Ir para conteúdo

Mochilada nervosa - Bolívia/Norte da Argentina


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi Thiago

Sim, dormi no Viru Viru...

Como as cadeiras estavam ocupadas, dormi no chão mesmo

Levei meu saco de dormir e capotei! A mochila, eu coloquei ela como "travesseiro".. foi bem tranquilo e sem preocupações.

Mas dentro do aeroporto existe um serviço que dispõe camas, ar condicionado, etc... Não sei quanto custa, mas deve ser carinho... o aeroporto tb fica longe da cidade, e dos principais anillos (santa cruz é dividida em anillos)...

 

no aeroporto tem cambio, a taxa é ruim

então troque o suficiente para viajar e trocar em sucre...

 

caso seu voo para sucre seja cancelado, como o meu que foi 2x...

vc pode optar ir para cochabamba, e de la pegar um onibus até sucre, que demora em média 12 hrs!!!

peguei um bus cama por Bs 45

 

Boa sorte

 

Abraços!

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

A pedido de alguns, vou continuar meu relato, que já está "vencido" porque voltei faz 3 meses... rsrsrs

Já vou me desculpando porque eu sou péssimo para NOMES, então nomes de ruas, nomes de albergues, etc... Não vou lembrar...

Videm que não preparei roteiro antes, não pesquisei albergues etc...

 

CONTINUANDO....

 

Tarija

 

As estradas haviam sido bloqueadas por 48 hrs quando eu cheguei em Tarija, ou seja:

Viajei num puta ônibus maltrapilho, com o vidro quebrado, comendo poeira e escutando um puto de um Colombiano Hippie fedido tocando violão por 12-14 hrs...

Saímos de Potosí umas 8-9hrs da noite, e cheguei em Tarija pela manhã... Detalhe: não tinha reservado nenhum lugar...

 

Fiquei "brother" do Colombiano por puro interesse, para irmos juntos procurar um albergue e raxar o taxi (abomino taxi, mas no horário que chegamos, não havia ônibus municipal)...

Após procurar vaga em TODOS os albergues na cidade, descobri que só tinham quartos duplos, e como o Colombiano era Hippie, num tinha 1 puto (detalhe, o quarto duplo custava em torno de Bs 70 por pessoa)...

Ele arrumou uma pensão para dormir...

Após 12 hrs de viagem, com a notícia de que as estradas estariam bloqueadas, e estressado... Resolvi ficar em um hotel...

Paguei Bs 120 pelo quarto sozinho, com banheiro... Não queria, mas não tinha opção!!!

 

A cidade de Tarija é uma graça, os tarijeños são super animados e gente boníssima... É outra coisa... Vc já percebe que não existe tantos indígenas (mas tem ainda, e bastante) como em Potosí.... Excelentes restaurantes, comi mignon com cogumelos + breja (mta breja) por R$ 20,00 (+/- Bs 80)... O hotel era mais caro, aí nessa hora eu chorei largado!!!

 

20100619114925.JPG

Tarija

 

Pontos turísticos em Tarija: a praça central, o Monte com a Santa padroeira, que vc tem uma visão da cidade e das vinhas...

A região tem muitas vinícolas, mas como disse: BLOQUEIO DE 48 HRS, ninguém entrava, ninguém saía! E eu tava MATANDO pra tomar vinho... Mas blz...

Tarija por si só é um passeio de no máximo 1 dia inteiro...

 

48 hrs DEPOIS.......

Aleluia, desbloquearam as estradas... Comprei minha passagem rumo a Tupiza...

Geograficamente parecia perto, tipo 6 hrs de busão... Doce ilusão!!!

 

Pensem em uma rodoviária bombando.... 2 dias sem nada, negada queria vazar de lá... E na Bolívia acho que é a maior concentração de migrantes no mundo!! Num para 1 na cidade.. As rodoviárias sempre cheias... Mas como a maioria tem a mesma fisionomia... O ambiente não renovava :)

Comida: esquece... Se vc quiser comer rápido para não perder seu busão, coma choclo con queso ou frango frito...

Foi isso que fiz... Não tenho nojo, então sentei na barraquinha da tia, e já soltei:

 

- POLLO, ARROZ, PAPA, ENSALADA Y LO QUE TENGAS! :)

Ah, y cerveza claro!!!!

 

20100619115126.JPG

Barraquinha na rodoviária! Limpíssima! :)

 

- Sos argentino???? (¬¬)

- De Brasil.... (só porque eu falo POSHO, CASHE, SHO... E pareço argentino???? hahahaha)

 

Bati aquela chepa, tomei cerveja porque minhas origens ensinaram que alcool mata tudo... E montei no bumba..

Fumei uns 4 cigarros, tomei meu dramim... E capotei...

É aí que começa a saga para Tupiza....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tupiza

 

Como disse, geograficamente é como Jaboticabal (minha cidade natal) - SP... Uns 400km....

Mas aí eu esqueci que estava na Bolívia... Essa viagem me custou 14 -16 hrs da minha vida... Porque????

 

1) Estrada extremamente sinuosa... Com mais curva que gorda agachada...

2) De terra + areia... Tupiza fica em uma região desértica

3) Estreita... Não passam 2 carros juntos..

4) Chovendo.... Perguntem se o busão atolou???? NA SUBIDA? ::lol3::

 

Enfim... Tava com "drôgas" no corpo (dramim), e só acordei com um boliviano me acordando:

- Amigo, o busão encalhou...

- Sério gato?

- Aham!

 

Beleza, desce do busão, empurra aquela borosta na subida, aplaude, fuma um.... E volta...

Zzzzzzz...

 

Acordei com o busão parado... Soltei um delicado: CHE, QUE PASÓ?

Olhei na janela, uma FILA de caminhão pra passar, e o beócio do nosso motorista encostou e ia deixar os caminhões passarem!!!

Resultado: FICAMOS 1h30 ESPERANDO TODO MUNDO PASSAR...

Do meu lado uma velha feladaputa fedida... Na frente uma menina com um GATO.... Quem leva bicho no ônibus caramba??

 

Quando entramos na região desértica, pasmei... Tava em Cbba, Sucre, Potosí e Tarija... Montanhas, palmeiras, calor... E agora deserto??? Tava amando, tinha até esquecido da velha flatulenta... ::mmm:

Zilhões de fotos, vilarejos, cactus, rios secos.... Paramos na estrada e comi as famosas Salteñas... Divinas... Pedi repeteco!!!

 

20100619115704.JPG

A caminho de Tupiza

 

14hrs depois... Chegamos à Tupiza, e o ônibus é bem próximo da estação de trem....

Vários gringos na bagaça!!!

Fui procurar um hostel... Parei no primeiro... Não gostei muito...

Decidi tentar outro... Tive a maior sorte do mundo... Fiquei no hostel MITRU, indico!

Quarto sozinho, Bs 60, banheiro coletivo (para mim e mais 2), PISCINA.... Isso, piscina!!!

 

 

Breja gelada, café da manhã top!!! O hostel Mitru é onde fica a agência Tupiza Tour tb, por onde fechei meu pacote ao Salar...

Tupiza é a típica cidade fantasma, do velho oeste... Chão de areia, um sol de rachar...

 

No hostel, eles fecham passeios a cavalo para o meio do deserto, com várias paisagens legais...

Fechei um passeio de 4hrs com mais 2 judeus... Os caras são pirados velho....

4 hrs depois debaixo de um sol do caramba, fomos para o hostel...

 

20100617215449.JPG

Paisagem da cavalgada

 

20100617215144.JPG

Albergue

 

Piscininha ali, breja.... Sucessão!

Conheci mais uns gringos (mtos irlandeses e 2 suecas que viajariam no mesmo jipe que eu na manhã seguinte para o Salar), e fomos comer pizza num lugar do lado do hostel... (não me lembro o nome da pizzaria, mas é do lado).... A conta também não veio cara, padrões bolivianos...

 

No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café, e montamos no jipe...

Rumo ao Salar....

 

- Che, sos argentino (motorista)

- A la puta que te parió, soy de Brasil (já tava brother do Edgar)...

 

No meu jipe estavamos em 5.... Um casal de israelenses, as 2 suecas e um argentino... Digo, EU... ::hahaha::

A estrada só alegria... Maravilhosa, várias paisagens diferentonas e subindo....

 

- Y las llamas? (perguntam os gringos)

- Aguanta, ya estan cerca...

 

(20 min depois)

 

- Y las llamas? (de novo)

- Calma.... (o cara já tava puto)...

 

Quando passa a primeira lhama, eis que surge um único coro no jipe:

- OOOOOOooooOOOOHHHhhhh... Llama!

 

O motorista rachando..... Mais llamas, mais llamas, mais llamas... Caramba, não aguentava mais ver aquelas porras!!!

- Ah si, ahora comemos...

 

Paramos em um belo campo de llamas (mais ainda, era llama pra mais de metro)....

E qual o almoço? Carne de llama!!! CHOREILITROS.... ::lol4::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

... Carne de llama...

Pois é, é uma delícia, parece carne seca... E era um bolinho feito com uma papa de milho com essa carne de llama, salada, banana e um refri pra arrematar...

Que delícia de almoço, rodeado de llamas, uma paisagem alucinante e muitos, mas muitos jipes de diversas cias de turismo...

Nossa carretera era de 2 jipes... No outro, estavam a cozinheira, 3 irlandeses e 1 inglês... Eles que eram o bar de todas as noitadas, que abasteciam nossos buchos de alcool :)

 

 

20100617205509.JPG

Almoço camarada com as llamas (canibalismo?)

 

Barriga cheia, pé na estrada... A cumbia torando no rádio do jipe, aquele solão, eu bezuntado de protetor solar até no último fio de cabelo... Mas vamos que vamos...

Metralhando de fotos na estrada...

 

 

20100617205857.JPG

Imagem da estrada logo após o almoço!

 

 

Vejam o sol da foto acima...

Viram?? Blz..

De repente, começou a chover granizo.... Juro por tudo...

Bizarro, vc tá lá, um puta céu azul, e começa a chover granizo....

Mas enfim... Seguimos por mais algumas horas até fazer nossa primeira parada, em um vilarejo bem gostosinho... Ah, pensei, vou tomar aquele banhão e já cair na cachaça com os gringos...

 

- Chicos, acá no hay água... Hay, pero no caliente...

Porra, que mancada... Já tava fazendo um frio desgraçado, e num tinha água pra tomar um banho???

 

- Otra cosa, no tenemos luz despues de las 22hrs de la noche.... Y mañana levantamos temprano, a las 4....

Juro que eu rezei umas 60 vezes pra ele soltar: CHISTE.... Que mané chiste que nada, iriamos acordar as 4 da manhã mesmo, caçamba!!!

Ah, detalhe: como sou "argentino", só eu falava espanhol naquela birosca... Ou seja, tradutor, intérprete, ator, dançarino e garçom ainda por cima!!! Latino só se fode mesmo...

 

Jantamos, comemos uma sopinha ajeitada, carne, legumes no vapor, foie llama ( ::lol4:: ) zueira....

E depois, eu que já tava tremendo e na abstinência, afinal, meu fígado iria desinchar.... Já corri pro abraço e pedi o "booze"...

Ficamos até altas horas bebendo e jogando yatzi.... (não tenho vícios, só fumo e bebo quando jogo ::lol3:: )

 

 

 

20100617210654.JPG

Negads jogando Yatzi e mamando :)

 

 

A noite estava ótima, um frio da porra....

Até que um de nossos companheiros começou a sentir os primeiros efeitos do soroche... Estavamos a 3.200m de altitude já.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

4 da manhã....

 

- Buenos días, disseram a trupe da Tupiza Tours...

- Buenos días my ass, lhe disse com minha educação suíça ::hãã2::

 

Mano, muito frio.... Mto mesmo...

E pra melhorar, CAGANEIRA... Adoro cagar fora de casa.... É uma delícia.... E lá vai eu pro banheirinho.... Papel??? Jornal? Folha de bananeira?? Dedo (eca, zueira viu gente.... hahahaha)

 

- Papel??

- Tiene que comprar!

- Porra, já paguei USD 150 nesse tour, e ainda tenho que comprar a borosta do papel?

 

Blz, acorda o velhinho da vila, que tem a única tenda de comida, bebida e papel higiênico...

4 da manhã! O velho quase me exilou com as freiras caolhas de olhos violetas.. hahahahaha

 

Compra a porra do papel, volta, caga, toma café e zarpa....

 

- Hoje vamos ver a cidade fantasma, o tal, o tal, o tal....

- Porque cidade fantasma, pergunta o irlandês?

- Porque você acha que acordamos cedo? Vamos colocar lençois e assustar todos os outros que chegam, disse eu...

- Jura? disse o irlandês (nem foi zuado os 4 dias né?)

 

No caminho, encontramos alguns jipes... E um atolado...

Quem vai ajudar?? Claro, a latinada... Desce eu e o Edgar, nosso motorista... Empurra aquele jipe, fazendo 0 grau lá fora...

Me sujei de lama? Quase nada...

 

Aplausos depois, fumei um cigarro pra esquentar (desculpa de fumante)...

Chegamos a cidade fantasma... Irada...

 

 

20100617211734.JPG

A caminho da cidade fantasma, amanhecendo....

 

 

20100617211922.JPG

Cidade fantasma

 

Fomos informados que a cidade era habitada por Viscachas... Como meu apelido na época de faculdade era Biscate, e é até hj....

Me senti em casa.....

 

20100617212209.JPG

Uma Viscacha... E isso não é foto da internet....

 

Seguimos adiante... Mto frio ainda, o Guy passando mal por conta do Soroche ainda, mascando mais folha de coca que os motoristas....

Paramos em diversos trechos para tirar fotos... Estavamos a caminho do Parque Nacional Eduardo Avaroa, das aguas termales e outras coisas....

 

 

20100617212504.JPG

20100617212636.JPG

A caminho do Parque Nacional Eduardo Avaroa

 

 

20100617212826.JPG

Entrada do Parque Nacional

 

Uma parada para um lanchinho rápido, e adentramos o Parque...

Uau, muito lindo... Diversas lagoas coloridas, flamingos...

Fomos informados que existe uma lagoa que faz uma espuma, e essa espuma eles usam para fabricar shampoo.... Seguem direto para La Paz... Vc olha aquela espuma, parece ova de sapo!!! IU...

 

Chegamos às Aguas Termales....

Aquilo é lindo, mas é um piscinão de Ramos... Na boa, tava um calor desgraçado lá fora (agora tinha esquentado, era 1 da tarde), a água fica a 35ºc....

Eu num quero pegar micose... E não vou mostrar meu corpinho de 18 (arrobas) pras pessoas... hahahaha

Mas o visual vale a pena! E muito!

 

Almoçamos em um refeitório cheio de gente... Ow, aquilo é fartura, mta comida... Vcs não passam fome em nenhum segundo... E é tudo do melhor... Aliás, não lhes faltarão água, comida e boas diversões...

 

 

20100617213246.JPG

Aguas termales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

20100617220122.JPG

Vista de cima de um morro para as Aguas Termales

 

Resolvi fazer um pips...

O banheiro custa Bs 2.... Vou pagar pra que? Isso é gigantesco... Vou subir esse morro e mijar lá mesmo... Aproveito e tiro umas fotos...

Na volta, trupico em uma pedra e saio rolando morro abaixo.... Cansado, com fome, sujo de barro... Agora parecendo um tatu! hahahaha

Eu rachei... E segui adiante, espero que ninguém tenha visto... :)

 

Comemos, vapt-vupt.... E seguimos rumo à primeira das lagunas de colores... A Laguna Verde....

Velho, quando vi aquela baita laguna de dentro do jipe, quase chorei...

É MARAVILHOSA, a coisa mais linda que já tinha visto.... E extremamente tóxica... Arsênio puro!

 

20100617220535.JPG

Negads colando na Laguna Verde

 

Ficamos uma cota admirando aquela beleza, em silêncio todos, em respeito àquilo...

 

- Adelante?

- Como no

 

Fomos ao deserto de Dali, e rumamos aos Geisers..... Demais, tudo....

A noite já ia caindo... E precisavamos chegar ao nosso alojamento... Acordamos as 4 da manhã, e chegamos no alojamento as 6 da tarde... Rodando sem parar...

Um cafezinho, bolacha, pão.... E breja...

 

Compramos cervejas e mais cervejas e ficamos tomando até começar o jantar....

Confraternizei com outros jipes, uma galera demais.... Aí conheci mais australianos, irlandeses, ingleses... Aff, não aguentava mais tanto gringo.... Nem falar espanhol... Queria brasileiros para conversar em português e falar palavrão! hahahahaha

 

Nessa hora, milhões de crianças bolivianas entraram e começaram a cantar pra gente:

 

- La luna esta tan hermosa en el cielo, y las estrellas........

Eu amo criança, abracei todas e queria levar pra casa....

 

- Plata para comprar material para la escuela!

Rala pra lá criançada pidona!!! Voltei para SP, parei no semáforo e tive aquele pequeno deja-vu...

Falei:

- Vão pra lá que aqueles gringos tão cheios da Plata... Dollar... Son ricos...

 

E lá no fundo escuto a mesma ladainha!!! Choreilitros....

 

Jantarzinho, mais "booze", e de repente eu escuto:

O RAFAEL É O NOSSO MOTORISTA DO JIPE...

 

- Sério?? E ele fala inglês? Que demais...

- Sim, eu sou o motorista e falo inglês!! (ou seja, além de argentino, virei motorista de jipe)....

 

Claro que não gringaiada besta... Fui zuado até a morte...

Num via a hora de dormir, já tinha escutado muita besteira... Detalhe que me segregaram de todos do meu jipe... Tive que dormir num quarto com pessoas de outro jipe, das quais já tinha feito amizade... Mas volto a falar: LATINO, BRASILEIRO... Óbvio que eles iam me mandar pra outro quarto! hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...