Roteiros de Viagem no Brasil
#877736 por brunasscarvalho
06 Set 2013, 18:21
O título é a minha proposta!

Sou perdidamente apaixonada pelo Nordeste, mas tem muita coisa que eu ainda não conheço.
Estava pensando em um mochilão pela Europa, mas minha verba está curta e o dólar está alto.
Então, por que não explorar uma região que eu amo tanto.

Como eu já conheço o Nordeste razoavelmente, vou conseguir passar por todos os estados nem que seja para dar um oi ::otemo::

Achei uma promoção BSB-SSA a 219 mangos, ida e volta, com taxas. ::hahaha::

O que eu montei até agora foi o seguinte:

10/nov Salvador - Praia do forte - já conheço Salvador, então vou direto pra praia do forte, chegarei lá no fim da tarde!
11/nov Praia do forte
12/nov Praia do forte
13/nov Aracaju - Reservei mais dias para Aracaju, porque embora eu conheça também, vai me servir de base para conhecer outros lugares, como Mangue Seco... tenho parentes lá, então essa hospedagem vai ser 0800
14/nov Aracaju
15/nov Aracaju
16/nov Aracaju
17/nov Maragogi - vai ser um bate e volta... conheço todas as praias de Alagoas, menos Maragogi, rsrsrs
18/nov Porto de Galinhas - Aqui é o mesmo esquema de Aracaju... tenho parentes em Recife, que vai me servir como base de hospedagem 0800
19/nov Olinda
20/nov João Pessoa - Já conheço a cidade, tô tentando arrumar coragem para ir a Tambaba, rsrsrs
21/nov Natal - Dediquei mais tempo por não conhecer!
22/nov Natal
23/nov Natal
24/nov Natal
25/nov Natal
26/nov Jericoacoara
27/nov Jericoacoara
28/nov Parnaíba
29/nov Parnaíba
30/nov Barreirinhas (Lençóis Maranhenses)
1/dez Barreirinhas
2/dez São Luís
3/dez São Luis (Nesse dia eu volto pra Salvador)
4/dez Salvador (Nesse dia eu volto pra Brasília)


Fiz uma planilha de levantamento de custos... ainda está muito superficial, mas pelas contas devo gastar uns 500 mangos de transporte (ônibus entre as cidades) e uns 650 mangos de hospedagem, considerando a casa dos parentes e diárias em quarto coletivo de hostel com a carteirinha de alberguista. Pensei em levar material de camping, vai que rola algum lugar mais em conta.

Alguém já fez um roteiro parecido ou quer fazer algo parecido???
Aceito dicas de lugares mais interessantes para ir no norte da Bahia (em substituição a Praia do Forte) e na Paraíba (em substituição a João Pessoa). O resto é sonho e em sonho a gente não mexe ::love::

Acho que é isso pessoal... quem estiver no meio do caminho e quiser marcar pra tomar uma água de coco! ::otemo::

#877930 por D FABIANO
07 Set 2013, 18:02
Fiz este roteiro no ano passado.
Sai de ônibus de ônibus Porto Sseguro e conhecendo cheguei a Sao Luis .
Não abro mão de conforto,então gastei,rs...
Esquece Parnaiba ,e um lugar que não tem nada.
Praia do Forte vale 2 dias,e Maragogi um bate e volta esta ótimo,também não tem grande coisa.
Esqueceu de por Fortaleza no roteiro,pois ônibus para Jeri só tem de la.
#878046 por Pat Alves
08 Set 2013, 09:00
Bruna,

Eu, como você, sou apaixonada pelo Nordeste, foram várias viagens desde 2008, eu acho que eu posso ajudar (ou te deixar mais confusa!) com base na minha experiência de turista .

Primeiro, o seu roteiro:

Com o Google Maps aberto em uma aba e Google na outra, vamos lá:

A - Eu achei bem corrido. Existem algumas lacunas. Por exemplo, de Natal você quer chegar em Jericoacoara. Só que para chegar até lá, você tem que parar em Fortaleza. São 520Km. De Fortaleza, você tem que pegar o ônibus da Fretcar para lá, que tem horários específicos. Bastante chão de viagem (mais de cinco horas). Se você for de ônibus direto de Natal e for para Fortaleza e depois Jeri direto, acredito fortemente que a viagem será bastante cansativa. Mesmo assim, dois dias para Jeri é pouco (e é pecado) para lá. Vc vai chegar lá e vai querer ficar mais tempo. Sério. Tanto é que eu estou voltando para lá no mês de Novembro.

B - Novembro não é época de encontrar as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses. Não estou dizendo que não vale a pena ir, apenas falando isso para não criar expectativas. Também serve para colocar em ordem de prioridades na hora de repensar o roteiro. Você já pensou como vai voltar do Maranhão para Salvador, que é o seu destino de volta? Já comprou a passagem?

C - Posso te deixar mais confusa? Por que não ficar pela Bahia, Sergipe e Pernambuco e deixar o Ceará e Maranhão para outra viagem, onde você pode fazer por exemplo a "Rota das Emoções"? Acho que fica menos cansativo e você aproveita mais (menos tempo em deslocamento e mais tempo aproveitando). Tipo: conhece Morro de São Paulo? (vale a pena e eu acho muito mais bonito que a praia do Forte). Já que está em Sergipe, que tal conhecer o Cânion do Xingó, fazer a rota do Cangaço e conhecer Piranhas? De lá, pegar transporte para Maceió, em vez de voltar para Aracaju. Dependendo do horário que chegar em Maceió, você pode dormir lá para descansar e partir cedo para Maragogi. Tudo dependerá dos horários dos ônibus. De Maragogi, é melhor seguir para Porto de Galinhas e não Recife. Foi o que eu e minha amiga fizemos.

D - O trânsito entre Recife e Porto de Galinhas não facilita muito o bate-e-volta. E o lugar é bonito demais para ficar só um dia. Ah, você deve saber mas programe-se para estar lá na lua nova ou lua cheia, para pegar a maré baixa em um bom horário.

No seu roteiro, o melhor trajeto é:

Salvador > Praia do Forte > Aracaju > Maceió > Maragogi > Porto de Galinhas > Recife > João Pessoa > Natal > Fortaleza > Jeri > Parnaíba > Barreirinhas > São Luís (aéreo São Luís - Salvador)

Particularmente, como já disse, acho supercorrido e você vai ficar com a sensação de só ter colocado os pés nos lugares e já ter que partir. Não sei se você é superrata de praia, mas sugiro também fazer coisas diferentes porque eu tenho uma amiga que é fãzoca de praia mas não aguentou ficar 12 dias "só" em praia. Minha sugestão é:

Salvador > Morro de São Paulo (se não conhece) > Praia do Forte > Aracaju >Canindé de São Francisco > Maceió > Maragogi > Porto de Galinhas > Recife > João Pessoa > Natal |com aéreo Natal - Salvador ou

Salvador > Praia do Forte > Aracaju >Canindé de São Francisco > Maceió > Maragogi > Porto de Galinhas > Recife > João Pessoa > Natal |com aéreo Natal - Salvador + Morro de São Paulo (se não conhece)

Praia do Forte (2 dias)
*** Conhecer o vilarejo, a praia e o projeto TAMAR.

Aracaju (3 a 5 dias, depende do que escolher de roteiro)
*** Conhecer a cidade
*** Tour para Mangue Seco
*** Tour para Cânion do Xingó
*** Tour para Canindé de São Francisco
Logisticamente falando, talvez seja melhor ficar por Canindé e de lá partir para Alagoas. Aqui no Mochileiros.com tem um relato de um casal que fez isso.

Maragogi (2 dias)
*** IMPORTANTE: Maré baixa (lua nova ou lua cheia). Chegue cedo, antes da farofada (as excursões começam a chegar por demasia e aquele monte de gente mexe na areia que fica turva. Adeus a visão dos peixinhos!)

Porto de Galinhas e arredores (2 a 3 dias)
*** Praia da Vila e as piscinas naturais. O passeio de bugue Porto-a-Porto;
*** Praia dos Carneiros

Recife (3 dias)
*** Conheça Olinda!
*** Conheça o Instituto Brennand (vale muito a pena!)

João Pessoa (3 dias)
*** Em um desses dias, eu fiz o passeio de bugue para as praias do município do Conde.As praias do Conde são muito mas muito bonitas.

Natal (5 dias)
*** São 3 horas de João Pessoa para Natal. Como vc estará vindo de João Pessoa, vale a pena ficar uns dois dia em Pipa, antes de partir para Natal. Falando em Natal, há uma infinidade de passeios por lá, vejo os links na minha assinatura)

Morro de São Paulo ( 3 dias) * Se não conhecer e se sobrar tempo.
















Para chegar a Jericoacoara, você tem que primeiro chegar em Fortaleza.
#898509 por Frida_ssa
20 Nov 2013, 10:59
Pat Alves, menina vc mandou bem !!! parabéns!!!

alguma notícia se rolou mesmo esta trip da brunasscarvalho?

Espero que tenha dado tudo certo!
#931991 por RAFA TORTORA
22 Fev 2014, 17:07
Olá Pat Alves,

Acho que você mandou muito bem no comentário sobre o roteiro da Bruna. Caso você não escreva profissionalmente, deveria pensar sobre o assunto.

Meu roteiro é bem parecido com o dela, porém tenho mais tempo. Considerando sua sugestão, como você continuaria o roteiro depois de Natal até São Luis?

Obrigado.
#1236853 por L'Brazx
30 Nov 2016, 18:40
Uma pergunta. Como ficaria este roteiro ao contrário, começando por Natal? No meu caso eu iniciaria pelo Rio de Janeiro e tenho aproximadamente 40 dias. Alguém que tenha viajado recentemente, saberia chutar uma média de custos, no estilo básico mochilão ( é só um chute mesmo) para uma trip pelo nordeste?

Roteiro:
"Salvador > Morro de São Paulo (se não conhece) > Praia do Forte > Aracaju >Canindé de São Francisco > Maceió > Maragogi > Porto de Galinhas > Recife > João Pessoa > Natal |com aéreo Natal - Salvador ou

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes