Ir para conteúdo

Mochilada nervosa - Bolívia/Norte da Argentina


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal, essa sexta-feira estou indo para a Bolívia...

Então, já abri este tópico que é onde descreverei/relatarei os trajetos da viagem, como um diário de bordo online! :)

 

Por enquanto, a programação é:

 

Sucre/Potosí/Tarija/Salta (incluindo o trem da nuvem, se estiver aberto)/ Jujuy/ Tupiza/ Salar de Uyuni (com passeio para as lagunas verde e colorada)/ Oruro/ La Paz/ Copacabana e Titicaca/ Rota da Morte/ Cochabamba/Santa Cruz de la Sierra e SP.

(Acho que não vai dar tempo de visitar o dpto de El Beni e Pando)

 

Quero dicas também!!! :) :)

 

Abraços

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Falaaa Lemmingis!!!

 

Então Osmose.. minha dica é: Down Hill de la Paz a Coroico! Esse vc nao pode deixar de fazer!

Agencias na Calle Saganarga, morro acima! Preço Bom de pagar é B250. Esqueça as Bikes top de linha, o que vc precisa além de dois pneus bons, um selin confortável e luvas são freios a disco e suspensão dianteira.

 

De resto acho que vc ta bem na fita... Otima trip e mantenha a gente informado! ::otemo::

 

Abs

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Léo, obrigado

Na verdade, eu não programei nada, não reservei nada...

Eu vou abrir o mapa e ver pra onde vou... :)

 

Essa da Rota da Morte é um percurso que sempre quis fazer.... Adoro andar de bike também! hahahaha

Vc sabe quantos dias demora essa viagem???? Porque dependendo, acho que pularei Cocha e irei para Trinidad en El Beni....

 

Tkssss e pode deixar que vou mantendo vocês informados, e se possível com fotos.. Sou uma porta no quesito TECNOLOGIA. ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal, começou o relato...

Estou escrevendo de Viru Viru, o aeroporto de Santa Cruz de la Sierra...

 

Meu voo chegou ontem as 2 da manha, entao como eu voaria no mesmo dia para Sucre, resolvi dormir no aeroporto...

O problema eh que meu voo foi cancelado 2x pela Aerosur, uma as 10 da manha, e o outro as 12h15...

O motivo: chuva em Sucre...

 

Entao, fiquei aqui no aeroporto tomando uma breja, e conversando com os taxistas e uma senhora que faz umas empanadas caseiras.. Ficamos brother, ela me deu umas 3 empanadas de graça... hahahahaha

Agora as 16h50 voo para Cochabamba, e de la tento pegar um onibus ateh Sucre...

 

Mas meu maior problema sem duvidas eh achar um lugar que aceite trocar traveller checks.... To fudido e sem grana... hahahaha e sujo, o que eh pior......

Enfim, assim que eu definir meu proximo destino, eu volto a postar... Estou adorando a Bolivia, apesar dos problemas que tive....

A aventura estah soh começando... O que me preocupa sao os traveller checks mesmo...

 

Bjssss a todos....

Do ensebado,

 

Rafael

hahahahaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Rafael, beleza ?

 

O que te aconselho é fazer esse trecho de Potosí até Villazon (fronteira com a Argentina) de trem, porém não saem trens todos os dias.

 

Tem que ver seu roteiro, ver quantos dias vai ficar em cada cidade e tentar encaixar nas saídas dos trens.

 

Inclusive na volta você já pode pegar ele direto de Villazon até Uyuni.

 

Essé é o link com os horários, dias e valores.

 

http://www.fca.com.bo/contenido.php?seccion=2&subseccion=41

 

abraços e boa viagem !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom gente, no dia 27/02 peguei um voo para Cochabamba, uma vez que meu voo para Sucre foi cancelado 2x...

Conheci um polones no Viru Viru, o Bartek, que ia para Sucre comigo...

 

Fomos ateh Cocha de Aerosur, o que levou 30 min mais ou menos.. Chegando no aeroporto, pegamos um busao ateh o terminal rodoviario, para tentar comprar nossa passagem para Sucre... Conseguimos por Bs 45, uma viagem que demoraria em media 12 horas, subindo os andes... Como o busao era noturno e semi leito, capotamos...

 

Em uns 20 min de viagem, o busao parou na beira da estrada pra gente comer... A espelunca era muito suja, o banheiro era fossa, mas aventura, vamo que vamo... Compramos Choclo con queso (milho com queijo, mto bom), pao e empanadas, e agua claro, e seguimos rumo a Sucre...

 

Depois de 12 hrs de terror, chuva e eu pensando que iamos cair no penhasco, porque as rodas do bus eram mais carecas que meu avo, chegamos com um puta frio de 8 graus, e chovendo...

Jah corri para o primeiro hostel que encontrei, o Hostal Bolivia, pois estava a 3 dias sem tomar banho, e muitas horas sem dormir... Peguei um quarto privado com banheiro por US$ 10 + cafe da manha.

 

Dei uma dormidinha, sai para tirar umas fotos... Sucre eh uma graca... Cidade organizada, o centro eh lindo, e a comida eh mara... Comi de tudo o que se pode encontrar na rua... Cheguei a conclusao de que doente fica aquele que jah coloca isso na cabeça... Ou eu tenho um estomago mto forte... Porque jah comi de tudo..

 

No dia seguinte, troquei alguns traveller checks, e peguei um bus para Potosi por Bs 15, a viagem eh linda, subimos mais um pouco dos andes, e chegamos umas 14hrs em Potosi.. A cidade parece uma favela, mas eh bem legal...

1 dica: comprem folha de coca, eh foda respirar... Vc dah 3 passos, e desmaia... hahahaha

 

Peguei o busao e cheguei perto da calle junin, onde fica meu hostal, o Koala Den. Finalmente conheci mtos gringos, estava cansado de falar espanhol. hahahah

Nao encontrei nenhum brasileiro ainda, por incrivel que pareça...

 

Amanha vou fazer o passeio do Cerro Rico (ou nao, vai depender do trem que vai a Tarija)...

Na verdade, nao gostei de Potosi, num vejo a hora de chegar em Uyuni pra fazer o passeio do Salar, e em La Paz pra pegar balada.. Ainda tenho 20 dias pra me esbaldar de Bolivia...

Estou amando...

 

Bjsssssss ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Retirem o que eu disse: Potosi eh animal, apesar da dificuldade de respirar...

Ontem fiz o passeio do Cerro Rico com mais 1 brasileiro, 2 argentinas e 1 espanhol. Foi muito bom, tirando que tive uma crise de asma e passei mal dentro da mina, de resto... Tah valendo... hahahaha

 

Eh impressionante o trabalho executado pelos mineiros, eh muito duro... Eh bom ver esse tipo de coisa pra gente agradecer e parar de reclamar da vida...

As 18h30, comprei minha passagem para Tarija, ao sul da Bolivia, na divisa com a Argentina...

Viagem longa, de +/- 10 hrs, em estrada de terra, descendo os Andes... A estrada eh bem linda, um luar maravilhoso, estrelas no céu, cactus e montanhas....

Se nao fosse pelo feladaputa atras escutando cumbia torando no celular A VIAGEM TODA, o busao parando 10x na estrada... Teria sido melhor... Se voce for mandar alguem para o inferno, mande fazer a viagem Potosi x Tarija de bumba...

 

Chegando em Tarija, fui procurar um hostel... Tudo lotado, ou entao com quartos duplos, onde voce eh obrigado a entrar com mais uma pessoa, ou ao contrario eles nao deixam vc se hospedar.... Fui para um hotel (infelizmente) e paguei Bs 120 a diaria. Mto caro... ::essa::

 

Acordei, sai para tirar umas fotos da cidade... Nada muito impressionante, mas eh bom as vezes cruzar com gente cordial e alegre... Os tarijeños sao bem diferentes do restante da Bolivia, sao mais abertos....

Fui ateh a rodoviaria para ver minha passagem para Tupiza, ou Salta na Argentina, eis que me surpreendo: TODAS AS ESTRADAS BOLIVIANAS ESTAO BLOQUEADAS POR 48 HRS... Ou seja, vou ter que ficar aqui ateh sexta-feira ateh conseguir pegar um bumba para Tupiza... Ou ateh Villazon.

 

Quero logo ir ao Salar... E Titicaca...

Estou adorando a Bolivia, mas posso dizer que perderia uns 2 dias no meu apartamento em SP coçando.... Banho nao me faltou ainda... Isso que importa :)

 

Bjsssssss

 

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Opa, blz ?

Li algumas msgs suas sobre a viagem para bolívia. Você pretendia levar 400 dolares. Como foi a viagem ? Quanto gastou afinal? Quais cidades visitou ?

Estou planejando para julho um mochilão também somente na bolívia, a grana e o tempo estão curto para ir também ao peru. Por isso se tiver anotações com gastos e puder me mandar agradeceria.

A princípio seria Campo Grande x Corumbá x Santa Cruz x La Paz (Chacaltaya, bike coroico e Tiwanaco) x Copacabana (islas del sol) x Uyuni (passeio 3 dias salar) x Santa Cruz x Corumba x Campo Grande, tudo via transporte terrestre (ônibus e trêm).

Abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá,

 

O passeio pelo Salar, saindo de Uyuni, deve sair em torno de USD 80 - 100...

Eu acabei levando USD 600 quando fui, e foi o suficiente... Os ônibus não são tão caros... Como eu tenho um sono de pedra, eu não me importo se é leito, semi leito, ou normal (apesar dos meus 1.90m)

 

Como o seu roteiro tá menor que o meu, acho que se você levar USD 500 + cartão de crédito seja suficiente, mas se tiver dinheiro sobrando, leve mais.. Nunca se sabe o que pode acontecer na Bolívia!!

 

Eu fui para Santa Cruz, Cochabamba, Sucre, Potosi, Tarija, Tupiza, Salar de Uyuni, Oruro, La Paz, Lago Titicaca, Sorata, Down Hill para Coroico, Trinidad e voltei para Santa Cruz para pegar meu vôo para SP...

 

Chegando em La Paz, eu comprei presentes e roupas, é muito barato!

Ah, e perfumes tb! É mais barato que em Free Shop e são originais...

 

 

O que você tem que pensar e ter como lema na Bolívia é:

TODO POSIBLE, NADA SEGURO!! (Tudo possível, nada certo)... E é isso que faz a viagem ser f*da!!

Ano que vem volto pra lá, mas vou para o norte da Bolívia.

 

Vamos sair daqui de SP rumo à Porto Velho, e de lá vamos fazer toda a amazônia boliviana de chalana! :)

 

Abraços

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Opa... beleza?

Li essa página do seu relato, veja se pode me ajudar.

 

Vou pegar esse vôo da Gol que chega de madruga em Viru Viru. ::hein:

Vi que você dormiu no aeroporto.

Esse "dormir" é nas cadeiras mesmo? Ou tem algum hostel perto ou algo assim? Lá é isolado do resto do mundo? Ahahaa... ::lol3::

E a mochila, o que fez com ela?

Lá no aeroporto tem lugar para fazer câmbio?

 

É pq no outro dia devo pegar o vôo para Sucre.

 

Valeu pelas respostas,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...