Ir para conteúdo

Relato- Compras no Paraguay/Argentina: -Do Brasil à Buenos Aires ao Ushuaia de CARRO/ Fotos e dicas!


Posts Recomendados

  • Membros

Como aconteceu:

 

20110210135831.jpg

El Chaltén - Fitz Roy

 

Diferentemente de muitos mochilões, trip's e aventuras, a minha viagem não teve nada de planejada e aconteceu de uma hora para outra. Por motivos como esse, o sabor de ter atravessado a Patagonia ao lado do meu pai em meu aniversario de 20 anos foi incrível; Pudera!!! Esta viagem surgiu literalmente em um telefonema e no outro dia eu me via arrumando as malas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Era uma quarta-feira, me lembro bem do dia pois eu estava em Bauru-SP prestando o vestibular da Unicamp, dia 13 de Janeiro. O combinado com meu pais era que eu fosse direto à praia após o término das provas. E assim foi, na madrugada de 14 de Janeiro eu estava no litoral, tudo certo até então.

Logo cedo minha mãe me acordara e disse:talvez vc e seu pai tenham que ir embora; um delegado federal amigo dele ligou pedindo para que vcs os acompanhem em uma expedição na Patagonia para a divulgação de um modelo novo da BMW! explicarei sucintamente:

- Esse delegado é amigo do Presidente da Bmw,algo assim, e precisava explorar esta área,propícia a viajantes. Como meu Pai sempre estivera ligado ao esporte, e foi para o Rally Dakar um ano antes, este delegado chegou até nós.

 

No dia 18 de janeiro nós já estávamos em Foz do Iguaçu e consequêntemente no primeiro dia de viagem:

 

Paraguay Compras:

 

 

20110210145349.jpg

Comércio em Ciudad del Este- PY

 

Dicas sobre compras no Paraguay:

Sobre compras no Paraguay darei-lhes uma experiência própia.Já que estão indo as compras, pensem, -"estamos pagando bem mais barato que no brasil, então, não custa pagar um pouco mais caro, no Paraguay, e ter a certeza do que esta se comprando"

Irei explicar:- lá em Ciudad del Este o "barato é loco", muita correria e todo mundo tentando tirar vantagem de td mundo.

Isto é, nós Brasileiros pechinchando. E os Paraguaios, enrolando muitos brasileiros que se acham espertões.

 

Dica numero 1: não queira achar que voce é espertão,só porque foi pra 25 de março e acha q sabe como funciona, lá é diferente!!! Os caras te convencem d+...eles são [email protected] Se vc pechincha , ele aceita; maaaaas, pode ter certeza que alguma coisa ele fez pra nao sair no preju...tipo pondo pilhas vagabas no rolo, memory card com espaço menor do que vc comprou, a bolsinha de por a cam digital não vai...e assim por diante. Conclusão, desconfie MUITO dos caras, não desmerecendo, tem gente honesta pra caramba tb!

 

Dica numero 2: as lojas Grandes(Shopings) são as mais garantidas, lá nao existe pechincha, porém o que se paga é o que se leva! Tem de tudo nelas( Chocolates,perfumes,bebidas,ropas,eletronicos etc , etc , etc e etc)

Lojas como : Navenet(NAVE) e Shoping China voce pode comprar sem medo!!! Não é a toa que são as maiores, mais cheirosas, e mais legais... Pense nisso

 

Dica numero 3: TAXISTIAS.

Tive a experiência de em um dia no paraguay, pegar 3 taxistas.

Primeiro: Engraçado, porco, e fez o preço combinado!

Segundo: Mentiroso, Ladrão e FDP. Lá não caia na conversa dos taxistas que eles tem acerto c/ a Pf( Policia federal). Eles dizem ter um acerto, e vc paga 40 reais a mais e eles nao te param, mentira! Não tem acerto nenhum, e se a Pf te parar e vc tiver com coisa a zlém do permitido,ja era pra vc...e o taxista? Bom ele fala pro Pf que nao sabia e vaza! sem contar que vc paga antes alguns Taxis!!!

Terceiro:Tirou a impressão do 2 e do 1. gente boa de mais. Honesto e competente, diz ele que muita gente mancha o serviço e tal...Cara nota 10, Mas tem uma explicação, no final da corrida ele olhou pra mim e flou que era Chileno!!! rsss

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Segundo dia - Cataratas e Freeshop terrestre na Aregntina

As cataratas são muito bonitas, existem dois lados o Argentino e o Brasileiro. Um complementa o outro, então, se der tempo vá nos dois. Não me lembro bem ao certo quanto eu paguei, portanto não vou por os preços; mas não era nada absurdo...vá!!!

Logo depois seguimos viagem rumo à Argentina e, para nosso espanto um FreeShop- Dutyfree bem no começo de nossa jornada, paramos e fizemos umas comprinhas : - nada de mais! Viajamos mais algumas horas e já era tarde. A ideia do meu pai era dormir em hotel, mas eu levei uma barraca, e a mesma transformou muito nossa viagem. * Este dia dormimos em um camping, lá é diferente, os camping's são organizados, bonitos e seguros, tal como postos de gasolina etc.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Terceiro dia :

Acordamos bem cedo, fizemos nosso desayuno e partimos em frente. Essa região da Argentina ( província de Entre Rios) é taxada como [email protected], e logo descobrimos isso. Os guardas são muito corruptos, MUITOS! Talvez porque haja muitos caminhoneiros fugindo do preço de combustível abusivo do Brasil, ou pq eles sao FDP mesmo.

Dica: Para transitar na Argentina você precisa de alguns quisitos obrigatórios , são eles:

- Seguro carta verde ( uma especie de DPVAT para turistas ) Faz-se em corretoras aqui no Brasil mesmo-100R$

- Um adesivo refletivo 3M e um outo escrito a velocidade permitida do seu veiculo, 80,90,110 km/h por ex.

- Um cambão para reboque

- 2 Triangulos, 2 extintores, 1 kit 1 Socorros completo.

 

Com isso, teóricamente era pra vc viajar tranquilo, mas não é bem assim, os guardas inventam um monte de coisa pra te pedirem dinheiro, é de praxe eles perguntarem se vc leva Mortália, isso mesmo mortália; é aqueles panos que se pões em cima de gente morta. * Isso não existe na Argentina, vide cláusalas na embaixada e tudo mais, porém fazer o que , Ou vc da o dinheiro ou fica no minimo umas 4 horas parados até eles te liberarem( lá eles não mandam guincho rebocar, querem é extorquir vc msm)

 

** Ressalto aqui, que isto só acontece na Província de Entre Rios, ao resto do país é tranquilo e os guardas teem até vergonha quando vc conta o que esta acontecendo ao norte do país.

 

Neste dia dormimos em uma Cidade chamada Azul, 400 km apx. de Bs.As. Era um posto de gasolina muito chic(todos teem wifi, agua quente e banheiros limpos) Compramos Bife de Chorizo uma caixa de Quilme e ficamos fazendo churrasco e bebendo, só eu e meu pai! Em Bs.As. apenas de passagem e almoçando no Puerto Madero, em um restaurante bom, e pagamos coisa de 45 pesos por pessoa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarto Dia:

Neste quarto dia, já estavamos aclimatados! falando melhor o que queriamos, sabendo o que comer e, desfrutando do passeio que afinal, estava maravilhoso! Muita estrada este dia e fomos parar em Puerto Madryn: Lugar lindo, fenômeno.

Dica:

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110210162218.jpg 500 339.215686275 Puero Madryn]Puerto Madryn é d+, lá para navios de cruzeiros e é ponto certo de muitos turistas, Puerto Madryn está localizado na Península Valdez, onde tem passeios diários de barco para ver golfinhos, baleias , leões marinhos etc. É uma espécie de refúgio natural...[/picturethis]

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quinta dia:

 

20110210232320.jpg

Após termos atravessado o deserto dos Pampas um dia atrás, o calor já não era nosso maior companheiro.

Em Comodoro Rivadavia, cidade grande e com infra, começavamos a perceber o frio da Patagonia, então em seu inicio. As lhamas tb apareciam constantemente. A estrada não consigo esquecer, pela Ruta 3 nós viajamos por uns 100 km com um companheiro á 200 metros a nossa esquerda - O Oceano Atlântico Sul.

 

Dormimos em um posto de Gasolina da Rede YPF, próximo a cidade Caleta Oliva, MUITO FRIO nesta noite e o interessante é que na cultura deles é super legal viajar desta forma, encontrávamos varias famílias em Trailer's e Furgões viajando pelo seu do País. Todas noites nesses postos, nós montavamos nossa barraca na grama, em uma mesa, um fogãozinho por cima, e era assim que eu e meu pai nos conheciamos cada vez mais, comendo carne argentina e tomando vinhos, cervejas diferentes e, conversando sobre os mais variados tipo de assuntos, Jamais vou esquecer desses dias!

Quando acordavamos, pela manha, o nosso café era no próprio posto, Chocolate quente, uns doces bons, alfajores, Pao com Queijo e suco. Lá tem uns lanchinos industrializados muito bons, e nenhum dia eu passei mal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sexto dia :

 

Andamos devagar, acordamos tarde, ventos de 80 km pela estrada, e uma calma muito grande. Chegamos pela tarde em uma cidade show, um das que eu mais gostei de toda viagem:

PUERTO SAN JULIAN: Uma cidade onde fala-se muito sobre a soberania na Guerra das malvinas, tem um caça no centro da pequena cidade, uma Caravela para visitar e conhecer como é por dentro e ta,bém um monumento com bandeiras do mundo todo, segue as fotos para se ter uma ideia:

 

 

20110211000258.JPG

 

20110211000331.JPG

 

20110211000403.JPG

 

Esse dia , fomos a um mercadinho e compramos o de sempre: Chorizo, batatas, Pao, Cerveja, Agua etcc. Ops: Alfajores tb!

Dormimos em um camping de frente pro mar : Segue a foto -->

 

20110211001327.jpg

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sétimo dia :

Neste dia , iriamos chegar em nosso pré destino : El Calafate, cidade do Glaciar Perito Moreno.

O Correto era descer até Rio Gallegos e ir para El Calafate, descidmos cortar caminho ( 400km) Por uma estrada de Ripio :- Pedra + Areia; antes tivessmos andado 800 km a mais, tinhamos perdido a noção de espaço e andamos por esta estrada 250 km em 9 horas. Não furou pneu nada, mas era muito tenso!!! Longe de tudo, frio, vento, balançava tudo, e eu tava quase comendo pedra de fome.

 

20110211001922.JPG

Essa foto foi tirada umas 8~9 da noite, lá escurecia umas 10.

Chegamos cansado e com frio, era hora de aposentar a barraca , e assim foi!

Ficamos em um hotel muito legal: Hosteria Rukahué. É bem na entrada da cidade, e eu só aconselho ficarem caso estaja motorizado, pq é longe do centro. E o preço varia pouco, mas foi o mais barato 150 pesos/dia-eu e meu pai! Com café, internet, som, banho quente.

Capotamos!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oitavo dia:

Ficamos atoa para se ter noção , nós nem sabiamos direito o que realmente era o Glaciar Perito Moreno, e confeso que foi melhor assim, pq imagine vc, do nada sem saber o que é chegar naquele lugar. Lá é relamente [email protected],top, fenomeno!!! Chegarei lá no Décimo dia.

Voltando: Passeamos na cidadezinha comemos a especialidade que é o Cordeiro e batemos perna. Nada de mais.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nono dia:

 

Já sabiamos onde estavamos pisando, fomos para o centro. Comprar blusa pra mãe, toca pro primo, camiseta pro tio , aquele negocio de ÍNDIO , que se vc não faz é ex-comungado pela família!!!

Almoçamos uma massa, e fomos pra um casino rsss.

Sorte de principiante é uma coisa da hora, apostamos 2 dólares em uma maquina e caiu 120 dólares, imagine vc o que é 120 dólares em moedas Argentinas de 25-50 centavos!?!?!? É moeda pra caralh0, e agente gritava hahaha, todos olhavam pra gente, até parecia que era uma fortuna mas esse dinheiro garantiu a diversão no Casino, torramo Tudo haha. Poker, 21, Roleta...Um dia de Pseudo Las Vegas!

20110211005502.JPG

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Décimo dia :

Acordamos cedo, tomamos café e fomos para super mercado comprar o almoço.( A rede Argentina q é tipo Pao de Açucar, chama La nonima)

Compramos, pra variar, carne,pao , queijo, vinho e cerveja Quilmes e Corona. Partimos.

A estrada que vai para o Perito moreno é muito show, linda paisagem e, no verão tranquilo para transitar,parar e bater fotos(essa é a vantagem de estar com seu carro). A entra do Perito moreno se paga 75 Dólares eu acho, fomos! não dá pra descrever, é um negócio muito diferente. Alto imponent, nossa muito top!

Na volta, paramos na beira do lago Rocca, que é formado pelo degelo. fizemos nosso almoço acampado num visual de filme. Ao fundo picos nevado,o lago era azul clarinho com transição para um verde, sua beir é CHEIA de margaridas e ao fundo uma floresta de coníferas, SURREAL!.

Não dá pra esquecer esse dia, até pq era meu aniversário de 20 ano!!!

 

20110212010405.jpg

 

 

20110212010428.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Décimo Primeiro dia:

Ainda estávamos de cara com que estava acontecendo, não tinhamos noção nenhuma daqueles lugars, afinal , caimos de para-quedas hhahah!

A mulher da Hosteria , cada dia nos indicava uma atração, disponibilizava mapas, dicas e td. uma guia particular free. Pegamos o carro e batemos para El chaltén, aquela foto do inicio do relato... eu começo a lembrar a cara minha e do meu pai quando na estradas vimos a paisagem. O pensamento é : - O mundo tem muito a oferecer, explore-o; e saia do mundo pequeno em que vc acha q é o sábio, o rei. Em viagens como essa sua mente abre muito, e vc repensa muito o que são conceitos para se viver bem.( Pronto, já Filosofei haha)

Foi show , mas voltamos pra El Calafate pq tava um vento da [email protected] e muito³ frio.

Dormimos bêbados este dia graças a ideia do meu pai de tomar um Vinhozinho pra esquentar ( e eu caguei muito tb pq misturei com batata pringles - TENSO ) hahahaha

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Décimo segundo dia:

Bom, este relato pela minha parte acaba aqui. Era dia 4 de fevereiro se não me engano, eu precisava retornar ao Brasil, pq ao longo da viagem ( esqueci de contar ) eu tinha passado na faculdade; além de decidir onde eu ia estudar, Unicamp,Ufscar ou Unesp, tinha que me matricular e por muita coisa em dia que deixei pra trás na correira para a viajem.

No entanto, eu voltei de avião depois de 15 dias para fazer companhia na volta,de carro(furgão), ao meu pai.

Vou tentar explicitar:

Agente levou as motos BMW pra El Calafate, o passeio começara de lá, e retornara lá. Passando por: Torres del Paine-Puerto Natales-Punta Arenas-Porvenir-Ushuaia-El calafate.

 

Tenho muita certeza que voltarei fazer essa parte que eu não fiz,e de moto. Lugares surreais, e uma experiência fenomenal.

 

Segue as fotos de alguns lugares:

 

 

Torres del Paine

20110212012917.jpg

 

A caminho

20110212013005.jpg

 

Ushuaia; "Fin del Mundo"

20110212013351.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Epílogo

 

Se tudo der certo 2014 é o ano deste feito, ou 2015 após eu me formar.

Volta prevista pela Ruta 40, passando por San Martin de Los Andes, Bariloche e continuar até Mendonza. Aonde partiriamos de volta para o Brasil. No entanto estavamos com muita pressa e, que acabamos voltando pelo mesmo caminho. Foi legal tbm, pq reecontravamos algumas pessoas e era legal do mesmo jeito. A volta fizemos mais rápido, 5 dias até Foz + 1 dia em Foz + 1 dia para chegarmos em casa.CHEGAMOS!

O interessante foi não ter acontecido nada com o carro, nada com agente, nenhum imprevisto...100000%

Foi após essa viagem que vi o real valor de conhecer lugares, essa experiência é única, e tb o melhor investimento.

Após 6 meses desta viagem começei me programar para um Mochilão de verdd. se confirmou e dia 5 de Julho estou de partida pra Bolivia-Peru-Chile, fazer meio que o tradicional, porém em Cuzco vou alugar uma moto e partir pra Machu Picchu desta forma.

 

Meu entuito foi ajudar e entreter, se o foco não foi atinjido, pesso desculpas e estou aberto a perguntas mais específicas; como custos,alimentação, estado das rodovias, cidades, etc. A viagem foi muito mais do que esse "pequenho" texto!

O fórum ja me ajudou muito, e tbm é uma pequena forma de retrebuir para com aquelas pessoas que usufruem desta ferramenta fantástica.

 

Bons ventos...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabéns pelo seu relato. Também gosto muito de viajar de carro e faço isso sempre que posso. Na minha opinião as longas viagens de carro aproximam muito as pessoas, pois a interação acaba sendo muito grande. Tem muita gente que diz que não gosta e tal, mas na verdade acho que nunca teve uma experiência como essa. Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Boa noite, parabéns pelo relato!

Em Março de 2013 surgiu a idéia de fazer RJ - Ushuaia, mas por várias questões principalmente o tempo curto a viagem não rolou. Fiz RJ - Bonito (passando em Pedro Juan Cabaleiro para compras) - Pantanal e voltando.

Resolvi me organizar e tentar nas próximas férias (Novembro/14 ou Janeiro/15) realizar essa aventura.

Na ocasião da viagem, você tem ideia do quanto vocês gastaram incluindo compras, combustivel, hospedagem, pedagio, comida...?

Desde já obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...