Bivaque

Bivaques, Redes, Lonas, Toldos & Tendas

Re: Bivaque

Nova mensagempor xiru » 31 Mar 2011, 21:00

pra quem tá interessado em comprar Nylon (de paraquedas, ripstop, 40D, 240, etc)
LOJA: http://www.viatex.com.br/nylon.html
Fábrica: http://www.textilomborgo.com.br/projeto/produtos.php
xiru

Data de registro: 01 Fev 2011, 19:33
Reputation point: 211

Nova mensagempor Guimarães » 09 Set 2011, 11:26

Ola pessoal,

Comprei recentemente uma TARP OCA e uma rede JOY da kAMPA.
Gostaria de saber que tipo e o tamanho da corda que posso usar para as duas.
Será que posso usar na rede uma corda do tipo Paracord 550?

Obrigado.
Guimarães

Data de registro: 15 Ago 2011, 20:07
Reputation point: 100

Nova mensagempor Baêta » 12 Set 2011, 10:27

Guimarães, pode usar sem problemas paracord 550, só tome cuidado ao amarrar em árvores, pra não ficar raspando.
Baêta

Data de registro: 06 Abr 2009, 13:42
Próximo Destino: Região Sul
Reputation point: 0

Nova mensagempor JrMayer » 16 Out 2011, 16:30

Me interessei em construir um saco de bivaque!

Algo totalmente em nylon, com duas armações em fibra de vidro estancadas por cordinhas (tenho uma ideia de usar fitas, para facilitar a regulagem, pois nunca me acerto com a regulagem das cordinhas). A primeira junto aos pés, de baixa altura, coisa de uns 30 cm. A segunda mais alta, uns 50 cm, na altura do tronco/peito. Ao redor, um conjunto de fitas com ilhoses, para estancar com espeques (que seriam usados também nas cordinhas), algo como uns 4 a 6 estanques.

Na parte mais alta, usar mosquiteira pelo lado de fora e fechar com nylon por dentro. A ideia é que, em caso de condensação. possa-se abrir o saco sem ter permitir a entrada de insetos. Fazer ainda um pouco mais alongado na área da cabeça, para poder recolher a mochila e, talvez, reservar um espaço para os calçados.

Pessoas, este é meu primeiro post aqui no mochileiros! Me considero um reiniciante, depois de cerca de 10 anos sem ir para as trilhas. Minha ideia é voltar aos poucos, fazendo trilhas curtas no início, de forma que eu possa pegar a moto no sábado ou domingo pela manhã, ir até a trilha, fazer a caminhada e voltar ao final do dia. Levar apenas mochila de ataque (no máximo 25 lts.), com refeições leves, agasalho e nada de carregar barraca, mas apenas alguns equipos de emergência, para o caso de algum infortúnio (não, eu não descarto o risco de me perder numa trilha), e o saco de bivaque me pareceu uma excelente opção!

Quem puder postar mais dicas aí, sobre como construir ou adquirir um equipo destes, ficarei agradecido!

Forte abraço, pessoas!!!
Anos 90: Itupava, Marumbi e Porto de Cima, em diversas ocasiões
Anos 2000: Mabrumbi em apenas 2 ocasiões (primeira subida)
Anos 2010: O RETORNO!!! Pão de Loth e Itupava
JrMayer

Data de registro: 27 Set 2011, 22:26

Nova mensagempor JrMayer » 07 Nov 2011, 22:00

Pessoas, olhem o que eu encontrei:

http://www.decathlon.com.br/BR/capa-imp ... 173457327/

Agora estou pensando no que poderia fazer para uma leve modificação na altura da cabeça, para o uso de uma mosquiteira e uma proteção para o rosto em caso de chuva, mas acho que vou acabar comprando o equipo e faço um "tarp" de dimensões reduzidas, com mosquiteira solta ao redor. O que dizem?
JrMayer

Nova mensagempor rmcolpani » 07 Nov 2011, 22:29

Considere o problema da condensação. Eu tenho um saco de bivaque e já tive que abri-lo várias vezes durante a noite para "secar". Usaria somente em caso de chuva. Do contrário opto pela rede.

::cool::

JrMayer escreveu:Pessoas, olhem o que eu encontrei:

http://www.decathlon.com.br/BR/capa-imp ... 173457327/

Agora estou pensando no que poderia fazer para uma leve modificação na altura da cabeça, para o uso de uma mosquiteira e uma proteção para o rosto em caso de chuva, mas acho que vou acabar comprando o equipo e faço um "tarp" de dimensões reduzidas, com mosquiteira solta ao redor. O que dizem?
Aut inveniam viam, aut faciam¹.
Hannibal, general cartaginês

¹ “Ou encontrarei o caminho, ou eu mesmo o abrirei”.
rmcolpani
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Mai 2007, 11:00
Reputation point: 23

Nova mensagempor MaBarce » 19 Dez 2011, 14:13

Pessoal, vocês que viajam com bivaque, como fazem pra proteger a mochila? onde deixam ela?
MaBarce

Data de registro: 19 Dez 2011, 14:07

Nova mensagempor JrMayer » 20 Jan 2012, 16:14

MaBarce

Esta é uma dúvida que também me incomoda!

Creio eu que o pessoal que usa rede, deve amarrar a mochila na própria rede. Se algum ser mexe nela, fica possível acordar e se defender do provável ataque.

Para quem vai de saco de bivaque, creio que a coisa fica um pouco mais complicada, mas eu procuraria uma forma de usar a mochila como travesseiro, afim de mantê-la comigo! Outrossim, há o risco de ataque de animais buscando comida na nossa mochila, o que poderia me levar a pendurar ela em algum galho.

Mas ainda assim, fico na mesma dúvida que você!!
JrMayer

Nova mensagempor JrMayer » 20 Jan 2012, 16:16

MaBarce

Esta é uma dúvida que também me incomoda!

Creio eu que o pessoal que usa rede, deve amarrar a mochila na própria rede. Se algum ser mexe nela, fica possível acordar e se defender do provável ataque.

Para quem vai de saco de bivaque, creio que a coisa fica um pouco mais complicada, mas eu procuraria uma forma de usar a mochila como travesseiro, afim de mantê-la comigo! Outrossim, há o risco de ataque de animais buscando comida na nossa mochila, o que poderia me levar a pendurar ela em algum galho.

Mas ainda assim, fico na mesma dúvida que você!!
JrMayer

Nova mensagempor JrMayer » 29 Jan 2012, 15:36

Bom pessoal!

Iniciei hoje o desmonte de uma barraca iglu, Capri, daquelas de supermercado, para começar a fazer um saco de bivaque!

Vou utilizar a lona do chão, as mosquiteiras e parte do nylon da cobertura original dela, além do zíper!

Basicamente, utilizarei 75% do piso, fazendo um corte em "L", retirando cerca de 25% do material, onde será costurado a mosquiteira, o zíper e parte do nylon, afim de tornar a coisa respirável. Na região dos pés também um pedaço de mosquiteira, com uma capa/abertura em formado de "V" invertido, afim de evitar a entrada de água.

Será fixada ao chão por 4 estacas. Armação tipo barraca 2 segundos da Quechua, que será retirada de um desses sacos de roupa suja de loja de 1,99 (custa 6,00 o saco, para retirar as armações), que serão colocadas em "X", na cabeça (em tamanho normal) e nos pés, com dimensões reduzidas! Quando estiver pronto eu posto fotos e as impressões de uso...
JrMayer

Nova mensagempor ccardinot » 20 Abr 2012, 23:39

Olá a todos,

Esta é minha mensagem de estréia nesta comunidade. Gostaria muito de adicionar os meus dois centavos à conversa: a trilhas e rumos tem uma barraca para uma única pessoa, a qual venho namorando há algum tempo, por pesar 1,7 kg e ter armação de alumínio e costuras seladas. É uma barraca, de fato, e você pode guardar sua mochila dentro dela, mais detalhes no link que segue:http://www.trilhaserumos.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=189.

Espero ter ajudado, boas viagens a todos!
ccardinot

Data de registro: 20 Abr 2012, 23:30

Anterior

Retornar para Bivaques, Redes, Lonas, Toldos & Tendas