por Deco-Luis Andre » 27 Mar 2010, 16:52
Ola amigos
Esse história de H1N1 sempre dá confusao, mas como medico que trabalhou em um Hospital de Referencia para o H1N1 , posso afirmar sim que o ele mata sim, a mortalidade dele é baixa, um pouco inferior, mas semelhante ao do Virus Influenza sazonal.
O problema e que ele mata pessoas jovens e saudaveis, diferentemente do Virus Sazonal, que mata idosos e paciente com doencas cronicas. Vi varios casos de jovens saudaveis morrendo
Obviamente o virus nao letal sempre, na verdade os dados do HC-USP (onde trabalho) foi de +-5% dos casos que necessitaram internação hospitlar, ou seja de casos graves. Da população geral que teve sintomas de gripe comum, nao existe dados confiaveis (ja que a maioria nao confirmou o diagnóstico), mas diria que entre 0,1-0,5%.
A vacinação é totalmente indica, pois previne a doença e na maioria das vezes nao tem grandes efeitos colaterais, alias ja me vacinei logo no começo(por ser profissional de saude), concordo com a Le quando falo que a prevenção sempre é valido. E sinceramente nao acho um erro do governo comprar a vacina, em geral as vacinas sao sempre valias do ponto de vista economico, enquanto uma dose de vacina custa RS20 pro governo, um unico dia de internação em UTI custa RS 1000. Queria eu se o governo resolvesse universalizar a vacina da pneumonia e da menngite, teria muito menos pessoas morrendo nos hospitais.
Obviamente que existe grande manipulção da midia, em alardear a doença, causar panico geral na população, na epoca da gripe era ridiculo o que vc via no jornal nacional, que era atualização diaria de mortos. A folha de Sao paulo ate publico uma materia dizendo que 35 milhoes de pesoas teriam o virus. Minha irma mesmo resolveu cancelar o aniversario de minha sobrinha, pois ficuu com medo do aglomerado de pessoas, e nem adiantou eu falar nada.
Também e obvio que a industria farmaceutica, lucrou e muito com a epidemia, e tambem manipulou muito esse panico da doença, a industria farmaceutica, e umas das mais FDP do capitalismo, pois gera seu lucro em cima da doença e sempre vai ter manipulaçao na divulgação dos dados seja para população geral, seja para profissionais de saude, MAS querer reduzir a epidemia a mera manipulação é uma grande inverdade.
Resumindo nao deixe de se vacinar para gripe H1N1, se tiver indicação, é uma vacina segura e eficaz , se a industria ta ganhando dinheiro com isso paciência. ( a industria ganha muito dinheiro tambem com os remedios para HIV, nem por isso os soropositivos devem deixar de tomar o remedio por isso)
Abraços