Ir para conteúdo

Viagem para Europa no inverno - Perguntas


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de primeiramente já agradecer pela ajuda de todos aqui no mochileiros.com e dizer que muito da minha viagem foi decidido aqui, através de outros posts. Peço também desculpas porque provavelmente minhas perguntas estão por ai, mas não consegui achar no fórum.

 

Bom, vou viajar para a Europa em janeiro de 2017 e tenho algumas dúvidas. Alguns informes gerais: ficarei na Europa por 23 dias, hospedado em hostels e fazendo uma budge trip(mochilão mesmo). Essa é a minha primeira viagem para o exterior e meu primeiro mochilão. Meu roteiro é:

 

18/01 - Curitiba -> São Paulo -> Frankfurt -> Berlim pela TAM/LUFTHANSA. (Paguei 2200 reais)

19/01 - Berlim

20/01 - Berlim

21/01 - Berlim

22/01 - Berlim

23/01 - Berlim -> Voo pra Bruxelas

24/01 - Bruxelas

25/01 - Bruxelas -> Trem pra Rotterdam

26/01 - Rotterdam -> Trem pra Amsterdam

27/01 - Amsterdam

28/01 - Amsterdam

29/01 - Amsterdam

30/01 - Amsterdam -> Voo para Londres

31/01 - Londres

01/02 - Londres

02/02 - Londres

03/02 - Londres

04/02 - Londres -> Trem pra Edimburgo

05/02 - Edimburgo

06/02 - Edimburgo

07/02 - Edimburgo -> Voo para Dublin

08/02 - Dublin

09/02 - Dublin

10/02 - Dublin -> Frankfurt -> São Paulo -> Curitiba

 

Todas as passagens já foram compradas, incluindo as de dentro da Europa. Todos os hostels já foram reservados.

 

1) Ainda não fiz meu seguro viagem, não vou entrar no mérito de ser obrigatório ou não, mas pretendo fazer um seguro sim. O mais barato que eu achei é o AC 35 Europa do Assist Card por 209 reais. Não sei, não conheço esses seguros. De quem já fez, conhece esse assist card? Seriam 210 reais justos por essa viagem? ( Queria mesmo dicas e exemplos de seguros que já foram feitos por vocês e como proceder)

 

2) Vou levar minha goPro Hero 4 Silver e tenho dois cartões de memória, um de 32gb e um de 64gb. Não pretendia levar meu notebook, mas seria ele necessário para eu salvar as fotos? E se eu não levar, quais seriam as alternativas? Nao acho que consiga filmar e fotografar tudo o que eu quero em aproximadamente 100gb de memória. Sim, vou deixar a câmera ligada o tempo todo, e gravar tudo. Gostaria de saber, qual a maneira mais segura de fazer time lapses durante minha viagem, pretendo fazer em lugares como o Picadilly Circus, deixar gravando as pessoas passando pelo local. Posso simplesmente deixar a câmera montada no meu tripod no chão e deixar gravando que ninguém vai mexer?

 

3) Ainda não comprei a minha mochila, e não sei qual realmente comprar. Fiz pesquisa mas são tantos os modelos e preços que não consigo me decidir. São também tantos tamanhos diferentes, e como nunca fiz uma viagem não sei se 40 litros vão ser suficientes. Vale lembrar que vou no inverno. Gostaria de saber qual litragem vocês acham ok e qual marca/modelo também seriam boas num preço acessível. Pretendo levar uma mochila menor pra andar pela cidade e deixar a mochila grande no hostel.

 

4) Em relação a roupas, sei que os casacos usados lá são diferentes do daqui, obviamente porque faz muito frio. Pensei em ir com algum casaco meu daqui, e chegando em Berlim comprar segunda pele e tals. Tem também o deslocamento do aeroporto até o hostel e ir até a loja, o que eu posso passar muito frio. Posso levar cachecol mas pretendo comprar luvas lá também. E em relação a meias, tenho que comprar de lã ou as normais esquentam o suficiente? Pensei também em compras roupas de fácil secagem, pois no inverno lá não acho que seca muito rápido. Não sei também qual seria o sapato mais apropriado, levando em conta que vou andar MUITO pra todo lado. Pensei em aquelas botas de trecking ,e algo também que não molhe e fique encharcado.

 

5) Em relação a lavar roupas, pensei em lavar no banho mesmo. Quais seriam as dicas pra tudo dar certo? Quanto de roupa levar? 4 camisetas são o suficientes, com 2 calças e 1 casaco grossão além dos finos? Preciso realmente comprar aquelas toalhas de rápida secagem?

 

6) Vou viajar sozinho e coloquei vários bares e baladas no roteiro. Quais são minhas maiores preocupações de voltar de madrugada pro hostel? Quais cuidados tomar? É perigoso fazer isso?

 

Muito obrigado mais uma vez, e desculpa pelo post gigante que eu fiz. Espero que de tudo certo, e vamos viajar galera!

Link para o comentário
  • Membros

Algumas respostas:

 

1 - Eu sempre fiz o da Mondial, já precisei acionar e não tive problemas, custou mais ou menos este valor, mas a Assist Card, dizem que é boa também.

 

2 - A maioria dos hosteis tem computadores que você pode usar para descarregar os cartões e enviar para algum drive da internet, leve cabos e leitores. Picadilly Circus é o local mais movimentado de Londres, nos horário de pico mal tem lugar para andar, tem bastante batedor de carteira nos horários de pico, eu não ficaria dando muito sorte para o azar com a câmera largada de qualquer jeito..

 

3 - Para levar como bagagem de mão nos voos sem pagar extra tem que ser uma mochila de 45 Litros, mas uma mochila deste tamanho pode ser pequena para 30 dias de viagem bem no meio da pior parte do Inverno. Se levar uma mochila maior, já pague antecipado para despachar ela antecipadamente, por que se chegar lá no aeroporto e lhe barrarem por que ela é muito grande, vai custar muito mais caro do que o que você pagaria antecipado no site da companhia aérea.

 

4 - Tem que ser um tênis ou bota de cano meio-alto, não um daqueles baixinhos de skatista, e de preferência impermeável ou ao menos todo fechado, para evitar que entre vento e neve, se não tiver uma assim, compre logo e trate de usar ele todo dias pelos 2 meses para amaciar ele, pois se estiver novo, provavelmente vai lhe causar bolhas e estragar a sua viagem.

 

Meias de lã são baratinhas lá, mas se não tiver, use uma meia mais fina por baixo e por cima uma outra meia esportiva mais grosa, ajuda bastante.

 

5 - Se lavar no banho, elas vão apodrecer antes de secar! tem que lavar numa lavadora com centrifuga, onde elas já saem quase secas, a maioria das máquinas lavadoras possui secadora também, elas saem prontas para vestir. Então pague para usar a lavadora do hostel, ou se ele não tiver uma, ache uma na rua, pois lavar no chuveiro, as suas roupas não vã secar nunca..

 

6 - Não ter metro para você voltar para o hostel, então antes de sair veja como você vai voltar para casa, pode ser que tenha que pagar caro num táxi ou ubber se for um local distante ou se tiver chovendo.

Link para o comentário
  • Membros
Algumas respostas:

 

1 - Eu sempre fiz o da Mondial, já precisei acionar e não tive problemas, custou mais ou menos este valor, mas a Assist Card, dizem que é boa também.

 

2 - A maioria dos hosteis tem computadores que você pode usar para descarregar os cartões e enviar para algum drive da internet, leve cabos e leitores. Picadilly Circus é o local mais movimentado de Londres, nos horário de pico mal tem lugar para andar, tem bastante batedor de carteira nos horários de pico, eu não ficaria dando muito sorte para o azar com a câmera largada de qualquer jeito..

 

3 - Para levar como bagagem de mão nos voos sem pagar extra tem que ser uma mochila de 45 Litros, mas uma mochila deste tamanho pode ser pequena para 30 dias de viagem bem no meio da pior parte do Inverno. Se levar uma mochila maior, já pague antecipado para despachar ela antecipadamente, por que se chegar lá no aeroporto e lhe barrarem por que ela é muito grande, vai custar muito mais caro do que o que você pagaria antecipado no site da companhia aérea.

 

4 - Tem que ser um tênis ou bota de cano meio-alto, não um daqueles baixinhos de skatista, e de preferência impermeável ou ao menos todo fechado, para evitar que entre vento e neve, se não tiver uma assim, compre logo e trate de usar ele todo dias pelos 2 meses para amaciar ele, pois se estiver novo, provavelmente vai lhe causar bolhas e estragar a sua viagem.

 

Meias de lã são baratinhas lá, mas se não tiver, use uma meia mais fina por baixo e por cima uma outra meia esportiva mais grosa, ajuda bastante.

 

5 - Se lavar no banho, elas vão apodrecer antes de secar! tem que lavar numa lavadora com centrifuga, onde elas já saem quase secas, a maioria das máquinas lavadoras possui secadora também, elas saem prontas para vestir. Então pague para usar a lavadora do hostel, ou se ele não tiver uma, ache uma na rua, pois lavar no chuveiro, as suas roupas não vã secar nunca..

 

6 - Não ter metro para você voltar para o hostel, então antes de sair veja como você vai voltar para casa, pode ser que tenha que pagar caro num táxi ou ubber se for um local distante ou se tiver chovendo.

 

Boa noite galera! Lendo esse post, surgiu a mesma dúvida acima em relação a mochila. Estou em planejamento pra fazer mochilão pela Europa durante uns 30 dias, mais ou menos o mesmo perfil da viagem citada. Bom, indo direto ao assunto:

-Não sei quantos litros seriam ideiais

-Não sei uma marca confiável (excetuando a Deuter) e que aguente bem ::mmm:

 

Pensando nisso, andei pesquisando e cheguei a essas opções:

P.s Citando que é de minha preferência mochilas que tenham acopladas mochilas de ataque

 

1. Mochila cargueira Nord Outdoor 65 + 15L

2. Mochila Curtlo Mountaineer 60 + 15L

3. Mochila Curtlo Journey 70 + 17L

4. Mochila Curtlo Adventure 80L

 

Se voces tiverem alguma experiencia ou saibam sobre alguma coisa sobre essas mochilas, boa ou ruim, agredeceria demais a ajuda. Se souberem de alguma mochila nesse perfil tambem, é super bem vindo! ::otemo::

 

Saudações!

Link para o comentário
  • Membros

Não posso dar opinião de nenhuma desta mochilas por que não tenho nenhum delas, tenho uma genérica chinesa que comprei a vários anos atras por que a minha Deuter estragou no meio da viagem e eu não tinha dinheiro para outra "melhor" acabei comprando a mais barata que achei na época, mas esta genérica está durando mais que a da Deuter...

 

A única coisa que posso falar, é que nenhuma delas é aceita como bagagem de mão nos voos, seja locais lá na Europa como nos internacionais, você sempre teria que despachar ela como bagagem de porão.

 

Mas isto também não é o fim do mundo, basta você comprar bagagem despachada junto com a compra da passagem, vai custar 15 ou 20 Euros, muito pior seria se você chegasse lá no aeroporto e fosse barrado no check-in, ai ao invéz de 20 Euros, custará 80 ou 100 Euros.

 

Para poder levar com bagagem de mão sem problemas, tem que ser uma mochila de até 45 Litros, e que o comprimento não passe de 55 Cm

Link para o comentário
  • Membros

Seguro - veja com a assist card (ou com qualquer que for fazer) como funciona, se por reembolso ou por acionamento prévio. Por exemplo, fiz pela Porto Seguro Seguros e eles têm as duas modalidades. Se fosse uma questão urgente e não pudesse acionar o seguro, poderia ir em qualquer médico, comprar remédios etc, guardar todos os comprovantes de pagamento e depois solicitar o reembolso. Eu optei por acionar o seguro antes de consultar um médico e então eles encaminharam um profissional vinculado ao seguro. Apenas assinei a papelada e não paguei nada. Achei o preço bem bom, considerando os dias que vc vai passar. Normalmente pago entre 300 e 350 reais pela Porto Seguro para estadias de 17 a 35 dias.

 

Mochilas – as que são vendidas na Decathlon são de boa qualidade e um preço não tão abusivo. Minha mochila para andar na cidade é a Quechua 20l e achei que tem um tamanho super adequado. Ganhei recentemente o mochilão de 50l Quechua Forclaz, mas não usei ainda. Manuseando parece caber bastante coisa (o equivalente a uma mala média de rodinhas). Se morar em Curitiba (como é o local de partida do Brasil), recomendo ir na loja para ter uma noção de quantos litros uma mochila atende às suas necessidades. Aliás, para as cidades do roteiro não haveria problema em levar mala. Porém, como o adriano falou, tem que pensar também no limite das cias aéreas para não despachar a bagagem.

 

Roupas – luvas, cachecol, meias podem ser compradas em lojas baratas e boas, como a Primark, H&M ou New Yorker em Berlim. Na Decathlon também tem essas roupas para inverno que são boas e não tão caras. É bem tranquilo de achar, pois eles montam o sistema de 3 camadas para vestimenta. Eu investiria bem no calçado, de preferência impermeável. Toalha de secagem rápida achei maior furada quando viajei no inverno. Veja se tem uma toalha pequena em casa, mas que seque bem. E lavar roupa, recomento também que seja em lavanderia para usar a secadora.

Link para o comentário
  • Membros

Aproveitando o post do amigo, também vou para a Europa em Janeiro

 

Estava pensando na roupa, nunca fui pra nenhum muito frio no inverno, então estava pensando em duas combinação sendo:

 

1 camada uma camiseta de lã normal + calça segunda pele

2 camada uma fleece (como essa https://goo.gl/GiRvxG)

3 camada uma jaqueta impermeável mas leve (https://goo.gl/cwaWTc)

 

ou

 

1 camada camiseta + calça segunda pele

2 camada camiseta de lã normal

3 camada uma jaqueta impermeável com um forro mais pesado (https://goo.gl/NFkcyu)

 

O que vocês acham?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sou uma pessoa mega friorenta ::Cold:: e faz quase 20 anos que moro na Europa, então já vivi vários invernos. Jamais uso "segunda pele" e não recomendo pra ninguém. E isso porque praticamente todos os ambientes fechados tem aquecimento (as vezes demais até). O ideal é se vestir em camadas (também conhecido como "método cebola"), daí você vai removendo as camadas a medida que precisa. Assim vc não passa calor quando entra em estabelecimentos super aquecidos. Uma coisa que acho super importante é usar sapato de sola grossa e de preferência impermeável, para não ficar com os pés frios ou gelados. Mas não precisa ser bota de caminhada, qualquer calçado de sola grossa está valendo. Há tópicos aqui no fórum onde as pessoas dão exemplos das roupas que usam no inverno. Vc pode usar o botão pesquisar lá em cima, por exemplo digita método cebola ou roupas de inverno no campo de busca, vai encontrar bastante info.

Mas isso tudo é tão subjetivo, conheço um montão de gente que usa bem menos roupa que eu, meu marido por exemplo raramente usa luvas no inverno. Muitas vezes eu já estou de casaco e ele continua usando bermuda e chinelo de dedo. Se vc sentir falta de alguma coisa (luva, gorro, casaco) sempre pode comprar no destino.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Obrigado a todos pelas respostas, levei todas elas em consideração. Por um momento eu dei uma surtada em relação a roupa, mas acho que não é tudo isso, não vou pegar -40ºC nesses locais. Enfim, vou comprar uma meia na decathlon que é bem boa, e comprar mais um par quando chegar lá. Vou comprar também luvas e gorro lá. Decidi comprar uma bota impermeável mesmo, não sei a marca ainda, mas provavelmente timberland ou quechua.

 

Comprei a mochila de 50l quechua forclaz na decathlon e achei ela bem boa, e barata. Em relação ao seguro viagem, fechei com a empresa chamada travel ace, foi onde consegui preço melhor(não sei se vou me arrepender disso).

 

Não vou levar meu notebook, levarei dois HD externos e passarei as fotos sempre que puder nos hostels ou lan houses.

 

Acho que é isso, mais uma vez muito obrigado!

Link para o comentário
  • Membros

Oi! Tudo bem? Legal seu roteiro! Então, eu fiz meu primeiro mochilão pela Europa entre dez e janeiro desse ano. Fui sozinha e fiquei 30 dias viajando de trem. Vi que o pessoal já te deu algumas dicas, mas resolvi compartilhar algumas informações também.

Não esqueça de levar o adaptador universal de tomada e cadeado para o hostel (alguns tem locker com chave e outros não). Você vai ver que muitas pessoas não usam, deixam a mala em cima da cama ou no chão e guardam só as coisas de valor.

Muitos hostels tem uma tomada do lado da cama, se vc conseguir leve um adaptador com mais de uma porta USB (o meu tem 4 - uma para o celular, uma para a GoPro, uma para a bateria extra e uma de sobra).

Sobre transporte: em muitos casos vc consegue fazer tudo com transporte publico. Consulte linhas de metro/ônibus principalmente para o aeroporto. As estações de trem geralmente ficam na parte central da cidade. No google maps você consegue baixar mapas para usar offline. Eu marquei tudo que achei importante e depois baixei. Eles ficam por um determinado tempo no celular. Eu acho que não da para traçar rotas. Quando precisava usar o transporte via a rota e copiava a tela com o itinerário.

1. Você só irá usar o seguro se realmente precisar. Leve alguns remédios que já está acostumado a usar para dor de cabeça, dor de garganta, machucados...

2. Filme e fotografe tudo o que quiser, mas nunca deixe suas coisas longe de você! Tome cuidado também com carteira e principalmente com seu passaporte... Roubos são bem comuns dentro de metros e lugares com muitas pessoas. Nunca deixe coisas de valor no seu bolso de trás. Se pegar algum trem noturno durma literalmente abraçado com suas coisas de valor.

3. Sobre a mochila: a minha é de 33L e não cheguei a usar todo o espaço dela. Aprendi a ser "econômica" nesse ponto. Veja o tamanho que as companhias aceitam, já vi muita mala/mochila maior do que o permitido passando sem problemas mas as vezes eles pedem para colocar no "medidor de mala" e se fica fora das dimensões terá que despachar e pagar para isso... Apesar de que aparentemente, pelo seu roteiro, você não irá carregar muito sua mala, cuide com o peso. Também não esqueça que para bagagem de mão não pode levar uma série de coisas.

4. Sobre as roupas: acho válido você investir em uma jaqueta impermeável. Eu comprei a minha na Decathlon, vinha uma jaqueta dentro e por cima a capa impermeável. Nos dias mais frios eu usei uma outra blusa (também comprada na Decathlon), foi suficiente para aguentar o frio. Calçado impermeável também é uma boa ideia. Eu comprei uma bota da The North Face, não tive problemas e usei meias normais. Colocava duas daquelas esportivas mais finas para evitar bolhas nos pés (li isso num blog e resolveu). Não achei necessário meias de lã. Eu usei toalha esportiva, não é a melhor coisa do mundo mas não ocupa muito espaço e seca rápido. Se achar que precisa de algo quando estiver lá, você consegue comprar.

5. Sobre lavar as roupas: Eu lavei todos os dias minhas meias e roupa íntima no banho. Sempre deixava secando a noite e de manha estavam secas. Roupas mais pesadas lavei uma vez no meio da viagem. Um dos hostels que fiquei era de graça, não pensei duas vezes, lavei lá.

6. Sobre baladas: você só precisa ver se tem transporte público de madrugada. Em Londres, por exemplo, várias linhas de ônibus funcionam de madrugada. Eu peguei um onibus sem problemas, mas em último caso tem uber, taxi...

Espero que as infos acima sejam úteis e bom mochilão!!!

=]

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
[...] Também não esqueça que para bagagem de mão não pode levar uma série de coisas. [...]

 

Oi, tudo bem?

 

Materiais de higiene pessoal (inclusive barbeador e cortador de unha) é possível? Ou por ter objeto cortante e metálico pode causar problema no R-X ou algo do tipo?

 

Você poderia citar alguns exemplos, por favor?

 

 

[...] Eu usei toalha esportiva, não é a melhor coisa do mundo mas não ocupa muito espaço e seca rápido. [...]

 

Desculpem minha ignorância, mas li em alguns tópicos pessoal recomendando essas toalhas pequenas de secagem rápida. Qual a finalidade/utilidade? :oops:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...