Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom Leo...

 

Primeiro traduzir, se no seu caso não precisar retificar nenhuma certidão. Depois agenda na www.vfsglobal.com/italia/brasil , e espera marcar a data para legalização no consulado. Depois que o consulado devolver as certidões, ai que você está livre para ir.

Tem inúmeros assessores bons e eficazes. Não vou citar nomes aqui, porque no face tem um grupo que já tem vários assessores ótimos.

 

O grupo: https://www.facebook.com/groups/arealivrecidadania/

 

Tem tudo que você precisa. Os assessores mais procurados estão citados no grupo, mas, vale muito a pena pesquisar, até mesmo dentro do grupo, pois você consegue muitas vezes um diferencial de 1000 euros.

 

Buona Giornata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá.....

 

 

Estou BEM perdido em relação à cidadania italiana...... sei que cada caso é um caso, porém gostaria da ajuda de vcs para que eu possa ver o melhor meio possível para conseguir minha cidadania.

Tenho tios e um primo que já conseguiram suas cidadanias faz uns 10 anos atras..... Tenho o protocolo da famosa pasta da família e não tenho muita idéia de que rumo seguir...

 

Será que esta "pasta" vai me facilitar em alguma coisa, sendo solicitada a extensão para mim e minhas filhas? Qual o tempo médio para conseguir minha cidadania aqui em São Paulo (levando em consideração a pasta.

Para pedir minha cidadania terei que juntar todos os documentos novamente desde meu ancestral nascido na Itália?

 

Será que vale a pena pegar toda a documentação e fazer o processo diretamente na Itália? Mas neste caso daria preferencia para contratar um advogado pois o meu italiano é ZERO!!!!

 

Fico aguardando a ajuda de vcs... um grande abraço

 

Gallo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gallo, a maioria dos consulados não aceita mais a reutilização de pastas, e São Paulo é um deles.

 

Precisa juntar novamente todos os documentos, legalizar no ERESP ou MRE, traduzir. Para dar entrada você precisa só da certidão de nascimento do italiano, o resto dos documentos você pede quando te chamarem, daqui a muitos anos.

 

Em SP tem levado de 10 a 12 anos. Se for para a Itália, entre 1 e 3 meses. Se for para a Itália não precisa de advogado e sim de assessor. Ele precisa te fornecer um endereço. Não dá para fazer sem falar italiano e sem um assessor ou pelo menos um intérprete, mas para ter só um intérprete, você precisaria entender muito sobre as leis e todo o processo que envolve o reconhecimento da cidadania, o que parece não ser o caso.

A maioria dos assessores cobram entre 3 e 5 mil euros.

 

Se tiver no Facebook entre no grupo "Cidadania Italiana Área Livre", comece lendo o tópico fixo e o Sagabook. Lá você vai entender tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá.

Gostaria de uma ajuda, se possível: tenho pesquisado exaustivamente sobre fazer a cidadania italiana diretamente na Itália e já tinha me decidido a tentar sem ajuda de assessor. No entanto, vou com minha filha de 5 anos e o pessoal que iria me hospedar não conseguiu alugar apartamento maior, sendo que onde eles moram não dá para fazer o pedido de residência em função da metragem exigida por pessoa. Pois bem, até poderia locar um imóvel próximo ao deles, mas o custo total da empreitada seria semelhante ao do assessor, já que pagaria 550 euros por mês + comida x (talvez) 6 meses.

Como acho muito dinheiro para pagar por um serviço (3300 euros me pediram) e estava ainda tentada a fazer sozinha, mas morro de medo de não conseguir residência ou dar algum problema na documentação ou demorar demais ou o Comune ser despreparado. Minha documentação já está legalizada e, pelo que entendi da resposta do Comune onde pretendo fazer o processo, falta apenas ver os originais para saber se não são falsos.

Alguém me dá dicas?

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se você entende bem da legislação sobre isso e fala bem italiano, dá pra ir sozinha.

Mas se o valor for ficar tão próximo ao de um assessor, eu iria de assessor. Eles já tem experiência, sabem como sair dos problemas, conhecem bem o esquema de trabalho do comune onde trabalham etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Algum membro conhece um brasileiro que alugou uma casa ou apartamento recentemente para o processo de cidadania?

Estou na mesma situação que muitos, pensando em fazer sozinho, já tenho todos docs, falta só o imóvel. Creio que deixaremos de gastar 50% do valor que gastaríamos com assessor... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...