Ir para conteúdo

Passaporte com validade de 10 anos. Alguém sabe quando começa a valer?


Posts Recomendados

  • Membros

Saiu uma notícia no ano passado a respeito da extensão do prazo de validade do passaporte comum de 5 anos para 10 anos.

No entanto, fui na Polícia Federal para verificar se já está valendo, e ainda não está e não souberam responder quando estará.

 

Alguém sabe alguma informação mais oficial de quando passará a valer essa nova data?

 

Preciso renovar meu passaporte, mas não sei se aguardo ou tiro logo!

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

A nova validade do Passaporte Brasileiro foi divulgada no Diário Oficial no dia 12 de dezembro de 2014, quando o documento deveria passar a ter a nova validade, porém, a DPF adiou a implantação da nova validade para 2015, porém, não informou quando começaria a valer por 10 anos. Por enquanto, incógnita total. Nem eles (Polícia Federal) sabem quando começa, quanto mais a gente, simples mortais rs... Isso está me cheirando aquela já conhecida história da queda do Visto Americano, que tanto falaram e até agora "nhente" eheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De fato, o Departamento de Polícia Federal AINDA NÃO ESTÁ EMITINDO PASSAPORTE COM VALIDADE DE 10 ANOS, pois depende de ajustes a serem feitos pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, conforme o art. 41 do Decreto nº 5.978, de 4 de dezembro de 2006 que trata do assunto: “Art. 41. A expedição de passaporte comum com prazo de validade superior a cinco anos, no âmbito do Departamento de Polícia Federal e das repartições consulares, será iniciada depois de concluídas as alterações da caderneta de passaporte e as adaptações nos certificados digitais, e será objeto de atos do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça.” E até agora, nenhuma manifestação oficial dos Ministérios quanto à edição de tais atos ou quanto a data em que os novos passaportes começarão a ser emitidos.

 

Pena. também estou na espectativa, o meu vence em setembro/2015 e pela exigência de 6 meses de validade de alguns países, teria que tê-lo renovado antes de março.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Segue uma notícia mais atualizada sobre a questão do novo passaporte. Diante do que li, e sendo bem otimista, acredito que não teremos nada novo nos próximos 2 anos. E mais, quando eles mudarem, não se surpreendam se o valor para emissão dobrar. Isso é que podemos esperar desse DESgoverno.

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/05/1630790-ajuste-fiscal-trava-promessa-para-novo-passaporte.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não acreditei que sairia tão rápido, mas aconteceu. E o valor não chegou a dobrar, o que pode até ser considerada uma boa notícia, visto que a validade teve o tempo dobrado.

 

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/07/passaporte-comum-passa-valer-por-dez-anos-e-tem-reajuste-de-648.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...