Ir para conteúdo

Turismo Religioso Turquia (7 Igrejas do Apocalipse) - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Segunda-feira próxima (dia 9 de janeiro de 2012) estarei fazendo um turismo religioso pela Turquia. Alem de cidades turisticas importantes da Turquia, a ênfase será às Sete Igrejas do Apocalipse.

 

20120105203853.jpg

 

10 a 12 - Istambul

12 a 13 Troya

13 a 16 Kusadasi

16 a 17 Pamukale

17 a 19 Capadocia

 

Estarei postando diariamente no decorrer da viagem

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Diz-se que "O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé" Concordo em parte. Vejo além da primeira premissa uma segunda que é o estudo "in loco" do que se lê nos livros aprendendo de forma mais rápida e concatenada. Evidentemente que essa viagem será para o meu fortalecimento espiritual mas principalmente para eu ver, observar, tocar em tudo que já li.

 

O assunto fé foi tema de muitos filósofos. O que me identifica bastante é com os pensamentos de Yung (Contemporâneo de Freud). Yung dizia que você pode ter fe em qualquer coisa, o que importa é acreditar!

 

Deixando estudos de lado um dia pela manhã eu me deparei com algo que jamais esqueci. O relógio despertou como todas as manhãs às 8 em ponto. De preguiça ainda na cama pude ver pela parede o lado de fora da casa. Uma chuva fina molhava o jardim. -Eu estava deitada- ou melhor -Eu me via deitada na cama- e derrepente percebi que uma outra eu descolava do meu corpo e lançava-se diretamente ao chão ajoelhada.

Virei para o relógio e vi que eram 08:10. Então pensei: Sonhei!

 

Anos se passaram e certa vez minha filha disse para mim: "Mãe, Eu estou vendo 2 você! Uma deitada na cama e outra ajoelhada à beira da cama" Isso me intrigou bastante e eu passei a ter uma atenção maior para essas coisas que não se pode explicar.

 

Dentre tantas razões estarei eu indo pela primeira vez em muitos pontos turisticos mas e principalmente as 7 Igrejas do Apocalipse que é o que mais me interessa no momento!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quero deixar claro que não estarei fazendo apologia a religião. Todavia para fazer um turismo religioso creio que é importante enriquecer o topico com informações cientificas principalmente.

 

 

DEUS É COISA DE SUA CABEÇA

Credito: http://super.abril.com.br/religiao/deus-coisa-sua-cabeca-446218.shtml

 

A ciência não conseguiu comprovar a existência ou inexistência de Deus. Mas uma coisa o conhecimento racional deixa cada dia mais clara: religião faz bem para a saúde. O motivo? Para o médico americano Andrew Newberg, autor do livro Why God Won’t Go Away (“Por que Deus não vai embora”, sem tradução em português), a resposta está na arquitetura neurológica do nosso cérebro. Para ele, o mais desenvolvido órgão humano é especialmente calibrado para a experiência espiritual.

Analisando imagens captadas por tomógrafos, Newberg pesquisa como a oração e a meditação se manifestam no cérebro. Ele diz que a neurociência pode elucidar experiências místicas e acredita que o conceito de Deus é fundamental para a sobrevivência da espécie humana.

Além de se especializar na neurofisiologia da experiência religiosa, Andrew defende que cursos de teologia e de princípios das religiões sejam obrigatórios para os profissionais da área de saúde. Segundo ele, um médico terá mais chances de conquistar a confiança de um paciente, e conseqüentemente ser bem-sucedido no tratamento, se estiver familiarizado com sua crença.

 

Existe alguma parte específica do cérebro que seja responsável pela experiência religiosa?

Não exatamente. Nossa pesquisa sugere que experiências religiosas são complexas. Envolvem emoção e cognição e se distribuem por várias estruturas. Estão ligadas ao lobo frontal, a parte do cérebro que determina nossas vontades; à região do lobo parietal, que controla nosso senso próprio; ao sistema límbico, que desempenha papel fundamental nas emoções; e, finalmente, ao hipotálamo, que também é responsável pelas reações emotivas.

 

E como o corpo sente os efeitos dessa experiência?

Os resultados sugerem mudanças hormonais e nos sistemas imunológico e nervoso autônomo, diminuindo batimentos cardíacos, pressão sanguínea e estresse. Um grande número de estudos aponta que a religiosidade resulta em benefícios para a saúde.

 

Alguma religião ou prática espiritual se destaca pelos benefícios à saúde mental e corporal?

Não existe uma que se destaque em relação a outras. Há evidências de que pessoas que rezam estão associadas a quadros de redução da tensão muscular e de menor incidência de doenças coronarianas. Indivíduos que meditam apresentam redução da ansiedade, da depressão e da irritabilidade, e aprimoramento da capacidade de aprendizagem, da memória e da estabilidade emocional. Também existem evidências de que a meditação pode aliviar dores crônicas. Em um estudo, 77 pessoas que sofriam de fibromialgia passaram por um programa antiestresse de 10 semanas que usava técnicas de meditação. Todos apresentaram melhoras nos sintomas.

 

Pessoas doentes com forte fé religiosa têm mais chances de ser curadas?

A única coisa que podemos afirmar a partir dos estudos é que existe relação entre religiosidade e boa saúde. Mas são poucas as evidências de curas específicas associadas a crenças religiosas. O que muitos estudos mostram é a religião como forte aliada na recuperação de cirurgias. Uma pesquisa com um grupo de pacientes operados do coração mostrou que a incidência de mortes durante o período de recuperação era maior entre os que não praticavam nenhuma fé. Outro estudo, feito com mulheres negras com câncer de mama, mostrou que as que não pertenciam a nenhuma religião tinham tendência a viver menos.

 

A comprovação de que as experiências religiosas são resultado de atividades cerebrais pode sugerir que Deus existe apenas na nossa cabeça?

A ciência enfrentará muita dificuldade em demonstrar definitivamente a existência ou inexistência de Deus. Se eu escanear o cérebro de alguém que olha para um cachorro, a imagem irá mostrar o que acontece quando se vê um cão, mas não prova a existência do animal. Da mesma forma, se uma freira passa pela experiência de estar na presença de Deus, a tomografia não irá mostrar se Deus está com a freira, mas apenas o que acontece no cérebro dela.

 

Como saber, então, se foi Deus quem criou o cérebro ou se é o nosso cérebro que cria Deus?

Não há uma maneira clara de determinarmos isso. Pode-se dizer que o cérebro humano tem duas funções básicas a serem consideradas sob as perspectivas biológica e evolucionária: auto-preservação e autotranscendência. O cérebro desempenha essas funções ao longo de nossa vida. Acontece que a religião também desempenha essas mesmas funções. Ou seja, a fé é uma excelente ferramenta que ajuda o cérebro a praticar suas funções primárias.

 

Isso quer dizer que a experiência com Deus nos ajudou ao longo do processo evolutivo?

A função de autopreservação é a da sobrevivência do indivíduo e, conseqüentemente, da espécie. Para nos manter vivos, o cérebro nos afasta dos perigos, nos aproxima dos alimentos e indica a necessidade de acasalamento. A religião também tem funções importantes nesse sentido: promove comportamentos de vida sustentáveis e ajuda a desenvolver e manter sociedades e famílias voltadas para nossa proteção. Autotranscendência é nossa necessidade inerente de passar de um estágio para outro. Fazemos isso o tempo todo. A cada momento nos tornamos pessoas um pouco diferentes do que costumávamos ser. E a religião é a expressão máxima de auto-transcendência. Algumas admitem que o façamos ainda em vida, outras requerem a morte. Seja como for, a religião nos ajuda a transcender rumo ao encontro derradeiro com Deus ou qualquer outra realidade suprema.

 

Você defende que profissionais da área de saúde estudem também teologia e religiões. Levamos séculos para separar medicina da religião. Voltar a integrar as duas áreas não seria um retrocesso?

Acho que a religião nunca se separou completamente da medicina. E, recentemente, houve um crescimento na conscientização de que o lado espiritual do indivíduo tem um impacto importante na abordagem médica. A saúde e o bem-estar de um paciente dependem bastante da capacidade do médico de lidar com sua fé e religiosidade, e não apenas com seu quadro clínico. Os dois aspectos estão interligados.

 

Andrew Newberg

• É fã de livros sobre ciência e filosofia – com predileção pela obra de Descartes.

• Torce para o Philadelphia Flyers, equipe americana de hóquei no gelo, seu esporte favorito.

• Pinta quadros nas horas vagas.

• Considera Guerra nas Estrelas o melhor filme já feito.

• Beatles é sua banda favorita.

• É fanático por pizza e chocolate.

• Diz que estuda todas as religiões, mas não pratica, ou praticou, nenhuma delas.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Significado de Apocalipse - apocalipse

(grego apokalúpsis, -eós, acção de destapar, revelação)

s. m.

1. [Religião] Livro da Bíblia com as revelações feitas a S. João Evangelista. (Com inicial maiúscula.)

2. Discurso assustador, obscuro ou profético.

3. Grande desastre. = CATACLISMO, HECATOMBE

 

Porque escolhi as 7 Igrejas do apocalipse: Um dia fui professora de literatura (hoje aposentada já esqueci quase tudo graças a Deus, rs) mas a numerologia é muito interessante e a Biblia traz grandes símbolos com os numeros. O numero sete, sabemos que pertence à Deus (Numero da Pefeição)

 

Os numeros também me intrigaram e desobri por acaso algo que eu não tinha visto antes sobre mim

 

Meu nome Marinete tem 8 letras

Meu apelido desde criança: metade de 8: = Dete

Com 8 anos mudei de residencia para uma casa cujo numero terminava com 8

A Prefeitura decidiu mudar a numeração da Rua e a minha casa passou ter como novo numero 88

Nasci no ano de 1952 cuja soma de seus numeros dá 8

Me casei no ano que termina com 8

Comprei um lote de terra cujo numero era 8

Comprei uma segunda casa com soma numerica é 8

Comprei um apartamento numa rua cuja soma de numero apto dá 8

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

O PODER DE DEUS

Como pode um pequeno e finito mortal descrever o poder de nosso Criador, ou descrever tudo que nosso infinito Criador é capaz de realizar? Naturalmente isto é impossível, pois Deus é tão poderoso e grande, que tudo que Ele é está muito além da capacidade da nossa pequena mente.

Deus, porém, revelou-se a Si mesmo através da Sua Palavra de maneira adequada e suficiente para nos dar uma idéia do seu inesgotável poder de realizar qualquer coisa que aos olhos humanos pareça impossível.

Ele criou o mundo e o tem sustentado no espaço somente pelo seu poder por milhares de anos.

 

O PODER DA PALAVRA DE DEUS

Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha? —Jeremias 23:29

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. —Hebreus 4:12

Crédito: http://www.wmpress.org/pog_text/portug.htm

 

O FENÔMENO DA FÉ

Começa de duas formas: de dentro pra fora: "ACEITAÇÃO" e de fora para dentro: "CONVERSÃO"

 

O TAMANHO DA FÉ

Vem de acordo com o crescimento espiritual e com a própria experiência pessoal com Deus. Numa experiência de fé profunda é que se gera a mudança de vida.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Tá chegando a hora da viagem. Sei que vou aprender muita coisa! Prometo muitas informações principalmente como viajar de forma economica. Farei o possivel para atualizar o tópico. Que Deus nos abençõe a todos que de alguma forma acreditamos Nele!

Até breve!

 

 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Conhecer a Turquia pra mim foi maravilhoso. Possui características bem diferenciadas dos países do Oriente Medio onde a mesma religião predomina: O Islamismo.

 

Tive oportunidade de percorrer muitos quilômetros internamente. País tranqüilo. Não há tensão de nossa parte comparativamente a alguns países. População amável e bastante tranqüilidade no modo de vida. Brasileiros estão isentos de visto!

 

Se não se tem muitos dias para ficar nesse país vale a pena demorar mais Istambul e pegar um avião e fazer direto Istambul - Izmir. Você ganha tempo e só perde Troia que não vale a pena gastar muitas horas de viagem para lá. Se desejar mesmo fazer as 7 Igrejas do Apocalipse o Roteiro do mapa é perfeito.

 

Se quiser apenas fazer turismo, pode aproveitar mais Istambul e seguir direto para Izmir.

 

Efeso é linda!

 

Ilha de Patmos (local onde João teve a visão do apocalipse) dista de Efeso 40 minutos de barco. Se estiver em Efeso quando a navegação é possível não deixe de fazê-la. Patmos se distancia muito da Grecia e o caminho mais próximo é por Efeso.

 

 

Izmir é uma cidade moderna com iluminação decorativa e de alguma forma lembra zona sul de alguns estados brasileiros.

 

Capadócia linda demais e do meu ponto de vista a neve fez o grande diferencial da viagem naquela região.

 

Se me perguntassem: Você gostaria de voltar lá? Sim!!! Certamente responderia: Imperdível no Inverno!

 

Os Topicos: istambul-perguntas-e-respostas-t33639.html e o turquia-marmaris-bodrum-pamukkale-efeso-kusadasi-bergama-canakkale-e-bursa-t44515.html

estão muito enriquecidos com informações detalhadas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Em Istambul a Mesquita Azul se destaca de todas e é a única que possui 6 minaretes. O tapete segue uma sequencia para localização e ordem: pés nos circulos joelhos nas flores abertas e cabeça na Tulipa e uma linha livre: sempre voltado para Meca.

 

20120226021354.jpg

 

20120226021454.jpg

 

As religiões surgiram após o desenvolvimento do cérebro humano com a ingestão de proteina (carne). Possui muitas semelhanças e poucas diferenças.

 

"O Islamismo é uma mistura do judaismo e do cristianismo. Reconhece os Livros sagrados (Torá e o Novo testamento) e Moisés e Cristo como profetas. As três possui poucas diferenças mas são elas que por muitas vezes causam o desrespeito, principalmente quando radicais.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Transporte

 

O topico especifico para esse assunto está muitissimo bom. As informações são excelentes.

 

Verão: Acho que se for um grupo de 4 pessoas vale a pena alugar um carro porque as estradas são muito boas. Faz-se revezamento de direção e tudo se torna mais fácil. Não se esqueça que o mapa rodoviário voce deverá comprar em Istambul (aliás tudo que possa te ajudar na viagem). A proporção que você for se dirigindo para o interior artigos informativos serão escassos. Há Guia em Português. Portanto compre seus orientadores de viagem em Istambul. Cuidado para não comprar Guia de Istambul apenas pensando ser da Turquia. Jornaleiro e camelo te enrola sem você perceber.... Prefira comprar o guia nos pontos de visitações.

 

Inverno: Seu passeio estará seguro se voce fizer de onibus. Muitos carros e caminhões ficam parados na estrada sem poder prosseguir. O onibus que eu estava teve que parar no posto para botar aditivo para não congelar o combustivel. No inverno costuma-se tambem sempre ter na bolsa uns três lanches e água caso aconteçam imprevistos com o onibus.

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...