scyberxRealmente desconheço alguma área de mata que não seja particular...não conheço toooooda a área...mas por todo caminho que passei, o único público era a estrada...tanto no asfalto quanto em estrada de terra. Praticamente, pra não dizer todas as fazendas, são turísticas (hotel fazenda, eco resort, day-use em cachoeiras, que geralmente tem quiosques com churrasqueira, campo de atividades com arvorismo e tirolesas, etc...), dificilmente vai ter contato com o dono da propriedade, e sim com funcionários.
Outra coisa, restaurante, se não for na cidade, vai ter somente em algumas fazendas, geralmente as que são hotéis. E os preços são bem salgados...algo em torno de 50 reais para cima por pessoa.
Pra sair de Patrimônio e ir até o centro da cidade almoçar acho que é inviável...é longe. Como o Lico disse, lá os caras exploram mesmo.
Cara...agora que to lendo toda a mensagem to até me sentindo mau...parece que quero jogar água na sua trip...quantos impecílios.

Mas ao mesmo tempo não gostaria que me omitissem informações que podem custar um perrengue, então não vou fazer isso.
Eu, se fosse você, daria uma bela pesquisada na região no Google maps/earth, pra ter uma noção das distâncias a percorrer de bike (não sei o preparo físico do pessoal), ligaria em uma ou duas agência de turismo de aventura, pra ter uma noção de preços (eles tem tabela de preço de todas as fazendas, tanto pra day use quanto pra camping), e ligaria em algum camping para ter informação sobre os atrativos que estão em volta e na propriedade.
O sítio 7 quedas não é camping, mas vi uma marca de fogueira perto da cachoeira dos Quatis nessa última vez que fui, não custa dar uma ligada e perguntar se não liberam pra acampar (
http://www.brotas.com.br/sitiosetequedas/), mas será selvagem, pelo menos perto da cachoeira. Mas já aviso que em dezembro esses lugares costumam ter bastante movimento, principalmente sex-sab-dom.
O sítio 3 Quedas tem camping e já me falaram bem do lugar, mas nunca fui. (
http://www.cachoeira3quedasbrotas.com.br)
Ah! Outra coisa, em alta temporada, como de costume os preços costumam subir. Na semana entre natal e ano novo o pessoal costuma fechar pacote pra semana toda.
Mas apesar dos contratempos, é um lugar bacana. Só não posso dizer que é um destino muito econômico.
Se tiver outras dúvidas manda aí. Se não souber responder pergunto pros amigos aqui que também frequentam aquelas bandas.
Abraço!!