Acquaride, Asa-delta, Balonismo, Bodyboard, Bungee jumping, Canoagem, Canyoning, Corrida de Aventura, Kitesurf, Mountain Bike, Parapente, Paraquedismo, Rafting, Rapel, Sandboard, snowboard, Surf, Vôo livre, Wakeboard, Waveski entre outros
#361289 por Clebson Melo
14 Abr 2009, 17:30
Criei este tópico para discutir assuntos relacionados aos caiaques infláveis tipo Duck.

Vamos trocar idéias sobre fabricantes, marcas, técnicas, locais para prática de rafting, experiências, etc.
#361359 por Clebson Melo
14 Abr 2009, 22:40
Eu uso o Duck da Náutika. Esse aí da foto ....
Duck.jpg
Duck Náutika
Duck.jpg (16.96 KiB) Exibido 13730 vezes


Depois de tanto apanhar do vento remando em mar aberto aprendi o seguinte:

1. se vc rema sozinho contra o vento em um Duck para duas pessoas o lugar para sentar é no meio mesmo mas se vai a favor do vento é melhor sentar atrás. Dessa forma o peso concentrado na popa deixa mais "corpo" do caiaque para o vento direcionar no sentido da ventania e fica bem mais fácil controlar a direção por estar atrás. Essa postura diminui drasticamente a tendência ao zig-zag já que o Duck não possui leme.

2. O mesmo raciocínio se aplica na saída do mar surfando ondas. Sente atrás para ter mais controle pois em onda o Duck tende a ficar parelelo a onda propiciando uma boa virada.

3. Todos já sabem que remando contra ondas o ideal é enfrentá-las de frente para evitar virar. Pois bem, algumas vezes precisei atravessar trechos em que a direção a ser tomada colocaria o Duck paralelo as ondas. O que fiz para evitar virar ao tomar uma onda lateral foi aproveitar o vento. Como assim? Deixei o Duck de frente para as ondas e lateral ao vento. Dessa forma o vento me empurra lateralmente e eu me preocupo somente em estar com a proa perpendicular as ondas.

Um dos motivos pelo qual escolhi o Duck é a facilidade em transportar o caiaque desinflado. Cabe na mala de um Pálio! Dá um trabalhinho encher e secar mas nada que inviabilize o seu uso. Por ser inflável tem uma grande capacidade de carga, já remei com 3 pessoas e pretendo fazer uma excursão com pernoites carregando toda a tralha para duas pessoas (e duas pessoas no caiaque também).

Gostaria de saber se alguém utiliza o Hidro 2 e qual sua opinião
#388483 por Clebson Melo
30 Jul 2009, 18:50
Oi Sandra.
Enfim alguém para trocar idéia neste tópico. Vamos lá ...
Vou te dizer porque prefiro para duas pessoas e aí vc faz seu julgamento.

Vantagens:
1. pode levar um companheiro o que torna o passeio e a aventura muuuuuuito mais agradável.
2. se vc quiser fazer uma excursão por água pode carregar muita tralha no espaço que seria ocupado pela segunda pessoa.
3. mesmo com duas pessoas ainda dá pra levar muita tralha porque o Duck é o "C-130 Hércules" dos caiaques. Um verdadeiro cargueiro.
4. uso muito para auxiliar na segurança de atividades aquáticas como travessia de natação. Se o sujeito cansar, é só subir e carregar. Já remei com três pessoas. Eu e mais duas.

Desvantagens:
1. mais pesado que o de uma pessoa ... óbvio.
2. demora um pouco mais para encher. O meu eu encho em 10 min com folga.
3. aumenta o arrasto causado pelo vento já que o volume é maior que para uma pessoa.

Dá uma olhada no Duck da "Hidro 2". Tem melhor hidrodinâmica e assentos com apoio lombar. Isso conta muito.

Imagem

Espero ter ajudado
#435663 por mauricioaventura
08 Jan 2010, 12:17
Oi pessoal, eu tenho uma ideia de dar a volta a Ilha Grande de Caiaque. Planejo executar com um amigo que jah o fez de caiaque oceanico. O duck seria seguro para esse tipo de travessia? Estou pensando em adquirir um independente disso, e tb gostaria de receber a dica de qual duck seria o mais adequado, ou o melhor custo-beneficio.
Muito Obrigado
Mauricio

ps: Inclusive deixo em aberto, para mantermos contato com quem se interessar no nosso projeto, seria uma volta a Ilha, ou um Parati-mirim - Trindade, ou Sono.
#435695 por Clebson Melo
08 Jan 2010, 13:20
mauricioaventura escreveu:Oi pessoal, eu tenho uma ideia de dar a volta a Ilha Grande de Caiaque. Planejo executar com um amigo que jah o fez de caiaque oceanico. O duck seria seguro para esse tipo de travessia? Estou pensando em adquirir um independente disso, e tb gostaria de receber a dica de qual duck seria o mais adequado, ou o melhor custo-beneficio.
Muito Obrigado
Mauricio

ps: Inclusive deixo em aberto, para mantermos contato com quem se interessar no nosso projeto, seria uma volta a Ilha, ou um Parati-mirim - Trindade, ou Sono.


Meu amigo, se vc conseguir dar a volta em Ilha Grande usando um duck serei seu fã número 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas antes é bom vc saber algumas coisinhas:

Pós:
1. o duck é um burro de carga! Cabe muita coisa e muito peso.
2. é ótimo pra transportar pq desinflado cabe na mala da maioria dos carros.
3. é muito estável (mas em onda é péssimo pra controlar e vira fácil)

Contra:
1. devido ao seu grande volume é muito suscetível ao vento. Remar contrar é um esforço descomunal e a favor se vc for sozinho sente o mais atrás possível pq controla fácil. Com duas pessoas ambos tem que estar bem entrosados pra manter em linha. Quem vai atrás é que tem o maaior controle.
2. tem muito arrasto e se comparar com um caiaque oceânico é o mesmo que um fusquinha e uma ferrari.
3. tem que ter prática pra manobrar bem e manter reto. É necessário corrigir o tempo todo. Com prática é fácil mas se vc não tem ....
4. não tem leme e nem quilha. Isso dificulta mais ainda manter reto.

Bom, veja as informações acima considerando sua intenção de fazer travessias em mar. Eu tenho um duck e adoro! Já remei muito em rios, as vezes apóio travessias de natação e já levei mais duas pessoas além de mim. Pra corredeiras é muito legal também.
Se vc quer um primeiro caiaque eu recomendo um duck sim. Mas ante de tentar qualquer excursão mais arrojada faça diversos test drives em rios, mar, etc para conhecer melhor o que tem em mãos, seus limites e possibilidades.

Particularmente com um duck eu não daria a volta a Ilha Grande. Moro em Natal/RN mas conheço Ilha Grande e já vi que na parte voltada para o oceano o bicho pega pra valer.
#446017 por mauricioaventura
09 Fev 2010, 19:27
Ola Clebson, valeu pela dica!! Estamos repensando o nosso projeto!
Pegamos uma carta náutica para estudar e realmente, ia ficar difícil realizar o percurso com essas características que foram ressaltadas.

Agora, como tb queremos fazer uma travessia mais curta, e os caiaques estariam em Angra, ainda estamos pensando no Duck, para uma travessia Parati-Mirim x Trindade. Seria um esquenta, pois é um percurso bem menor. Mas agora estamos levando em conta essa nossa limitação, que seria o Estado do Mar.

Obrigado pelo apoio!!! Ei, ia ser interessante se conseguíssemos ter uma comunidade com a galera que rema, daria para combinar algumas coisas bem boas, que a gente não consegue fazer sozinho.
Bem, estamos na área e assim que fecharmos uma data disponibilizo aqui nosso planejamento.

Forte Abraço
Mauricio
#446031 por Clebson Melo
09 Fev 2010, 21:03
Belezinha Maurício
A idéia da comunidade é tudo o que eu queria. Não só de caiaque mas de esportes de aventura de um modo geral pois adoro todos.
Infelizmente estou bem distante de vcs e em uma parte do Brasil onde a natureza não propicia tantas possibilidades como a natureza do Sudeste.
Moro em Natal/RN e por aqui pouco há o que fazer.
Mas vamos trocando idéias ... pelo menos de espírito estarei sempre presente.
Boa sorte e sucesso nas suas aventuras e ... mantenha-me informado vez ou outra pelo menos pra eu imaginar e sentir virtualmente o sabor dessa vida aventuresca.
Abraço forte e até mais
#446791 por luizcrisostomo
12 Fev 2010, 00:45
Opa, boa noite!

Maurício, você é do Rio? Também sou e estou comprando um duck da Hidro 2 pra mim. Acredito que tenha melhor aerodinâmica em relação aos demais, baseado em alguns relatos que ouvi.

Se quiser fazer essa travessia ou qualquer outra pelo Rio e região, pode contar comigo!!!

Abs!
Editado pela última vez por luizcrisostomo em 20 Abr 2011, 23:17, em um total de 1 vez.
#447082 por Clebson Melo
12 Fev 2010, 20:05
Se eu fosse comprar um Duck hoje compraria o da Hidro 2.
Apesar de não ter remado em um e nunca ter visto pessoalmente mas, pelas imagens, percebo que tem mesmo a hidrodinâmica melhor que o da Nautika que eu uso.
#493541 por Cido-cps
12 Ago 2010, 16:58
Boa tarde a todos!!!
Vivo pensando em fazer a travessia do Rio São Francisco.
Por enquanto só pensamentos. Ainda não pesquisei muito coisa, como por exemplo, ponto de partida e ponto final.
No presente momento tenho pensado na logística.
Moro em Campinas/SP e para me deslocar de carro, levar caiaque e o restante das tralhas até o ponto inicial, fazer o percurso até o ponto final, ficaria meio complicado para voltar com tudo para onde comecei.
Pensei então em um caiaque inflável. Iria de ônibus com o caiaque e algumas tralhas, compraria o restante onde iria começar a travessia, faria o percurso e voltaria de ônibus.
Será que seria uma boa idéia?
Consigo um caiaque inflável leve para o transporte e resitente para essa empreitada?

Abraços e obrigado.
#493791 por Clebson Melo
13 Ago 2010, 14:09
Caraca, eu tenho essa mesma vontade.
Há algum tempo até fiz um planejamento. A única diferença é que não pensei em fazer todo o fio mas sair de Paulo Afonso e excursionar com o meu caiaque inflável pelos canyons do São Francisco levando toda a tralha no caiaque e pernoitando nas margens ou ilhas.
Acho que temos muito o que conversar.
#493822 por Cido-cps
13 Ago 2010, 15:37
É isso Clebson!!!
Deve ser uma ótima aventura...
Também não sei se faria o rio todo. Não tenho experiência e nem prática no assunto, mas muita vontade.
#497904 por brunoindex
27 Ago 2010, 22:00
blz irmao...sou da praia de itararé , em sao vicente-sp , goetaria de lhe perguntar qual caiaque inflavel me indicaria , para começar no mar para duas pessoas , vi aquele k2 da intex...oq acha do modelo, e similar ao duck? sao seguros pra pequenas travessias no mar, tem alguma ideia de preço desse duck....gostaria de dicas para iniciantes...abraçao e desde ja valeu !!!!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes