Ir para conteúdo

Imperdível Travessia Monte Crista – Morro Garuva, Serra do Quiriri SC.


Posts Recomendados

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Getulio e Otávio:

 

Tenho arquivos de GPS da Serra do Quiriri, diversos trajetos: Monte Crista - Morro Garuva, Monte Crista - Tartaruga - Fabrica de Queijo BR 101 e a partir de março também do Monte Crista - Araçatuba.

 

Carta topográfica em alta resolução do trecho Monte Crista - Morro Garuva, Fazenda, Antena e Tartaruga também.

 

Só pedir por PVT ou e-mail: tiagokorb@hotmail.com

 

Abraço

 

Tens o trajeto mapeado pelo GPS ou a carta topográfica em resolução maior?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Tiago, adorei seu relato, muito bem documentado!

 

Seguinte, eu estou pensando em subir com uns amigos o Monte Crista e acampar lá em cima, voltando no dia seguinte. Estou tentando juntar informações, e olha acabei ficando preocupado quando vi as fotos de vocês atravessando o rio. Fiquei me perguntando se foi devido a época do ano que o rio estava tão cheio assim, ou ele geralmente eh assim? Mas choveu muito né?

 

Estou pensando em ir no final de Março ou comecinho de Abril, será uma época boa?

 

Bom, tu acha a trilha tranquila e bem marcada para faze-la sem guia? A experiencia do grupo varia bastante, mas eu tenho uma boa noção de trilhas mais leves, e mochiladas.

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

hehe

 

Imagina eu como fiquei assustado ao ver o Rio do Cristo daquele jeito! ::hahaha::

 

Também não conhecia o local. Não havia como passar sem a mochila cargueira, com ela era risco de perder todo equipamento ou mesmo morrer. Havia chovido cerca de 100 mm na madrugada quando fomos, por isso o rio cheio. Ainda bem que me lembrei da Confluência do Rio Três Barras que fica algumas dezenas de metros abaixo conforme imagem do google abaixo:

5451292271_fdc15d775a_b.jpg

Em branco o início da trilha a partir do Balneário, ponte pênsil, passagem pelo Rio do Cristo. Em vermelho o trecho que fizemos para passar pelo Rio Três Barras, a água dava no peito, porém, sem correnteza alguma. Assim use a capa de chuva da mochila para transformar ela num barco sem molhar teus objetos.

 

Normalmente a passagem do Rio do Cristo é feita pulando de pedra em pedra, com água no máximo na altura das canelas.

 

Toda época sem chuva é bom de ir pra lá! Só não vá na Páscoa, pois aquilo lota com a caminhada anual! hehe

 

A trilha é muito intuitiva! Tu faz ela sem guia numa boa! Basta seguir o caminho erodido. Leva entre 4 a 6 horas para subir dependendo do teu condicionamento físico. Sempre tenha muito cuidado com cobras que nesta época são bastante comuns. Tu vai encontrar no caminho um local para acampamento com a Cachoeira Véu de Noiva, pegue toda a água que puder para teu acampamento no Platô 900 (local plano), próximo ao topo do Monte Crista (967 m). Abaixo tem uma imagem do google earth com o traçado da trilha no Monte Crista:

5442394210_8e38c2fd80.jpg

 

Carta topográfica da trilha do Monte Crista: 1:20000

5442394998_d7cc511385.jpg

 

Distância:

Balneário ao Topo do Monte Crista e retorno ao Balneário: 16,416 Km. Distância aferida por GPS.

 

Se prepare para muita subida e acentuada, veja os dados da altimetria da subida do Monte Crista:

Aclive acumulado de 1116 metros e declive acumulado de 1116 metros, portanto, trekking com muitíssima subida acumulada e descida acumulada.

5441791105_63cda59ed8.jpg

Ponto de menor elevação: 20 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 967 metros de altitude. Altitude média: 340 metros.

Inclinação máxima de aclive 41,8%. Inclinação máxima de declive -41,8%.

Média de inclinação aclive/declive: 14,0% e -14,0% respectivamente.

 

Se precisar de mais informações pode me consultar.

 

Dia 01/03/2011 vou subir o Monte Crista, mas seguir com a travessia da Serra do Quiriri do Monte Crista ao Morro Araçatuba PR. Quem quiser me acompanhar é só me consultar sobre detalhes.

 

Abraço

 

Olá Tiago, adorei seu relato, muito bem documentado!

 

Seguinte, eu estou pensando em subir com uns amigos o Monte Crista e acampar lá em cima, voltando no dia seguinte. Estou tentando juntar informações, e olha acabei ficando preocupado quando vi as fotos de vocês atravessando o rio. Fiquei me perguntando se foi devido a época do ano que o rio estava tão cheio assim, ou ele geralmente eh assim? Mas choveu muito né?

 

Estou pensando em ir no final de Março ou comecinho de Abril, será uma época boa?

 

Bom, tu acha a trilha tranquila e bem marcada para faze-la sem guia? A experiencia do grupo varia bastante, mas eu tenho uma boa noção de trilhas mais leves, e mochiladas.

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...