mauricioaventura escreveu:Oi pessoal, eu tenho uma ideia de dar a volta a Ilha Grande de Caiaque. Planejo executar com um amigo que jah o fez de caiaque oceanico. O duck seria seguro para esse tipo de travessia? Estou pensando em adquirir um independente disso, e tb gostaria de receber a dica de qual duck seria o mais adequado, ou o melhor custo-beneficio.
Muito Obrigado
Mauricio
ps: Inclusive deixo em aberto, para mantermos contato com quem se interessar no nosso projeto, seria uma volta a Ilha, ou um Parati-mirim - Trindade, ou Sono.
Meu amigo, se vc conseguir dar a volta em Ilha Grande usando um duck serei seu fã número 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas antes é bom vc saber algumas coisinhas:
Pós:
1. o duck é um burro de carga! Cabe muita coisa e muito peso.
2. é ótimo pra transportar pq desinflado cabe na mala da maioria dos carros.
3. é muito estável (mas em onda é péssimo pra controlar e vira fácil)
Contra:
1. devido ao seu grande volume é muito suscetível ao vento. Remar contrar é um esforço descomunal e a favor se vc for sozinho sente o mais atrás possível pq controla fácil. Com duas pessoas ambos tem que estar bem entrosados pra manter em linha. Quem vai atrás é que tem o maaior controle.
2. tem muito arrasto e se comparar com um caiaque oceânico é o mesmo que um fusquinha e uma ferrari.
3. tem que ter prática pra manobrar bem e manter reto. É necessário corrigir o tempo todo. Com prática é fácil mas se vc não tem ....
4. não tem leme e nem quilha. Isso dificulta mais ainda manter reto.
Bom, veja as informações acima considerando sua intenção de fazer travessias em mar. Eu tenho um duck e adoro! Já remei muito em rios, as vezes apóio travessias de natação e já levei mais duas pessoas além de mim. Pra corredeiras é muito legal também.
Se vc quer um primeiro caiaque eu recomendo um duck sim. Mas ante de tentar qualquer excursão mais arrojada faça diversos test drives em rios, mar, etc para conhecer melhor o que tem em mãos, seus limites e possibilidades.
Particularmente com um duck eu não daria a volta a Ilha Grande. Moro em Natal/RN mas conheço Ilha Grande e já vi que na parte voltada para o oceano o bicho pega pra valer.
Clebson Melo. Editor Rio Grande do Norte