Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros
Algum membro conhece um brasileiro que alugou uma casa ou apartamento recentemente para o processo de cidadania?

Estou na mesma situação que muitos, pensando em fazer sozinho, já tenho todos docs, falta só o imóvel. Creio que deixaremos de gastar 50% do valor que gastaríamos com assessor... ::otemo::

 

Ola. e ae tudo bem? alguma novidade? ja conseguiram definir algo quanto ao imóvel para alugar e fazer o processo sozinho ou contratar assessoria?

 

Minha noiva esta com a documentação toda "ok" no entanto também estamos na dúvida entre fazer com assessoria ou por conta própria.

 

Pretendemos ir final novembro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Opa!

 

Estou fazendo o processo sozinho, aluguei a casa pelo site: AIRBNB. Cheguei em maio aqui na Itália e estou finalizando o processo já, na faze final. Quanto a valores, tu vai gastar muito menos se fizer sozinho, menos da metade que um assessor cobra eu digo 1\3 do valor, porém estará tudo em suas mãos, correria e sofrimento. O processo é mais simples que tu possa imaginar, mas o pessoal gosta de complicar com as pequenas coisas, antes de vir avalie tudo certinho.

 

Sucesso na caminhada pessoal!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava tentando a cidadania pelo lado paterno, mas sem a certidão de casamento deu zica. ::essa::

 

Então consultei pelo lado Materno, conf. lei 1948, onde meu bisavô/bisavó são italianos.. e minha vó nasceu em 1931. Portanto tenho direito a cidadania, correto ?

 

Tenho uma tia que já tem a cidadania com os documentos dos italianos citados, e queria saber como funciona o processo junto ao consulado ? Tem como colocar o meu processo junto ao dela (ela já tem cidadania) ? Pelo fato do processo dela já ter corrido, isso agilizaria o meu ou tenho que esperar na fila desde o começo ?

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Gerson. Já entrou no grupo CIDADANIA AREA LIVRE no facebook. Tem pessoas que estão no mesmo processo que o seu. Verifica lá, receberá as respostas na hora, o pessoal ajuda bastante.

Tem acompanhamento, ondem de processos, é bacana. Tudo de bom! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Casamento é obrigatória, óbito depende do Consulado. No de SP não precisa do óbito, mas alguns lugares pedem, então é melhor se informar diretamente com eles.

 

Me passa o nome e os dados que você já possui da certidão de casamento que precisa.

 

Sobre o tempo, varia. Mas costuma levar de 8 a 10 anos.

 

Uma solução para conseguir isso mais rápido e não ter que ir à Itália, é fazer através da Via Materna, já ouviu falar?

Teoricamente, não é permitido reconhecimento de cidadania quando tem alguma mulher na linha de ascendência, e o filho (a) desta mulher nasceu antes de 1948.

Caso você tenha a documentação através de uma linha que tem mulher, e que o filho dela nasceu antes de 48, você pode entrar com pedido de reconhecimento judicial.

Aí precisa contratar um advogado italiano. O processo dura aproximadamente 6 meses. Esses dias eu falei com um advogado italiano e ele cobrava 1900 euros pelo processo + 600 euros de gastos, e aí pode entrar 10 pessoas no processo (desde que sejam os mesmos documentos).

 

Ficou complicado de entender, né? Mas dá uma pesquisada em "cidadania italiana via materna" no google, acho que é melhor =)

 

Boa noite Fátima,

 

Verifiquei sobre a possibilidade de fazer a cidadania Via Materna e é possível ::otemo:: , minha vó nasceu em 1931 e o meu bisavô não era naturalizado brasileiro.

 

Meu primo conseguiu a cidadania alguns anos atrás, e já possui os documentos do meu bisavô italiano. Ele fez direto pela Itália, é possivel juntar meus documentos no processo dele ? Em relação ao sobrenome com "falhas", faltando uma letra no sobrenome, precisa retificar ?

 

Se possível, poderia me explicar como funciona o processo via judicial ? Poderia me recomendar algum advogado de confiança ?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Opa!

 

Estou fazendo o processo sozinho, aluguei a casa pelo site: AIRBNB. Cheguei em maio aqui na Itália e estou finalizando o processo já, na faze final. Quanto a valores, tu vai gastar muito menos se fizer sozinho, menos da metade que um assessor cobra eu digo 1\3 do valor, porém estará tudo em suas mãos, correria e sofrimento. O processo é mais simples que tu possa imaginar, mas o pessoal gosta de complicar com as pequenas coisas, antes de vir avalie tudo certinho.

 

Sucesso na caminhada pessoal!

Abraços!

 

Sony se importaria em dizer quanto gastou ao todo, com documentação, moradia, passagem? Pretendo iniciar o processo nos próximos anos, mas antes tenho que guardar dinheiro! Gostaria de saber quanto gastou pra ter uma base. Sei que varia de caso pra caso mas já da pra se ter uma ideia. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Deivid...

 

Meu gastos:

Passagem aérea ida e volta: 2600,00 reais

Hospedagem por 3 meses: 3225,00 reais

Comida, bar e cevas, mercado e alguns documentos 250,00 euros por mês, vai varia do câmbio que tu tiveres no dia X.

Todo o processo que fiz no Brasil ainda gastei 2250,00 reais. Porque devemos encaminhar no consulado toda papelada antes de vir fazer o processo na Itália.

 

É isso, não sou gastador, sou muito pão duro.

 

Tudo de bom pessoal! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...