por carlanog » 30 Jan 2010, 19:26
Oi Sérgio!
Obrigada pelo carinho... Tô tentando atualizar meu blog na medida do possível...
Bom, a Carretera termina sim em Villa O'Higgins para quem está de carro. Sei que há uma trilha que cruza até El Chalten, não sei se está aberta pra motos. Sei que a pé dá pra fazer... Uma caminhada dananda...
Sobre aluguel de carro, preferi alugar na Argentina pois era bem mais barato que no Chile... Não tenho nenhuma agência em Puerto Montt pra te indicar, mas você vai achar bastante na net, pois Puerto Montt é uma cidade muito grande (a maior que cruzei nesses 20 dias)...
Sobre as balsas, acho que pra vocês seria melhor ir até Quellon na Ilha de Chiloé e atravessar para Chaitén, pois estive no lado de Chaitén e a balsa está funcionando normal (não peguei balsa, entrei por Futaleufú). Só preste atenção nos horários...
Cruzei tranquilamente a fronteira com o carro alugado com placa da Argentina. Eles exigem certos documentos que a agência de onde aluguei me forneceu e em todas as aduanas me perguntavam muitas vezes: "auto brasileño?". Quando eu respondia: "No, alquiler Argentina!", eles faziam cara de tudo bem... A sensação era de que se fosse carro brasileiro eles iriam vasculhar alguma coisa nele... Percebi também que cruzávamos a fronteira mais rapidamente que os carros com placa chilena, pois os Carabineros Argentinos iam verificar o carro (sabe Deus por que, talvez tentando encontrar alguma irregularidade...).
Nas aduanas chilenas a rotina de sempre: raio x nas malas e quando não havia os próprios carabineros pediam para abrirmos as malas e eles vasculhavam por cima (procurando sementes, queijo, etc...)
Nossa carteira de habilitação é aceita sem problemas nenhum no Chile e na Argentina! Pode ir tranquilo! Não precisa tirar a carteira de habilitação Internacional. (Vou deixar grifado pois também tive muitas dúvidas se tirava ou não e não vou mentir: fui pra lá ainda com a pulga atrás da orelha... Mas realmente não é necessário, perguntei em todas as 4 aduanas que passei...)
Se aparecer mais alguma dúvida, entre em contato...Espero ter ajudado por enquanto...
Bjs