comprar os tickets numa cabine e o preço era padronizado. 30 Bs, não teve conversa, não teve choro, desenrolo pq éramos 12... Ou seja: comprem o bilhete da volta junto com o da ida em Copacabana! A agência onde compramos o da ida tava cobrando 15 a volta!

 

Chegando em Copa, almoçamos no mesmo restaurante que tínhamos comido a pizza. As massas lá também são muito boas!

 

Nosso bus era 18:30, então enrolamos um pouco e fomos pro Utama pegar as bagagens. Chegando lá, tava tudo direitinho, onde tínhamos deixado. Ficamos na parte comum, usamos o banheiro, tudo tranquilo.

 

Aí chega a parte complicada: a hora de pegar o ônibus. Tínhamos comprado na Lago Tours, como eu já tinha falado. Todas as agências fazem a mesma coisa: um bus até Puno e lá troca. Essa que compramos era a exceção, a moça nos mostrou o ônibus e disse que era o mesmo, que ia parar em Puno mas não trocaria e etc etc etc, desconfiei mas vi alguém aqui no Mochileiros confirmando a informação. Lá na praça estava parado o ônibus que vimos na foto, mas quando fomos dar o bilhete um cara disse que não era aquele e nos mostrou qual era o nosso. O nosso era um bus pequeno, velho, sem banheiro... ::hein: Achamos que não podia ser aquele e fomos até a agência perguntar pra mulher que tinha nos vendido. Depois de enrolar pra caraca pra vir falar com a gente, ela falou que era aquele mesmo!!! Disse que quando nos vendeu, as vagas pro da foto já tinham acabado e que não era culpa dela pq o supervisor não tinha passado a informação e bla bla bla Eu já fiquei nervosa, achei que íamos ter que esperar até o dia seguinte pra ir e só não voei no pescoço da mulher pq brigar em espanhol é muito difícil! hehe ::vapapu:: Enfim, a enrolada no fim falou que íamos naquele até a fronteira, na fronteira vinha outro até Puno, em Puno pegávamos o bonzão. Fomos meio receosos pro bus. Conversando com uns argentinos, descobrimos que eles tavam na mesma situação que nós e ficamos um pouco mais tranquilos (se desse m* tinha mais alguém no barco junto rs).

 

São uns 15 minutos até a fronteira. De lá descemos do bus, passamos pela imigração pra carimbar a saída da Bolívia. Aí vc anda uns metrinhos e entra na imigração do Peru pra carimbar a entrada. Do outro lado nos esperava o segundo ônibus. Obs: não tinha lugar pra todo mundo que tava no 1º e teve gente que foi numa van. São 3 horas até Puno. Quase chegando lá, ficamos parados uns 20 minutos num posto policial, os caras discutinho lá fora, abrindo bagageiro, etc etc No fim uma mulher (da agência, não turista) ficou lá no posto pra podermos seguir viagem.

Na rodoviária de Puno, o 3º bus, depois de pagar 1s/. de taxa de embarque. Esse tinha banheiro, mas praticamente inutilizável. Fui enquanto o ônibus ainda tava parado, pq não tinha luz e a porta não fechava ::grr:: Ainda bem que dormi a viagem toda, pq acordar de madrugada com o ônibus todo escuro e balançando com vontade de ir ao banheiro não ia dar nem um pouco certo.

 

 

 

Dia 09 - Cusco

 

Chegamos umas 5:30 em Cusco (1 hora a menos que a Bolívia). Reencontramos o pessoal com quem ficamos lá em Copa. Nós já tínhamos reservado o Marlon's House e eles ficaram no Gran Hotel Machu Picchu, ambos tavam o mesmo preço.

Pessoalmente, não gostei mt do Marlon's. Mt gente indica, mas foram alguns detalhes que não me agradaram. Ficamos no matrimonial que fica no 1º andar- o banheiro tava com um cheiro muito forte de esgoto. Pedimos pra ela limpar, mas não adiantou, a fossa deve ficar logo abaixo, sei lá. Só sei que o cheiro impregnava o quarto todo. O chuveiro não esquentava muito bem. E o principal, no dia que fomos pagar deu um rolo: tínhamos ido pra lá por causa do desconto da carteira ISIC. Quando a moça foi calcular as diárias, tava mt desorganizado, ela nem sabia que dia tínhamos chegado; eu tinha pagado 10% pq tinha feito reserva pela internet e ela nem sabia. Daí quando falei do desconto ISIC, ela disse que não oferecia. Expliquei pra ela que tinha no site da carteira, mas nada! Depois ela me disse que o desconto era pras atrações turísticas, tentando me enrolar! Ora, óbvio que eu sei que é pro Boleto, estava falando da hospedagem! Chamei ela, abri o site do carteiradeestudante, mostrei que tava escrito 'in acomodation'. Aí ela ficou meio assim, chamou outra moça que trabalha lá. Ela nem se deu ao trabalho de olhar o site, só disse 'não tem, é no Boleto Turístico'. ::vapapu:: Não ia adiantar continuar discutinho, fiquei sem o desconto. Mandei um e-mail pra lá pro site da carteira, mas ninguém me mandou nem um pedido de desculpas. ¬¬ Se o nome e as informações do Marlon's tão lá, é pq alguém colocou; ou seja, propaganda enganosa.

Daí fica a dica de não calcular as coisas contando com o desconto ISIC. O Marlon's não foi o único lugar que disse não ter desconto mesmo constando na lista no site. Anotei alguns restaurantes, empresas de ônibus (Cruz del Sur, por exemplo) e quando a gente chegava lá eles diziam que não tinha desconto nenhum.

 

Voltando... Nem dormimos e combinamos com o pessoal de fazer o City Tour logo naquele dia (infame idéia, ficamos mortos). Eles conseguiram na agência do hostel deles por 15 s/.. Compramos o Boleto no primeiro sítio em que paramos (no Q'orikancha). O City Tour passa pelo Q'orikancha, por Sacsayhuaman, PukaPukara e Q'enqo. Pessoalmente, não sou muito ligada em museus e ruínas, então... fiz pq é de praxe. Parece que todos os 30 turistas do grupo compartilharam da minha impressão de que é tudo muito igual, pq no útlimo sítio ninguém desceu do ônibus.

 

Chegamos de volta umas 17horas, comemos uma pizza na Plaza de Armas e voltamos pro hostel. Obs: Andar por Cusco sozinho à noite, depois que acaba o movimento maior, não parece ser muito bom. Os dias que voltamos mais tarde preferimos pegar táxi.

 

Gastos:

táxi Rodoviária x hostel: 6 s/.

City Tour + entrada do Q'orikancha: 15 + 10 s/.

Boleto Turístico: 70 s/. (meia ISIC)

Pizza pra 6 pessoas: 45 s/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Brigada, jeffsupertramp ! Fico feliz de saber que está sendo útil ::otemo::

 

 

Levimeney

Quero ficar no Loki tbm, queria saber como vc fez a reserva e se deu tudo certo?

 

Estou anotando todas as suas dicas.

Obrigadaa!!!

 

 

Fiz pela internet. Eu acho melhor pelo próprio site do Loki, pq pelos sites de reserva de hostel (hostelword, por exemplo) vc tem que pagar 10% antes. Eles mandam o e-mail de confirmação logo depois e, pelo menos comigo, foram super rápidos no atendimento quando eu tive dúvidas. Cheguei lá, tava tudo anotado direitinho no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

pra fazer reserva no loki é só mandar um email! =)

 

leviminey, lembra de mim? te conheci no loki, vocês tinham acabado de chegar de viagem e a gente tava partindo no dia seguinte para copacabana, sou de ouro preto/MG! lembro que tu assustou na hora do parabéns!

tá ficando muito bacana teu relato, o meu tá todo aqui na cachola, mas não tenho tempo pra escrever(tou no trampo agora)..

que bom que deu tudo certo ae na viagem de vocês! E o Leo(achamos que vocês eram irmãos, rs), tudo certo?

até mais!

bejos! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dia 10 - Cusco

 

Mortos de cansaço do dia anterior, tiramos esse dia pra dar aquela típica rodada pela cidade.

Como no Marlon's tem "cozinha" (um fogãozinho) disponível, fomos até o mercado comprar miojo pra nosso almoço. Não se iludam: o miojo "peruano" é bem ruizinho hahaha Compramos uns biscoitos e essas coisinhas boas pra economizar um dinheiro de comida.

Demos uma volta na Plaza de Armas e pegamos uma imitação de bondezinho antigo que tava rodando por Cusco, passando pelos lugares mais importantes. Como a cidade de Cusco é atrativa mais pelos seus traços da arquitetura antiga do que por qualquer outra "atração dinâmica", o passeio atendeu bem nossa necessidade. Em 1 hora rodamos por tudo, paramos só no Cristo Branco pra tirar foto.

 

 

Transcrevo aqui uma descrição que Che Guevara fez no seu diário de viagem e que combina muito com o que achei de Cusco:

"Na verdade, existem poucas obras de arte individuais que reclamam um exame mais aprofundado, não se vai a Cuzco para admirar isto ou aquilo em particular. É a cidade como um todo que exala uma calma, mas por vezes desconfortável, sensação de conhecer uma civilização há muito morta e enterrada."

 

20110314220606.jpg

 

 

No fim da tarde fizemos a melhor refeição da viagem: Mc Donald's! ::hãã2::

 

À noite fomos conhecer a famosa noite cusqueña. A Plaza de Armas tem várias opções de pubs, mas fomos atrás do tão falado Mama Africa! Realmente, o ambiente é muito legal! Embaixo tem uma sinuquinha e em cima é a "boate". O mais legal é ver a gringada dançando, tão diferente da gente :lol:

 

20110314221050.jpg

 

 

 

Gastos:

Mercado (biscoitos, miojos, água): 30 s/.

"Bonde" turístico: 10 s/.

Mc Donalds's (2 promoções + 2 sundaes): 41,50 s/.

Mama Africa (algumas cervejas, alguns drinks): 90 s/.

 

 

Dia 11 - Cusco

 

Acordamos com uma baita chuva caindo, o que fez a temperatura cair bastante. A carioca teve que sair toooda encasacada pro passeio, enquanto nossos amigos sulistas se sentiam em casa. ::Cold::

Fomos até o hostel do pessoal, onde eles fecharam o Vale Sagrado por 22 s/.

Nossa idéia inicial era fazer o Vale no dia do trem pra Aguas Callientes, ficando em Ollantaytambo. Porém, como tinham nos dito que a feira de Pisac só acontecia às terças e domingos e que as coisas lá eram beeem mais baratas que em Cusco, resolvemos fazer o passeio e no dia do trem subir até Ollant. por conta própria mesmo. Não valeu a pena. A feira não tem nada demais e o tempo que o tour fica lá só dá pra ver tudo correndo.

O Vale Sagrado realmente é muito bonito, mas só seguimos o grupo em Pisac e Ollantaytambo, que são as partes de fato interessantes (na minha singela opinião) :roll:

20110314223047.jpg

Vale Sagrado

20110314223840.jpg

Terraças de Pisac

20110314225003.jpg

Ollantaytambo

 

O guia nos levou prum restaurante que só faltava estacionar o ônibus lá dentro, não teve como fugir. 15s/. e comida liberada. Que furada! Parece que todos os guias param por lá com a mesma jogada, não dão tempo de vc pensar e vc acaba pagando. A comida é horrível! E não é uma opinião pessoal pq a gente passava pelas mesas e via todo mundo com o prato de lado, comendo só a saladinha. Então, fiquem espertos: sempre olhem primeiro a comida, depois paguem!

 

Continuando o tour, na outra parada as vendinhas nos atraíram mais que as explicações do guia ::mmm:

Finalizando em Chincheros, o guia nos leva a uma casinha com umas cholas mostrando como fazem os tingimentos dos artesanatos, tudo natural, vindo do pigmento de "frutinhas" (já esqueci o que era). Mais uma vez: não comprem coisas lá. Falam que é mais barato pq é na "fábrica", mas chega a ser o dobro do preço.

 

 

 

Gastos:

Passeio Vale Sagrado: 22 s/.

Almoço: 15 s/.

Choclo: 3 s/.

"Janta" (panqueca e croissant): 15 s/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...