por tomita » 11 Out 2005, 19:33
dia 19 - saimos logo de manhazinha rumo aos geisers, tudo nevado dentro do jipe estava um frio da porra.. abrimos o saco de dormir e fizemos de cobertor.. mas o pé congelava q até doida as pontas dos pés.. chegamos nos geisers, caminhar na neve fofa a 4.870 m altitude nao eh nada facil... mas vale a pena... ver as larvar borbulhando etcc.. paisagens lindissimas.. seguimos rumo a lagunas, blanca e verde... sem comentarios.. soh indo la pra ver mesmo.. as lagunas em geral, parece até q montaram akilo soh pra vc ver mesmo.. depois q vc vai embora eles desmontam.. coisa de louco.. ainda mais saber q akilo eh natural e existe de verdade..hehehee.. voltamos,a volta foi cansativa chegamos de noite em uyuni, pois como estava nevado fizemos o caminho mais longo p/ as lagunas, mesmo assim, demos uma chorada e o cara da agencia pagou o hotel.. logo na onde os bus esperam... hotel meia boca mas pra uma noite blzz.. os gringos nao quiseram.. iam ficar em um melhorzinho.. nos despedimos e fomos. nao tinha agua.. agua somente pela manha.. mais um dia sem banho, heheheee tinhamos uma garrafa de agua usamos pra escovar os dentes..
dia 20 - logo pela manha, fomos saber sobre bus direto pra sucre, tinha as 9 da manha mas chegava em sucre as 19 hrs e nao dava pra pegar bus pra sta cruz no mesmo dia, outro bus saia as 18:00 e chegava pela manha no dia seguinte em sucre e dava pra pegar o bus pra sta cruz no mesmo dia... fomos entao pra potosi saia as 9:00
micro bus, a paisagem do caminho eh realmente belo..sobe e desce montanhas, cada curva se abre uma nova paisagem...chegamos em potosi na hora do almoço mais ou menos, fomos ver bus pra sucre e vimos q tinha direto pra sta cruz via cochabamba, saia as 20:00
conseguimos pela empresa cochabamba por 55 bol semicama, enquntao outras cobravam 65 bol semicama e 80 bol cama... ficamos enrolando na cidade, nao tem nada, pra fazer, usamos a net, compramos coisas pra comer...saimos la pras 20:30..
dia 21 - chegamos em cochabamba as 5:00 trocamos de bus outro sairia as 6:30....... deu 6:30 e nada, nem guardaram as bagagens..7:00 nada.. entrei e fui reclamar, falaram q tinha de vender os lugares.... foda!!! fiquie puto da vida... comecei e reclamar e pedir o dinheiro de volta... eles faziam pouco caso..fui pra policia de transito, logo um outro rapaz de outra empresa, desceu correndo comigo pra trocar os boletos, pra ir em outro bus.. de outra empresa.. q ja estava saindo pra sta cruz.. fomos correndo mas nao deu tempo.. subi la na policia de novo e um policial foi descer comigo ate a agencia.. expliquei a situaçao e outras pessoas começaram a reclamar tbb... eles levaram uma multa mas continuou... 8:00.. nada.. eles queriam vender todos oslugares pra sair com o bus.. foda!!! comecei a esculachar.. pegava os papeis deles e desenhava pegava o telefone e tentava ligar pro brasil.. mas nem sabia como.. a moça começou a ficar brava.. disse q tinha de ligar pro brasil.. pois iria me atrasar..foi engraçado pois a moça saia eu entrava e pegava o telefone.. ela voltava correndo dizendo q nao podia, nao era p´ra entrar.. eu saia.. qd ela saia eu voltava a entrar.. hhehehehee
o bus foi sair la pra 9:30.. foda!!!!
chegamos em sta cruz as 19:30... putzz tinhamos perdido o trem pra P. quijarro... encontramos com a junny q haviamos conhecido na ida... ela nos convidou a dormir na casa dela, dissemos q nao, mas ela insistiu e fomos.. tomamos banho eu depois de 5 dias, hehehee
pessoal gente finissima mesmo.. sem palavras, a coisa por amizade e simplicidade pura...
dia 22 - os filhos de junny iam passear num parque aquatico, deixamos 100 bol. com eles para q se divertissem.. ela nao queria aceitar mas deixe com ela mesmo assim antes de sair..logo cedo nos despedimos pegamos taxi ate a estaçao, chegando ja tinha fila enorme pra comprar passagem do trem, nao conseguimos comprar pro trem da morte... tivemos q comprar o ferrobus q sairia somente as 18:00 ficamos enrolando o dia todo, conhecemos a estaçao e arredores de ponta a ponta, conhecemos alguns nativos.. eh legal trocar ideias com eles, sao super simples etalss.. se vc demonstra humildade etalss.eles falam com vc na boa.. as 18 hrs trem rumo a puerto quijarro, jantar, filminho.. dormir..
dia 23 - chegamos em puerto quijarro unas 9:00 corremos pra tentar comprar passagens da andorinhas pra sampa p/ akele dia ainda, saia as 11:00 pegamos um taxi, ele queria 30 bol.. nem ferrando disse q ia pé entao.. ele.. nao eh longe!!!
eu: eh longe mas vc quer me cobrar 30 bol.. nem ferrando, sou brasileiro!!! pago 20 bol..
ele ofereceu 25.. dae eu disse nao 20... outro taxista chegou e disse q fazia 20... ele ja pegou as mochilas e disse q 20 ta bom...
hehehehee fomos chegando na fronteira, trocamos os bolivianos por reais, compramos a passagem pra Sao paulo e fomos carimbar passaporte..chegando pra carimbar o policial diz q sao 10 bol.. disse q nao tinha mais bolivianos, entao diz q sao 4 reais.. foda!!! mas ja tava de saco cheio e paguei logo...
bus pra corumba.. e depois bus pra Sao apulo...Porra a andorinha eh um luxo soh mesmo... nem acreditava..hehehee
na volta tranquilo, conhecemos uma familia pai, mãe e filhinha de bolivianos q estavam ir pra temtar a sorte em sampa.. uma holandesa viajando pela america do sul toda..e um iraniano, doido q curte raves...gente finissima....
24 - chegamos em sampa, terminal barra funda pela manhã, chegando a sensaçao eh estranha, parecia q tudo era muito facil, ja estavamos em casa pegamos metro ate bras, trem - santo andre.. facil...engraçado q qd vc chega parece q nada mudou todo mundo continua reclamnado das mesmas coisas, falando e fazendo as mesmas coisas...tudo continua igual.. vc muda mas as pessoas nao..
mesmo todos imprevistos e improvisos... valeu cada centavo, nao tem como vc fazer uma viagem dessas e voltar a mesma pessoa, vc muda e muda pra melhor com certeza.. aqui por mais dificil q seja ainda eh facil, o lado ruim de ter acesso a tudo muito facil etcc. enfim essa foi a minha experiencia e impressoes da viagem... conselho eh q façam, juntem uma grana e vão, os gringos ficam viajando uns 2 anos direto dao a volta no mundo... podem te tirar tudo na vida, carro, casa e ate a vida... mas a experiencia da viagem ninguem tira isso de vc...
grande abraço