Ir para conteúdo

Opinião sobre Roteiro - TDP, Ushuaia, Calafate e El Chalten


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera.

Primeiramente, gostaria de dizer que ainda estou montando meu roteiro. Definido só está o que farei em Ushuaia e em TDP.

Crio porém esse tópico para dimensionar a duração da minha viagem, uma vez que desejo comprar ainda essa semana as passagens.

 

Para começar - pretendo ir em torno do dia 10/12 para Santiago, passar um ou dois dias lá, aproveitar para comprar o resto do equipo que não levar do Brasil, como barraca e saco de dormir, e então, no dia 13 ou 14 ir para Punta Arenas. De lá, no fim do dia 14, vou pegar um traslado para Torres del Paine com uma ONG (AMA Torres Del Paine), com a qual vou trabalhar um tempo, provavelmente até o dia 29 ou 30 de dezembro. Começa então meu percurso pelo parque, sendo que vou fazer o circuito completo no sentido anti-horário. Tenho até o dia 09 para voltar, que é quando a ONG me levará de volta para Punta Arenas. Aí começam as minhas dúvidas.

 

Provavelmente passo um dia em Punta Arenas para conhecer a Pinguineira ... acham que esse passeio vale a pena? Ainda preciso me informar mas gostaria de partir nesse mesmo dia durante a noite para Ushuaia. Passo mais três ou quatro dias em Ushuaia (os passeios que pretendo fazer estão no tópico Ushuaia - Perguntas e Respostas, mais tarde eu linko aqui) ... e então pretendo ir para Calafate via terra.

 

Chegando em Calafate, pretendo fazer mais dois dias de passeio lá à priori e depois ir para El Chaltén, onde devo ficar mais 5 dias fazendo passeios. Depois disso volto para Punta Arenas de onde pego um vôo para Santiago e outro para São Paulo o mais rápido possível (pois preciso voltar a trabalhar! :P)

 

Ou seja, a viagem seria mais ou menos isso:

 

10/dez - São Paulo - Santiago

11 ~ 13/dez - Santiago (cidade e compras)

14/dez - Santiago - Punta Arenas - TDP

15/dez ~ 09/jan - TDP (impossível alterar essa parte)

10/jan - Punta Arenas (Pinguineira) - Ushuaia

11 ~ 13 ou 14/jan - Ushuaia (passeios)

14 ou 15 até 16 ou 17 - El Calafate

17 ou 18 até 22 ou 23 - El Chalten

23 ou 24 - Punta Arenas e Santiago, se tudo der certo, acordar dia 24 ou 25 em Sampa.

 

Acham que é possível? Será que consigo ver tudo que tenho direito?

Outra dúvida pertinente - é melhor comprar as passagens todas em uma só companhia, comprar como trechos separados ida e volta, ou comprar como múltiplos destinos na mesma, comprar cada trecho em uma, deixar pra comprar o segundo trecho lá, sei lá? Só sei que se os preços estiverem altos para brasileiros, vou atrás de uma agência de viagens no Brasil para comprarem para mim.

 

Pretendo pesquisar passagens nesses sites:

despegar.com.ar, LADE, LAN, PLUNA, SkyAirline, Aerolíneas, ASATEJ.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá galera, acabei optando por mudar meu roteiro - o trecho de Santiago estava encarecendo muito o trajeto aéreo portanto vou direto para Punta Arenas. Provavelmente a saída será dia 12/12/2011 de Sampa chegando em PUQ na manhã ou madrugada do dia 13/12/2011.

 

Pensei em tirar o dia 13 para fazer compras e conhecer a cidade e o dia 14 para conhecer a Pinguineira. Dia 15, as 7 da manhã, passa o ônibus da ONG, que me traz de volta no próprio dia 09 de janeiro. Cortando assim o trecho do dia 10, consigo estar seguramente em Punta Arenas de volta no dia 23 de janeiro, de onde conseguiria uma passagem para Sampa.

 

As viagens de avião seriam em segundas-feiras, garantindo assim um preço baixo e disponibilidade de assentos no avião. Vi o melhor preço pelo decolar.com como sendo pela LAN mas no site estou tendo dificuldades na compra.

 

O que vocês acham da mudança do roteiro? Válida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Meu pitaco:

acho que encarece de verdade a sua viagem é voce ir e voltar por Punta Arenas - alem de te fazer perder um dia pra voltar de Calafate até lá...

 

Simula sua volta a partir de Calafate, das pesquisas que eu fiz pela Lan, considerando os trechos SP x Santiago x Punta Arenas + Ushuaia x Calafate x SP, dava quase o mesmo valor (-/+ R$ 1300) - tive que mudar de planos porque as ferias "encurtaram", entao vou direto pra Calafate e volto por lá tambem. Faz a compra via telefone.

 

A ida por Santiago te dá uma coisa que eu não vou ter: chance de comprar seus equipos de boas marcas por bons preços. Tempo pra virar as lojas de lá de ponta cabeça voce tem mesmo rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Cris, obrigado pela sugestão!

Minha idéia inicial era aproveitar a ida para passar em Santiago e justamente, comprar equipos. Porém ficar dois dias em Santiago estava encarecendo muito minha viagem, então vou adiantar os passeios de Punta Arenas e ir direto pra lá. Preciso estar em Punta Arenas no dia 15/12 para pegar meu ônibus para TDP, e não tem como estar chegando muito antes disso, caso contrário iria primeiro para Ushuaia ou El Calafate e já esgotaria os passeios nessas cidades .... mas ainda não tenho certeza se vou direto para Punta Arenas.

 

Punta Arenas, por estar no meio do caminho entre Ushuaia e El Calafate, funciona como um entreposto entre essas cidades, mas o roteiro fica meio burro voltando para Punta Arenas .... vou cogitar ir de São Paulo para lá e voltar de Calafate mesmo! Boa sugestão!

 

Ouvi dizer também que só passagens intercontinentais ficam mais caras se compradas apenas trechos de ida ou volta ... alguém sabe me confirmar isso? Será que se comprar só ida pela LAN, por exemplo, e a volta pela Aerolineas, por exemplo, vale a pena?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não vale a pena comprar passagem de ida e volta separadas... no máximo vale a pena comprar com a opção de múltiplos destinos que funciona no caso de ir e voltar por El Calafate e Ushuaia pois ambas são cidades argentinas ao contrário de Punta Arenas.

 

A melhor logística ao meu ver no seu roteiro seria viajar mais cedo para a Patagônia e voltar mais cedo para o Brasil pois assim valeria a pena pegar um voo GRU-USH e FTE-GRU... assim vc poderia conhecer a parte mais austral (Ushuaia e Pta Arenas) no começo (acho que seria bom pelo menos uns 3d pra Ushuaia + 1d para ir a Pta Arenas + 1d em Pta Arenas) e assim depois vc iria pra TDP e no fim ficaria só com El Calafate e El Chaltén podendo pegar diretamente o voo desde El Calafate pra Sampa...

 

Agora, caso vc não possa chegar alguns dias antes, acho que qualquer outra opção de roteiro te fará perder tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Por baratear passagem aerea, ai sem duvida a sugestão do Zé Luiz seria excelente.

 

Sei lá, analiso no custo geral o fator da compra dos equipos - vale a pena analisar o que te falta comprar de equipamentos ainda e lembrar que o melhor custo x beneficio sempre será Santiago, cujo valor e variedade dos equipos nao varia muito dos equipos dos EUA. Eu comprei praticamente tudo aqui porque sei que nao vou ter tempo, mas se tivesse a chance de passar por Santiago antes da minha trip, eu nao pensaria 2x.... creio que gastei praticamente o mesmo que gastaria lá, a diferença é que poderia comprar coisa muuuuito melhor com o mesmo dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Seria ótimo, José! Surgem dois problemas desse roteiro que você me passou, o primeiro é a indisponibilidade de ir mais cedo para lá (a menos que eu não pegue nenhuma substitutiva na faculdade - o que eu duvido), e o fato de eu ir para Ushuaia sem equipo de camping, que eu iria precisar. Não posso arriscar meu ano letivo, e por isso não vou mais cedo para lá, mas acho que o que eu economizaria de passagem e desgaste indo por Ushuaia e voltando por Calafate compensaria o gasto em um equipo de camping em Ushuaia ou no Brasil mesmo!

 

E Cris, realmente, Santiago é incomparável, mas andei vendo e em Punta Arenas há uma zona franca, onde os equipos (principalmente os da Doite) são encontrados bem em conta. A variedade é bem menor mas vou ter que me contentar com isso para economizar uns trocos na passagem. Esses trocos provavelmente vão ser o que me permitirão fazer o passeio dos Lagos Escondido e Fagnano em Ushuaia, portanto, vou valorizar ele!

 

Obrigado pelas sugestões pessoal, acho que achei hoje a minha passagem, e vou mandar bala na compra ... por mais que eu fique encafifado em ônibus durante um grande tempo devido ao meu trajeto circular, acredito que ainda será menos tempo que passei no meu último mochilão, onde fui para Cuzco e voltei por Salta sem pegar nenhum avião. Foram quase 10000km rodando a Bolívia, Peru, Argentina e Paraguai de ônibus! Perrengue! hehe

 

Quanto aos passeios, acham os tempos em cada cidade adequados? Será que chegando em Punta Arenas lá pelo meio dia ainda dá pra ver a Pinguineira no mesmo dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ushuaia - 3d (1d ou 2d no PN Terra do Fogo, 1d Lagos, 1d Canal de Beagle + Cerro Martial)

Pta Arenas - 1d (Pinguinera Isla Magdalena + City Tour/Zona Franca)

El Calafate - 2d (1d para Navegação Todos Glaciares + 1d com Trekking e/ou visitação das passarelas do Glaciar Perito Moreno)

El Chaltén (pelo menos uns 3 dias... mas pode ficar o quanto puder se gosta de fazer trekking)

 

Quanto a Pinguinera, veja o site da empresa Comapa que é a responsável pelo passeio: http://www.comapa.com/en/excursions/magdalena-island

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bacana o site da Comapa, José, não conhecia! E por sorte sai depois do almoço! Maravilha, me economiza um dia na cidade!

O tempo estimado em cada uma é o que eu tinha pensado mesmo, El Chálten vou deixar o tempo em aberto para ficar lá até o fim da viagem, mesmo após tendo visto tudo vou ficar descansando lá, porque depois que voltar pra Sampa, que aí é só ralação ;P

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oie gentem,

 

Cês acham que vale mais a pena comprar em Santiago do que em Ushuaia? Pelos comentários, eu tava com a impressão de que valeria mais a pena em USH.

 

Vou em USH-Calafate-TDP-Chaltén em fevereiro e necessarimente tenho que passar em Santiago (vou fazer intercâmbio lá prox. semestre). Vou comprar bastante coisa, não tenho equip nenhum pra esse frio. 2 dias pra compras tá bão né?

 

Palhares, afinal você fechou o trajeto com ida e volta por Punta Arenas e dará a volta toda de onibus? Simulei opções parecidas com as que a Cris levantou mas não tem jeito, fica muuuito mais barato comprando ida e volta da mesma cidade.

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...