Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
ola tenho descendência alemã por parte paterna (tátara avô/bisa avô/avô/pai/eu) tenho este direito?

 

Tem a questão do registro no consulado, o seu tataravô provavelmente chegou no Brasil antes de 1904, e muito provavelmente não se registrou no consulado como 99% dos outros alemães que vierem ao Brasil no século 19, e perderam a cidadania alemã.

 

Mas você teria que levantar as datas de chegada, e a documentação dos seus antepassados para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 267
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal do Mochileiros!

Eu sou Brasileira por nascimento e adquiri minha cidadenia Alemã devido ao meu pai (alemão importado como costumo dizer hehe). Atualmente estou vivendo na Nova Zelândia e preciso renovar meu passaporte alemão aqui. Eu entrei em contato com o consulado daqui e eles me solicitam o Certidão de Nacionalidade Alemã. Esse documento eu não tenho, porque nunca me foi solicitado no Brasil nem ao favor o primeiro passaporte nem ao renová-lo. No Brasil só precisava mostrar os documentos do pai e conseguia renová-lo. Alguém saberia me informar se estando no exterior haveriam outros documentos que eu pudesse prover no lugar da certidão de nacionalidade?

E se eu tiver que fazer mesmo, qual o tempo em geral que esse documento leva para ser feito?

Desde já muito obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

A sua avó possuía cidadania alemã, então o seu pai tem direito a cidadania alemã pois ele é 1ª geração.

E como a sua ascendência até chegar na sua avó é por linha paterna, você teria direito a cidadania alemã

Então salvo algum engano ou caso específico, você teria sim direito a cidadania.

Mas o recomendável seria você entrar em contato com algum escritório que cuida disto e pedir um parecer deles antes de investir tempo e dinheiro correndo atras da cidadania.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Em 26/07/2004 em 14:02, aloisiobk disse:

eu to encaminhando o meu pedido de cidadania, a minha é mais facil e sera mais rapida pelo fato de o meu avô se alemão, outro fator que vai ajudar é o fato de ele ter vindo entre a 1ª e a 2ª guerra mundial e toda a descendencia é de homens, (avô - Pai - filhos).

mas cada caso é um caso, de onde você é?????

se for daqui do sul posso te passar um contato de uma pessoa do consulado que ta me ajudando.

blz

qualquer coisa me escreva

falô

Aloisio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Alguem poderia me tirar uma duvida?
Tenho um Tataratataravô que é alemão, teve um filho que é meu tataravô, que teve outro filho que é meu bisavô, que também teve um filho que é meu vô, e meu vô teve a minha mãe... consigo pegar a cidadania alemã do meu tataratataravô? obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 03/11/2017 em 13:16, stefannyferreira disse:

Alguem poderia me tirar uma duvida?
Tenho um Tataratataravô que é alemão, teve um filho que é meu tataravô, que teve outro filho que é meu bisavô, que também teve um filho que é meu vô, e meu vô teve a minha mãe... consigo pegar a cidadania alemã do meu tataratataravô? obrigada!!!

somente se você nasceu depois de 1975.

Mas a sua linha de descendência é bem grande, você vai conseguir juntar a documentação de todos os seus antepassados? 

E nem tem certeza ainda que o pai do seu tataravô realmente tinha cidadania alemã, muitos dos alemães que vieram ao Brasil nesta época na verdade não tinha cidadania alemã, pois viviam em algum país vizinho como Polônia, França, Rep. Checa, Austria, Hungria, etc, e na verdade tinham cidadania deste outro país...

E para terminar, quase todos os alemães que vieram ao Brasil antes de 1904 perderem a cidadania em 1908, pois na época existia uma lei em que os cidadãos alemães residentes no exterior tinham que se registar a cada 4 anos no consulado alemão mais próximo, mas quase nenhum se registrou...

Ou seja, você teria que juntar toda a documentação dos seus antepassados, e ainda torcer para eles não terem perdido a cidadania e realmente serem alemães..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...