Ir para conteúdo

Bolívia e Peru - Cochabamba-La Paz-Copacabana-Cusco-Lima - jan/2011 - 16 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Estou amando o seu relato!! ::hahaha::

 

Está sendo fundamental p/ tomar várias decisões sobre meu roteiro.

 

Vou com uma amiga e talvez também meu irmão p/ o mesmo destino que o seu, nas 2 ultimas semanas de julho 2011... ta chegandoo...... ::hein:

 

Peço, gentilemente, o seu contato para poder tirar algumas dúvidas sobre o restante da viagem, ok? ::otemo::

 

pode ser e-mail, msn, facebook... o que for melhor.

 

To com varias dúvidas sobre a ida de cuzco até Lima... onde visitar, onde hospedar....? ::sos::

 

Aguardo seu retorno, muito obrigada! ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Valeu, Ana Paula =]

 

Já ia te falar pra vc pegar o e-mail no meu perfil, daí vi seu nome e associei. Me adiciona de novo no msn pq eu te recusei sem saber quem era ::putz::

Coloquei agora o facebook lá na minha página.

 

Queria logo terminar o relato, mas o tempo tá escasso. Venho aqui e só dá pra responder rapidinho mesmo, não é má vontade, gente rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 12 - Cusco x Aguas Callientes

 

Acordamos e fomos até a Rodoviária pra já ver as passagens pra Ica (não existe ônibus especificamente pra Ica, são os que vão pra Lima que param em Abancay e em Ica). Compramos na TEPSA, com desconto ISIC, por 125 s/., bus cama (160º). O preço é o mesmo independemente de vc descer em Ica ou continuar até Lima. Recomendo a TEPSA, depois descrevo os detalhes no dia que pegamos o ônibus!

 

Voltamos pra Plaza de Armas fazer umas comprinhas (em volta da praça tem váárias lojas, souvenir, câmbio, etc). Na calle Cruz Verde (paralela à Santa Clara) também tem bastante comércio, inclusive o Mercado Central (tinha tanta gente e barraca vendendo todo o tipo de coisa que a gente ficou agoniado e não conseguiu comprar nada lá, parecia o Saara no Natal).

 

Nosso trem pra Aguas Callientes saía às 19h de Ollantaytambo e teríamos que ir de bus até lá. Deixamos nosso mochilão no Marlon's, arrumamos nossa mochila com roupa pra 2 dias e pegamos um táxi até a Calle Pavitos, que é de onde saem as conduções pra Ollant. É uma garagem com as vans, só entrar e esperar a primeira a sair ::cool:::'> O trajeto demora pouco menos de 1hora e meia.

 

Pegamos o trem, antes de meia noite chegamos em Aguas Callientes :D Já tínhamos reservado o Pirwa Hostel e um rapaz foi nos buscar na estação. Pelo que eu pesquisei, é o melhor custo-benefício de AC. Pagamos 32 USD o quarto matrimonial, recomendo! Atendimento muito bom, quarto muito limpo e confortável, café da manhã tb ótimo.(Obs: Eles cobram 6% a mais se quiser pagar a diária com cartão.)

 

Gastos:

táxi Marlon's x Rodoviária: 3 s/.

Passagem Cusco x Ica: 125 s/. (TEPSA com desconto ISIC)

Camisa Oficial Argentina: 68 s/.

táxi Marlon's x Pavitos: 3 s/.

Van x Ollantaytambo: 10 s/.

Quarto matrimonial Pirwa Hostel: 32 USD

 

 

 

Dia 13 - Machu Picchu ::otemo::

 

Tínhamos combinando de acordar às 4h30 pra subir pra Machu Picchu. Eis que quando acordamos tava chovendo muuito! Esperamos até umas 6horas, mas como não parava, não teve jeito. Ficamos um pouco esperançosos quando o menino do hostel disse que todos os dias ficava assim, mas sempre parava umas 8h30. ::cool:::'> Bom, de capa de chuva boliviana (uma bosta, molhava a cabeça toda) fomos à luta. Tem que comprar o ingresso em AC, 63 s/. com meia ISIC. Depois ir até o ponto do ônibus que sobe até MP, já compramos ida e volta- 14 USD.

 

Bom, subimos e na entrada os guias ficam oferecendo pra fechar os grupos. Ainda ficamos uns 40 minutos pra conseguir fechar nosso grupo, mas o bom foi que o cara foi ficando nervoso pq não conseguia gente e diminuiu o preço ::cool:::'> Eles cobram em média uns 40, 30 s/., mas ele fez por 15.

 

Iniciamos nosso tour, a chuva não parava e já estava ficando muito triste de ter ido a Machu Picchu pra ter fotos assim:

 

201103242237

 

O guia rodou um pouco por "fora" da "cidade" e eeeeeeeeeis que logo que entramos a chuva parou! ::otemo:: Fez até sol e um calorzinho!!

Realmente, Machu Picchu é indescritível. Dá vontade de ficar lá o dia inteirinho, não comprem o trem de volta pra cedo!

Os guias normalmente fazem a rota tradicional e vc tem um mapinha com algumas outras rotas alternativas, às vezes pegando pequenas trilhas. Acabamos não fazendo nenhuma por motivos de cansaço e fome (não pode comer lá dentro) rs , mas me arrependi! Façam todas que o corpo permitir, é uma vez só na vida(na maioria das vezes né)!

Mesmo não fazendo nenhum, só o fato de sentar numa parte alta e ficar olhando aquilo tudo de cima foi extremamente compensador. Queria ficar o dia inteiro ali.

 

201103242251g

 

Infelizmente, descemos e almoçamos em AC. O Pirwa disponibiliza um banheiro pra quem quiser tomar um banho antes de pegar o trem ::cool:::'> Nosso trem sairia às 17h. Fomos até a estação, mas por conta das chuvas a via ficou interditada por um tempo e atrasou todas as viagens; a nossa seria só às 20h. Mais uma boa do Pirwa: voltamos pra lá e a recepcionista deixou a gente ficar na sala de tv sem problemas até o novo horário :D

 

 

 

Gastos:

Machu Picchu: 63 s/.

Ônibus ida e volta: 14 USD

Banheiro em MP: 1s/.

Guia: 15s/.

Almoço: 50 s/. (2 pratos com suco)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

levimeney, legal seu relato, to acompanhando passo a passo pq quero ir prá lá em julho desse ano, então seus preços e dicas tão fresquinhos...

Seguinte, achei o preço do pirwa em AC meio caro $32. é esse o preço mesmo? tem como chorar desconto ou nao adianta? voce rodou outros hostel por lá pra saber o nivel e os preços? fez a reserva lá em cuzco ou via net?

sobre la paz, o loki é muito barulhento? pq vou eu e minha namorada, mas a nossa ideia é aproveitar bem o dia e dormir a noite, nada de baladas e tal (exceto que queremos conhecer o mama africa, mas só uma passadinha, a gente nao é de varar a noite na balada e tal). entao queremos lugares mais sussa pra dormir mesmo.

obirgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

levimeney, como todos aqui estou adorando o seu relato! Está muito bom mesmo...

Vou para lá em julho e estou buscando informações. Tenho a mesma dúvida sobre o Loki de La Paz, li sobre as festas e o barulho!! Vamos eu e meu marido e assim como o amigo ai em cima queremos um lugar calmo para descansar para aproveitar bem os passeios. Além disso queria saber a respeito de Copacabana, ou melhor sobre a Isla del Sol. Não estava querendo dormir lá, eu queria apenas fazer o passeio e voltar, voce sabe os horários de ida e volta dos barcos? Queremos dormir em Copa mesmo, sair após o almoço, passar em Puno e sair a noite já para Cuzco.

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
levimeney, legal seu relato, to acompanhando passo a passo pq quero ir prá lá em julho desse ano, então seus preços e dicas tão fresquinhos...

Seguinte, achei o preço do pirwa em AC meio caro $32. é esse o preço mesmo? tem como chorar desconto ou nao adianta? voce rodou outros hostel por lá pra saber o nivel e os preços? fez a reserva lá em cuzco ou via net?

sobre la paz, o loki é muito barulhento? pq vou eu e minha namorada, mas a nossa ideia é aproveitar bem o dia e dormir a noite, nada de baladas e tal (exceto que queremos conhecer o mama africa, mas só uma passadinha, a gente nao é de varar a noite na balada e tal). entao queremos lugares mais sussa pra dormir mesmo.

obirgado.

 

 

Em baixa temporada não sei se dá pra chorar, mas julho acho difícil. Reservei pela internet, então não tem negócio. Fiz a reserva enquanto estava em La Paz ainda, pelo hostelworld. É que Aguas Callientes é mais caro mesmo, de lá o Pirwa é uma das melhores opções, como eu disse, pelo custo-benefício. Vc pode dar uma olhada pelo hostelworld nas opções.

Então, como eu tinha feito a reserva antes não rodei. E acho bem arriscado ir sem reserva. Pra dormitório talvez até dê, mas pra quarto privado acho quase impossível em julho ter vaga na hora.

 

Sobre o Loki e o barulho: lá tem bar e se eu não me engano funciona até 1h da manhã. A música não chega a incomodar os quartos, mas em uma noite a gente foi acordado pela confusão do lado de fora. A gente tava num quarto no térreo, daí acho que como fechou o bar, o pessoal desceu e continuou conversando e fazendo zona na área comum. Só sossegaram quando as pessoas começaram a sair dos quartos e pedir pra calarem a boca. Foi um episódio, aconteceu 1 vez em 4 noites que estivemos lá, né.

Mas o Mama Africa é em Cuzco! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
levimeney, como todos aqui estou adorando o seu relato! Está muito bom mesmo...

Vou para lá em julho e estou buscando informações. Tenho a mesma dúvida sobre o Loki de La Paz, li sobre as festas e o barulho!! Vamos eu e meu marido e assim como o amigo ai em cima queremos um lugar calmo para descansar para aproveitar bem os passeios. Além disso queria saber a respeito de Copacabana, ou melhor sobre a Isla del Sol. Não estava querendo dormir lá, eu queria apenas fazer o passeio e voltar, voce sabe os horários de ida e volta dos barcos? Queremos dormir em Copa mesmo, sair após o almoço, passar em Puno e sair a noite já para Cuzco.

Obrigada!!

 

 

Você pode chegar num dia, dormir em Copa e fazer o passeio no dia seguinte (compra já ida e volta na agência, como eu expliquei no tópico). Ou se chegar cedo, fazer o passeio no mesmo dia, voltar, dormir em Copa e fazer o que vc pretende. Aí depende da quantidade de dias que vc tem.

Eu não tenho certeza absoluta dos horários, vê no tópico específico da Isla que com certeza tem gente falando disso. Do que eu lembro, os passeios que tem ida e volta saem às 8h e voltam às 15h (saem da Isla às 15h, chegam em Copa umas 16h30).

Pra você conseguir passar em Puno e já seguir pra Cuzco à noite vc teria que pegar o bus de 8h30 ou de 13h30 (se os horários se mantiverem até julho).

 

Espero ter ajudado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Dia 14 - Cusco

 

Chegamos do trem de madrugada e acordamos cedo pra ir fazer as últimas compras. Almoçamos (McDonald's! :D ), voltamos pro hostel e de lá pegamos um táxi até o Terminal (4s/.) Tivemos que pagar uma taxa de embarque (1.10 s/.) e o bus saiu pontualmente às 15h (não se atrasem, não foi nem 15h01 rs).

Gostei muito do ônibus da TEPSA - super confortável, deram manta e travesseiro, serviram lanche à noite, tivemos café da manhã no dia seguinte, passaram filmes durante a viagem e a comissária era muito atenciosa (inclusive com os problemas que narrarei no próximo dia).

 

Bom, pra quem tem pesquisado sabe que esse percurso Cusco x Ica (ou Lima) de ônibus é menos comum que de avião. Como nosso dinheiro estava contado, pagar 99 USD num avião pra Lima não estava nos planos (além de termos a intenção de descer em Ica). O que eu tenho a dizer sobre o trajeto é: quem passa mal em viagens de ônibus não deve fazer ou tomar um ótimo remédio pra enjôo. Eu não tenho muito problema com isso, e ainda assim foi disparada a pior viagem, o ônibus vai descendo a Cordilheira e não fica 30 segundos sem fazer uma curva. E isso começa no cair da noite e fica praticamente toda a madrugada. [pra piorar tive reação ao remédio de enjôo, fiquei numa agonia que só passou quando eu coloquei todo meu BigMac do almoço pra fora ::mmm: ]

 

 

Gastos:

Bala Coca (amarga, horrível :oops: ) : 3 s/. (pacote)

McDonald's (2 promoções + Mc Pollo): 34 s/.

táxi x Terminal : 4 s/.

água Terminal: 2,50 s/.

taxa embarque: 1,10 s/.

 

 

 

Dia 15 - Lima

 

A previsão de chegar em Ica era pras 5 da manhã. Como íamos ter que fazer o passeio das Ilhas Ballestas naquela manhã e ir no mesmo dia pra Lima, consegui por aqui pelo fórum com o Lico de já deixar o passeio marcado e o combinado era o pessoal da agência passar lá no Terminal 6h30 e pegar a gente.

Bom, o tempo foi passando e eu não via nada do ônibus chegar e fui falar com a comissária. Quando ela me disse que a gente só ia chegar umas 7h em Ica quase arranquei as calças pela cabeça! Comecei a brigar com ela falando que o cara tinha dito que chegava às 5, que eu ia perder o dinheiro do passeio bla bla bla ::grr:: Coitada, depois ela veio toda solícita dizer que tinha atrasado pq tínhamos pegado chuva de madrugada na estrada e super tentou ajudar a gente, tentando ligar do celular dela pro número da agência que a gente tinha. No fim ela ligou pro Terminal, explicou a situação e pediu pro rapaz de lá avisar ao pessoal da agência pra nos esperar quando eles chegassem.

Bom, umas 7h chegamos lá e conclusão da história: o pessoal da agência não tinha aparecido, furaram com a gente, briguei com a menina à toa ¬¬

Tentamos perguntar como se ia de lá pra Paracas pra tentar fechar um passeio na hora, mas eu não consegui entender uma palavra do que o homem disse! Lá não tem um Terminal central, cada empresa tem o seu, então não é fácil sair de lá sozinho. Parecia tão complicado e a gente tava tão nervoso com o que tinha acontecido, que resolvemos garantir e seguir pra Lima no mesmo ônibus :cry: Fiquei bem chateada de não ter feito o passeio, mas achamos mais seguro, já que ainda tínhamos que voltar pra Lima naquele dia. Sorte a nossa que de qualquer maneira o ônibus para em Ica pq é lá que servem o café da manhã (o café da manhã deles é arroz e galinha essa hora da manhã! e as pessoas comem mesmo) e pudemos ter esse tempo pra resolver seguir viagem.

 

Enfim, meio-dia estávamos em Lima. Num mundo novo, nem parece o mesmo país. Ficamos acostumados com aquelas cidades que, embora turísticas, guardam aquele ar de cidade pequena, rústica. Lima é Rio de Janeiro, ruas largas, trânsito, preços diferentes (hosteis quase o dobro), pessoas sem aquela feição de origem indígena.

Sentimos essa diferença na nossa ingenuidade de ter esquecido de anotar o endereço do hostal que tínhamos reservado em Miraflores e chegar no Terminal(que é no centro) e achar que o taxista ia saber pelo nome rs Tivemos que pegar um táxi e parar numa Lan House pra olhar o endereço e ainda assim ninguém sabia onde era! Por fim um taxista caridoso fechou por 8 s/. e ficou rodando um tempão com a gente até achar a rua. ::mmm:

 

Ficamos no hostal Pukara, recomendo bastante. É um pouco longe da praia (uns 20 minutos andando), mas quanto mais perto mais caro. Quartos ótimos, ambiente bem familiar, uma cozinha enorme à disposição (geladeiras, fogão, microondas...) e os donos são muito gente boa.

Pegamos um táxi e fomos conhecer a "orla". Almoçamos no Larcomar (num restaurante estilo Outback, entramos no clima hehe), o shopping que fica de frente pra praia. Passamos a tarde andando pela orla, conhecendo as praças, etc.

 

169013_1448952598535_1674810530_837138_4326918_n.jpg

vista da praia do Larcomar

 

179197_1448954718588_1674810530_837144_3620996_n.jpg

Plaza del Amor

 

179033_1448932278027_1674810530_837083_4883883_n.jpg

pôr do sol no Pacífico

 

 

À noite fomos comer numa lanchonete/pizzaria na rua principal (que eu já não lembro mais o nome!).

 

 

Gastos:

Hostal Pukara (2 noites, quarto matrimonial): 162 s/.

táxi Lima x Miraflores: 10 s/.

táxi x hostal: 8 s/.

táxi hostal x shopping: 5 s/.

Almoço (3 pratos, bebida, sobremesa): 90 s/.

táxi x hostal: 5s/.

Churros + Coca + água: 13,50 s/.

 

 

Dia 16 - Lima

 

Fomos até o Centro de Lima de manhã dar uma olhada na famosa troca de guarda (uma ordem unida quase que dançante rs no Palacio de Governo). Fora isso, num domingo, o centro não teve muitos atrativos. Só tiramos algumas fotos, vimos algumas lojinhas, demos uma andada só pra não dizer que não conhecemos o centro, depois voltamos pra almoçar no Larcomar.

 

165329_1448885156849_1674810530_836927_8297656_n.jpg

Plaza de Armas de Lima

 

Eu tava super animada pra conhecer a praia de Miraflores, numa doce ilusão carioca ::lol4:: . A cidade fica acima do nível do mar uns 150 metros, então temos que andar um pedaço da orla até chegar uma parte onde tem uma escada pra descer o Barranco. A parte da praia que fica nesse centro de Miraflores tem uma faixa de areia barrenta e depois são só pedras. As pedras não são no nível da água, são um pouquinho acima e não dá pra entrar no mar. As pessoas ficam sentadas nas pedrinhas tomando os respingos da água só. [bom, a família que estava no nosso hostal foi a outras praias mais distantes, mais no esquema de praia como é nossa concepção.]

 

À noite fomos ao Circuito Nacional del Agua. Estávamos achando que era um chafarizinho e pronto ::lol3:: , mas é bem legal! São muitos chafarizes, o parque é bem grande, assistimos a uma projeção de imagens na água muuuuito show. Vale a pena, é bem bonito.

 

163429_1448889916968_1674810530_836946_7636300_n.jpg

167979_1448891837016_1674810530_836951_2452553_n.jpg

 

 

Voltamos e o senhor do hostal nos ajudou a pedir uma pizza pelo telefone ::cool:::'>

 

Gastos:

táxi miraflores x centro: 10 s/.

táxi centro x Larcomar: 10 s/.

almoço (2 pratos "executivos"): 50 s/.

táxi praia x hostal: 7 s/.

táxi hostal x Parque del Agua: 10 s/.

entrada Parque: 4 s/.

táxi Parque x hostal (à noite): 12 s/.

Pizza + Coca 44 s/.

 

 

 

 

Dia 17 - Lima x Rio de Janeiro

 

Bom, achei Lima um pouco irrelevante em questão de atrativos turísticos (a família do nosso hostel foi passar 20 dias por lá com crianças, estavam adorando, indo às praias, etc - mas um estilo de viagem completamente diferente). A relevância, pra mim, foi saber que existe uma parte do Peru completamente diferente da turística "andina" habitual; que o país não se resume àqueles costumes tradicionais que vemos em Cusco, por exemplo.

 

Nosso vôo foi às 11h40, pagamos 56 s/. no táxi até o aeroporto (é longinho mesmo), nos buscando no hostal.

 

 

FIM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...