Ir para conteúdo

Eslovênia - Croácia - Bósnia e Herzegovina - Montenegro - Albânia - Grécia


Posts Recomendados

  • Membros

E aí pessoal, tudo bem?

 

Então, teria uns 30 dias para realizar uma viagem pelos países que citei.

 

A ideia inicial era fazer o seguinte percurso (sem dias definidos ainda)

 

Zagreb (Croácia) - Lubliana (Eslovênia) - Zabreb (Croácia) - Lagos de Plitvice (Croácia) - Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) - Dubrovnik (Croácia) - Podgorica (Montenegro) - Tirana (Albânia) - Atenas (Grécia)

 

E então, o que acham?

 

Dicas?

 

Qual a melhor forma de se chegar a Zagreb na opinião de vocês?

Link para o comentário
  • Membros

Zagreb, como capital de um país europeu, é relativamente bem servida de voos para outras capitais europeias; aí vc teria que ver qual o mais barato, ou com o melhor custo-benefício (conexões mais curtas, por exemplo); não tem como alguém decidir isso por vc.

Dicas: apesar de nunca ter pisado nessa região, pesquisei bastante sobre ela e sei que Podgorica nem de longe é uma cidade de interesse turístico (Zagreb também não, mas essa ao menos é maior e mais agitada); o que valeria a pena em Montenegro seria a Baía de Kotor e a cidade litorânea de Budva. Tirana, na Albânia, é caótica até a medula: de interesse nesse país seriam o litoral do Adriático (mas se visitar Dubrovink, Kotor e Budva, dá para pular tranquilamente), Berat, Butrint e Gjirokastra. E um problema a mais: a partir de Montenegro, o transporte público torna-se precário. Para ir de Budva (ou de Podgorica) até Tirana, não é longe, mas tem que pegar 3 ônibus: o primeiro de Budva (ou Podgorica) até Ulcinj, depois de Ulcinj a Shkhodra (já na Albânia), e o último finamente para Tirana. E a Albânia é um país complicado de se viajar, porque as estradas são ruins e os motoristas são completamente alucinados. Alugar carro por lá, então, é uma péssima ideia.

Link para o comentário
  • Membros
Olá,

 

Chegar em Zagreb saindo de onde? De São Paulo, Budapeste ou de Cedro de Abaeté/MG?

 

Me desculpe, mas você tem que ser mais específico com as suas questões, o que exatamente você está querendo saber? Também ajudaria muito você falar a época que vai viajar, para ver ser valeria a pena, este seria um roteiro para ser feito no verão e não no inverno...

 

Agora quanto ao roteiro, sinceramente, metade destes locais não tem nada de muito espetacular e imperdível para se ver ou fazer, mas em fim, cada um tem os seus gostos e preferências pessoais, mas a viagem é sua, você deve decidir o que visitar, se você achar que vale a pena, ótimo! Aproveite bem a viagem, e se possível volte aqui depois nos contar como foi...

 

Adriano, vou sair de Brasília, mas não vejo necessariamente como relevante essa informação. Na realidade o que estava querendo saber com a pergunta (e peço desculpas se não fui explícito) era: é melhor ir para algum lugar da Europa mais "acessível"? Ou pegar um voo direto para Zagreb?

 

Por metade dos lugares você quer dizer quais especificamente?

 

Estou pensando bem de início ainda. Nada completamente fechado. As únicas coisas que são "fixas" é que quero conhecer a Croácia e a Grécia. O miolo da viagem está completamente aberto.

 

Quanto à época. Estou pensando em jul/ago. Por volta de 30 dias como disse anteriormente.

 

E valeu pela postagem!

Link para o comentário
  • Membros
Zagreb, como capital de um país europeu, é relativamente bem servida de voos para outras capitais europeias; aí vc teria que ver qual o mais barato, ou com o melhor custo-benefício (conexões mais curtas, por exemplo); não tem como alguém decidir isso por vc.

Dicas: apesar de nunca ter pisado nessa região, pesquisei bastante sobre ela e sei que Podgorica nem de longe é uma cidade de interesse turístico (Zagreb também não, mas essa ao menos é maior e mais agitada); o que valeria a pena em Montenegro seria a Baía de Kotor e a cidade litorânea de Budva. Tirana, na Albânia, é caótica até a medula: de interesse nesse país seriam o litoral do Adriático (mas se visitar Dubrovink, Kotor e Budva, dá para pular tranquilamente), Berat, Butrint e Gjirokastra. E um problema a mais: a partir de Montenegro, o transporte público torna-se precário. Para ir de Budva (ou de Podgorica) até Tirana, não é longe, mas tem que pegar 3 ônibus: o primeiro de Budva (ou Podgorica) até Ulcinj, depois de Ulcinj a Shkhodra (já na Albânia), e o último finamente para Tirana. E a Albânia é um país complicado de se viajar, porque as estradas são ruins e os motoristas são completamente alucinados. Alugar carro por lá, então, é uma péssima ideia.

 

Marcos, valeu pelas dicas. Bastante valiosas. Desde que postou terminei pesquisando algumas coisas. De fato Montenegro parece não ter muita coisa na capital. Já a Albânia tem umas possibilidades de esportes outdoors que me chamaram muito a atenção, mas teria de ir com muito mais tempo. E dizem que a corrupção está em todos os níveis, ou seja, molhar mão de policial o tempo inteiro.

 

Além disso não há Eurail para Albânia.

 

Enfim, em vez desses dois países estou pensando em incluir a Macedônia. Daria para passar mais tempo por lá inclusive.

 

Mais uma vez: grato pelas dicas!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Opa, e aí, tudo bom ?

 

Rapaz, eu fiz esse ano roteiro por terra desde a Eslovênia até a Grécia, então de repente posso te dar alguns bizús.

 

Concordo com quase tudo que o Adriano comentou sobre as cidades. Zagreb não tem muito, é agradável, mas dispensável. O melhor museu da cidade é um sobre relacionamentos partidos, nada a ver com o país em si ou a cidade, hahahaha Os lagos em geral as pessoas curtem, se for verão vale a visita. Sarajevo achei fenomenal, passei uma semana, hahaha Dubrovnik está bem ao sul e tem alguns lugares no meio, como Split, que se a sua intenção é praia e farra, podem ser interessantes, principalmente pelos festivais que rolam nessa época (alerta de altos preços e ocupação de hostels!!!).

 

Em Montenegro, Podgorica agradou 0 de 10 viajantes que conversei, hahahaha Budva achei um lixo, pseudo cidade de praia com cadeira de sol custando 70 euros em alguns lugares, ridículo. Já Kotor é fabulosa, pode reservar vários dias...

 

Tirana eu achei muito bacana, mas isso porque a Albânia pra mim foi uma pérola nessa viagem! Os vilarejos perto dos alpes julianos no norte são fabulosos, um dos lugares mais bonitos que já vi na vida (as trilhas que você deve ter lido são lá, vai sim!!!). Tirana fiz um walking tour muito bom, andamos pelos arredores da cidade com prédios da época comunista pintados coloridos pelos moradores, os bunkers em plena praça, a idolatria ao herói nacional que defendeu a região dos invasores de todo lado e o contraste com o sumiço às referências ao ditador Enver, que fechou o país por muitos anos. De lá fomos num vilarejo chamado Vuno, uma escola-hostel, praia e comida boa. Mas tudo isso, do jeito que falaram: nada tem horário, o ônibus sai dum lugar de uma praça e cada um aponta pra um lado, doideira... Com tempo, aprendi a relaxar e descobrir até onde ia conseguir ir num dia, hahaha

 

Grécia, fui em Meteora, Atenas e duas ilhas. Poderia ter incluído muito mais coisas e os cenários são realmente fabulosos como nas fotos.

 

Bom, no fim tudo dependerá das prioridades. Já que vc disse que Croácia e Grécia são imprescindíveis, talvez voar para Zagreb, fazer a costa, subir pra Mostar e Sarajevo na Bósnia, voar pra Grécia e fim...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Não sei se você já fez a viagem, então, não sei se o que eu vou dizer tem alguma relevância, mas uma boa maneira de chegar a Dubrovnik na Croácia é pelo mar, a partir da cidade Italiana Bari, em um ferry. Para Kotor, em Montenegro, vale a mesma dica. As duas vezes que estive em Dubrovnik cheguei pelo mar. Dubrovnik é uma cidade belíssima que vale super a pena. A partir de Bari você chega de ferry a algumas ilhas gregas também. Vale a pena conferir.

Link para o comentário
  • Membros

Como já várias pessoas disseram, Podgorica não tem interesse para o turista. É uma cidade desinteressante. Já Zagreb e Tirana têm algum, dependendo do que procura. Convém ter em mente que no verão Zagreb fica praticamente deserta, uma vez que quase toda a gente se muda para a costa, incluindo os principais pontos de diversão nocturna. Tirana é uma cidade caótica mas onde vale a pena passar um dia.

 

Voltando ao seu trajecto, já ponderou começar em Milão? A cidade tem muitas ligações aéreas acessíveis e o aeroporto de Bergamo recebe muitos voos de companhias low cost, incluindo para cidades como Tirana, Skopje, Ljubljana, etc. Além disso, de comboio nocturno chega com facilidade a Ljubljana. Assim, pode fazer começar em Ljubljana - um dia inteiro é suficiente para conhecer a cidade, adicione mais um ou meio dia se pretender ir ao lago Bled. Daí pode seguir para Zagreb, pernoitar lá, conhecer a cidade no dia seguinte e sair ao fim do dia para os lagos. Daí tem várias opções. Se a ideia é aproveitar a costa croata e montenegrina, eu esquecia Sarajevo e ia antes a Mostar que fica bem mais a caminho. Sarajevo é uma cidade interessante acima de tudo pela transição abrupta de uma parte da cidade do período do império austro-húngaro para a parte otomana, Mostar é bem mais pequena mas muito interessante. De Mostar siga para Dubrovnik e depois para o Montenegro - nós gostamos de Budva mas estivemos lá com a praia quase toda para nós, no princípio de Junho de 2010. Acredito que em época alta seja bem diferente. Para além da praia tem uma pequena cidade velha interessante. No caminho para Budva, pare em Kotor. Se tiver tempo, vá para Shkodra na Albânia - o lago homónimo é interessante - e siga para os Alpes Albaneses, na minha opinião a região mais bonita e agradável do país. Thethi e Valbona são os principais atractivos. Se for para Valbona, o melhor caminho é pelo Kosovo e aí pode conhecer Prizren - um dia basta - Gjakova e Peje (um dia sobra para conhecer as 2 pelo caminho de Valbona até Prizren). De Prizren pode ir pela auto-estrada até Tirana e daí partir para a Riviera Albanesa (as praias que mais gostamos foram as de Dhermi (em especial a Drymades), Jala e Ksamil no Sul do país. Se for até ao sul, depois regresse por Gjirokastra e Berat ou então prossiga para a Grécia (Korfu é mesmo em frente a Ksamil). Alternativamente, pode retirar o resto da Albânia do trajecto e seguir de Prizren para Skopje na Macedónia e daí ir até ao Lago Ohrid. Do último, partilhado pela Macedónia e Albânia, pode fazer a penosa viagem até Tirana ou então regressar a Skopje de onde terá voos pela Wizz Air para Milão a preços modestos.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...