Dia 22/08: Ao chegar em Cusco o carinha do albergue estava esperando a gente. Achei o terminal bem feinho, o de Puno é bem mais bonito! Chegamos no albergue, tomei um banho, descansei um pouco e o cara veio falar com a gente sobre Machu Picchu...Ele quis cobrar 190 doláres, ok tava caro mas nada absurdo como o cara de Puno quis; Entrei na net e conversei com um amigo que tinha ido a Machu Picchu e comprou tudo sozinho e tinha pago só um pouco menos que isso, tudo bem que eu tava com pouco dinheiro mas pelos horários dos ônibus não daria p chegar em La Paz pela manhã, ou seja não daria para ir ao Chacaltaya mesmo. Então só teria que reservar dinheiro para voltar de Cusco a La Paz, para comer e pegar um táxi pro aeroporto...Então por mim tava bom, e assim ainda sobrava um tempo para dar uns rolés por Cusco. Fui trocar bolivianos e soles por doláres. Me arrependi muito em ter me precipitado e trocado 100 doláres por soles em Puno. Nos próximos mochilões só trocarei o que precisarei de fato. Dei umas voltas, tirei fotos, comi algo. Ah! Pela primeira vez consegui chegar perto de uma lhama viva hehehe Umas lhamas tinham passado pela gente quando estávamos de van indo para Tiwanaku, mas foi muito rápido! Mas dessa vez havia uma chola com uma lhama na rua *_* Logo depois apareceram crianças com cabritos todos pedindo propina. Começavam cobrando 1 sole mas depois ficavam pedindo 10 soles. Uma chola chegou até a pedir em inglês!!hahaha

Voltei para o albergue para ir a Ollanta. Queria muito ir a Ollantaytambo o carinha disse que estudante pagava 20 soles, perfeito! Ele me colocou em um táxi com uma senhora. Acho que demorou uns 30 minutos até Ollanta. Chegando lá, mega empolgada, guardei minha mochila com uma vendedora de rua bem simpática e quando cheguei na bilheteria...SETENTA SOLES! Pqp 20 soles era para quem era do Peru ¬¬ Fiquei MUUUUITO puta. Voltei peguei minha mochila e fui comer uma pizza e esperando o tempo passar, que merda! E lá no Peru até os banheiros de restaurantes são pagos, um absurdo! Como no lugar e ainda tenho que pagar se quero fazer xixi ¬¬ Acabei perdendo a noção do tempo. Tive que pegar um daqueles meios de transportes híbridos que vi aos montes pelas ruas. É quase um moto táxi misturado com carruagem. Achei legal hehehe

Paguei 1,50 soles por isso e cheguei na estação. O trem era executivo, muuuuito bonito! Mas eu de fato comecei a me arrepender por ter comprado com aquele cara tudo porque nunca iria pagar 45 doláres para ir nesse trem, preferia ir no de 29 doláres [que era o valor do trem em que voltaria] e esses doláres já dariam para ir a Olantaytambo, mas enfim!

Chegamos a noite em Aguas Calientes ficamos no hostal Sayacmarca era 24 doláres para cada com café da manhã ¬¬ Tá que lá as coisas são bem mais caras...mas descobri o Hostal El Mirador que fica mais para dentro das ruelas simpáticas cheias de restaurantes turísticos, por 10 doláres sem café da manhã! Eu nem tomei café mesmo porque acordei mega cedo, porque queria ir a Wayna Picchu. O que me deixou mais puta ainda foi que o cara me disse que a única coisa que não estava incluída era a passagem de Machu Picchu a Aguas Calientes de volta, mas que era pertinho tipo 30 min e se for rápido uns 15. PQP só de ônibus era 25 minutos!!!! Mas tava até disposta a fazer essa trilha cedinho para chegar em Machu Picchu antes dos ônibus porque pelo que estavam dizendo era quase impossível ir a Wayna Picchu tinha que madrugar mesmo. Como fiquei dando roles até tarde por Aguas Calientes e fazendo hora para esperar o guia que ia me dar os tickets para Machu Picchu [o cara de Cusco disse que ele apareceria lá as 19h, mas só apareceu às 23h ¬¬] fui dormir quase 00h! Tinha esperanças de acordar cedo, mas...
Dia 23/08: Acordei 4h e pouca da manhã! Foi o dia em que conseguimos nos arrumar mais rápido em toda a viagem! Mas mesmo assim já não daria tempo de chegar antes dos ônibus a pé, a fila do ônibus tava gigantesca mas quando deu 5:30 e os ônibus começaram a sair não demorou muito para chegar a minha vez de entrar no bus. A paisagem é fascinante!! MUITO MUITO lindo! As estradas bem sinuosas e uma curva mal feita já era! Quando cheguei em Machu Picchu outra filona...já tinha perdido as esperanças de conseguir vaga para ir a Wayna Picchu desde a fila do ônibus.
Assim como a fila do ônibus, essa andou rápido também e havia vaga para Wayna Picchu ainda!! \o/ Fui direto fazer a rota do guardião, quando tava subindo me dei conta de como fui idiota e tinha deixado a garrafa de água na mochila ¬¬ Tirei fotos lindas e tudo o mais. Um sonho!!! Sempre achei que esse seria o clímax da viagem mas foi muito mais que isso...muito incrível lá!

O sol dando as caras...achei essa iluminação incrível!

Vocês conseguem ver o rosto do inca?? O Wayna Picchu é como se fosse o nariz

Essa foto em cima em peguei na net, dá para enxergar melhor o rosto do inca na fotinha pequena que o cara tá segurando...

Quando deu 7h e pouco fomos procurar o guia. A guia era muito simpática e divertida e primeiramente deu tipo uma palestrazinha sobre o local, os incas e tudo o mais. Mas de repente umas lhamas se aproximaram da parte de onde os turistas ficam para tirar fotos com as ruínas de Machu Picchu ao fundo. Eu e mais uns outros fotógrafos nos levantamos para tirar fotos dessa cena! Meu sonho além de estar em Machu Picchu era poder tirar umas fotos assim, tipo de cartão postal de MP! Tirei muitaaas fotos de lhama e continuamos o tour pela cidade perdida dos incas...Achei tudo fascinante!

O tour acabou um pouco depois das 10h e a ida a Wayna Picchu era às 10h estávamos com muita sede e fome e MEGA cansados, acabamos desistindo de ir a Wayna se não morreríamos de verdade! Tivemos que pagar mais 7 doláres para voltar a Aguas Calientes de bus. Compramos 8 pães por 2 soles no mercado e pagamos 6,50 soles por presunto e queijo no mercado, em Aguas Calientes fazer nosso sanduba funcionou, foi bem barato e gostoso! O ônibus só sairia 18:40h e até lá tivemos que esperar...Tinha como comprar em Cusco esse bilhetes, se tivesse comprado por conta própria não teria ter que esperar tanto na volta e ainda economizaria bastante, daria para ter gasto 2x29 doláres de trem + 10 doláres de hostel + 14 doláres ida e volta de bus de Aguas Calientes a MP tudo isso pagava com os 100 doláres que tinha e sobrava, o ticket para MP pagava em soles [60 e pouco para estudante, eu nem tenho a carteira de estudante internacional, mas na verdade foi bem desorganizado para entrar tanto que nem pediram minha carteirinha] e o taxi para ir e voltar de Cusco a Ollanta ou até mesmo um bus dava para pagar tranqüilo com os soles que tinha e ainda daria para ter ido ao Ollantaytambo e chegar cedo em La Paz para ir ao Chacaltaya...mas fazer o que, vivendo e aprendendo! Eu já tinha ido a MP nada mais poderia dar errado heheheh
Dormi no trem para Ollanta e chegando lá peguei o bus Lucy, dormi também! Cheguei em Cusco peguei um táxi por 5 soles, mas chegando ao terminal o último bus para Puno tinha acabado de partir!!

PQP³ O próximo só às 4h e eram 23:40h Essa sem dúvidas foi a pior noite de todas e a pior parte da viagem. Tivemos que dormir no terminal rodoviário com medo de que nos assaltassem e levassem os documentos, porque de dinheiro não tinha quase nada. Havia muitas pessoas dormindo ali também, inclusive uma família que provavelmente não tinha onde dormir...Coloquei a mochila no colo e me recostei sobre ela, mas tava difícil de pregar os olhos mesmo com todo o cansaço. Fazia muito frio também. Depois de umas horas um peruano jovem que estava com uma mala, me ofereceu uma manta dizendo que tinha outra para ele em sua mala. Agradeci muito e me cobri completamente, ficando bem camuflada. Agora me sentia um pouco mais segura porque de capuz, com a cabeça abaixada e com aquela manta cobrindo todo o meu corpo e minha mochila poderia passar muito bem por alguma pessoa local que também não tinha casa e nem lugar para dormir. Somente as 3h consegui tirar um cochilo e acordei às 4h. Devolvi a manta ao garoto muito agradecida e encarei o frio. Esperei o ônibus por alguns minutos. Não lembro o nome da companhia e nem se o ônibus era bom ou ruim. Só lembro que era muito melhor que o banco do terminal.
Dia 24/08: Em Puno comprei a passagem para Copacabana e fiquei fazendo hora na internet. Dormi mais neste ônibus e só acordei quando tivemos que descer para ir à imigração. Com isso conheci mais pessoas, umas meninas da Inglaterra,uma espanhola, uma alemã a Martina, um brasileiro [o primeiro que encontrei assim no meio do caminho, só tinha visto brasileiro dentro do Salar e em Machu Picchu], uns garotos da Colombia e uma senhora da Argentina. Conversamos bastante e o resto da viagem foi bem animado. Atravessamos novamente de barco em Tiquina. A Martina brincou dizendo que parecia que éramos imigrantes ilegais hahah
Quando chegamos no terminal fomos com a Martina e as inglesas andando ao Pollo Rey, uns 10 minutos de caminhada. Depois a Martina não sabia muito bem para onde ir em La Paz e indiquei o El Solario, a levei até lá mas estava lotado, então fomos a um outro que fica bem pertinho na ruazinha que tem uma subida. É bem bonitinho lá, custou 40 bolivianos um quarto simples com banheiro privado. Nos despedimos. Peguei um táxi por 47 bolivianos e 6 reais hahah fui negociando com o que tinha!
No aeroporto foi tranqüilo, exceto pelo fato de que tinha que pagar 25 doláres de taxa de embarque!! Já fui de TAM em destinos domésticos e em Buenos Aires também não havia essa taxa além, sempre veio tudo incluído na passagem...Mas enfim gastei meu ultimo dinheirinho nisso! Chegando no guichê meu amigo ainda ficou no prejuízo de 10 doláres porque não contou o troco na hora e o cara não tinha dado o troco a ele! Ele foi reclamar mas o cara disse que só poderia dar os 10 doláres se ele tivesse dado falta do dinheiro ali na frente dele.
Dia 25/08: O avião atrasou quase 1 hora. Mas no final das contas acabei chegando só mais 30 minutos atrasada no Rio.
A mãe de um amigo meu que é espírita disse que eu voltaria mais sábia dessa viagem...Se de fato voltei mais sábia ou não eu não sei, mas é impossível não voltar diferente. Experiências únicas, lugares especiais. Apesar dos pesares meu primeiro mochilão foi um sucesso e já to mega ansiosa para o próximo hehehe