Ir para conteúdo

Dicas - Viajar de ônibus pela Europa


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Vantagens

 

As maiores vantagens de viajar de ônibus pela Europa são:

 

Preço: se for comparar com aviões e trens, geralmente as passagens de ônibus saem bem mais baratas… Ainda mais se for decidir um trecho de última hora. O que é perfeito para mochileiros e a galera que estiver mais apertada de grana.

Paisagens: de ônibus, assim como de trem, vc tem a oportunidade de conhecer as paisagens por onde passa e na maioria das viagens vc ficará surpreso com a beleza de algumas regiões pela Europa.

Conforto: geralmente as poltronas dos ônibus de longas distâncias são muito mais confortáveis que as de avião e trem. Dessa forma, a cochiladinha fica mais fácil.

Conhecer novas pessoas: dependendo da empresa e do roteiro de viagem, viajar de ônibus pode ser a melhor opção para conhecer novas pessoas, caso esteja viajando sozinho.

 

Desvantagens

 

Duração da viagem: dependendo dos destinos, viagens de ônibus podem durar longas horas… para quem não consegue dormir ou se enjoa um pouco com estradas, esse é o ponto mais problemático.

Engarrafamento: se vc for aproveitar um feriado, onde a maioria das outras pessoas tb aproveitarão, vc já conhece a história… Engarrafamento pra tudo que é lado! Dessa forma, o melhor é evitar os horários logo após o trabalho e a famosa volta domingo a tarde. Tente achar horários alternativos.

 

Melhores empresas

 

Há diversas empresas Européias, e em alguns países países vc encontrará também outras companhias locais. Vou tentar indicar aqui a maioria das empresas que conheço e/ou já viajei e que aconselho.

 

Eurolines

 

Esta é a maior empresa e geralmente uma das mais baratas, conectando mais de 600 destinos em 33 países. Seus ônibus são limpos e modernos.

Vc poderá comprar bilhetes únicos para todas essas destinações ou optar pelos Eurolines Pass para 15 ou 30 dias de validade. As grandes vantagens desse passe são a flexibilidade, pois vc pode desfrutar de viagens ilimitadas entre 51 cidades de toda a Europa, além de planejar sua rota durante a própria viagem; e o custo-benefício, pois se vc souber planejar bem os destinos, vc poderá economizar uma grana.

Confira aqui as cidades disponíveis para viagens à partir de 01 abril de 2013: Alicante, Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bordeaux, Bratislava, Brno, Bruxelas, Bucareste, Budapeste, Colônia, Copenhagen, Dijon, Dublin, Edimburgo, Florença, Frankfurt, Gdansk, Genebra, Gotemburgo, Hamburgo , Kaunas, Kosice, Cracóvia, Lille, Londres, Lyon, Madrid, Marselha, Milan, Montpellier, Munique, Nancy, Nantes, Nice, Oslo, Paris, Praga, Rennes, Riga, Roma, Estocolmo, Strasbourg, Stuttgart, Toulouse, Tours , Viena, Veneza, Vilnius, Varsóvia e Zurique.

Dependendo da validade do passe (15 ou 30 dias), da temporada da viagem (alta, média e baixa) e da tarifa (jovem ou adulto) os preços podem varias entre 185 à 465 euros. Confira todos os detalhes sobre as tarifas no site oficial.

 

Megabus

 

Ela é considerada a low-cost das companhias de ônibus com tarifas bem agressivas e conforto razoável (equivalente à uma Ryanair das estradas).

Os principais mercados da Megabus são os EUA e o Reino Unido, mas eles também possuem trechos para algumas das principais capitais Européias. Eles levam mais de 2 milhões de passageiros por ano à cerca de 60 destinos diferentes.

Vc encontrará techos à 1 euro dentro do Reino Unido! Então se vc for viajar para Londres e rodar na Inglaterra, não deixe de conferir os trechos nesse site.

 

Busabout

 

A Busabout é uma empresa super jovem e inovadora com um foco no público jovem, estudantes, mochileiros e aventureiros. A empresa possui uma rede de ônibus enorme que fica rodando pelas principais capitais Européias e você pode escolher um ou vários dos percursos oferecidos e o tipo modalidades de viagem:

1) Hop-on-hop-off: basicamente vc pode ir para onde quiser e ficar o tempo que quiser em todos os locais da rede de cidades do Busabout. Os destinos podem ser pré-agendados on-line ou diretamente com os guias nos ônibus e vc é livre para mudar de idéia quantas vezes quiser. No entanto, as hospedagens não estão incluídas. Há 3 modalidades:

Flexitrip: esta é a opção mais flexível e ideal se vc tiver uma idéia dos picos onde quer visitar, mas ainda não está 100% certo. Basta vc escolher os destinos da sua viagem (33 cidades em 9 países diferentes) e em seguida comprar o número de “flexistops” correspondentes (um flexistop te dá direito à um dia à bordo de um ônibus). Os preços variam à partir de 449 euros para pelo menos 6 flexistops.

Loops: esta opção é ideal se vc quiser se concentrar numa região específica da Europa. Eles dividem em 3 regiões: Norte (França, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa e Áustria), Sul (Alemanha, Itália, França e Suíça) e Oeste (França, Suíça, Itália e Espanha). Você pode combinar 2 ou mesmo as 3 regiões e os preços variam entre 515 à 1069 euros te dando direito à viajar quantas vezes quiser para todas as desatinações das regiões que vc comprar por um período de até 6 meses.

One-way: outra opção interessante para rotas únicas e diferenciadas Go West, Long Way Round, Alpine Pass, Epic Adventure, Go Roman, Sun Seeker que custam entre 619 à 899 euros por um período de 6 meses de validade.

2) Adventures: outra opção bem legal são os percursos “aventureiros” que eles oferecem com direito a rotas pelas ilhas gregas à passeios pelos desertos do Marrocos. Nesses roteiros, as hospedagens e transportes locais tipo barcos tb estão incluídos. Muito legal! Vale a pena conferir: Greece & Greek Islands, Ibiza, Scandi-Baltic Adventure, Croatia Sailing, Sail Turkey, Italian Adventure, Spain & Portugal, Egypt, Morocco.

3) Festivals: para quem estiver buscando conhecer um festival específico, vale à penar dar uma olhada nos pacotes que les oferecem com direito à hospedagem para: Las Fallas, Easter in Paris, Queens Day, Pamplona, La Tomatina, Oktoberfest, Christmas & New Year. A vantagem é que viaja uma galera junta e eles organizam várias mini festas locais tb. Logo o clima é bem maneiro, ainda mais se vc estiver viajando sozinho querendo conhecer novas pessoas.

4) Eastern Europe Treks: e finalmente, para quem estiver buscando conhecer melhor o Leste Europeu (eu amo!!!!), o Busabout tb organiza altos roteiros: Classic Rhapsody, Rhapsody, Mini Rhapsody, Bohemian, Mini Bohemian, Ottoman, Classic Balkan e Balkan. Assim como o Adventures e o Festivals, as hospedagens e transportes locais tb estão incluídos

 

Outras empresas que vale à pena conferir as passagens dependendo de onde vc estiver viajando são:

 

iDBUS – serviço da SNCF, maior empresa de transportes na França. Pode ser uma boa, prinicipalmente para trechos como Paris/Bruxelas em 3.45h por 33 euros durante a semana; Paris/Londres em 8.30h por 49 euros e Paris/Amsterdam em 6.45h por 47 euros. Nos finais de semana os preços aumentam.

Outra inovação é a oferta Paris Tribu: se vocês forem quatro viajantes, a quarta passagem sai de graça. Os ônibus são confortáveis com 48 lugares, poltronas inclináveis, Wifi gratuito e tomadas elétricas e saem da estação ferroviária Paris Bercy.

Alsa – a maior empresa de ônibus na Espanha. São mais de 2.300 ônibus, que cobrem mais de 330 milhões de km, levando mais de 180 milhões de passageiros por ano.

Rede Nacional de Expressos - a maior empresa de ônibus em Portugal cobrindo mais de 100 cidades.

Grupo Lazzi – o maior grupo de empresas de ônibus na Itália.

 

Dicas práticas

 

 

-Use roupas e calçados confortáveis sempre, especialmente se a viagem for longa. Ainda que seja época ou destino de muito calor, vale sempre levar um agasalho à mão, já que o ar condicionado de alguns veículos às vezes é gelado demais.

-Um travesseiro ou encosto para quem viaja nos carros convencionais é sempre uma boa dica na hora de dormir ou cochilar.

-Se puder desembolsar um pouco mais na passagem, os ônibus-leito são sinônimo de mais conforto, com espaço extra para esticar as pernas e reclinar a poltrona, entre outros mimos.

-Uma garrafa d´água e algo para beliscar durante os trajetos são sempre indicados. A parada seguinte pode demorar e você pode sentir sede ou fome.

-Não esqueça do iPod, MP3 player ou afins (com devidas baterias carregadas), além delivros, revistas ou palavras-cruzadas para ajudar a passar o tempo.

-Tenha itens de higiene básicos consigo, como escova e pasta de dentes, desodorante e uma toalha de rosto para dar uma refrescada de quando em quando.

-Guarde consigo (na bagagem de mão) objetos pessoais e de valor, incluindo dinheiro, cartões de crédito, documentos e comprovantes de viagem.

-Uma câmera fotográfica pode garantir bons registros da viagem durante o trajeto entre destinos.

 

 

Fontes: Eurolines / Megabus / Busabout / iDBUS / Rede Nacional de Expressos / Grupo Lazzi / Blog do Hostelbokers"

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa Noite Ian,

Muito bom seus comentários, parabéns!

Meu filho viajará em Janeiro para Europa e gostaria de planejar a viagem dele, mas o site da Eurolines é muito complicado.

Como a grana é curta a ideia é que ele passe uma noite em uma cidade e outra no onibus em direção a outro pais e assim repetir por 15 dias com o passe.

Já consegui programar

08/1 Paris para Londres

10/1 Londres para Amsterdã

12/1 Amsterdã para Berlin

Mas a partir de Berlin complicou, gostaria que ele fosse para Poland, Polonia(Não tenho preferencia de cidade), Praga na Rep.Theca, Eslováquia(Não tenho preferencia de cidade), Budapest na Hungary, Viena na Austria, Suiça(Não tenho preferencia de cidade) e por fim chegar em Venesa na Itália.

Poderia me ajudar?

Grato,

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com o Adriano. Além do mais esse tipo de coisa é tipo o barato que sai caro. Vc depois paga caro refeição na estrada, para usar banheiro (sim na europa eles cobram muito comum ao redor de 1 euro).

 

Estando muito cansado ao longo da viagem, vc fica mais vulnerável para assaltos. Enfim, é uma série de perrengues que faz a viagem ser o barato que sai caro.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Valeu pelas dicas, Ian! Estou indo passar três meses rodando pela Europa e me foi super útil essas dicas. Tenho pensado em não andar de trem, devido ao alto custo e também porque terei bastante tempo pra ficar rodando. Como tudo vai ser novo, vai ser interessante andar de ônibus por lá.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Muito oportuno este tópico!!!

EU estou pensando (projeto ainda em fase embrionária) em fazer um (primeiro) mochilão pela "zoropa".

Ainda não sei exatamente o roteiro pois existem cantos que eu tenho muita vontade de conhecer mas sei que o tempo será curto e provavelmente eu teria que dar uma enxugada neste roteiro, mas a princípio o roteiro (a ser enxugado) seria mais ou menos assim: chegando em Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Belgica, Amsterdã (derrepente Londres neste momento), Berlim, Munique, Veneza e por fim Roma.

A pergunta é: para este trecho vc acha que vale a pena pegar o passe mensal ou ir comprando avulso? O passe mensal para o periodo que eu vou custa 425 euros... O site da eurolines é meio complicado e eu não conseugui pesquisar os trajetos avulsos e no site dos trens eu tb não consegui fazer esta cotação...

Talvez eu possa fazer alguns trajetos de onibus e outros de trem... o que vc acha?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu nunca ouvi falar de ninguém que fez viagem para Europa com passe de ônibus, mas parece furada. Muito trechos não são caros para ir de trem e vc vai perder tempo a toa na viagem com viagens longas. Fora que a Eurolines não faz os destinos locais, em geral.

 

O passe de trem também me parece furada, tem muita restrição, daí quando vc vai marcar de última hora muitas vezes o trecho que vc precisa não está disponível.

 

No final, caso a caso, entre trem/ônibus/avião parece a melhor alternativa.

 

Por exemplo, de trem ou ônibus de Madrid a Lisboa costuma ser mais que avião e a viagem dura mais de 10 horas.

Link para o comentário
  • Membros

Podes crer!

Eu entrei no site da Megabus e consegui cotar algumas passagens, os valores médios são de 20 a 25 euros por trecho e como não irei rodar tanto assim acredito que não compense mesmo o tal passe...

Uma pergunta com relação aos trens: se comprar alguma passagem com antecedencia eu poderei trocá-la caso necessite? É meio F. pensar em fazer um mochilão e se planejar com tanta antecedência assim de forma tão precisa... por isto cheguei a cogitar a possibilidade do passe...

Ah! Outra: nos ônibus e trens tem limite de bagagem tb que nem nas companhias aéreas low coast

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sobre os trens, em geral sai caro mudar, mas normalmente é possível, depende da regra da tarifa que vc comprar. Sobre bagagem, normalmente não tem restrição, a não ser que esteja levando algo gigante.

 

Sobre ônibus em geral não tem muita restrição, acho que o megabus diz ser algo como 20 kg, mas acho que eles não checam, só vc tiver levando algo gigantesco.

 

Sobre a questão de prender o roteiro, costuma ser melhor vc desperdiçar um ou outro ticket na viagem e re-marcar na hora do que não marcar nada antes. Vc vai gastar bem mais se resolver marcar tudo na hora.

 

Um trem Paris-Londres marcando com antecedência quando fui no último Junho era 43 euros. Se marcar na hora é 180 euros.

 

O que é uma opção é deixar os trechos menores para comprar na hora, que em trens regionais não são tão caros e deixar os trajetos mais longos pré-marcados. Do tipo se vc for para Portugal, vc deixa o voo Madrid - Lisboa marcado e os trechos curtos vai comprando conforme for evoluindo a viagem.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...