Kit de Sobrevivência - O que você colocaria?

Troca de Informações sobre Bushcraft e técnicas de sobrevivência na selva e/ou ambientes hostis

Re: Kit de Sobrevivência o que vc colocaria?

Nova mensagempor gvogetta » 02 Fev 2011, 01:46

Olá Pessoal!

Sem dúvida aluns itens são essenciais e devem caber em uma pequena bolsa tipo necessaire ou em estojos pequenos, do tipo "primeiros socorros", fácil de carregar e que esteja à mão em caso de necessidade. Eu levo na mochila sempre um kit neste estilo, que inclui:

1. Um anorak leve ou capa/saco plástico, item essencial para se manter aquecido e seco;
2. Uma pederneira ou um isqueiro de gás (embalado em um plástico, pois molhado, ele dificilmente funciona além de enferrujar), essencial para fazer fogo, o que é útil tanto para se alimentar quanto para sinalizar;
3. Uma boa faca ou canivete, para cortar e perfurar. Serve para fazer abrigos, caçar e construir pequenas ferramentas, como uma lança para pescar, por exemplo;
4. Um pedaço de lona plástica 2x2 ou 3x3 m, para abrigo;
5. Pedaços de cordelete, de espessuraa intermediária (6 ou 7 mm), para ajudar a transpor algum obstáculo, construir um abrigo ou mesmo auxiliar da hora de carregar alguém que esteja ferido;
6. Comprimidos de Clorin para purificar água;
7. Farmácia básica, com gase, atadura e análgésico e antitérmico (não prego a automedicação, mas são essenciais na maioria das situações de perigo); dá para levar band aid, mas sinceramente não vejo muita utilidade para eles a não ser em ferimentos diminutos;
8. Uma lanterna pequena (2 pilhas AAA) confiável, preferencialmente resistente à água, com boa autonomia e um jogo de pilhas reserva, ou entao uma lanterna à dínamo;
9. Um apito, para sinalização sonora (gritar por socorro numa situação de necessidade facilmente esgotará o necessitado pois toma bastante energia, tornando mais difícil sua possibilidade de sobreviver);
10. Pequeno tubo com pinça e agulhas esterilizadas e fio cirúrgico para caso precisar fechar cortes mais fundos;
11. Habilidades mínimas no uso destes itens... ::ahhhh:: <<<< talvez isso seja mais necessário do que a força de vontade citada em um dos posts anteriores > > > >

Poderíamos acrescentar muito mais coisa mas sempre corremos o risco do kit virar um trambolho!

Outra coisa: de nada adianta fracionar os itens do kit em várias pessoas/mochilas para dividir o peso/volume. Se um dos membros do grupo se perder, já era... ::putz::

Como disse um colega anteriormente ,um kit de sobreviência nunca é completo e vai depender do quanto estamos dispostos a carregar de volume e peso na mochila e também das situações que pretendemos ou podemos ter que enfrentar no percurso que pretendemos fazer. Se for muito pesado ou grande corre-se o risco de não estar com ele na hora do aperto... :wink:

Abraços,
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3924

Nova mensagempor Heitor Andrade » 07 Fev 2011, 02:32

Conhecimento e uma boa FACA. Sem dúvida são os ítens mais importantes de qualquer kit de sobrevivência, pois eles te dão PODER para:

1- Construir um abrigo. Corte madeira, palha e fibras para amarrar e monte um abrigo contra chuva, frio, vento e que ainda é camuflado.
2- Fazer fogo e luz. Com madeira, palha seca e uma linha de fibra se pode fazer fogo pelo método do arco.
3- Calçados. Use os mesmos materiais acima para fazer sandalhas e proteger os pés de espenhos, pedras e areia escaldante.
4- Obter água. Corte alguns cipós, cactos ou cocos para matar a sede.
5- Obter alimento. Construa uma lança ou armadilhas para caçar e pescar ou corte frutas e vegetais.
5- Escalar. Basta um circulo de fibras com uns 70 cm de circunferência para garantir a aderência dos pés ao colmo de um coqueiro, árvore jovem, poste, etc.
6- Cozinhar. Você já tem o fogo, é só fazer o fogão com o colmo de um bambu, pedra, coco, buraco na terra, etc.
7- Cruzar corpos hídricos. Canstrua uma jangada de pau e corda que aguente seu peso. Faça um remo tambem.
8- Orientação. Construa um simples relógio solar com um pau e use o método do relógio para encontrar o Norte.
9- Sinalização. Seja com fogo, fumaça, entalhando setas nas árvores, cortando galhos pelo caminho ou refletindo a luz do sol com a lâmina.
10- Defender-se. E a faca ainda pode ser usada como arma em combate corpo-a-corpo ou para fazer arcos, flechas, lanças, etc.

O resto é luxo. ::otemo::

Sobrevivência do mais ápto. Essa é a verdade. ::carai::

Eu pratico BUSHCRAFT! :wink:
Heitor Andrade

Data de registro: 13 Jan 2011, 20:32
Próximo Destino: Mata Atlântica do sul da Bahia.
Reputation point: 0

Nova mensagempor mateus santos » 03 Mar 2011, 18:13

ola desculpe pela demora a pergunta, ando meio desligado.
meu kit é basico, mas tenho alcool, band-aid,açucar e sal tbm,essas fotos estao dasatualisadas,kkk.
logo coloco algumas novas, vlw, abçs.
mateus santos
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 23 Abr 2010, 19:59
Reputation point: 162

Nova mensagempor deimonk » 13 Mar 2011, 13:17

Véio du Mato escreveu:tem um forum em portugues muito bom sobre tecnicas e kits de sobrevivencia http://ptbushcraft.wordpress.com/ e outro em ingles http://www.survivaltopics.com/
e esse site bem legal também http://zumbiscorp.com.br/

inté...

heheh sou do zumbiscorp e tbm to aqui agora ashuahsxuahs
deimonk

Data de registro: 12 Mar 2011, 14:41

Nova mensagempor armcivil » 19 Abr 2011, 15:37

Saudações a todos

Realizar um bom curso de sobrevivencia é fundamental e logico praticar.

Não confundir Sobrevivência com Bushcraft. Sobrevivência é aa "materia" que ensia a sobreviver e sair dos locais hostis e selvagens. Bushcraft é a materia que ensina e viver na mara e em ambienbtes hostis.

consultar:
www.mestredomato,com.br - bushcraft
www.brasilexpedicoes.com.br - sobrevivência
www.selvabless.com.br - sobrevivcência

nesta ultima curso agora dias 14 e 15 de maio - no mestre do mato proximo dias 29, 30 e 1 proximos .

Cuidado com os manuais e dicas na internet, pesquisar é preciso mas é preciso saber onde pesquisar e no que acreditar. seja cuidadoso.

Abraço a Todos - SELVA!!!

P.S. Não sou um dos instrutores, não ganho nada com as indicações apenas quero cuidar para que os amigos não se prejudiquem nem se implante uma má fama no tema.
armcivil

Data de registro: 06 Out 2010, 11:50
Próximo Destino: Adoraria uma aventura na amazonia, acampar na selva
Reputation point: 11

Nova mensagempor gvogetta » 25 Abr 2011, 02:19

Heitor Andrade escreveu:Conhecimento e uma boa FACA. Sem dúvida são os ítens mais importantes de qualquer kit de sobrevivência

[...]

O resto é luxo. ::otemo::

Sobrevivência do mais ápto. Essa é a verdade. ::carai::

Eu pratico BUSHCRAFT! :wink:

Olá pessoal!

Heitor, sinceramente eu acho o mesmo, mas não quis ser tão "radical" assim... ::xiu::

O grande problema da maioria dos seres humanos mortais comuns é desenvolver estas aptidões no uso da faca. Exige empenho e bastante tempo de treinamento. Até lá o kitzinho de "sobrevivência" ou seja lá como queiram chamar, ajudará bastante...

Abraços,
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3924

Nova mensagempor Rick S C » 09 Jul 2011, 22:11

Teria uma boa pederneira, mechas, lanterna, cobertor de aluminio, bussola, canivete, cara e coragemrsrsrsr
Rick S C

Data de registro: 09 Jul 2011, 19:55

Nova mensagempor Bruno <Mineiro> » 09 Jul 2011, 22:18

Otimas dicas...

lembrando q é sempre bom ter uma noção de sobrevivencia e primeiros socorros....
esses conhecimentos nunca são d++ rsrs
"Gatinho Cheshire, que caminho devo seguir? - perguntou Alice.
"Depende onde você quer chegar, respondeu o gato."

Alice no País das Maravilhas.
Bruno <Mineiro>
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 09 Mar 2009, 20:08
Próximo Destino: Abril 2012: Chapada Diamantina e Fernando de Noronha
Setembro 2012:Norte do Peru / Equador / Colombia / Panama

Re: Kit de Sobrevivência - O que você colocaria?

Nova mensagempor O Mercenário » 17 Set 2011, 12:04

Quando o assunto é sobrevivencia, é sempre um beneficio poder ter qualquer "vírgula" a mais no seu equipamento,....
Mas se aqui eu posso escolher, vou tentar colocar o mais básico e funcional possível...

*Uma faca boa e de tamanho médio, que seja Full Tang
*Um poncho de chuva ou cobertor de Emergencia
*Uns 10m de Paracord 550
*Um pouco de Silver tape
*Clor-in e Anaseptil em pó
*Pederneira

To lembrando que isso ai é o básico do básico do básico.... Cabe bem dizer tudo na própria bainha da faca se souber acomodar direitinho.

Valeu pessoal!
"O fluxo e o refluxo das marés
A deriva dos continentes
O sol e sua eclíptica...
São apenas pequenas coisas
Que controlo em meu mundo."
O Mercenário

Data de registro: 17 Set 2011, 11:46

Nova mensagempor Eduardo Ramos » 04 Jan 2012, 15:51

Bom, eu sempre que vou pro meio do mato levo a cargueira com tudo dentro e quando vou fazer trilhas, picadas etc. eu levo uma mochila normal da Curtlo muito boa e resistente..
Dentro da mochila eu levo:
Bandagem, Micropore (daqueles brancos, grossos), Água (num cantil militar com caneco pra ferver agua de rio se precisar), Algodão (2 bolinhas), Pederneira, 2 Facas (Facão Gerber Gator Jr. se encaixa super bem no fundo da mochila e a outra faca é uma menor pra outros tipos de trabalho, levo elas na mala pra não topar com pessoal da policia florestal ou do IAP e eles me prenderem por causa delas hehe), levo um canivete dentro de um minibolso que tem dentro da minha calça, levo um monóculo, alguns metros de silver tape enrolados num palito de sorvete quebrado ao meio, 1 saco de lixo dos grandes, levo 1 luva de soldador (é aquelas de loja de ferramentas, dá um ótimo grip pra passagens com pedras úmidas e ainda protege minha mão se eu precisar abrir uma picada.. o ideal era ter uma luva tática das boas, mas ultimamente a coi$a ta feia hehehehe), levo uma lanterna com 2 pilhas a mais, como eu ando sempre na Mata Atlântica sempre vou com um Anorak e uma pulseira de Paracord (no pulso óbvio).. Por mais que seja um monte de coisa cabe perfeitamente na mala e ainda tem espaço pra uns nutrys e frutas hehe e a mala fica impressionantemente leve (pelo menos pra mim)..
Mas se eu tivesse numa situação de sobrevivência eu gostaria de ter uma faca boa (tipo minha Gerber Big Rock que tá pra chegar :D ), uma pederneira (no minibolso de dentro da calça), meu canivete (no minibolso de fora da calça, aqueles que é bem pequeno junto com o bolso principal), um cantil militar e minha pulseira de paracord..
Com a faca eu posso fazer abrigo, base pra acender a mecha, fogueira, lança, arco, flecha, cortar trepadeiras pra fazer mais corda etc... Com a pederneira o fogo.. Com o caneco do cantil militar eu fervo água pra beber e a pulseira de paracord serve pra amarrar um teto do abrigo, amarrar troncos e fazer um pequeno caiaque (já vi fazerem isso com as madeiras certas) e até amarrar troncos pra fazer uma cama elevada (no caso da Mata Atlântica é necessário).. Mas como dizem os profissionais, 90% da sobrevivência é psicologia, portanto não adianta ter tudo isso e se desesperar, porque daí voce não vai fazer nada e vai acabar morto (ou quase).. Portanto se manter calmo, seguir em frente e saber manusear os instrumentos e conhecer os lugares aonde voce vai e etc. é essencial na sobrevivência..
Porque aliás nós nunca sabemos quando isso vai acontecer portanto, sempre pronto!
Eduardo Ramos

Data de registro: 14 Dez 2011, 12:06

Nova mensagempor Guaxinim Amigo » 04 Jan 2012, 17:43

Uma faca de boa qualidade e uma bússola para eu ter certeza de onde fica o N.

Com uma boa faca de pelo menos 20 cm de lâmina eu posso fazer:

1) Arco e flechas;
2) Lança;
3) Tacape;
4) Abrigo para chuva com folhas e gravetos;
5) Buracos para procurar alimento;

Além disto posso descascar frutas, palmeiras, também posso caçar e pescar.

Conhecendo o mapa celeste da região posso tentar me orientar a noite pelas estrelas, mas existe o inconveniente disto não ser possível em noites nubladas ou em mata fechada, portanto uma bússula é essencial, juntamente com uma faca.

Este é na minha opinião o melhor, o mais leve e o mais dinâmico kit de sobrevivência, pois a faca me mantem vivo e a bussula me tira do absurdo que é andar em círculos.

::carai::
Guaxinim Amigo

Data de registro: 02 Jan 2012, 11:41
Próximo Destino: Jardim Zoológico.
Rio de Janeiro.
Reputation point: 73

Nova mensagempor JOÃO22 » 17 Jan 2012, 10:44

Uma boa faca, bem afiada e uma pederneira ja é o bastante"!!!!!111
Não é pra viver somente com o que a natureza oferece... o resto como disse o nosso companheiro ""É PURO LUXO""
JOÃO22

Data de registro: 03 Jan 2012, 14:35
Próximo Destino: Pico dos Marins, depois Airuoca!!!!!!

Nova mensagempor armcivil » 21 Fev 2012, 11:57

Eu tenho um kit bem elaborado que atende a todas as necesidades em campo porem o pacote principal é o das fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
armcivil

Data de registro: 06 Out 2010, 11:50
Próximo Destino: Adoraria uma aventura na amazonia, acampar na selva
Reputation point: 11

Nova mensagempor samuel r bustamante » 24 Fev 2012, 14:07

Nao brinca em serviço em armcivil?? Tem ate estetoscópio!
Quem tem aventuras para recordar e outras tantas a planejar a vida é só alegria.

Travessia da Juatinga e Cachueira do Saco Bravo 2012
travessia-da-juatinga-e-cachoeira-do-saco-bravo-2012-t67479.html
samuel r bustamante

Data de registro: 13 Fev 2012, 21:10
Próximo Destino: Pico dos Marins, Volta da Ilha Grande e Aiuruoca
Reputation point: 1

Nova mensagempor yoda » 10 Mar 2012, 18:09

Se eu pudesse escolher só um item de sobrevivência, seria um facão.

O site http://www.tocandira.com.br tem boas dicas.

O link direto para kit de sobrevivência:
http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/um-exemplo-para-kit-de-sobrevivencia/
-----------------------------------------
Mochileio, jipeiro e aventureiro.
-----------------------------------------
yoda

Data de registro: 09 Dez 2011, 15:20
Reputation point: 100

AnteriorPróximo

Retornar para Bushcraft & Sobrevivência