Ir para conteúdo

Ajuda em roteiro do leste europeu.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros,

Estou planejando uma viagem ao leste europeu em setembro deste ano e estou com algumas dúvidas e desde já agradeço se alguém puder me ajudar:

 

- A ideia é fazer este roteiro em anexo, chegando por Praga e voltando por Cracóvia, sendo Praga / Viena / Brastislava / Budapeste e Cracóvia. Vi que as passagens chegando e saindo no leste europeu (Praga e Cracóvia respectivamente) são mais caras que chegando e saindo por cidades como Munique e Berlim, por exemplo. Vale mais a pena chegar e sair pelo leste europeu direto ou entrar e sair por essas cidades alemãs e depois ir para as cidades do roteiro? Não tenho intenção de visitar Berlim e Munique, pois já estive lá recentemente e não faço questão de retornar agora.

 

- Estou pensando em 18 dias para esta viagem (contando chegada, deslocamentos e retorno). Este tempo vocês consideram suficiente? A ideia inicial para a Bratislava é de fazer apenas uma day trip a partir de Viena, visto que pesquisei um pouco sobre o assunto e vi que um dia pode ser suficiente pra conhecer a capital da Eslováquia.

 

- Qual seria a melhor opção para se locomover neste trajeto? Pelo que vi a maior distância (398 KM) é entre o trecho Budapeste / Cracóvia, então imagino que trem seja a melhor opção, mas gostaria de saber o que pensam.

 

Desde já obrigado pela ajuda!

Roteiro.jpg.41db74f5c6d300a4bcaad475f2a1bffc.jpg

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho que 18 dias é um ótimo tempo para este roteiro, vai dar pra ver tudo sem pressa.

 

Quanto aos deslocamentos, Praga - Viena, Viena - Bratislava e Bratislava - Budapeste eu recomendo ônibus, é muito barato e tranquilo. Já de Budapeste para Cracóvia acho que trem é a melhor opção mesmo, eu fiz o trajeto inverso e usei o noturno.

 

Quanto a Bratislava, não gosto da ideia de day-trip, ela fica entre Viena e Budapeste, então por que não seguir viagem depois? Fora que você consegue dormir lá uma noite e fica menor corrido.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, estou pesquisando passagens para o leste europeu, com chegada em praga e saida em viena, verifiquei a chegada por munique e não muda muita coisa nos valores. e depois já que munique não é o foco você pode acabar gastando mais tendo que comprar um passe de trem para sair de lá, além do dia de chegada ser totalmente perdido. Experimente montar seu itinerário assim: Praga, Cracóvia, Viena, Bratislava e Budapeste. chegando por praga e saindo por budapeste. Vc acha trem para todos esses trechos pesquisando nas companias de cada país, e tbm onibus que são mais baratos. veja este site www.goeuro.com

Link para o comentário
  • Membros

Alem do que o pessoal falou, veja qual que é a diferença de preços chegando e voltando pela Alemanha em relação a voltar pelo leste.

 

Estou programando uma nova viagem para a Polônia agora para Maio, as passagens "direto" para a Polônia nas datas que eu podia viajar estavam custando R$ 3.800. Mas as passagens para Madri nas mesmas datas estavam custando R$ 1.600 já com todas as datas.

 

Uma diferença de R$ 2.200, então apesar de eu não ter interesse em visitar Madri nesta viagem, a diferença de preços era tão grande, que mesmo eu pagando 100 Euros na Ryanair para ir e voltar a Polônia saindo de Madri, ainda ficava R$ 1.850 mais barato.

 

Esta diferença de preços, me permitiu aumentar a viagem em 3 dias, que eu usarei para ir e voltar a Madri, e mesmo pagando hospedagem e alimentação por mais 3 dias, ainda vai sobrar algum dinheiro do que se fosse direto para a Polônia.

 

Claro que este é um caso específico, se a diferença de preços não for tao grande, pode ser que o custo de ir da Alemanha para a Polônia, pagando hospedagem e alimentação neste dia extra de deslocamento seja mais caro do que o valor que você conseguiu economizar indo para a Alemanha.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado a todos.

Realmente João, não tem sentido ir em uma day trip para Bratislava a partir de Viena sendo que vou ter que passar por lá depois para ir a Budapeste.

 

Estava pensando neste roteiro aqui, que que vocês acham?

07/09/17 - Brasil / Praga

12/09/17 - Praga / Viena

16/09/17 - Viena / Bratislava

17/09/17 - Bratislava / Budapeste

21/09/17 - Budapeste / Cracóvia

25/09/17 - Cracóvia / Brasil

 

Quanto aos deslocamentos internos, é melhor comprar antecipadamente pela internet ou no local mesmo?

Vocês sabem em quais sites posso comprar as passagens de ônibus e trem?

Eu estava pensando que caso comprar na hora fosse bem mais barato, eu poderia comprar a passagem para o próximo destino assim que chegasse na cidade de onde vou partir, com três dias de antecedência.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Obrigado a todos.

Realmente João, não tem sentido ir em uma day trip para Bratislava a partir de Viena sendo que vou ter que passar por lá depois para ir a Budapeste.

 

Estava pensando neste roteiro aqui, que que vocês acham?

07/09/17 - Brasil / Praga

12/09/17 - Praga / Viena

16/09/17 - Viena / Bratislava

17/09/17 - Bratislava / Budapeste

21/09/17 - Budapeste / Cracóvia

25/09/17 - Cracóvia / Brasil

 

Quanto aos deslocamentos internos, é melhor comprar antecipadamente pela internet ou no local mesmo?

Vocês sabem em quais sites posso comprar as passagens de ônibus e trem?

Eu estava pensando que caso comprar na hora fosse bem mais barato, eu poderia comprar a passagem para o próximo destino assim que chegasse na cidade de onde vou partir, com três dias de antecedência.

 

Acho que o roteiro está bom assim! Bem dividido e boa logística.

 

Pode comprar os trechos de ônibus no site da Eurolines, é bem fácil. Já o trem eu recomendo comprar na hora porque em todas as ocasiões eu paguei mais barato na estação do que na internet.

 

Minha dica é chegar em uma cidade e já comprar o trem para a próxima, assim há alguma antecedência e pouca chance de estar esgotado. Ex: chega em Budapeste dia 17, vai direto pra estação e já compra o trem para o dia 21 para Cracóvia. Normalmente as estações são bem centrais, então ficam perto da maioria dos hostels.

Link para o comentário
  • Membros

A Polônia e Hungria sempre foram casos meio a parte, onde comprar na hora era mais barato do que antecipado pela Internet, isto acontecia por que a empresa polonesa de trens não tinha um e-comerce própria para venda de passagens, mas agora que eles começaram a vender diretamente pela internet, em muitos trechos eles já estão adotando a mesma política de preços do restante da Europa, onde quando mais perto da data da viagem, mais caras as passagens.

 

Visitar Bratislava como bate-volta não é todo ruim, visita-lá como bate-volta tem uma grande vantagem em relação a visitar ela como pit-stop, que é a possibilidade de você poder escolher o melhor dia para visitar Bratislava.

 

Se você visitar ela como pit-stop, você só tem uma única chance, se o clima do dia estiver bom, você se deu bem, mas se pegar um dia de clima ruim, com chuva ou frio, você se ferrou, por que não vai conseguir ver praticamente nada de Bratislava.

 

Ao visitar ela como Bate-volta, você pode escolher o melhor dia lá na hora, pode escolher um dia de clima bom, não corre o risco de ter que visitar Bratislava a baixo de chuva.

 

É uma questão de gosto e preferência pessoal escolher entre bate-volta, pessoalmente eu costumo misturar, alguns eu visito como bate-volta e outros eu faço como pit-stop...

Link para o comentário
  • Membros

Os trechos Praga / Viena, Viena / Bratislava, Bratislava / Budapeste, eu verifiquei pelo site da Eurolines e parece ser uma viagem bem tranquila.

Quanto ao trecho Budapeste / Cracóvia eu vi as opções de trem e ônibus:

 

- Trem - Verifiquei na Polrail:

É esta companhia mesmo a normalmente utilizada?

O trem custa 137 euros, sai às 20h05min de Budapeste e chega a Cracóvia às 07h08min (duração de 11h03min) e é direto, enquanto que os horários diurnos precisam de baldeação.

Aqui eu tive uma dúvida: Existem as opções de "Couchette" com 1 / 2 / 3 / 4 e 6 lugares e ainda existe a opção segunda classe. O que é essa segunda classe ? É apenas um assento normal ? Imagino que seja isso porque essa opção é bem mais barata que as cabines.

 

- Ônibus:

A Eurolines (pelo menos no site) não faz este trajeto. Não há a opção Budapeste / Cracóvia, sendo assim pesquisei e encontrei outra companhia, a Orange Ways. Essa possui horários regulares às segundas, quartas, sextas e domingos, saindo de Budapeste às 07h00min e chegando a Cracóvia às 13h15min (duração de 06h15min), custando 10 euros.

Eu li alguma coisa sobre essa companhia na internet e há algumas reclamações, principalmente no tripadvisor, por isso fiquei um pouco inseguro.

Alguém sabe alguma coisa sobre essa companhia ? Já viajaram com ela ?

Diante dessa situação o ônibus parece bem mais atrativo, mas ainda não sei se estou seguro com essa companhia. O que vocês acham ?

Link para o comentário
  • Membros

Já viajei 16h de trem em assento normal. É cruel, mas torcendo para ninguém sentar do seu lado, você só pega os dois bancos e boa noite.

 

15y0t2.jpg

(trem de Porto para Lisboa)

Não conheço a Orange Ways. As companhias mais populares são a Eurolines e Flixbus. A flixbus faz o trajeto:

https://shop.flixbus.com/search?adults=&children=&bikes=&departureStation=&arrivalStation=&departureCity=1795&arrivalCity=1915&rideDate=01.04.2017&backRideDate=31.03.2017&currency=EUR

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...