Ir para conteúdo

6, quase 7 meses pela Asia e Oriente Medio


heka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Viajei pelo continente asiatico e por alguns países do Oriente Médio e gostaria de compartilhar com vcs as experiências que tive.

Não é um relato muito detalhado, mas mais as minhas impressões do lugar. E como foi um longo periodo não tenho as datas, pois são compilações de relatos que enviei a meus amigos.

 

Comecei a minha viagem em Março/2007 e terminei agora em Setembro último. Os países que passei foram: India, Butão, Nepal, Tailandia,

Myanmar, Laos, Cambodia, Vietnam, China ( incluindo Macau e Hong Kong e Tibet), Mongolia, Egito, Jordania, Israel e Turquia.

Espero que possam tirar alguma inspiração pra vcs em suas próximas viagens.

-------------------

 

 

Estou agora em Darjeeling. Cheguei bem depois da maratona de 3 dias! Faz um frio!!! 5 graus.

A esta hora dou gracas a Deus que peguei um hotel um pouco mais caro, mas pelo menos tem um aquecedor ( pequeno eletrico, mas tem) Geralmente os hoteis mais baratos nao tem isto.

'E como no Brasil, ninguem usa aquecedor.

 

 

Darjeeling tem vista muito bonita das montanhas do Himalaia. Tem bem menos gente que as outras cidades ( ainda nao vi, mas foi o que ouvi dizer) um clima mais relaxado. Eh claro que nao deixa de ser a India, com casas muito simples, ruas estreitas, muito lixo pelas encostas e ruas. Carros buzinando, mas mesmo assim muito tranquilo de se andar. O centro da cidade, que e um ovo eh fechado pra trafico, entao sem problemas.

 

Como aqui vivem muitos tibetanos as pessoas nem reparam em mim, pois afinal de contas tenho as feicoes parecida com muitos deles. Ainda nao tirei muitas fotos, pois tirei o dia hj para dar uma volta pela cidade , me perdi muito pois aqui nao sao blocos e sim ruas estreitas em curvas, pois Darjeeling eh montanhosa e se vc vai por uma rua tem que voltar por ela. Imagina a volta....

 

 

=================

 

 

Depois de alguns dias sem dar noticias, cheguei hj do Butao e estou no Nepal.

Butao eh um pais lindo, com pessoas muito educadas, mas ainda vivem em uma sociedade bastante tradicional. Vejo eles como o Japao antes da era Meiji.

Ainda vestem as roupas tradicionais, meio parecida com o quimono. Eh claro que possue as modernidades, como celular, internet, etc, mas poucas facilidades para o ocidental, pois eles usam o toalete igual ao Japao antigo, mas os hoteis para os turistas pelo menos se adaptaram.

 

O Nepal eh uma loucuras, agitado, gritante, muito louco. Bem o oposto do Butao.

 

===========

Estou agora em Delhi e estou em Majnukatilla, a colonia tibetana.Amanha a noite devo ir pra Dharamsala.

 

Pra todos que tem curiosidade ou medo de vir pra India sozinhos,sem tour, digo que nao encontrei problemas ateh agora viajando soh.

Fiquei em hoteis,pousadas de precos razoaveis ( media de USD 15) lugares limpos ( limpeza a nivel indiano e nao brasileiro) e seguros. Fiquei em um hotel em Varanasi que paguei USD 15 ( A/C, balcao com vista pro jardim,TV) e o hotel,mais parecia 4 estrelas,com um imenso jardim, otimo restaurante, internet, agencia, tours, etc. Ou seja pra quem quer praticidade eh so pedir no hotel um tour logo q chegar que eles providenciam. O de Varanasi,com barco no rio Ganges para ver o nascer do sol,saiu a bagatela de USD 4,com carro,barco e guia. Mas aviso os incautos,pesquisem antes ou pechinchem, porque os indianos adoram inflar preco pra turista.

Lavanderia aqui eh baratissimo.Paguei ao redor de 4USD por um montao de roupa. Isto porque ainda paguei caro,pois foi na lavanderia do hotel.

Ate passei pela experiencia de pegar o trem de Agra a Delhi em 2 classe sem reserva de assento.Adivinhe, obvio que tive que vir em pe, mais da metade do caminho, pois estava lotado.Infelizmente deixei pra ultima hora pra comprar o ticket e ja estava tudo cheio. Mas nao tive problemas, as pessoas ate olhavam curiosas, mas ninguem tentou nada,muito pelo contrario ate se esprimiram um pouco no banco pra que eu tivesse um pedacinho pra sentar.

A India eh um lugar que causa em primeiro momento estranheza,ateh nojo pela sujeira,poeira, lixo, pobreza. Mas depois quando vc ve os grandes monumentos,templos, que sao lindos isto fica pra tras. Depois analisando bem, a mesma pobreza que vejo aqui tambem existe no Brasil, nas favelas e periferias. A diferenca eh que aqui esta a ceu aberto onde todos podem ver, enquanto no Brasil, fazemos de conta que nao existe,pois esta em lugares mais afastados ou porque ja nos acostumamos a ela.

 

========

Estou agora no Rajastao. Mais precisamente em Udaipur, a cidade dos lagos. A cidade me causou boa impressao. O palacio muito bonito, com seu mosaico colorido de vidros. Incrivel a riqueza dos maharajas.

Apos quase 1 semana relaxante em Mcleod Ganj, que gostei muito, estou de volta ao turbilhao indiano.

 

Minha impressao ate agora da India. A principio ela parece assustadora, mas como o turismo existe aqui a muitas decadas, as facilidades pra turistas irem de um lugar ao outro abundam ( isto se vc quiser pagar o preco eh claro), seja riquixa, carro alugado ( com motorista), bus, etc. Hoteis vc encontra desde o mais barato ate o mais astronomico. Mas os de medio preco sao bons.

O povo indiano eh um povo alegre e hospitaleiro, apesar de muitos quererem te tirar o dinheiro com precos absurdos. Nao me senti ameacada ou com a sensacao de ser roubada. Eh um pais seguro. Por exemplo em Delhi, que eh como SP, vc anda de requixa, que nao tem portas e fica parado no sinal sem problemas de alguem querer te roubar. O maximo eh pedirem esmola.

 

McLeod nao parece a India, eh um enclave quase 100% tibetano. Relaxante, ar puro e tranquilo. Foi o lugar que mais gostei ate agora na India.

 

Ainda faltam mais 2 semanas de viagem por aqui, vamos ver o que vejo de interessante e espero que continue seguro e tranquilo como foi ate agora.

Amanha parto pra Jodhpur.

 

==============

Estou agora em Jaipur. Em 2 dias estou indo pra Goa e depois Bangalore.

Esta um calor de derrubar aqui, em torno de 43 C.

 

Pode parecer estranho, mas a India esta me deixando irritada. No inicio vc ate tem paciencia com as mil perguntas, do tipo, de onde vc eh, qual seu nome, so quero te mostrar algo, nao precisa comprar, so quero ser seu amigo e praticar meu ingles, etc. Mas ao final todos querem seu dinheiro. E eh impossivel ficar soh ou por um instante querer meditar ou contemplar a natureza, sempre aparece um.

Eh um pais de extremos, sao muito religiosos, prezam a limpeza do corpo e mente diario e fazem oracoes diariamente, mas em oposicao, nao se importam com a sujeira que jogam nas rua, pelas janelas do carro, onibus ou trens.

 

Existem monumentos lindos aqui, como os diversos fortes e palacios do Rajastao, ou os palacios moghuls de Delhi e Agra. Taj Mahal me decepcionou um pouco, meio sem carater.

 

Como dizia, eles sao religiosos, tem a vaca e o elefante como animais sagrados, mas por outro lado eles ao mesmo tempo maltratam e deixam estes animais pela rua. A coitada da vaca fica o dia inteiro na rua comendo plastico, papel, ou qualquer coisa que encontra pela frente. Magerrimas e doentes. Existe um exercito de vacas que poderiam salvar milhoes de pessoas que morrem de fome aqui. Pode parecer radical, mas de minha opniao de que adianta considerar um animal sagrado se na realidade sao tratadas como nada?

Os elefantes sao tambem a mesma historia. Sao animais sagrados usados em festivais e para carregar turistas. Muitos pertencem a donos particulares que judiam, maltratam o animal. Estes elefantes que carregam tuistas sofrem de artrite porque andam muito o dia inteiro e tem imensas feridas nas patas.

Bem, o que eu quero dizer eh, nao estou dizendo pra nao vir a India, muito pelo contrario, vc devem. Eh um pais muito bonito, com templos , palacios maravilhosos, mas que sejam turistas conscientes. Nao andem em elefantes, pois ao fazer isto os donos de elefantes vao se tocar e melhorar as condicoes de cuidado do animal. Se vc virem as ultimas semanas de noticia na India, muitos elefantes tem se revoltado. Na ultima semana um deles matou seu dono devido aos mal tratos.

 

Mas mudando um pouco, ( isto foi um desabafo das atrocidades que vi aqui),

Rajastao eh um lugar lindo, com arquitetura unica, diferente da de Delhi e Agra, famosa pelo Taj Mahal. Estas 2 cidades tem arquitetura com influencia arabe, pois foram conquistadas e governadas por imperadores mulcumanos durante seculos. Ja o Rajastao foi governada pelos Maharajas ou Rajas como conhecemos com raizes mais indiana. Interessante notar que os imperadores mulcumanos nao conseguiram dominar os maharajas e para nao perder a forca aliada, casaram-se com princesas dos Rajastao.

Cada regiao da India tem uma cultura diferente, dialetos tambem diferentes de modos de se vestir peculiar de cada regiao.

O que posso dizer da India ate agora? Dificil, complexo. Adorei os monumentos, mas odiei a falta de cuidado com o patrimonio publico e com os animais. Dificl dizer agora, talvez so terei a resposta quando nao estiver mais na India e ai vou poder pensar melhor.

 

==================

Cheguei hoje em Bangkok. Depois de quase 2 meses pela India, Bangkok parece um lugar tranquilo. Apesar de que dizem que aqui eh um dos lugares mais estressantes e barulhentos da Asia. Estou em uma parte da cidade que eh o bairro onde a maioria dos estrangeiros fica.

Muitas barracas vendendo roupas, comida e frutas nas ruas. O cheiro eh muito bom. Aqui tambem tem os chineses vendendo yakisoba nas ruas como em sampa.

Pra mim chega a ser um choque ver tanta gente pelada aqui, rsrs ( de shorts, regatas, mini saias) afinal na India tudo era encoberto. Tenho que me reeducar a usar as roupas normais. :-)

 

Bem depois de descansar 1 semana em Bangalore sem fazer nada, alem de compras e gastar, a mente relaxou um pouco. Em resumo a India eh uma boa experiencia, recomendo a todos. Se me perguntarem se um dia voltaria pra India, minha resposta eh SIM. A India eh uma lugar complexo, estranho. De inicio tem o impacto de nao gostar, mas depois parece que te impregna e vc tem vontade de ver mais. A India eh como aquela pessoa barulhenta que vc nao aguenta quando esta por perto, mas quando nao esta, vc sente falta. Eh assim que defino este pais.

================

Estou agora em Kho Phi Phi, aquela ilha do filme A praia com o Leonardo di Caprio. O lugar eh lindo, agua verde e cristalina e o lugar eh de tirar o folego. Mesmo depois do tsunami o lugar nao perdeu a beleza. Nem parece que tudo foi destruido. A vila principal continua ativa e com muita gente.

Apesar das chuvas por aqui, tive sorte ao chegar a ilha. Parou de chover e agora tem feito sol. Vou ficar por aqui uns 3 dias e depois volto pra BKK e viajo para Myammar

==================

Estou de volta a Tailandia agora, depois de passar uns 8 dias em Myanmar.

Nao foi possivel escrever de la, pois o governo local bloquea acessos a e-mails internacionais. Consegui mandar alguns e-mails atraves de sites que passam atraves do bloqueio :-)

 

Bem, para vcs entenderem. Myanmar ou antiga Birmania, eh um pais que se situa ao lado da Tailandia e India. Eh governado por uma ditadura militar, que controla todos os meios de comunicacao, inclusive a internet. O povo eh muito pobre, diria mesmo nivel que a India, mas penso que seja pior, pois pelo menos na India, vc consegue encontrar acesso a Internet, carros novos, bons lugares. Ja em Myanmar, todos os carros sao antigos, decada de 80. Os mais novos pertencem a grandes agencias de turismo, que sao do governo.

Porem foi neste pais que encontrei um povo extremamente gentil, prestativo e solicito. Eh um pais seguro pra se viajar, nao ha roubos ou perigo de ser assaltado. E muito barato.

Porem por outro lado, o governo eh corrupto, o povo tem medo de falar de politica e a unica pessoa que lutou contra isto esta em prisao domiciliar por mais de 10 anos. Aung Song ( nao sei se escrevi certo) ganhou o premio nobel da paz, mas infleizmente isto nao tem ajudado muito a devolver a democracia a Myanmar.

O pais tem lugares interessantes para se visitar. O templo principal da Capital, tem um estupa ou wat, coberta de ouro e sua cupula esta adornada com quase 80.000 diamantes e outras pedras preciosas ( nao estou exagerando)!!

Bagan outra cidade, possui um centro arqueologico de 42km quadrados com centenas de templos budistas datadas desde o sec 10.

Eh um pais ainda com muito verde ( e mosquitos).

 

Se um dia vc decidirem visitar Myanmar, seja um turista responsavel. Evite pegar tours ou pacotes, pois todos eles sao atrelados a agencia do governo militar. Viajem de forma independente, ficando em pequenas pousadas e nao em grandes hoteis que tambem sao do governo. Compre coisas de pequenos artesoes e restaurantes. Desta maniera vc estara ajudando a populacao local e nao o governo a ganhar dinheiro. E se possivel use transporte privado.

E tomem cuidado com a agua e comida, pois o nivel de higiene eh muito parecido com a India. Alias este foi meu deslize, pois tive intoxicacao alimentar la.

 

Neste momento estou de volta a Tailandia, pra ilhas do sul, em Koh Pangan. Tem feito sol, mas hj esta chovendo, porem ja consegui pegar um corzinha :-)

 

Ping Pong Show

 

Vcs devem estar estranhando o titulo, mas este se refere aos fomosos shows de conotacao sexual em Bangkok. Para explicar melhor, as apresentacoes sao feitas por mulheres demonstrando a forca muscular de suas vaginas. isto mesmo! Jogam dardos, fumam cigarros, abrem garrafas de refrigerante, etc.

Ontem tive a chance de ir a um desses shows. Basicamente eh turistico, somente turistas vao. O bairro de Patpong, era famoso por suas prostitutas, mas agora somente os shows para turistas continuam e o sexo real se mudou para outros bairros.

 

Mas devo dizer que a forca de algumas mulheres impressiona. Entao imaginem vcs na hora do s.... :-)

 

Hj estou indo para o norte, para a regiao das montanhas. Sukhothai e Chiang Mai. Depois de passar quase 2 semanas nas ilhas do Sul, que por sinal sao lindissimas. Recomendo a vcs Koh Phangan, mais charmosa, mais bonita e mais barata que Kho Phi Phi.

Para os mergulhadores, Koh Tao eh o paraiso. Dizem que eh uma das mecas, depois da grande barreira de corais na Australia.

====================

 

Hoje estou deixando a Tailandia , partindo para o Laos.

Chiang Mai, que fica no norte da Tailandia eh uma regiao montanhosa e eh o lugar onde vivem muitas das tribos das montanhas. Algumas bem exoticas. Vcs ja devem ter ouvido falar das mulheres girafas, suponho, ou pescoco longo. Elas usam grandes aneis de cobre no pescoco, geralmente uns 17 aneis ou mais. Isto estica o pescoco, ou melhor, faz os ombros cairem dando a impressao de um pescoco mais longo. No passado elas usavam isto para se proteger de ataques de tigres, mas depois isto se tornou simbolo de beleza e atrativo para os homens da tribo. Hoje elas usam para manter a tradicao, mas muitas ja preferem nao colocar, pois o peso dos aneis, cerca de 5-8 kgs, fazem com que muitas tenham problemas de coluna.

 

Chiang Mai , tambem eh lugar de uma reserva de elefantes. Este projeto foi organizado por uma mulher que resolveu ajudar os elefantes domesticos doentes, idosos ou orfaos. Assim como na India e em todo o SE asiatico o elefante eh utilizado para meios domesticos, trekkings, etc. Mas a forma de adestramento eh cruel, sangrento e torturante para o animal.

O que este projeto esta tentando fazer eh mostrar que se pode tirar proveito destes animais sem sacrificio. Eles sao mantidos livres, sem as correntes e os mais jovems estao sendo adestrados a maneira como se adestra atualmente os caes.Por meio de voz de comando e premios.

 

E para o turista eh uma experiencia inesquecivel. Vc aprende o comportamneto, observa os elefantes ( a uma certa distancia, pois apesar de tudos ainda sao animais tirados da natureza), alimenta eles e pode dar banho no rio! Este tipo de experiencai vc nao tem quando faz um safari nas costas de um elefante, pois se limita somente a subir nele e descer, nada mais. Alem do que os intensos safaris de elefantes faz com que o animal nao se alimente e descanse bem. Vi cada caso que eh triste. Elefante cego, por conta de mal tratos, uma femea com os quadris quebrados, outro sem um dos lados da presa, etc.

Se um dia vcs quiserem ver um elefante de perto, venha pra esta reserva: Elephant Nature Park. Muitas agencias aqui, nao gostam de vender pacotes para este lugar, dizem que nao existe ou que fechou. Pois a idealizadora do projeto, muitas vezes entrou em conflito com os grandes resorts que fazem trekking com elefantes. Mas vendo pessoas como ela e os voluntarios trabalhando, sinto que sempre havera uma luz no fim do tunel.

 

===================

Estou agora no Cambodia, mais precisamente em Siem Reap, cidade onde ficam as famosas ruinas de Angkor Wat.

 

Um rapido resumo do Laos. Laos eh um pais pequeno, mas eh um dos lugares mais tranquilos por onde passei. Luang Prabang por onde passei, eh patrimonio historico da humanidade, por sua arquitetura francesa misturada com os templos budistas. Eh um pais pobre, comunista, mas que abriu as portas para a economia e me parece que esta se desenvolvendo bem. Nao vi a mesma pobreza que em Myanmar.

Laos, Cambodia e Vietnam, foram paises dominados pela Franca do sec 19 ate o 20. As pessoas antigas ainda falam frances e vc pode encontrar baguete e croissant como comida tipica!

 

Cambodia tambem esta tentando se desenvolver, eh um pais agora monarquista, com um rei e um primeiro ministro e muita corrupcao. Sofreu muito com a revolucao comunista do khmer Vermelho. Mais de 2 milhoes de pessoas foram mortas, dentro de uma populacao de 7 milhoes. Eh muito. Infelizmente a guerrilha do Khmer vermelho ainda se faz sentir devido a muitas minas terrestres espalhadas pelo pais e que ninguem sabe onde estao. Muita gente morre ou fica deficiente por conta das explosoes. A quantidade de orfaos, pela guerra , que so terminou ao redor de 1998, com a morte do lider Pol Pot, eh enorme.

 

Mas por outro lado, ao ver Angkor Wat e outro templos/palacio erigidos pelo antigo imperio do sec 9 ate o 15 eh de deixar as pessoas maravilhadas. Sao comparaveis aos castelos medievais e aos templos maias e astecas.

 

Esta semana estou indo para a Capital Phnom Phen e minhas proximas noticias devem vir quando eu ja estiver no Vietnam.

==================

Estou agora no Vietnam, em Hue. Passei por Saigon e Hoi An. Uma peculariedade do Vietnam eh a quantidade de motos! Se vs pensavam que SP tinha moto, estao enganados. Eu pensava que a India ganhava, mas depois de Saigon, vi que estava enganada. Imaginem quase 10 milhoes de pessoas usando motos para ir e vir. Quase levei um susto quando vi o trafico de motos parado no sinal. Alias sinal de trafico eh o que nao existe aqui. Muito pouco, pra atravessar a rua tem que ir na raca. Existem 3 regras basicas:

1- Coloque o pe na rua e comece a andar devagar, para dar tempo do motorista te ver e desviar

2- Feche os olhos

3- reze pra Budha.

 

Ate agora tem funcionado :-)

 

Amanha vou pra Hanoi, a capital. Dizem que eh pior e me parece que a quantidade dos batedores de carteira tambem.

 

=====================

Estou agora em minha ultima parada no Vietnam que eh Hanoi. Dentro de alguns dias parto para Macau, finalmente entrando na China.

 

Hanoi eh uma cidade grande, mas nao tao grande comparada com SP. Estou em um pequeno Hotel na parte antiga de Hanoi. Alias a cidade velha se parece com a 25 de marco, mas muito maior, com ruelas que vc se perde nelas. Lojas de tudo que vc pode imaginar. Mas ao contrario da 25 de marco eh seguro andar por aqui e existem dezenas de pequenas barracas ou mesinhas de comida ( quando digo mesinhas sao do tamanho de mesa e cadeira de escola primaria) Vc basicamente se agacha pra sentar. Eh muito barato. Vc pode comer por menos de 1 USD. E a comida eh saborosa.

 

Vietnam eh um pais com um cenario muito bonito. O moderno anda junto com o tradicional e muitas mulheres ainda usam o chapeu em formato de cone. E usam a moto pra tudo: Carregar botijao de gas, grandes vasos de porcelana, porcos abatidos, mudanca, etc.

 

=====================

Cheguei finalmente a China! Nao sem antes passar pela famosa burocracia chinesa. Atravessei a fronteira de Hong Kong com a China, na cidade de Shenzhen. De Hong Kong foi tudo muito facil, um trem e 40 min ja estava na fronteira. Eu e milhares de outros cidadoes de HK, Macau e da propria china. Pois Shenzhen e a zona franca da China e uma das cidades mais ricas. Eles vao pra fazer compras.

Ja a imigracao foi um parto. Pegaram meu passaporte, olharam de tras pra frente, cima abaixo, testaram, viram o visto, etc. Mas ao final tudo deu certo e entrei pra China. Mas aih foi outro parto pra comprar o ticket de trem ou achar o bus pra Guilin, que eh a cidade que quero ir. A maioria dos chineses nao fala ingles e aqui pela primeira vez, tive que usar meu dicionario de chines-ingles. Em toda a Asia e India, nao tive problemas, pois as pessoas falavam o basico de ingles ou tentavam te entender. O chines , infelizmente nao se esforca para te entender.

 

Enfim, tive que passar a noite em Shenzhen, pois o trem para ontem estava lotado e so tinha passagem pra hoje. A cidade eh muito moderna, e me impressionou. Luzes, neon e muitos shoppings centers com marcas mundiais, alem de toda a cadeia de fast food: Mac, KFC, Pizza hut, etc. Mas meio entendiante. Soh vale a pena se vc quer fazer compras.

A china, infelizmente nao eh tao barata. Os precos que encontrei aqui sao basicamente o dobro do resto do SE asiatico e roupas, preco de Europa! O trem tambem eh carissimo, quase preco de aviao. Tive que desembolsar 60USD por uma viagem de 13hs. Da proxima vez vou de aviao.

===========================

 

Hello a todos do topo do Mundo!

 

Estou agora em Lhasa, a capital do Tibet. Altitude de 3.700 m. Pensei que seria pior acostumar, mas ate que nao esta sendo dificil. Contanto que nao me facam subir escadas :-)

O que dizer do Tibet? Nao a conheci antes da invasao chinesa, entao nao tenho como comparar, mas a parte nova da cidade eh praticamente chinesa. Com lojas, shoppings, etc.

Cosntruiram um grande parque em frente ao Potala palace. Uma coisa meio fora de sintonia com o palacio e com os antigos predios tibetanos.

Potala palace realmente impressiona, no alto de um morro. Mais impressionante eh ter que subir toda a escadaria pra entrar no palacio a uma altitude de 3.700! Ao final parece que nao tem mais pulmao.

 

Infelizmente isto esta bem turistico, com grandes grupos turisticos de chineses. Mas ao mesmo tempo os tibetanos aindam conservam sua cultura. O mais interessante eh de manha cedo acompanhar o circuito de peregrinacao. Cada grupo etnico com sua roupa tipica, cabelos amarrados com grandes enfeites de turquesa e pedra coral. Alguns com cintos de prata e turquesa... sao muitos detalhes. Todos fervorosos em suas oracoes.

 

Estou hospedada na parte tibetana antiga da cidade, eh onde se pode sentir melhor o Tibet. Mas aviso a quem quiser vir, os banheiros sao ao estilo oriental ( tem que agachar), a nao ser que vc queira pagar uma fortuna para um hotel novo. A pousada que estou eh nova, construida ao estilo tibetano, mas comparada com os outros hoteis que vi, este eh muito limpo e iluminado, alem de ter um otimo jardim interno para os viajantes se encontrarem e baterem papo.

 

Amanha vou pegar o famoso trem das alturas do Tibet a Lanzhou, na China. Quase 30 horas! Dizem que a paisagem eh bonita.

=================

 

Estou agora em Xi`an, depois de passar pelos oasis de Dunhuang e Jiayuguan.

Xi`an eh famosa pelos guerreiros de terracota, que muitos devem ter visto em exposicao no Brasil. Fui ao lugar onde foram descoberto e eh impressionante o tamanho e grandiosidade. O primeiro imperador da China, mandou construir um palacio para si, depois da morte e um batalhao de guerreiros em terracota para protege-lo. Os detalhes sao incriveis, alem das armas serem reais. Dizem que as armas estavam como novas quando foram desenterradas e as espadas ainda podem cortar objetos. Tudo isto foi feito a mais de 2.200 anos atras!

Quem quiser conhecer um pouco da historia, recomendo o poetico filme " Heroi" do diretor chines Zhang Yimou, que conta a saga de um assassino para matar exatamente o primeiro imperador ( antes de se tornar imperador).

 

A China tem muitos lugares interessantes de se ver, mas eh preciso paciencia. Principalmente quando o taxista nao te entende e te expulsa do carro rsrs.

Mas nada que um bom dicionario de chines nao ajude.

 

Depois daqui vou a Luoyang, conhecer o famoso templo Shaolin

 

=================

 

Cheguei hoje depois de 30 horas de trem na famosa via transmongoliana, a Ulan Bator, capital da Mongolia.

Ela tem ares meio sovietica, predios sem muito charme e grandes pracas.

Ainda nao tive tempo de andar ao redor, mas a locomocao para o viajante aqui eh mais dificil. Tem que se alugar um jeep e para os custos nao ficarem muito caros geralmente acaba-se fazendo parcerias com outros viajantes.

Pretendo ficar por aqui uns 9 dias e depois retorno para Beijing. Depois de Beijing minha etapa ja esta decidida. Vou para o EGITO!

Muitos devem se perguntar e a Russia? Meu primeiro passaporte esta cancelado, justamente o do visto. E quando isto acontece o visto perde a validade tambem ( no caso da Russia e da Mongolia). Descobri isto, quando estava na fronteira da China com a Mongolia, a 1 hora da manha, quando a imigracao me disse que meu visto nao valia. Por sorte pude emitir outro na hora, pagando a taxa de 3USD.

================

Depois de quase uma semana nas pradarias da Mongolia, estou de volta a civilizacao.

A Mongolia eh um dos unicos paises que visitei que posso dizer que ainda eh realmente selvagem para o turismo. A estrutura para turismo quase inexiste, agua corrente idem. Para se dormir ou se acampa ou dorme-se em gers, as tendas tipicas mongois, que muitos camping armam. Banheiro, somente ao velho estilo interiorano, que eh o famoso buraco. Banho, de vez em quando, com agua gelada ou no lago. Alguns campings tentam aumentar o conforto oferecento chuveiro quente, aquecido por energia solar ou por lenha. Energia eletrica ainda eh escassa e a noite eh iluminada por velas e pelas estrelas.

A paisagem eh unica, quando se percorre as planicies com o jeep, tem se a impressao de ser um mar de grama. Kilometros sem ver viva alma e as vezes se topa com um rebanho de ovelhas e cabras ou yaks e ao longe alguns gers.

 

Estrada tambem eh uma palavra que nao existe aqui. Nao ha sinalizacao e a planicie eh recortada por varios caminhos que soh Deus sabe pra onde vai. Somente um motorista mongol deve se achar por aqui.

Mas em compensacao, o visual eh lindo e unico. Uma das melhores cavalgadas tive foi no lago Khovsgol, apesar de ter luxado um dos meus dedos, pois o cavalo era um pouco rebelde. O lugar tambem eh otimo pra quem gosta de hiking, trekkings e cavalgadas. Eh ao redor do lago que vivem clans que crian renas e seguem a religiao do shamanismo.

 

1 semana eh pouco para a Mongolia. Se alguem decidir vir, recomendo 2 semanas para ver as coisas com calma.

 

Bem daqui volto para a China e fico por la por mais 1 semana.

==================

 

Minha viagem na China ja esta no fim. Na terca feira viajo para o Cairo.

 

Depois do que vi por aqui, a China me surpreendeu em muitos aspectos. Beijing esta moderna, espacosa e eh um lugar que eu nao duvidaria em morar. Beijing e Bangkok, sao 2 cidades que me chamaram a atencao. Devo dizer, que pelo meu olhar de Paulista, estas 2 cidades ultrapassam SP em termos de modernidade e seguranca urbana. Em nenhum lugar da Asia me senti ameacada ou com medo de ser roubada. Tampouco vi ou ouvi casos violentos.

Mas o que faz Bangkok e Beijing diferente de SP?Apesar da poluicao e trafego de Beijing( SP eh o mesmo) eh a qualidade de vida.

 

Outra coisa na Chuna que me chamou a atencao, pelos lugares que passei,mesmo nos vilarejos mais pobres, vi energia solar.Acredito que o governos tenha distribuido os paineis,pois o mais pobres nao teriam condicoes de comprar.

 

Esperava encontrar pessoas ainda vestidas com as roupas da revolucao,mas nem vi sinal.Nem os mais velhos. Ha 10 anos atras, as chinesas eram conhecidas pela nao vaidade,pois o comunismo condenava isto. Hoje o que vi nas ruas foram chinesas que esqueceram desta velha regra e sao muito vaidosas.Usam maquiagem, roupas justas, minisaias e minimos shorts.

As chinesas, por genetica, nao sei, sao mais altas que a media asiatica e com suas pernas longas nos mini shorts, fazem ate os brasileiros babarem ( encontrei alguns por aqui).

 

Por outro lado, com a modernidade vem a poluicao e os problemas ambientais.Uma grande parte da populacao ainda eh pobre e temos os problemas de cunho politico e de direitos humanos.

Mas existe uma coisa, que eles ainda tambem precisam mudar:o habito de escarrar e cuspir e fumar. Os chineses fazem isto em qualquer lugar, onibus, trem,etc. Mas o governos esta tentando educar as pessoas, para as olimpiadas.

 

Devo dizer que, infelizmente para o Brasil, a China vai crescer muito mais e pelo que vi aqui,ja ultrapassou o Brasil em muitos aspectos. O Brasil literalmente ficou pra tras.

 

Bem, este eh meu sumario sobre a China. Vamos ver o que me aguarda no Egito.

====================

 

Estou escrevendo fora padrao usual de 1x por semana, mas eh por um bom motivo. Finalmente hoje cheguei ao Cairo, mas sem antes ter que passar por uma jornada.

Primeiro vooei de beijing a Dubai ( 8 hrs de voo), saindo de Beijing as 17hs e chegando a Dubai as 2 hs da manha horario da China, mas 22 hs horario de Dubai. Tive que esperar 6 horas para a minha conexao que saia as 4:30 da manha horario de Dubai, mas as 8:30 horario da China, alem do atraso de 1:30h. Cheguei no Cairo as 8hs horario local, mas as 9hs horario de Dubai e 13h horario da China. Entenderam? Nem eu, pois estou com jet leg.

Pois agora vem a parte que quero comentar. Passaporte brasileiro eh uma M@#*@.

Cheguei a emigracao egipcia com o visto comprado e o que deveria ser um processo de 15 minutos levou 2 horas. Pois bem, eles nao acreditaram que o passaporte era autentico e resolveram checar. Tiver que esperar 2 hras ate liberarem, depois de toda esta jornada.

Mas com razao, o passaporte brasileiro eh o unico que eh ainda feito com foto, plastificado e algumas vezes escrita a mao ( no meu caso). Enquanto a maioria de outros paises tem o passaporte com foto scaneada, documento digitalizado e codigo de barra.

E este tipo de check nao foi a primeira vez, na china tambem foi a mesma coisa, mas la eles foram mais rapidos, meia hora.

e o agente que deveria estar me esperando no aeroporto nao estava mais devido ao atraso do voo. Ou seja ele podia ter me ajudado a liberar mais rapido o documento. Mas ce la vie. Pelo menos estou no Egito e depois de amanha comeca meu tour pelo pais.

 

Alguns devem estar se perguntando por que justo agora peguei um tour, se eu poderia fazer por conta. 2 razoes, estou um pouco cansada de planejar entao ja ter algo pronto ajuda e o preco do pacote nao era caro, alem de incluir o famoso cruzeiro pelo Nilo. Segundo viajar independente pelo Nilo eh meio dificil , pois todo turista precisar se locomover por comboios, para protecao. Cada comboio tem uma tropa de seguranca do governo e sao horarios definidos. Ou seja viajar soh eh meio complicado.

 

Bem eh isto, depois conto de minhas impressoes daqui

========================

 

Estou agora em Luxor, o cruzeiro que estou parou na cidade e estamos com tempo livre para caminhar pela cidade.

Egito eh um lugar que vc sente o tempo. Literalmente os 2 tipos: o calor que faz aqui ( quase 50C) e tambem o tempo de antiguidade. As piramides tem mais de 5mil anos de idade e o templo mais novinho que fui soh tem 2 mil anos!! Incrivel ver que alguns destes templos parecem terem sidos construidos a alguns meses atras.

 

O Egito eh muito similar a India, povo, bagunca, poeira, etc. E todo a confusao por cima do turista, precos altos, barganhar, etc.

Eh uma experiencia unica que recomendo. E para aqueles preocupados com a historia de mulheres aqui, encontrei que eh historia. Vi muitas usando roupas ocidentais, blusinhas, etc e sem problema. E outra eles nao compram mais mulheres com camelos, eh tudo piada :-) Mas eh claro respeito a cultura local eh importante e vc nao vai exagerar na roupa andando de biquini ou roupas curtas, que assim como aqui, noBrasil tambem chama a atencao.

=====================

 

Vamos ao meu informe semanal. Hoje estou em Dahab ( onde?) Eh uma cidade costeira a beira do mar vermelho, na regiao conhecida como Sinai ( isto mesmo o mesmo da Biblia). Eh basicamente um lugar quase praiano, muito parecido com a Tailandia. Nem parece o Egito. Digo quase praiano, porque nao tem praia com areia, so pedras, mas eh uma das mecas para mergulho. O lugar tem aguas azul turquesa, eh relaxante e tranquilo. Mas nao devemos esquecer que ainda sao egipcios e aqui mais que em qualquer lugar, apesar da vestimenta ser liberada e muitos estrangeiros andam de maios, biquinis e sungas pra cima e pra baixo, existem os tradicionais ainda vestindo a burka e tunica. E os egipcios nao deixam pra menos, assobiam, brincam, mexem com a mulherada. E se bobear passam a mao. Alguns ate tentam conseguir beijinhos em troca de um desconto ( um tentou isto comigo). Mas o jeito eh levar na manha e ser firme quando a coisa ultrapassa os limites e fazer cara feia.

Hoje de noite estou indo para o Monte Sinai, mais conhecido como o lugar, de acordo com a Biblia, onde Moises recebeu os 10 mandamentos. Eh lugar sagrado pras 2 principais religioes monoteistas: cristaos e judeus.

Porque de noite? Porque leva 2 horas de carro ate la, mais 2 horas subindo o monte e entao passar frio no topo pra poder ver o nascer do sol. E na volta ver o mosteiro de Santa Katharine. Que deve ter quase uns 800 anos. E volto pra Dahab.

 

Daqui vou tentar cruzer a fronteira com a Jordania e ir pra Petra. Creio que meu proximo informe eu ja estarei na Jordania.

=======================

Estou agora em Madaba, na Jordania. Nestes ultimos dias ja passei por Aqaba, no litoral; em Wadi Rum, o deserto e dormi sob as estrelas. Em Petra e vi os fantasticos monumentos funerarios, templos da civilizacao Nabatena, escavados na rocha. Incrivel a precisao e estetica e pensar que fizeram isto ha 2 mil anos atras.Petra eh enorme, minimo de 2 dias para percorrer as ruinas.

 

Passei tambem por Dana, uma antiga vila do seculo 15 ; por Shobak e Karak, 2 castelos dos cruzados. Eh como reviver a historia da epoca medieval e relembrar cenas do filme as Cruzadas. Os cruzados construiram castelos fortes desde Aqaba, na Jordania, ate a Turquia, para proteger os peregrinos e as rotas comerciais.

Amanha vou a Jerusalem, em Israel. A terra santa que os cruzados queriam proteger e a terra prometida de Moises. Terra esta que pude avistar do Monte Nebo, onde dizem que Moises subiu e viu ao largo onde seria o lugar para seu povo.

 

Se tudo der certo, na proxima semana estarei na Turquia.

================

 

Estou agora em Istambul, na Turquia. Mas antes passei por Israel, em Jerusalem. Incrivel, ver a cidade que muitos consideram santa e que por seculos e atualmente ainda continua sendo disputada por muitos.

Para terem uma idea, Jerusalem foi destruida 17 vezes e reconstruida. Pra terem uma idea do que falo assistam o filme a cruzada.

Alias Jerusalem ainda tem ares medievais, ruelas estreitas de pedras, os grandes muros e os bazares. Ela eh dividida em 4 setores: mulcumano, judeu, armenio e cristao. Os mais ricos, os judeus, seguidos dos cristaos e armenios e por ultimos os mulcumanos. Percebe-se claramente a diferenca entre os bairros ao caminhar por eles, pois vc ve a sujeira, as casa mal cuidadas, etc, e os proprios arabes evitam de passar pelo lado judeu.

A cidade eh bonita e vc volta no tempo, se nao fosse por um grande porem. A grande quantidade de soldados e policiais israelitas armados ate os dentes e postos de seguranca por toda a cidade. Todos muito jovens, carregando fuzis e pistolas semi automaticas, como se carregassem uma mochila ou bolsa por ai.

 

A atracao eh o grande bazar arabe, lotado, movimentado, cheio de vida. Tambem um contraste com o bazar cristao e armenio, menos gente, e mais caro!

Alias Jerusalem e Turquia tem precos de Europa. Muito caro. Nao pensem que eh barato. Tudo, na maior parte esta em euros.

 

A partir de segunda vou para a parte oeste da turquia, que inclue a Capadocia.

Deve ficar rodando uns 10 dias por ai. Mas conto as novidades.

==============

 

Estou na Capadocia agora e o lugar eh lindo! Nao tenho palavras pra descrever aqui. O minimo que posso dizer eh que o lugar eh um vale com formacoes rochosas que se originaram de erupcoes vulcanicas a centenas de anos e a erosao formou montanhas e montes com formatos em cone. Mas o que mais impressiona eh o fato de os primeiros cristoes terem usado esta regiao como moradia a 1500 anos atras. Eles cavaram as montanhas, fazendo as de casa, estabulos, igrejas, etc. Muitos dos afrescos das igrejas ainda podem ser vistos. Mais fabuloso eh a cidade subterranea que cavaram a ate 60 metros de profundidade para servir de refugio contra a perseguicao dos romanos e mais tarde dos arabes mulcumanos.

 

Quando vc caminha nos vales, vc pode ver as casa antigas cavadas, igrejas, alguns com afrescos, etc. Vc se sente um Indiana Jones, entrando e saindo destes lugares.

Melhor ainda se hospede em um hotel tambem esculpido na rocha, com quartos como os antigos dormian.

 

Recomendo a Turquia pra todos, povo extremamente amigavel, estrutura para turismo muito boa, mas o unico porem sao os precos, a nivel de Europa.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Oi Taka,

 

Por cima acho que gastei ao redor de USD 14 mil sem as passagens de longa distancia, mas incluindo os transporte que fiz de curta, como avioes em trechos locais. Se vc for pro Sudoeste Asiatico recomendo a Air Asia, que tem preços muito baratos para os paises locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pretendo ir ao festival do cairo em junho 2009. Li seu relato sobre sua passagem pelo egito. Pois é, pretendo viagar sozinha, me diga, viajar soh é complicado? Como faço ao chegar no egito e providenciar tour? vc sujere algum nome agencia com preço bom por lá? você escreveu: "viajar independente pelo Nilo eh meio dificil , pois todo turista precisar se locomover por comboios, para protecao. Cada comboio tem uma tropa de seguranca do governo e sao horarios definidos."

Abraços -Adriana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Adriana,

 

Na verdade no Egito, para ir para as cidades como Luxor, voce não precisa de comboio. Somente para Abu Simbel, que é fronteira com o Sudão. Saem vários onibus de turismo em comboio no mesmo horario de Assuam. Em Assuam vc pode comprar pacotes turisticos.

Dá para viajar independente no Egito, só tem que tomar cuidado com a maneira de se vestir e com os homens locais que adoram passar a mão.

O cruzeiro do Nilo, 5 dias, eu fiz com um pacote q comprei com uma operadora Inglesa chamada Imaginative traveller. Eles tem site, eu comprei direto pelo site. O esquema é meio mochileiro, por isto é mais barato e o grupo é de pessoas de várias idades e nacionalidades. a vantagem é q tem um guia que toma conta de tudo. Me parece que a SBT aqui vende os pacotes da Imaginative no Brasil, o preço não muda, mas eles oferecem menos opção que no site da propria operadora.

O resto eu fiz por conta sem pacotes, pegando onibus e avião. Recomendo o avião para evitar problemas de assedio no onibus( experiencia propria).

Quanto ao festival, cuidado com multidões, pois os homens aproveitam esta hora.... Ouvi cada historia de outras viajantes.

Mas de resto foi tranquilo, e aproveitei muito. Espero q vc também aproveite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá Mipocione,

 

Na verdade eu não comprei passagem RTW, mas vc pode faze-lo se quiser acho que sai mais barato. No meu caso eu tinha milhas até a Europa e emiti ate Frankfurt. De Frankfurt peguei um voo da Alitalia para Delhi, pagando 600 dolares ida e volta. Mas só usei a ida ( mesmo assim saiu mais barato do q so comprando a ida) e voltei de Istambul para Frankfurt, pra voltar para o Brasil. Os trechos internos eu fui comprando a medida que precisava, mas se eu tivesse planejado melhor teria gasto bem menos nos aereos.

 

Bem, espero ter te ajudado.

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola viajante de marte,

 

Dependera de onde vc quer ir. Na maioria eu peguei o visto no pais anterior antes de entrar. Excecao foi a India q tirei no Brasil, pois era o primeiro pais e a Mongolia, q tambem tirei aqui.

Entre nos topicos de cada pais e ali nas dicas podera encontrar sobre os vistos.

 

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...