Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#1077476 por danicsml
12 Abr 2015, 16:03
Dia 07 - El Chálten - Laguna de Los Três.

Acordamos as 7h tomamos café e a previsão do tempo era favorável a fazer a trilha até a Laguna de los três porém tinha nuvens no Fitz Roy.
As 8h30 estávamos saindo da avenida principal da cidade e entrando na trilha. :idea: Dica: Tem gente que pega uma van e vai ate a Hosteria Pilar e de lá até a Laguna porém paga-se 100p só a ida e nesse caso não se cansa com a subida inicial de 1km logo que se sai da cidade.
Enfim como a grana tava acabando porque peguei uma péssima cotação (R$1-3,6p) e na cidade não funciona o saque do Banco do Brasil fomos á pé mesmo(depois explico de saque internacional). O legal é que dá pra ver o sol nascendo e tirar uma foto com a placa sem intrusos porque na volta tem gente pra todo lado nela. Fica a dica: tirar a foto na subida.
IMG_2984.JPG
Começando o dia

IMG_2988.JPG
Placa

Bom, o começo é meio puxado com uma subidinha sem vergonha que você pensa que não vai cansar (só pensa né) ::tchann:: , no meio desse 1km se chega no Mirador do rio de las Vueltas (da pra tirar foto na volta e fica melhor pq de manha fica contra a luz). O caminho é bem demarcado, em alguns lugares tem estacas amarelas para sinalizar e sempre tem gente na trilha, pode ir tranquilo.
IMG_3035.JPG
Caminho Sinalizado

Depois de uns 5km vai ter uma bifurcação onde terá que escolher subir pela Laguna Capri ou pelo Mirador. Como havia nuvens no Fitz Roy não seria interessante o mirador (ver o que? nuvens?) então fomos pela Laguna Capri e demos sorte, depois explico e posto fotos.
IMG_3149.JPG
Bifurcação

O legal é q tinha gente na Laguna Capri tomando café da manhã porque tinham começado bem cedo a subida. É uma laguna bem bonita com a visão do fitz roy no fundo. Paradinha rápida para foto, uma água e bora continuar.
IMG_3020.JPG
Laguna Capri

Caminhamos mais uns 3km e chegamos no acampamento Poincenot onde tem até um banheiro (aqueles de buraco no chão) mas por fora parece um banheiro químico. O pessoal acordando, saindo das barracas, outros tomando café. Bem organizado por sinal.
Caminhamos mais uns 2km e chegamos em uma placa que dizia que faltava 1km porém demoraria 1h - (gente eu ri, pq uma pessoa normal faz 1 km em 10min , mas não ria da natureza pq ela é vingativa e rancorosa..ssrsr) Cara, no vídeo do primeiro post da pra ver minha situação. ::mmm: A C A B A D A. São 400mt de desnível nesse 1km. E quando você pensa que acabou a subida tem uma reta e ooooutra subida.
IMG_3122.JPG
Placa do Mal..srsrsrs

Mas compensa todo esforço ainda mais que o tempo começou a abrir. Sentamos bem ao ladinho da Laguna para fazer nosso lanche/almoço e acreditem gelamos nossa coca cola na água da laguna. "Geladeira 100% natural". É tão lindo que só admirei e acreditem que esqueci de fazer um video 360º.
IMG_3045.JPG
Laguna de Los tres
IMG_3045.JPG (505.95 KiB) Exibido 666 vezes

Caminhando pela laguna você acaba vendo um glacial e a Laguna Sucia e não da pra ver mas tem uma cachoeira que é onde as águas da Laguna de los três cai.
Olha, da pra ficar sentado ali horas admirando a natureza, porém temos que voltar e desta vez pelo caminho do Mirador Fitz Roy ao invés da Laguna Capri.
IMG_3059.JPG
Laguna Sucia

No caminho fiz uma paradinha pra fazer um videozinho daqueles timelapse, sensacional o fitz roy fumando. Não pensem mal de mim. É que o nome Chálten na lingua dos indígenas da região quer dizer a montanha que fuma pois parece que esta saindo uma nuvem bem do pico do Fitz Roy. Precisava fazer o videozinho.
Continuamos até o Mirador e quando chegamos a visão era maravilhosa pois as nuvens haviam saído. Fizemos certo em subir pela Laguna Capri e voltar pelo mirador para o tempo abrir por completo. :idea: Fica a dica: olhe a previsão do tempo antes de sair do hostel e veja se vai diminuir a umidade e a precipitação porque daí é sinal que as nuvens vão diminuir ao longo do dia. Se tiver dúvida o pessoal do hotel te informa se as condições são boas. Detalhe a cidade tem 5 dias por mês de tempo aberto ta.
IMG_3157.JPG
Mirador Fitz Roy

Voltamos para a cidade as 16h. Joelhos? Ficaram em algum lugar da trilha..srsrs. A gente chega meio cansadinho, isso pq faço academia com uns treinos voltados para resistência viu. Enfim fomos para o hostel tomamos banho e bora jantar na Wafleria porém wafle salgado de queijo com presunto e outro de ovo com refri. 195p. Paradinha no super para abastecer mochilas para trilha do dia seguinte.

Gastos do Dia: 1 casal
Jantar na Wafleria: 195p
Supermercado: 45p

#1077519 por danicsml
12 Abr 2015, 18:48
Dia 08 - El Chálten - Laguna Torre.

Acordamos cedo, tomamos café, checamos a previsão do tempo e não era lá aquelas coisas então roupinhas impermeáveis, luvas, capas das mochilas e bora lá.
As 9h deixamos a cidade para trás e estávamos no começo da trilha. A Trilha é bem light comparada com a Laguna de los tres. São 20km ida de volta.
IMG_3184.JPG
No topo da cidade

IMG_3187.JPG
Começo da Trilha

O caminho é muito bem sinalizado, com placas em cada km. No primeiro mirador que se não me engano é o da cachoeira você já vê a torre la no fundo. :idea: Já vai tirando foto antes que o tempo mude viu (foi o nosso caso).
IMG_3191.JPG
Mirador da Cachoeira

Tem bastante gente na trilha. E te digo que a natureza é simplesmente delicada e forte. A partir de certo ponto você caminha acompanhando o Rio Fitz Roy com suas águas esbranquiçadas. As vezes a gente atravessava um bosque cheio de lengas caídas mortas que lembrava filmes de terror e de repente se abria a natureza com sua fantástica paleta de cores.
IMG_3218.JPG
Rio Fitz Roy

No meio da caminhada avistamos um arco iris perto da Laguna Torre e percebemos que pegaríamos chuva. Continuamos até porque estávamos com as roupas adequadas.
IMG_3214.JPG
Arco iris

Quando chegamos na Laguna Torre, gente do céu ::ahhhh:: quase fiz strike com outros turistas. Pensa na força do vento, um vento que você se curva pra caminhar e mesmo assim desequilibra. Pois é, me desequilibrei e quase cai em cima de outros 2 turistas. O mais dolorido é que aquela garoa linda que formava o arco iris agora estava rebelde e com a ajuda do vento parecia agulhas no rosto. Chegando na Laguna procuramos uma pedra grande pra usar como trincheira contra o vento.
IMG_3226.JPG
Laguna Torre
IMG_3226.JPG (453.94 KiB) Exibido 638 vezes

Dalí tentamos caminhas até o Mirador Maestri mas estava impossível e perigoso. Tentei fazer algumas fotos e o vento e garoa selvagem quase derrubavam eu e a maquina. O jeito foi o Ricardo fotografar e filmar. Ficamos o tempo suficiente para fazer algumas fotos até porque a Torre mesmo estava escondida no meio de uma nuvem e da garoa. ::Cold::
IMG_3247.JPG
Laguna Torre
IMG_3247.JPG (339.36 KiB) Exibido 638 vezes

No caminho da volta o tempo mostrou que não iria arredar. Chegando ao Mirador da Torre fizemos mais umas fotas e uma fruta e água. Acredita que tinha gente indo aquela hora para a Laguna. Pensei : " Esse povo vai tomar chuva". E aquela nuvem começou a vir no sentido da cidade, ou seja, ::hahaha:: coooooooorre porque ela ta vindo atrás.
IMG_3283.JPG
Mirador Torre
IMG_3283.JPG (437.57 KiB) Exibido 638 vezes

Pensa na velocidade que voltamos pra cidade. Chegamos na cidade umas 14h o vento tava forte e fomos direto para um restaurante porque depois viria a chuva e não teríamos como sair pra comer. Paramos no Tapera e pedimos um frango com molho e uma pasta com refris 320p. Saindo do restaurante era comico tentar andar na rua. Desequilíbrio total, Cambaleamos para o hostel e daí o mundo caiu la fora. Só pensei no povo da trilha. Nessa hora chequei a previsão e susto, ventos de 60-70km/h. Depois do banho e aquecidos no aconchego do hostel tomando um chazinho reparei que as janelas do hostel tinha 2 vidros pra aguentar aquele furacão la fora.
IMG_3286.JPG
Massa

IMG_3287.JPG
Frango

A noite quando a coisa melhorou fomos no supermercado comprar empanadas e refri para a janta e comidinhas para trilha do dia seguinte. Ficamos meio tristes porque não vimos a Torre de pertinho né. :cry:

Gastos do Dia: 1 casal
Almoço Tapera: 320p
Supermercado: 105p
#1077636 por danicsml
12 Abr 2015, 23:04
L'Brazx escreveu:Adorando o seu relato ::otemo:: . E que fotos belíssimas!!. Parabéns.


Obrigada L´Brazx. Vou tentar dar continuidade. ahh tem mais fotos mas tento colocar aquelas que tem informações/orientações.
#1077652 por danicsml
13 Abr 2015, 00:05
Dia 09 - El Chalten - Mirador de los Condores e Mirador de las Aguilas.

Nesse dia acordamos as 8h pois as trilhas seriam curtinhas então dava pra dormir mais. Tomamos café e bora caminhar. O tempo estava bem fechado para o lado do fitz roy e ficaria assim o dia todo.
Nossa, depois de 2 trilhas longas como Laguna de los três e a Torre fazer uma de 2km é mumu na chupeta.(Mumu é um doce de leite catarinense) :idea: Fica a dica: se no primeiro dia o tempo estiver bom e o ceu azul faça primeiro a Laguna de los três pra compensar aquela pirambeira que tem q subir.
Seguimos para o centro de informação ao turista pois é de lá que parte as trilhas dos condores e das aguilas. Tem uma subida até que tranquilinha pois tem uns painéis pra ir lendo durante o caminho. No meio do caminho tem uma bifurcação pra você escolher qual trilha quer fazer primeiro.
IMG_3297.JPG
Centro de Visitantes

Fomos no mirador de los condores, subida curtinha mas como estava ventando muito estava difícil até para o condor voar, mesmo assim vimos os bichanos. Deste ponto é possível ver a cidade toda e dependendo da visibilidade o fitz roy (não foi o nosso caso). Ahh outra coisa, lembra que contei que no dia anterior ventou e choveu bastante, pois é, as montanhas em volta da cidade amanheceram com neve. Ficaram lindas.
IMG_3298.JPG
Vista da Cidade. Ao fundo seria o Fitz Roy
IMG_3298.JPG (482.2 KiB) Exibido 597 vezes

IMG_3300.JPG
Montanhas com neve
IMG_3300.JPG (504.76 KiB) Exibido 597 vezes

Após voltamos para a bifurcação e de lá seguimos para o mirador de las aguilas. Como fica no sentido contrário da cidade o tempo estava aberto com direito a ver o Lago Viedma e suas montanhas. Coisa linda o céu daquele lado. Ficamos sentados ali olhando a rodovia e os ônibus que chegavam com mais turistas. Literalmente vendo a vida passar. Mas o vento ficou mais forte e resolvemos voltar para a cidade até porque pelas previsões o tempo iria piorar.
IMG_3320.JPG
Caminho para o mirador de las Aguillas
IMG_3320.JPG (436.93 KiB) Exibido 597 vezes

IMG_3332.JPG
Mirador Las Aguillas
IMG_3332.JPG (498.49 KiB) Exibido 597 vezes

Na volta para a cidade resolvemos ir no banco pois nosso dinheiro estava acabando. Daí vou explicar o meu quase infarto.
Li no site do Banco do Brasil que dava pra realizar saques no exterior se o banco fosse das redes Link ou Banelco. Em El Chálten só existe o Banco de La Nacion e este é da rede Link, pois bem, chegando no banco era dia 31/03 e neste dia era a tal da Greve Geral na Argentina e não tinha uma alma dentro da agência mesmo assim resolvi tentar sacar. Quando coloquei o cartão na maquina quase tive um infarto do miocárdio pois a maquina engoliu meu cartão, tentei respirar e seguir as orientações da tela e no final ela dizia que meu limite estava excedido. Achei mais seguro não insistir no valor e deixar para fazer a operação no dia seguinte quando a agência estivesse aberta e tivesse um funcionário para me devolver o cartão caso a maquina não devolvesse. E para minha alegria a maquina expeliu meu lindo cartãozinho de volta. Melhor pagar iof no crédito que ficar sem cartão né. Amanha termino a saga do cartão.

Resolvemos almoçar no Restaurante El Muro que fica no final da avenida principal da cidade. Ele é um dos poucos da cidade que aceitam cartão de crédito. Ahh ::sos:: Super Dica: Não tem casa de cambio em EL chalten e poucos são os lugares que aceitam pagamento com cartão de crédito. Pedimos um bife de chorizo com papas, e um 1/2 bife de chorizo com salada elmuro. A salada é maravilhosa e as carnes deliciosas. A conta deu 485p com refri. Voltamos para o hostel para uma soneca e depois tentaríamos fazer a trilha o Chorrillo del Santo mas a ventania e chuva começou e atrapalhou nossos planos.

A noite ainda chovia bastante daí o Ricardo foi buscar empanadas e refri na padaria para nossa janta. Começamos a arrumar nossas mochilas pois dia seguinte voltaríamos para EL Calafate.

Gastos do Dia: 1 casal
Almoço no El Muro: 485p
Jantar na Padaria: 95p
Editado pela última vez por danicsml em 14 Abr 2015, 10:14, em um total de 1 vez.
#1077673 por Luka Izzo
13 Abr 2015, 01:14
Maravilha de lugar,,, maravilha de fotos... Maravilha de relato...
Estou encantado com o "fim do mundo" e em breve devo conhecer essa beleza de lugar! Cias são muito bem-vindas!
Parabéns, amigos!
::otemo::
#1078173 por danicsml
14 Abr 2015, 11:04
Dia 10 - El Chálten - El Calafate.

Bom, nesse dia acordamos um pouco mais tarde pois não teríamos trilha e sim ônibus para voltar à Calafate.
Aproveitei que os bancos abrem das 8-13h e fui tentar o bendito saque.
E quando estou saindo do hostel o que vejo? Neve caindo. Gente do céu estava caindo bolinhas de neve. Fiquei muito lokaa ::hahaha:: Quase sendo atropelada porque olhava para o céu ao invés de prestar atenção na rua. srsr
Enfim chegando no banco pedi a ajuda de um funcionário para realizar o saque e se caso a máquina prendesse meu cartão ele estava ali pra socorrer né. Primeiro a maquina disse do limite excedido e depois não sacou. Daí o funcionário me orientou a voltar outra hora pq o sistema recém tinha voltado mas expliquei que iria para calafate e ele orientou a ir no Banco da Patagônia (q é o banco argentino que o Banco do Brasil adquiriu 51% em 2009 - fui funcionário do Banco nessa época).

10h30 pegamos o bus para EL Calafate, chegando as 13h30 fomos para o Calafate hostel, que ficamos hospedados antes de Chalten, e eles permitiram a gente deixar as mochilas e ficar sentadinhos na recepção. Deixamos as cargueiras no depósito e fomos ao banco da patagônia (que fica na avenida principal) chegando me certifiquei que tinha funcionário dentro da agencia, mesmo ela estando fechada, e fui para o caixa eletrônico. O esquema é o seguinte: coloca o cartão, daí a maquina pede teu idioma: tem português. Dái ela pede se vc quer sacar da conta corrente ou do cartão de crédito, coloca o valor, a senha que você usa nos caixas eletrônicos do brasil e bingooo. Teu din din sai. Bom tem umas questões de limites, então tive que fazer dois saques pq a maquina não entregou 2000p de uma vez, retornava aquela mensagem do limite excedido.
Ahh superdica: A empresa de onibus Taqsa passa pelo aeroporto antes de ir para Calafate. Entao no nosso caso dava certo pegar o busao das 16h30 e já ficar no aero ao inves ::sos:: de comprar a volta da van.
Diferenças dos saques: (Banco do Brasil) :idea: :idea: :idea:
Da conta corrente: se você tem um cartão de crédito/debito habilitado no exterior (não é o VTM) você pode sacar nas redes link e Banelco, tem um custo de R$ 12,00 + iof de 6,38 e a cotação é a do dia.
Do cartão de crédito: acessa as mesmas redes, porém diz que além da taxa de saque e do IOF de 6,38% você ainda paga um juros de 9% porque é como se a operadora do cartão estivesse te emprestando até você pagar a fatura. Ahh e tem o perigo de no dia que você pagar tua fatura a cotação ter subido e assim pagar mais caro. Pode acontecer o inverso tb, mas com o cenário da nossa economia, acho melhor não arriscar).

Bom, dinheirinho na mão bora gastar. Almoçamos na La tolderia e comemos uma pizza com 2 refri:167p . Passeamos pelo centrinho, compramos lembrancinhas, chás de calafate e depois voltamos para o hostel sentamos assistimos tv e de tardinha fomos procurar uma cafeteria. Encontramos a Dom Luiz que fica beeeemmm no final da da avenida del libertador. Pensa numa padaria cheia de coisas gostosos e muita variedade. Pedimos 2 capuccinos, uns paezinhos doces, uns salgados e nos fartamos. Voltamos para o hostel e aguardamos a van passar para levar a gente para o aeroporto.
img_3334.jpg
até breve patagônia

23:30 a van nos pegou e passou em outros lugares pegou mais gente e bora. No aeroporto os procedimentos básicos de check in e embarque. 2h da madrugada estávamos saindo de El Calafate e deixando a linda patagônia para trás.
img_2697a.jpg
Patagonia

Chegamos em Buenos aires as 4h30 e esperamos o dia clarear para pedir um taxi pois nosso hostel o HI suites Florida http://www.hostelsuites.com/ era 8km do aeroporto.

Gastos do dia: 1 casal
Jantar na La tolderia: 167p
Cafe na Dom Luiz: 71p
supermercado 105p

Dia 11 - Buenos Aires
Pegamos uma taxista maluca que dirigia e digitava no celular, ela se perdeu, perguntou para outro taxista onde era. Cara, seria piada se o taximetro não estivesse rodando. Mas depois de umas voltas chegamos e para nossa tristeza não deixaram a gente entrar num quarto antes do horário. Estavamos mortos e dormimos sentados no sofa do hostel até umas 10h. Aproveitamos que era quinta feira e fomos dar uma volta ali no centro, fomos passeando até o puerto madero, sentamos em banco e ficamos vendo a vida passar. Almoçamos num mc donalds ali perto e voltamos para o hostel e o quarto já estava disponível. Cara dormi até as 16h porque tava morta da noite anterior do voo. Acordamos e fomos ao Café tortoni (onde nosso Vinicius de Moraes tomava seu cafezinho quando diplomata)
20150402_173710.jpg
Cafe tortoni

Passeamos pelo comércio, fizemos compra de lembrancinhas e e bora dormir pois dia seguinte teríamos voo de volta para curitiba.

Gastos do dia:
Hostel 545p
Almoco mc donalds: 177p
Cafe tortoni: 260p
Supermercado: 300p
Taxista loka: 93p


Dia 12 - Buenos Aires - Curitiba
Nesse dia acordamos, fizemos as malas e fomos até a esquina do hostel pegar um taxi pois se pedir pelo fone tem uma taxinha (segundo a funcionaria do hostel).
Partimos para o aeroporto, fizemos procedimentos de check in, despacho de bagagem, imigração e daí deu um medinho. ::ahhhh::
Qdo fizemos o passeio de Torres del Paine, fiz tudo com o passaporte. E na nova entrada o funcionário carimbou a entrada em 27/04 e agora estava saindo dia 03/04. É quase um de volta para o futuro. SQN. Mas acho q ele nem ligou. Procedimentos cumpridos. Embarcamos e aqui estou a relatar as peripécias desta aventura patagônica.

Gastos do dia:
Taxi 112p

Até a próxima aventura. ::hahaha::
#1083222 por danicsml
28 Abr 2015, 21:54
Obrigada Ro.dias e epcosta.. se lembrar de mais alguma coisa posto..abraços
#1083261 por Bruna M.Correard
28 Abr 2015, 23:36
Parabéns pela trip e pelas lindas fotos!
Li rapidamente, então se estiver já no post desculpe...foram em que mês?
Eu tenho planos de ir lá pra outubro deste ano e gostaria de ter a sorte de céus mais claros assim como os que pegaram! ;)
#1083424 por norbertorodrigues
29 Abr 2015, 11:12
danicsml escreveu:
norbertorodrigues escreveu:ola amigos bom dia ! pretendo fazer essa viagem em setembro de 2015, e gostaria de saber o gasto total pois somos um casal e disponho no momento de R$ 8.000,00 reais para sete dias será o suficiente para passeios e hotel mais comida ?


Oi Norberto, são 7 dias né. Eu acho q da mas depende do quanto vai gastar com aéreo tb. Ficamos 11 dias para 1 casal com uns R$ 10.000,00.
Ali na minha segunda postagem tem a planilha dos gastos em anexo (rodapé da página). Baixa e da uma olhada no quanto gastamos. Eu tentei colocar os nomes dos restaurantes, os pratos que pedidos com os preços. Os passeios também coloquei até as taxinhas extras. :idea:

QQ dúvida to aqui. :?:

Ufaaa, consegui colocar o vídeo la no primeiro post.

OLÁ DANI BOM DIA ! NO MEU CASO JÁ VOU COM O AEREO PAGO E OS HOTEIS RESERVADOS ESSE VALOR SERÁ PARA GASTOS NAS DUA CIDADES OK. SERÃO NO TOTAL O9 DIAS CHEGO DIA 20/10 E SAIO NO DIA 29/10 USHUAIA 03 DIAS E EL CALAFATE 04 DIAS MAIS UM DIA PRA IR E OUTRO PRA VOLTAR ,
OS PASSEIOS OS VALORES SÃO EM DOLAR??? OU EM PESO??
AGUARDO SUA RESPOSTA
ABRAÇOS
#1083479 por ninapettinate
29 Abr 2015, 12:29
Thiago sanoli escreveu:
ninapettinate escreveu:Nossa adoreiiiii seu roteiro!!! Vou acompanhar o relato.. Meu próximo mochilão será mais ou menos esse em outubro!! =)

Nina, ta pensando em fazer em outubro mesmo? ja tem companhia ?



Oi Thiago!! Ja defini as datas.. Saio dia 31/10 e retorno dia 16/11.. Bora?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes