Ir para conteúdo

Como é voar pela Royal Air Maroc (RAM)?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros.

Procurei nos tópicos aqui do fórum sobre a empresa marroquina Royal Air Maroc, mas tinha um tópico que estava trancado/fechado.

 

Encontrei um preço muito bom de passagens saindo de Paris para São Paulo (R$2.100,00 para duas pessoas) para 15 de janeiro de 2018. A ida comprei pela Latam para Roma por R$2400,00 (2 pessoas também).

 

Gostaria de saber de vocês o que sabem sobre essa companhia. Li no tripadvisor muita gente reclamando dessa companhia, principalmente até 2015, melhorando um pouco os comentários em 2016. A principal reclamação era sobre o extravio de bagagens. Como estarei utilizando-a apenas no voo de volta, caso extravie a bagagem, já estarei no Brasil (que é triste, mas menos pior do que estando na viagem).

 

No melhores destinos vi poucas avaliações, a maioria mediana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Extravio de bagagem acontece com todas as empresas aéreas, em média a cada 1 mil malas despachadas, 6 são extraviadas, não quer dizer que sejam perdidas para sempre, neste número também estão incluídas as situações onde a mala é extraviada mas é localizada posteriormente e encaminhada para o proprietário com 2 ou 3 dias de atraso em relação ao voo.

 

Você também tem que ter cuidado com avaliações que você lê na internet, principalmente sobre empresas novas que acabaram de entrar no mercado. Como são empresas novas, que ninguém conhece e que por causa disto não possui muitos relatos positivos, se aparecerem 2 ou 3 relatos de malas extraviadas na internet, o "estrago" que isto causa é enorme. Pois como não há relatos positivos, dá a falsa impressão que só tem situações negativas.

 

Os extravios na maioria das vezes nem são culpa da empresa aérea, mas sim do aeroporto ou até mesmo do próprio passageiro, quando as malas ficam perdidas e encalhadas no labirinto de esteiras que transportam as bagagens nas entranhas dos aeroportos, o maior motivo é por que os passageiros não retiram todas as etiquetas das bagagens de viagens anteriores antes de despachar ela novamente, ai o sistema lê um código de barra errado e a mala se perde...

 

Outro grande motivo de extravio ou atraso de bagagem é nos voos com tempo de conexão muito curto, as vezes não dá tempo de tirar a mala do avião A e levar ela a tempo para o avião B, ai para evitar atrasos e minimizar o prejuízo

e problemas dos outros 200 passageiros, as companhias aéreas deixam o passageiro embarcar no voo, mas a mala segue depois, no voo do dia seguinte.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu voei com a Royal Air Maroc em 2015, pessoalmente não tive nenhum problema.

 

O serviço e conforto não eram aquela coisa, não tinha sistema de entretenimento individual para cada assento, mas sim uma TV no teto a cada 5 fileiras de assentos que ficava passando filmes a viagem toda, o interior e acabamento dos assentos já mostrava sinais do tempo de uso, mas nada que deixasse o voo desconfortável e não serviam bebida alcoólica, por que é uma empresa de país muçulmano.

 

Mas a partir de 2016 eles começaram a renovar a frota com aviões zero KM, e os antigos também estão tendo o interior renovado aos poucos, com assentos novos, sistema de entretenimento individual, etc..

 

Os aviões novos já estão nas rotas para o Brasil em dias alternados pelo que eu sei, então se tiver sorte de pegar um voo com avião novo ou renovado, não fica a dever em nada a outras empresas, mas você também pode pegar antigos ainda...

 

Mas se o objetivo é ir do ponto A ao ponto B de uma forma barata, sem frescura, eu considero uma boa opção. Só leve um livro na bagagem de mão para o caso de você não conseguir dormir e ter o azar de pegar um voo sem entretenimento individual e você não gostar dos filmes que passam nas TVs do teto, por que nos aviões antigos não tinha tomada para carregar tablet ou celular durante o voo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Mas se o objetivo é ir do ponto A ao ponto B de uma forma barata, sem frescura, eu considero uma boa opção..

 

Olá Adriano, beleza?

Então, essa frase sua acima resume o que espero da RAM ehehehehehe. Felizmente a utilizarei apenas na volta.

Os relatos ruins que li na internet parece que foram mais em 2015 para trás.

Como você disse, extravios e atrasos podem acontecer em qualquer companhia.

 

Como você utilizou ela, com certeza passou por Casablanca né? Tenho uma conexão de 7 horas e meia por lá.

Dizem que o aeroporto é muito bagunçado, mas acredito que terei tempo suficiente para descer de um avião e entrar em outro. Tenho duas dúvidas:

 

1 - Imigração. Como é feita? Eu faço a imigração assim que desembarco? Ou na hora que vai embarcar? Li um relato que a pessoa passou duas vezes pela imigração, é isso mesmo? Mesmo ficando só no aeroporto para voltar ao país natal eles carimbam o passaporte e tal?

 

2 - Sobre as malas, eu estarei embarcando de Orly (Paris) para Casablanca e depois São Paulo. Na hora de fazer o despacho das malas em Paris, elas já vão direto para o segundo voo (Brasil) ou eu as terei que as retirar em Casablanca e despachar novamente? Eu tenho a opção de escolher esse procedimento? É mais seguro não ter extravio quando é assim, certo?

 

Pelo que andei lendo também, há um ano trocaram os aviões. Dizem que tem uma frota moderna e todos os assentos tem monitores, tomadas. Dizem até que a comida é boa.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1 -

 

A minha conexão foi curta, menos de 4 horas, então não tinha tempo para nada alem de esperar o próximo voo. No meu caso, como a conexão era curta, nem sai do aeroporto, e por causa disto nem cheguei a passar na imigração entrando oficialmente no Marrocos, pois fiquei somente na sala de espera do voo de conexão internacional. Nestes casos não tem imigração e nem carimbo no passaporte, no máximo você passa no raio-x e eles conferem o seu passaporte pra ver se não é falso ou se você não é um fugitivo da justiça procurado pela Interpol.

 

Mas lembro que eles tinham alguns horários horríveis, com esperas de 8, 12 ou até 36 horas durante a noite, e em alguns destes casos eles ofereciam hotel sem custo adicional. E como o hotel fica fora do aeroporto, você tinha que passar na imigração Marroquina.

 

2 -

 

Eu viajei só com bagagem de mão, não despachei bagagem neste voo pois foi uma viagem de 8 dias somente então não posso dar muita particularidade a respeito do procedimento de bagagem em Casablanca.

 

Mas normalmente se o voo de conexão parte em menos de 24h, a sua bagagem é despachada direto até o destino final no caso Guarulhos, mas é recomendável você confirmar isso lá no momento do check-in em Paris.

 

Mesmo que a RAM permita despachar a bagagem só até Casablanca, o que eu duvido, retirar a bagagem despachada no meio do caminho tem um contratempo. A retirada da bagagem fica somente após a imigração, então você teria que passar na imigração dando entrada no Marrocos, retirar a bagagem, voltar para a área comum do aeroporto, entrar na fila do check-in, despachar a sua mala, passar no raio-x, passar novamente na imigração dando saída do Marrocos e voltar para a sala de espera da conexão internacional. Com 7 horas de espera deve dar tempo, mas é mais coisa para você se preocupar e estressar sem necessidade

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Adriano!

 

Outra coisa, comprei minhas passagens pelo Decolar.com.

 

Vi relatos de pessoas (não só aqui no mochileiros) que tiveram problemas comprando no decolar.com de tipo, chegar e não achar o bilhete na companhia aérea. Enfim, esse tipo de problema.

 

No meu caso, com o localizador (código de reserva) eu já fiz minha escolha de assento na RAM, na TAM e na Vueling.

Ou seja, teoricamente, está tudo certo e meu nome aparece nessas 3 companhias aéreas que utilizarei.

Pode ocorrer de chegar lá na hora e não acharem o número do bilhete, as passagens no caso?

Repetindo, estou entrando no site das companhias e até agora, tudo OK. Nada pelo decolar, tudo pelo site oficial delas.

 

Abs e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se o seu nome está aparecendo no site das companhias e já fez reserva de assento, a principio está tudo certo e não tem risco de não acharem a sua reserva, agora em teoria o único risco seria o overbooking, mas este pode acontecer independente de ter comprando direto da companhia ou decolar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Galera, boa noite.

Minha viagem nem começou e já estou tendo dores de cabeça com essa Royal Air Maroc.

Minha viagem de volta para o Brasil é de Paris/Casablanca e Casablanca/São Paulo.

Eu comprei minha passagem saindo da França dia 15/01/2018 (segunda) às 12h00 e chegando ao Marrocos às 15h00. Sairia do Marrocos às 21h30 e chegaria ao Brasil às 07h00 da manhã da terça, dia 16/01/2018.

Vocês acreditam que eles mudaram minha passagem de Casablanca/São Paulo para o dia 14/01/2018 e a passagem de Paris a Casablanca continuou no dia 15/01/2018. Estou desesperado.

Entrei em contato com o Decolar.com (agência que comprei as passagens) e estão analisando, já viram que ocorreu a mudança. A RAM, por meio do twitter, me atendeu, mas pediu para entrar em contato com a agência.

Estou desesperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mudanças de horários são bem frequentes, e ocorrem em todas as empresas, pessoalmente eu já tive o mesmo tipo de problema tanto na Lufthansa, Air France, Azul, Gol e Tap, então não é exclusividade da RAM.

Vou ao Brasil em setembro, e a Azul já mudou meu voo entre Campinas e Foz do Iguaçu 4 vezes desde que comprei a passagem a 3 meses atras..

Frequentemente as empresas mudam os horários dos voos, ou mesmo os dias dos voos, empresas que antes voavam só segunda, quarta e sexta, passam a voar terça, quinta, sexta, e domingo, e assim por diante...

O que complica o seu caso, é você ter comprado por agência de viagem (Decolar), sempre que tem uma agência de viagens envolvida na história, o negocio fica mais complicado, pois nenhuma companhia aérea do mundo inteiro pode mexer em uma passagem vendida por agência, somente a agência que lhe vendeu a passagem pode mudar a passagem.

Então pessoalmente eu evito sempre que possível comprar por agência, pois toda vez que tem mudança de horário dos voos, coisa comum de acontecer, é uma novela ajustar os voos quando necessário.

Só compro por agência quando realmente as outras opções são muito mais caras.

Mas mantenha a calma, o Decolar.com costuma ter um atendimento bom e resolver o problema, nem sempre eles conseguem resolver na hora, as vezes leva 1 ou 2 dias para eles conseguirem resolver, então como ainda falta bastante tempo, espere alguns dias, e se eles não entrarem em contato, tente novamente.

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas mudanças de horários dos voos também podem ser uma excelente notícia para você.

Pessoalmente, na maioria dos casos eu ficariam super feliz se acontecesse algo assim com os meus voos.

Pois sempre que uma empresa aérea muda o horário de um voo em mais de 15 minutos, você pode entrar em contato com a companhia aérea ou agência de viagens e pedir para eles mudarem o voo para um dia e horário mais conveniente para você sem custo nenhum.

Você pode pode por exemplo pedir para voar um ou dois dias antes ou depois, pegar outro horário, pegar a ida ou a volta num dia que custava muito mais caro, tudo sem custo nenhum para você. 

Estas mudanças de horários dos voos já me permitiram aumentar a duração da viagem que inicialmente seria de 13 dias, para uma viagem de 16 dias, sem gastar um centavo em taxas de remarcação de passagens.

Claro que depende de ter disponibilidade de assentos e voos nos dias anteriores ou posteriores, mas se você tiver disponibilidade de tempo, e puder mudar algumas coisinhas no seu roteiro, sempre é boa ideia tentar conseguir um voo um ou dois dias antes ou depois e aumentar o seu tempo de viagem sem gastar mais dinheiro.

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...