Ir para conteúdo

muy locos com pouca grana - Cancun y Playa del Carmen


Posts Recomendados

  • Membros

Na véspera de natal comecei meu segundo mochilão mexicano, destino Cancun. Passagem de ida e volta, hostel reservado em duas cidades, alguns pesos no bolso e só. Fui sozinha, sem planos definidos, com a intenção de encontrar lá alguns amigos com quem mantive contato por internet e juntos descobrirmos o que fazer.

Aqui estão algumas anotações dos 10 dias de trip incríveis que passei em Cancun e Playa del Carmen, ou pelo menos, a parte dele que for possível.

 

PREPARAÇÃO

Consegui a passagem trocando milhas da Aeroméxico (depois de muito insistir, diga-se) para a alta temporada, fim de ano 2011. Fiz tudo por telefone e só tive que pagar uma taxa de U$ 70. É a segunda vez que voo pela empresa, e só tenho elogios. São 9h de voo até a Ciudad do México depois mais 1h30 até Cancun. Os aviões são grandes (Boeing 777), e nesse trecho de 9h ofereceu cobertinha, travesseiro, kit de higiene, duas refeições (janta e café da manhã), cada poltrona tem seu sistema de video com filmes, seriados, músicas, etc.

 

Para entrar no México só é preciso de um visto eletrônico. É só ir no site do consulado ( http://www.inm.gob.mx/index.php/page/Inicio_Autorizacion_Electronica/pt-br.html ), preencher os dados e imprimir o papel que sai na hora, e pronto. Sem se deslocar, enfrentar filas, pagar taxas. ::otemo::

 

A grana quase "oficial" da região é o dólar. Todos os passeios são cobrados em dólar, vários restaurantes tem menus nas duas moedas... levei alguns pesos que já tinha (mas não recomendo trocar reais por pesos no Brasil, a cotação é péssima), alguns dólares e preferi fazer saques nos caixas eletrônicos à medida que fosse precisando (saque pode ser feito nas duas moedas). Câmbio 1 real=7 pesos, ou 1 dólar=10 pesos.

 

Reservei hostel nas duas cidades pelo hostelworld.com. Imprescindível fazer a reserva na alta temporada, uma amiga acabou por ficar "sem teto" em Playa del Carmen.

 

Hostel Mayapan - Cancun

O único hostel da cidade que fica na zona hotelera, e não no centro. Muitíssimo bem localizado, perto dos hotéis chiques, dá pra ir a pé pras praias e pras baladas.

É um pouco desanimado, não tinha muita confraternização com o povo, fica num shopping center abandonado e tem um ar meio "mal assombrado". Mas é limpo, os quartos são bem espaçosos, com lockers e chuveiros bons, um café da manhã basicão. Paguei U$ 18 no quarto pra 4 pessoas.

 

Praia e all inclusive

Meu primeiro objetivo após as longas horas de viagem comendo guacamole no avião de ceia era, é claro, me jogar na praia.

Fui procurar uma amiga que estava no hotel Be Live Grand Viva. Logo de cara fiquei horrorizada com a idéia de que os hotéis são realmente donos da praia. Ficam em cima da areia, com uma faixa estreita de orla que parece ser exclusiva dos hóspedes. Descobri que seguindo a rua, existe uma entrada que dá para a praia e fui seguindo pela orla, passando pelos gringos com suas pulseirinhas VIPs até chegar ao espaço do hotel Be live. E, grande sorte, encontrei minha amiga que já tinha feito novos amigos, belíssimos italianos. Juntei-me a eles e desfrutei das mordomias do all-inclusive: cadeiras de praia, toalhas, bebidas e batatinhas fritas, tudo na faixa.

 

Fomos comemorar a noite de natal no Cocobongo. Compramos os ingressos com o Álvaro, agente de turismo que tinha uma loja bem ali na nossa rua, e era famoso por atender muitos brasileiros. E de fato, os preços dos tours eram muito bons e o atendimento muito legal, eles falam um quase-português. Compramos a entrada vip, com direito a bebida liberada por U$55.

O Cocobongo é uma mistura de boate, com shows musicais estilo Brodway, com encenação de filmes e muita gente bonita. Imperdível, uma ótima noitada pra fechar meu primeiro dia em Cancun em grande estilo !

 

(aqui eu abro um parêntese: não descreverei as aventuras - até porque algumas histórias são impublicáveis haha - mas já vou avisando: sim, a noite lá é aquela loucura toda que se vê na tv. Gente bonita, bêbada, bagunça, putaria. Uma maravilha pra quem está solteiro, pode ser uma chateação pra quem vai de casalzinho. Enfim, recomendo fortemente.)

 

A manha das baladas

No hostel eu encontrei os meus companheiros brasileiros que fizeram minha viagem ser completamente loca e especial. Eles já estavam na cidade há alguns dias, e como todo bom brasileiro, já estavam "causando" por lá. Algo que aprendemos: a polícia em Cancun fica em cima e qualquer mal comportamento será surpreendido com um aviso de "señor, no puede hacer esto" e uma cobrança de propina descarada sob ameaça de prisão. Então, casaizinhos empolgados ou rapazes bêbados, fica a dica.

A região onde fica o Cocobongo é cheia de barzinhos, boates, uma do lado da outra. Pode-se comprar a entrada separada ou um "combo" de vários bares numa noite, com ou sem bebida liberada. Como tudo no México, a negociação e a pechincha dominam. Os preços variam muito de como estiver a noite, de quantas pessoas estiverem juntas .... rola de conversar com os promoters e conseguir umas barganhas legais. Numa noite conseguimos entrar na boate Congo open bar + Cocobongo por U$ 20, outra fomos no Cocobongo de graça quando os shows já estão terminando. Se estiver num grupo grande, com bastante meninas, a negociação fica bem vantajosa.

 

Fiquei poucos dias em Cancun. A região hotelera é bonita, tem um estilo "Miami", tudo bastante chique e caro. As praias são abertas, mas tem um acesso meio chatinho, passando por trás dos hotéis. Em algumas delas é dá pra alugar camas, mesinhas e guarda-sóis e também pedir comida e bebida.

É possível comer barato, se procurar fora dos restaurantes turísticos. Duas barbadas: atrás do hostel tem um KFC - sanduíche, batatas e refri por $ 49 pesos. No shoppingzinho onde fica o Cocobongo tem uns quiosques de pizza (que também tem em Playa del Carmen), fatias de $ 15 a $ 30 pesos. Salvou vidas na madrugada.

 

(continua...)

cc.jpg.fc27fbc87427b229715f136e21baa859.jpg

598d9f878ba76_Cancun040.jpg.a39d9fd2ca2895d1108259f27494bb69.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Muito boa a nossa viagem, faltou você incluir a trilha sonora "Jhonny, la gente esta muy loca - All day, all night" e " Amazing, amazing, this way you gonna kill me". Aguardo o final do relato kkk bj! Ah, lembre-se de nosso trato: o que acontece em Cancun, fica em Cancun!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Um dos poucos passeios que compensa fazer saindo de Cancun é ir a Chichén Itzá.

Compramos um tour num quiosque turístico aleatório, (no shopping onde fica o Hard Rock Cafe) que custou U$ 40,00.

Saímos cedinho, longuíssima viagem de 3 horas .... no caminho passamos por um cenote (Tsun Ha, bem fraquinho.)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120513003037.jpg 500 375 Legenda da Foto]Cenotes são cavernas com água doce, existem vários nessa região. Eram sagrados para os mayas, que acreditavam ser uma entrada para o submundo e que um mergulho nas suas águas era rejuvenescedor. Depois de algumas horas de viagem passando mal, eu descobri que um mergulho nas águas geladas é uma beleza para ressaca ![/picturethis]

Antes de chegar a Chichen Itza, ainda fazemos uma parada em uma comunidade de artesãos que vende coisas bem bonitas, mas tudo caríssimo. Temos um almoço buffet (incluso no tour) nesse lugar e ficamos um tempão parados para que os turistas comprem um monte de coisas ....

infelizmente, acabamos demorando nesse lugar e finalmente chegamos à Chichen lá pelas 2 da tarde.

Durante a viagem o guia vai explicando muitas coisas sobre os mayas, a cultura, a história de região, e quando chegamos lá é realmente emocionante ver o lugar. Andamos por toda parte com o guia explicando cada pedra, cada entalhe .... é interessante, mas, quando eu vi uma sombra no Campo de Pelota eu reneguei minha formação de historiadora, abandonei o grupo e me entreguei à preguiça com uma soneca na grama ...

 

20120513011914.jpg

jogar futebol com bola de pedra ? prefiro evitar a fadiga ...

 

20120513012006.jpg

 

 

PLAYA DEL CARMEN

 

Para chegar lá, existem onibus que saem do terminal de hora em hora e custam 50 pesos. Como estávamos em mais gente, fechamos uma van por um precinho camarada que nos deixou na porta do hostel, o incrível

Playa Hostel, o mais barato e mais bagunçado que já fiquei. Paguei 100 pesos na diária, num quarto para 5 meninas. Existe um lounge bem gostoso em que a galera se reúne, e lá pode-se cozinhar, levar bebida e fazer um "esquenta" para as noitadas ... todo dia rolou jantares e confraternizações com a galera, buenísimo. Acaba a meia noite em ponto, então quem quiser dormir (dormir ???), talvez consiga. Tem um café da manhã básico, mas em alguns dias, apareceu um pote de Nutella (!!!) para se juntar ao pão e ao leitinho, foi uma boa surpresa. Fica perto da praia e em frente a um Walmart, o que foi bem útil para aquela abastecida de comidas e bebidas.

 

E a cidade de Playa .... agora sim, praias de verdade !

Um estilo totalmente diferente de Cancun, cidade pequena, meio hippie-chique, um calçadão cheio de restaurantes e lojinhas e barzinhos na orla, fantástico !

Na época em que fomos estava rolando um festival de música eletrônica, então tinha festas rolando dia e noite. Fui caminhar tranquilinha ao longo de toda a praia e, chegando na Playa Mamitas, balada ! Pleno solão de meio dia e a galera pirando na areia, viva la fiesta !

Existem os clubes de praia em que se pode pagar por caminhas e por atendimento vip, mas optamos por ficar de boa na areia admirando a paisagem e o belíssimo movimento humano.

A noite o movimento se concentra na 5 Avenida, cheia de barzinhos, começando é claro, pelo Cocobongo (igualzinho o de Cancun, apenas um pouco menor). O esquema é o mesmo: paga-se para entrar dependendo do movimento da noite, se estiver fraco não paga, se você for uma mocinha bonita não paga também ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vc está no meio do relato né..estou achando ótimo e esperando ansiosa para ver o restante...vou dia 26...

o Alvaro (ja li antes dele tbm) que vc comentou que fez passeio com ele em Cancun, ele fazia também os que saiam de Playa del Carmem?...ou com ele da pra ir direto saindo de cancun mesmo?

Vc não fez tds com ele, pq? teve algum problema ou era caro?

desculpa te atrapalhar no meio!

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hola .... eu não fiz com ele porque como estava em muita gente, preferimos fazer por nossa conta, alugando carro, ou fechando com van ...

os passeios dele saem todos de Cancun .... eu acabei que só comprei algumas baladas. Mas as excursões valem a pena sim, o preço em geral é o mesmo de todos lugares, mas o atendimento na agência é bastante bom, eles são muito solícitos e entendem a gente rsrs

ah, esqueci de falar o endereço:

agência do "Alvaro é o cara" (tá escrito isso na placa haha)

Plaza Suites Terramar, Sala 8, Blvd. Kulkulcan, KM 8.5

em frente ao Hotel Riu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Como estávamos todos com o roteiro bem relaxado, pudemos fazer a trip de um jeito ideal: sem correria, aproveitando os passeios mas também deixando alguns dias só pra ficar de bobeira na praia, acordar tarde, curtir a ressaca da noite anterior, almoçar com calma ...

Todos os seguintes passeios foram feitos saindo de Playa del Carmen. Lembrando que era dezembro, alta temporada, e nada foi arranjado com antecedência.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120523001654.jpg 500 375 Legenda da Foto]XEL HA

Ok, confesso que eu pensava que ir em parque temático num lugar desses era coisa pra criança. Em Playa ficam os três parques mais famosos da região, todos da mesma rede: Xel-ha, que tem atividades na água; Xcaret, mais de natureza e Xplor, com atividades "radicais". Os três podem ser comprados pelo site oficial http://www.xcaretexperiencias.com/.

Depois de ouvir ótimas recomendações, decidimos pelo Xel-ha. Compramos nas banquinhas de turismo que ficam no calçadão de Playa del Carmen por U$ 80. Existem várias pessoas vendendo os passeios, o preço é tabelado, e é incluso transporte e comida liberada o dia todo.

Lá dentro pode-se comprar algumas atividades a parte, como o nado com golfinhos, com peixe boi .... mas é bem caro.

Vale a pena ir bem cedo pra aproveitar o dia inteiro lá. O parque é sensacional !! Chegamos lá pra tomar café, com tudo que tem direito: comida mexicana, sucos, frutas, panquecas, waffles, chocolates ....

Depois de se empanturrar, fomos fazer todas as atividades que o parque oferece: bike, caminhadas, descer o rio de bóia, nadar com os peixinhos, fazer tirolesa ... muito gostoso. Cansou, vai pro almoço, com várias comidas boas e bebidas liberadas. Bateu preguiça, vai pra rede tirar um cochilo ou senta no bar e toma umas margueritas .... ahhh, vida boa demais.

Saímos cansados e satisfeitos lá pelas 5 horas, que é quando o parque fecha.[/picturethis]

 

20120523002412.jpg

 

COZUMEL

A grande diversão de Cozumel são os mergulhos. O mar é muito limpo, o fundo tem um visibilidade incrível e tem várias barreiras de coral lindas. Pode-se fazer o mergulho com cilindro, que é só pra quem tem o certificado internacional de mergulho (PADI) ou um com snorkel, que só fica na superfície.

O ferry para Cozumel sai do porto de Playa del Carmen, é pertinho e pode-se ir a pé. Custa $ 150 e sai em vários horários, aprox. de 3 em 3horas.

Compramos um ticket ida e volta quando chegamos no porto, é tranquilo de comprar na hora. Descendo na ilha, tem vários stands oferecendo os passeios; contratamos um mergulho com snorkel, que passava por três lugares diferentes por u$ 25.

O passeio é muito gostoso, vimos vários peixes lindos e umas coisas (tipo um residencial de peixes, sei lá rsrs), fomos em uma lancha só para a nossa turma (seis pessoas), com água e refrigerantes liberados, snorkel e colete pra quem não sabia nadar.

Cozumel é ponto de parada de cruzeiros e a cidade estava bem cheia de turistas chiques. Comemos num restaurante legal no centrinho, demos uma rápida volta por lá e voltamos pra Playa, sem conhecer o resto da ilha, infelizmente.

 

 

20120523002308.jpg

 

20120523002814.jpg

e o último dia de 2011 acabou assim ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...