Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros
Gerson, você vai tirar na Itália ou através de consulado aqui?

 

Oi Fátima,

 

A ideia era pela Itália, mas como pretendo tirar para a família toda (12 pessoas), acredito que fique inviável.

 

Vou ter que fazer por aqui mesmo, só fiquei na dúvida das certidões "obrigatórias", pois como havia mencionado, não consigo localizar a de casamento e de óbito. Sabe me dizer se alguma destas é desnecessária no processo ?

 

Em relação a fila de espera, sabe me dizer quantas pessoas estão chamando por ano, em média ? Dizem que em Porto Alegre o tempo esta próximo dos 6 anos.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Casamento é obrigatória, óbito depende do Consulado. No de SP não precisa do óbito, mas alguns lugares pedem, então é melhor se informar diretamente com eles.

 

Me passa o nome e os dados que você já possui da certidão de casamento que precisa.

 

Sobre o tempo, varia. Mas costuma levar de 8 a 10 anos.

 

Uma solução para conseguir isso mais rápido e não ter que ir à Itália, é fazer através da Via Materna, já ouviu falar?

Teoricamente, não é permitido reconhecimento de cidadania quando tem alguma mulher na linha de ascendência, e o filho (a) desta mulher nasceu antes de 1948.

Caso você tenha a documentação através de uma linha que tem mulher, e que o filho dela nasceu antes de 48, você pode entrar com pedido de reconhecimento judicial.

Aí precisa contratar um advogado italiano. O processo dura aproximadamente 6 meses. Esses dias eu falei com um advogado italiano e ele cobrava 1900 euros pelo processo + 600 euros de gastos, e aí pode entrar 10 pessoas no processo (desde que sejam os mesmos documentos).

 

Ficou complicado de entender, né? Mas dá uma pesquisada em "cidadania italiana via materna" no google, acho que é melhor =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fátima,

 

Desculpe a demora, tive uma reunião com uma assessoria para tirar algumas dúvidas.

 

Comentaram que sem a certidão de casamento, eu teria que fazer o processo via judicial, onde um advogado iria me representar na Itália.

No meu caso, não seria via Materna, então nem estou me baseando na lei.

 

Por ter os documentos incompletos, foi aconselhado desta forma, mas o valor é :shock::shock::shock: !!!

 

O tempo em média, de 2 a 5 anos, ao menos isto deu uma animada.. ::otemo:: , porém, as chances de conseguir vai depender da "boa vontade" de quem avaliar o caso.

 

Você conhece alguém que tenha um passado por um caso semelhante, e que tenha conseguido a cidadania ?

O valor é altissimo, e as chances de sucesso variam demais, pode-se dizer 50% / 50%, sendo otimista ::hãã2:: .

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gerson, passe aqui os dados que você já possui que eu tento te ajudar a achar esse casamento.

 

Mas olha, não sie o preço que estão te cobrando. Mas, já que está caro, se eu fosse você, pegava a linha que tem alguma mulher no meio e fazia a cidadania via materna. Custa aproximadamente 2 mil euros, mas com até 10 pessoas no mesmo processo e sai em aproximadamente 5 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá! Finalizei a busca pelos meus documentos e já estão todos legalizados e traduzidos pelo consulado de Porto Alegre. O próximo passo é ir para a Itália finalizar o processo. Minha grande dúvida neste momento é: ir sozinho ou contratar assessoria? A ideia desde o início seria ir por conta porém não consegui nenhuma referência para que eu pudesse me sentir um pouco mais seguro para ir independente, pois meu italiano é básico. Contudo, os preços oferecidos pelas empresas fogem completamente do meu orçamento. Gostaria de saber relatos de pessoas que optaram em fazer sozinhas e quais dificuldades encontraram, qual comune que deram entrada no processo e qual o tempo que levou. Agradeço antecipadamente. Quem já passou por esta experiência sabe que qualquer ajuda e/ou informação neste momento é valida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Epa!

 

Estamos montando um grupo para fazer o processo sozinhos na Itália, porque por assessoria é muito caro. O orçamento por conta ficaria 50% mais barato que o de um assessor.

Mês que vem estaremos indo se as passagens ficarem mais baratas, haha. Quando eu obtiver minha cidadania feita por conta própria, tentarei ajudar todos.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal,

 

Alguém tem alguma dica de assessoria para ajuda na cidadania, até gostaria de fazer sozinho, mas não tenho tempo hábil para ficar durante todo o processo, precisarei da assessoria para terminar o processo por procuração. Alguém com essa experiencia para me ajudar?

 

Já estou com toda a documentação em mãos, só falta leva-las no consulado de SP e efetuar a tradução.

 

Obrigado,

 

Leonardo Murati

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...