Ir para conteúdo

Fim de semana em Blumenau e arredores


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Onde estivemos: Blumenau, Pomerode, Timbó, Brusque -- e o melhor, Festa Pomerana!

 

Quando: 19 a 22 de janeiro de 2012

 

Comentários gerais

 

O tempo: novamente tivemos sorte. A previsão era de chuva todos os dias, mas só choveu no fim do domingo (na verdade, foi um grande refresco) e durante nossa ida de ônibus de Blumenau para Pomerode (eu dormi, quando acordei já estava em Pomerode e tudo estava seco). De um modo geral estava MUITO calor. O pior horário geralmente era de tarde, quando ficava extremamente quente.

 

Chegando em Navegantes: Basta sair do aeroporto e dar uma olhada que você identifica um ônibus executivo esperando por passageiros – era o ônibus que a Gol providencia para levar passageiros para Blumenau (grátis!). Dali leva mais uma hora até chegar a Blumenau. No fim das contas, chegamos à 1 da madrugada em Blumenau.

 

Hotel: Era para termos ficado o tempo todo no Ibis, mas passamos uma noite no Gloria. É que, tarde da noite, ao chegarmos no Ibis, má notícia: estava lotado e nossa reserva, ainda que feita meses antes, não entrara no sistema – por falha deles. E aí vem o procedimento de como manter o cliente: o recepcionista me explicou a situação, pediu milhões de desculpas, assumiu que foi um problema do Ibis, ligou para outro hotel e nos mandou para lá. Detalhe: me deu *em dinheiro* a diferença da tarifa (de 125 para 180)!! O hotel era pertinho (Hotel Gloria), uma esquina adiante.

 

Dormimos e saboreamos um farto café da manhã no dia seguinte – o Glória é famoso pelo café, mas eu sinceramente não achei essa coisa toda (ainda que farto). No dia seguinte finalmente ficamos no Ibis.

 

Pomerode: Foi a cidade mais charmosa que conhecemos na viagem. É o tipo de cidade pequena e aconchegante que nos atrai. Logo na entrada tem um portal, e nesse portal fica o centro de informações.

 

Percorremos a Rota do Enxaimel, que achei muito interessante pelo aspecto rural e pelas belas vistas. Passeamos um pouco pelo centro da cidade, com direito a visitas ao Museu Pomerano e à cervejaria Schornstein. Tinha também o zoológico -- consta que é dos maiores do Brasil --, mas não entramos. No caminho para Timbó passamos pelo Museu Casa do Imigrante Carl Weege. Muito inteiressante!

 

20120127115254.jpg

Portal de entrada de Pomerode

 

20120127115311.jpg

Rota do enxaimel, em Pomerode

 

Timbó: é cidade onde a Borck é fabricada. Passeamos pelo centro histórico, na Praça Oscar Bremer e arredores. Vale conhecer a represa do Rio Benedito, com uma bela ponte cruzando o rio.

 

20120127115328.jpg

Represa do Rio Benedito, em Timbó

 

Brusque: paramos na praça do centro cívico, em frente à bela prefeitura local. Dali subimos para o parque zoobotânico (R$ 5), onde há um teleférico para o Parque Leopoldo Moritz. Há, não. Havia. Conversando com um moço no local, ele falou que há anos que está parado. Mas que deve finalmente ser reinaugurado este ano. Uma pena, o trajeto parece ser bem legal. De qualquer forma, curtimos o parque, ainda que ele não esteja muito bem cuidado. Fomos no bar da ZehnBier, mas estava fechado. Acabamos provando a ZehnBier em Blumenau mesmo.

 

20120127115356.jpg

Centro cívico de Brusque

 

Blumenau: andamos bastante pelo centro histórico e dele até o famoso Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest (hei de ir algum dia!). Museu da cerveja, Praça e Mausoléu do Dr. Blumenau, Catedral São Paulo Apóstolo (moderna e impressionante pela grandeza), Teatro Carlos Gomes, Prefeitura e arredores, Morro do Aipim, enfim, (quase) todas as atrações da área central. Fizemos também uma caminhada bacana da Vila Germânica para o centro, mas pela Rua Herman Herring.

 

Numa das saídas de carro, cruzamos algumas das famosas pontes da cidade (muito bacanas!). Fomos nas cervejarias Bierland e Eisenbahn, ambas são bem distantes do centro da cidade. Tentamos ir no museu do cristal, que fica perto da Eisenbahn, mas ele fecha cedo aos sábados.

 

20120127115535.jpg

Prefeitura de Blumenau

 

20120127115546.jpg

Vila Germânica, em Blumenau

 

Festa Pomerana: Na verdade, nem sabíamos da existência da Festa. Um casal de amigos de Joinville que nos avisou algumas semanas antes que estaríamos por perto durante a festa. Que bom! Nos programamos para ir lá no sábado à noite. Chegamos lá às 18hs e saímos umas 23:30.

 

Gostei muito da festa. Deu gosto de ver o desfile de entrada na festa, com muita gente muito orgulhosa de estar ali -- participando ou assistindo. Acho que, dentro do possível, é uma festa que preserva suas tradições (digo isso por já estar cansado de ver festas juninas no Rio regadas a pagode e/ou funk e sem absolutamente nada característico de uma festa junina). Tem três palcos diferentes com músicas típicas, diversos pontos de bebidas e comidas, há atividades como tiro ao alvo, pássaro ao alvo (!!), bolão de mesa (!!), lojinhas (nem tããããão características assim). Há mais atividades ainda, só que não pudemos conhecer por conta do horário. Certamente é uma festa que eu gostaria MUITO de voltar.

 

Uma coisa que me chamou a atenção, ao menos no tempo em que estivemos lá: a limpeza. Havia vários pontos de lixo pela festa e eu vi mais de uma vez gente recolhendo o lixo, de modo a impedir que entupisse. Não me lembro de ver um chão emporcalhado, tão característico em diversos eventos pelo Brasil afora.

 

Veja aqui o site da Festa. http://www.festapomerana.com.br/

 

Boas cervejas (Schornstein, Bierland, Heimat; e Antarctica, para quem queria água sabor cerveja) a preços tabelados (R$ 4,5 para Pilsen, R$ 5,5 para trigo e as mais encorpadas, sempre copo de 400ml).

 

20120127115413.jpg

Festa Pomerana! (bem cedo, ainda)

 

20120127115439.jpg

Chegada das "majestades" na Festa Pomerana

 

Transporte para a Festa Pomerana: nós planejamos ir na Festa Pomerana no sábado à noite, mas queríamos ver a logística de transportes de ida e volta para Blumenau. Como é uma festa regada a cerveja, eu não ia voltar dirigindo. Porém é beeeeem complicado voltar de lá de transporte público. Para vcs verem: há duas empresas operando entre Blumenau e Pomerode. Numa delas, a Volkmann, o último ônibus de Pomerode para Blumenau era às 18:00. A outra, Catarinense, antes disso! Felizmente vimos que há um ônibus da Catarinense que vem de Curitiba e passa por Pomerode por volta de meia-noite, passando depois por Blumenau. Compramos passagem para esse ônibus. Somente nós pegamos esse ônibus, acho que todo o restante da galera da festa estava de carro mesmo – ou em excursões.

 

De qualquer forma, as outras alternativas seriam: taxi (uma facada profunda, descartado), agência de viagens que fazem translado (acho que um carro de ida/volta teria saído umas 50 pratas). Fica a dica para a galera.

 

No fim das contas o melhor mesmo teria sido dormir em Pomerode.

 

Cervejas: provamos quase todas que queríamos provar, faltou somente a Das Bier, de Gaspar. Quando passamos por Gaspar ainda era num começo de tarde e a informação que eu tinha era de que o bar da fábrica só abria mais tarde. Provamos as outras famosas da região – Eisenbahn, Bierland, Borck, Heimat, Schornstein, Zehn Bier, WunderBier, outras mais de que não me lembro (até mesmo a Saint Beer), ainda que sem fazer roteiro cervejeiro – i.e., ver o processo de fabricação, visitar fábrica. Preferimos provar a ver fazer :).

 

Para quem está acostumado a Ambevs e Itaipavas da vida, é outra realidade. Muito superior!

 

---------

 

Quem quiser ler sobre Pomerode e a Festa Pomerana no blog da Katia, clique aqui.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Sensacional, pretendo esse ano ainda realizar minha primeira mochilada, e é exatamente pros rumos de Blumenau, pois pretendo, juntamente com outro amigo, também apreciador de uma boa cerveja, realizar os caminhos das fábricas de cervejas.

 

Estava pensando em época de Novembro, pois haverá alguns feriados que estenderão o fim de semana, não faço questão de ir em Outubro, pois já tive a oportunidade de comparecer Oktober Fest (todos deveriam ir pelo menos uma vez), realmente muito boa.

 

Pretendo, até em novembro, verificar mais relatos de alguém que possa ter feito o caminho para saber quanto à gastos e locais para ficar. Alguém já fez o caminho das cervejarias?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • Membros

Da para visitar Brusque e Blumenau de busão saindo de FLN? Sigo de FLN para CWB afim de pegar o voo para GIG e queria ir parando pra conhecer as cidadezinhas. Só acho que nao deve ser facil fazer amizades por estas bandas né? Já aqui no nordeste em Salvador é super facil! E aí vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Da para visitar Brusque e Blumenau de busão saindo de FLN? Sigo de FLN para CWB afim de pegar o voo para GIG e queria ir parando pra conhecer as cidadezinhas. Só acho que nao deve ser facil fazer amizades por estas bandas né? Já aqui no nordeste em Salvador é super facil! E aí vale a pena?

 

Dá sim. As duas maiores empresas de ônibus que fazem esse trajeto são a Catarinense e a Reunidas:

 

http://www.catarinense.net/pt/

 

http://www.reunidas.com.br/novosite/

 

Quanto a fazer amizades, acho que é mais difícil sim, tudo depende da hora e do local. Divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

Fazia tempo que eu não encontrava promoção e bons voos para Navegantes. Fomos para aquela região algumas vezes entre 2012 e 2014, mas as promoções escassearam (ou eu não dei sorte) – assim como os voos diretos e/ou com boa logística para passar um fim de semana.

Mas, enfim, a sorte voltou e conseguimos passagens para passar o feriado municipal de 20 de janeiro por lá. Como era época da Festa Pomerana, unimos o útil ao agradabilíssimo: Pomerode seria nossa base e curtiríamos a Festa toda noite. Hospedagem em Pomerode em fim de semana de época de Festa Pomerana é coisa complicada (esgota logo) e cara, não tem como escapar. Ficamos no Hostel Stettin, a uma quadra da Festa e foi ótimo.

Fizemos apenas base por lá, o objetivo era explorar atrações nos arredores (e passar as noites na Festa!). Vou listar aqui os lugares que conhecemos dessa vez.

 

Benedito Novo

Salto do Zinco – Fica numa propriedade privada (Pousada do Zinco), e consta que a visita é somente aos fins de semana e é uma gentil concessão dos proprietários; além disso, é para não entrar se a cancela estiver fechada. Felizmente a cancela estava aberta e pudemos ao menos ir no mirante. Uma bela cachoeira!

16123926_636254819897001_1982000374856286208_n.jpg

Salto do Zinco, Benedito Novo

Há outras atrações na cidade, mas que ficaram para uma outra vez

 

Doutor Pedrinho

Gruta de Nossa Senhora de Fátima - Não estava nos nossos planos, mas estava muito bem sinalizada e divulgada na cidade, então fomos conferir. Achei bem bacana, não esperava. Acesso sinalizado e estruturado, com passarelas e deck de madeira. Forte apelo religioso, claro.

Tentamos ir na Cachoeira Paulista, mas estava fechada.

Cachoeira Véu de Noiva – Era o objetivo principal de nossa passagem pela cidade. As indicações de como chegar de carro estão muito boas. Parando o carro, uma trilha rápida, coisa de 1km talvez, nos leva até a bela e imponente cachoeira.

 

16122758_1791175374477125_5471480970064429056_n.jpg

Cachoeira Véu de Noiva, Doutor Pedrinho

 

Rio dos Cedros

Nós fomos de Doutor Pedrinho para lá, via estrada em obras, então o que mais vimos foram caminhões, máquinas e muita área ruim (ruim por estar em obras) para trafegar de carro baixo. Mas todas passáveis numa boa. Tanto que passamos. Depois de cerca de 1h, no ritmo lento que a estrada exigia, chegamos na região dos Lagos.

Região dos Lagos – Que lugar bonito, essa região dos lagos de Rio dos Cedros! Deu muita vontade de agendar um fim de semana relax por lá. É uma paisagem não tão comum no Brasil (acho eu), com casas bacanas ao redor dos lagos e belíssimos visuais. Há cachoeiras e outras atrações na região tb, mas não conhecemos. O foco era mesmo ver como é. Vimos e adoramos.

 

16229257_1750052935315024_5934203820069355520_n.jpg

15803579_1335764936444565_5165505824860143616_n.jpg

Região dos Lagos, Rio dos Cedros

 

Corupá

Fica pertinho de Jaraguá de Sul, uma rápida viagem desde Pomerode.

Seminário Sagrado Coração de Jesus - Lugar lindo, uma belíssima construção. Num dia azul como o que estava, fica ainda mais bonito, fotograficamente falando. Fica num rápido desvio no caminho da Rota das Cachoeiras.

large_SSCJ.jpg

Seminário Sagrado Coração de Jesus

[a foto foi estilizada pelo google photos, mas o lugar é bonito de qq forma]

Rota das Cachoeiras, oficialmente RPPN Emílio F. Battistella - Estava cheio, tivemos de deixar o carro na estrada. Felizmente é organizado (e é pago – 15 BRL; e mais importante, vc tem de comprar os ingressos antes de chegar lá – eles não vendem ingressos na portaria). Alguns lugares anunciam venda de ingressos no caminho até lá. Compramos os nossos num mercado. São 14 cachoeiras listadas e uma trilha muito bem demarcada e sinalizada. E muito bem estruturada, com várias partes com degraus e passarelas de madeira.

O parque estima em 4 horas o tempo para vc fazer a trilha toda, ida e volta, e curtir as paradas. Nós curtimos todas as paradas e fizemos o trajeto em menos de 3 horas. Na maior parte das cachoeiras não é permitido banhar-se, por questão de segurança. No entanto, é Brasil, então várias pessoas ignoram as placas e entram nas cachoeiras e rio.

A cachoeira mais impactante é a última o Salto Grande, que tem 125 metros. É muito imponente mesmo! Mas todo o trajeto é muito bacana e a maior parte das cachoeiras pelo caminho são bonitas tb.

16229119_111351966043262_5892967126095888384_n.jpg

Salto Grande, Corupá

 

Jaraguá do Sul

Uma das maiores cidades da região.

Museu Weg de Ciência e Tecnologia - Muito interessante. Não é nossa área, mas curtimos mesmo assim. O museu é grátis e é muito bem organizado, bem bonito. Muito instrutivo.

large_WEG.jpg

Dentro do Museu WEG

Chiesetta Alpina Papa João Paulo I - Fica no alto do Morro Boa Vista. Chegar lá com carro comum não é exatamente uma tarefa fácil, há ladeiras de chão com pedras que fazem o carro patinar um pouco, mas é aquela coisa, mete a primeira que vamos! Lá no alto está asfaltado (concretado), que é onde presumo que era pior. O visual a partir da igreja é panorâmico sobre a cidade. E a igreja ali no alto dá um ar de leveza muito bacana, muito bonito. Curtimos um tempo por lá. Havia uma nuvem mais pesada chegando, achamos que iria chover (mas não choveu).

large_Chies.jpg

Chiesetta, do alto do morro

Parque Malwee - Muito bonito, com muito verde e um grande lago no meio, e algumas atrações nos arredores. Galera vai pra curtir o verde c lago. Vimos piqueniques diversos. Bem agradável. Rodamos quase tudo a pé (boa parte parece rodar de carro), curtimos bastante.

16110538_1430015203964643_3798281811713327104_n.jpg

Parque Malwee

 

Timbó

Estivemos lá da outra vez, e dessa fomos conferir rapidamente o Jardim Botânico, que é mais um parque bacana para a galera curtir, e o Museu da Música, que é pequeno e interessante (e fica numa bela casa histórica).

 

Pomerode

E, claro, revivemos a Festa Pomerana. Fomos na sexta e no sábado de noite. Domingo não (era dia de dirigir de volta, então não rola cerva – então não rola festa, ahahahah).

Sexta foi bem tranquilo lá dentro, sábado estava mais cheio. Achei o espaço maior, agora tem mais cervas locais (Schornstein, Opa, Borck e Wunder estavam presentes; e não tem mais ambev!), tem mais gente, no entanto achei que a festa continua o mesmo barato. Três palcos diferentes com música, galera se divertindo, comidas típicas (e outras não típicas), tem até um parquinho nos fundos. A festa é autoproclamada como a “mais alemã do Brasil”. Deve ser mesmo. E mantém um caráter de festa regional bem legal. Nesse primeiro dia vimos o desfile de entrada novamente, e ficamos até tarde. À meia-noite a cidade festeja seu aniversário e rolou celebração com fogos de artifício por dez minutos. Muito bom!

Cervas especiais a 12 BRL e Pilsen a 9 BRL. Fui ver os preços de 2012 nesse antigo relato meu e vejo que os preços dobraram desde então.

Cinco anos antes, qdo estivemos por lá, eu tinha ganho um chope de brinde numa competição que não vi dessa vez. Mas joguei o pássaro ao alvo e ganhei novamente um chope de brinde. Viva!

Nos dois dias, chegamos ainda sob sol e saímos depois da meia-noite.

http://scontent-gru2-1.cdninstagram.com/t50.2886-16/16193797_321694408224451_7148992344300191744_n.mp4

http://scontent-gru2-1.cdninstagram.com/t50.2886-16/16145887_1327857823954955_5813294671006269440_n.mp4

http://scontent-gru2-1.cdninstagram.com/t50.2886-16/16232823_1772619989726762_2668780179656015872_n.mp4

http://scontent-gru2-1.cdninstagram.com/t50.2886-16/16233204_298153117249507_4202377082522566656_n.mp4

Festa Pomerana

[antigamente os vídeos apareciam diretamente aqui...]

-----------

Vídeos e quase todas as fotos são do instagram da Katia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...