Aeee Pessoal!!!!
BrenoGMR, valeu cara, ótima idéia para post!!!!!!
Eu moro no Pantanal, e quando eu fazia biologia, várias vezes fiquei sem água no campo... e apesar de aqui ter MUITA água disponivel, raramente ela é limpa, transparente. Assim, geralmente levo uma "bombilha" daquelas de chimarrão e um pouco de Erva Mate (tereré). O pessoal que trabalha nas comitivas e os ribeirinhos usam-na como se fosse um filtro. Ela tira o particulado mais grosso, mas o fino vc bebe, não tem jeito. E se ferver tá de boa. Já vi gente bebendo água de salina cheia de coisa assim.
Eu não uso muito o cloro, pois ele reage com a matéria organica da água e pode formar Trihalometanos, que são cancerígenos. É claro que o cancer vai surgir se vc beber isso durante um bom tempo, mas... Eu prefiro usar o cloro quando não há possibilidade de ferver a água e/ou quando encontro nascentes ou cursos d'água mais transparentes. Aquela água de rio escura, com cor de chá, nem pensar em usar cloro.
O Clorin parece ser mais seguro q o hipoclorito, mas mesmo assim é bom ter cuidado.
Ferver a água em garra ou reservatório de plástico: Nada q um cantil ou garrafa de alumínio não resolvam. Não são pesados e só um pouco mais caros.
Obtenção de água: o que é sempre bom fazer é ver se não há animais mortos no entorno ou acima de onde vc irá pegar água, e ao coletar em um rio ou córrego, ponha a boca da garrafa contra a correnteza, de forma q a água não passe pela sua mão antes de entrar na garrafa. Na trilha, geralmente a higiene das mãos deixa a desejar, e todo cuidado é pouco pra não contaminar ainda mais a água.
Desculpem o texto grande
Valeu!!!!!