Ir para conteúdo

Trem Belo Horizonte x Vitória


brubru

Posts Recomendados

  • Membros

Fiz esta viagem no Carnaval deste ano (19/Fev/2012).

 

O trem partiu pontualmente às 7h30m. A chegada ocorreu às 21h27m, na estação de Pedro Nolasco (Cariacica-ES), com uma hora de atraso.

 

A composição do trem é formada dentre os vagões de passageiros, por um vagão restaurante, um lanchonete e um reservado para leitura. Este último dispõe de tomadas para utilização do usuário (nota: todas as tomadas são de 3 pinos).

 

O almoço é servido até às 13h30m, porém a lanchonete funciona direto até às 19h30m, horário de encerramento de todos os serviços a bordo.

 

O preço do marmitex (comercial) é de R$ 8. São servidos também outros pratos, como por exemplo, strogonoff e lasanha ao preço de R$ 13. Estas opções podem ser alteradas dependendo do dia.

 

Uma coisa interessante durante a viagem é que os comissários passam de hora em hora, além de checar sua passagem, varrendo os corredores dos vagões e também checando o travamento das portas das “sacadas” (áreas livres entre um vagão e outro).

 

Em todas as pesquisas que fiz pela internet, a estação de General Carneiro (Sabará-MG), faz parte do trajeto (informação desatualizada). Porém a estação foi desativada. Com isso, a primeira parada é a de Dois Irmãos, na cidade de Barão Cocais; onde está localizado o Santuário da Caraça, ponto turístico da região. Caso tenha disponibilidade, comece sua viagem desta cidade, aproveitando alguns dias para curtir a região.

 

Durante este trajeto, o trem passa por um túnel de aproximadamente 8km (estou chutando esta informação...mas é uma longa distância), sob a cidade de Sabará.

 

Na seqüência, você passará por uma mina de minério gigante. Prepare sua máquina! É uma paisagem impressionante!

 

Outro fato interessante, é que dentro dos vagões existem mapas com todas as estações. Dentre elas está Itabira. Ela faz parte de uma linha secundária que parte diariamente de Itapira às 9h30m e chega em Desembargador Drumond às 10h26m. , 20 minutos antes da linha principal chegar em D.Drumond.

 

Outra estação desativada é Itueta, que foi inutilizada por conta da construção da barragem da represa. Aliás, parte da cidade ficou submersa por conta da usina hidrelétrica de Aimorés, sendo construída uma “nova” cidade na região.

 

É possível ver a barragem durante o trajeto entre Resplendor e Aimorés (final do dia).

 

Usinas e trens de carga carregando minério vão deixá-lo “banhado a ferro”, caso opte por viajar nas varandas dos vagões. Portanto, esteja preparado.

 

O restante da viagem são belas paisagens e muito bate-papo.

 

Chegando a Pedro Nolasco, atenção para o serviço de transporte até Vitória. O percurso é curto, porém arriscado para ir a pé, principalmente por ter que passar pela ponte que liga os municípios. Os taxistas cobram de R$ 20 a R$ 40 até o centro de Vitória.

 

Atravessando a avenida há um ponto de ônibus com várias linhas que passam por Vitória.

 

Não é lugar muito “amigável” para se andar à noite, mas logo na chegada do trem, há muita gente circulando por esta região. Então, é bem provável que o ponto de ônibus esteja lotado. Peça ajuda sobre as linhas que passam em Vitória.

 

Outra opção são as vans que ficam, assim como os táxis, na porta da estação. O trajeto custa entre R$ 50 e R$ 75 até Vila Velha.

 

Para aqueles que desejam fazer esta viagem, o primeiro passo é adquirir a passagem através do site http://www.vale.com ou

https://tremdepassageiros.vale.com/sgpw ... incipal.do

 

Preço da passagem: R$ 82 / 1ª classe (trajeto completo BH-Vitória)

R$ 54 / classe econômica (trajeto completo BH-Vitória)

 

É interessante adquirir a passagem com antecedência, uma vez que é um meio de transporte disputado na região, principalmente em épocas de feriados ou temporadas.

 

No dia da viagem, você pode trocar seu voucher (caso tenha comprado pela internet) nas bilheterias da estação. Para tanto, é importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao embarque, para não correr o risco de “perder o trem”.

 

Caso não queira deixar para a última hora, pode-se trocar o voucher dias antes de sua viagem, também nas bilheterias. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 6h às 17h30m, sábados das 6h às 15h30m e Domingos das 6h às 12h.

 

 

Telefones úteis:

 

Alô Ferrovia : 0800 285 7000

Estação Ferroviária de Belo Horizonte: (031) 3279-4366 / (031) 3279-4389

Estação Ferroviária de Cariacica: (027) 3333-2444 / (031) 3333-2468

 

Site da Vale:

http://www.vale.com

 

Segue abaixo, um quadro contendo as informações de distância entre uma estação e outra, horário de partida e chegada (conforme cia Vale) e meus apontamentos da minha viagem.

20120226221645.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Sim, quem comprar na classe executiva pode transitar pelo trem. Não tem nenhuma proibição.

Antigamente tinha-se área para fumantes. Hj, por causa da lei, não é mais permitido fumar dentro do trem.

 

Sim existe o bar e o restaurante no trem porém não é vendido e nem é permitido o consumo de bebidas alcóolicas.

 

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Pessoal, irei fazer o percurso Bh - Gov. Valadares. Estou atualizando os links. Espero que de BH até Gov. Valadares tenha paisagens bonitas. Alguém pode falar alguma coisa?

 

http://www.vale.com.br/pt-br/o-que-fazemos/logistica/trens-de-passageiros/estrada-de-ferro-vitoria-a-minas/paginas/default.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nooossa... genial isso aqui! Nunca tinha ouvido falar nesse trem! Só não vou nesse fds pq a previsão é de chuva pra aqueles lados.

 

Perguntinha: Por falta de tempo, pretendo fazer só um trecho. Qual deles é melhor (visualmente falando) BH/Cariacica ou Cariacica/BH - levando em consideração que praticamente não verei as últimas cidades, já que já vai ter anoitecido. Quero muito passar pelas minas e fotografá-las.

 

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Estou pensando em embarcar nesse trem sô... srs Sempre quis fazer esse percurso.. (salvo engano é o unico trem de passageiros em funcionamento na região sudestes.. ao que sei tem dois na região sul...)... Pretendo viajar lá pelo dia 18 de outubro... se alguem animar procuro Cia.. (dizem que é ruim ir sozinho e existe risco de roubos e pequenos furtos)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pessoal, irei fazer o percurso Bh - Gov. Valadares. Estou atualizando os links. Espero que de BH até Gov. Valadares tenha paisagens bonitas. Alguém pode falar alguma coisa?

 

http://www.vale.com.br/pt-br/o-que-fazemos/logistica/trens-de-passageiros/estrada-de-ferro-vitoria-a-minas/paginas/default.aspx

 

 

Olá Emmanuel!

 

Tem sim. Na verdade, a maior parte do tempo você vai rodar por pastagens, mas vez ou outra há algumas boas atrações.

 

1) O percurso de Belo Horizonte até Barão de Cocais, a primeira parada, é marcado por relevo de mar de morros. Pra contornar a situação, foram construídos os enormes "Viadutos da Vale", que são estruturas gigantescas que rendem ótimas fotos! rsrs Uma dica é ficar no lado esquerdo do trem, pois assim você verá pela janela o trem fazendo as curvas sobre os vales, como a foto abaixo, olhando "pra trás". Crédito: Thiago Costa

534139_482049931808343_245076698_n.jpg

 

2) Antes de chegar em Barão de Cocais, pouco depois de Sabará, vc entra num tunel MUITO extenso. Se nao me falha a memória é o segundo túnel. Logo que sai dele, à esquerda, vc verá a Mina do Gongo Soco, uma das maiores minas de exploração do Brasil. É impressionante! Cenário de outro mundo! rsrsrs a cratera aberta está cada vez maior e mais inacreditável. E triste, tb, pela devastação em volta.

 

3) Assim que passar a mina, se vc correr pro lado direito, verá entre a mata as Ruínas do Gongo Soco. Passam bem rápico. São o que sobrou de uma vila britânica do sec XVIII.

 

4) Próximo a João Monlevade, você começa a acompanhar o rio, que polui, clareia, polui, clareia.... enfim, de qualquer forma é cheio de corredeiras, é bem bonito.

 

5) Mais próximo de Valadares, começam a aparecer alguns maciços de granito. Não chegam a ser Pontões, mas como a mata em volta já tá destruída, eles acabam se sobressaindo.

 

6) Por fim, chegando a Valadares, vc vai passar (visto do lado direito) pela face frontal do Pico do Ibituruna, que é bem bonito.

E claro, nas últimas horas de trem, vai poder ir vendo (principalmente pelo lado direito do trem) o vai e vem do Rio Doce.

 

Espero que te ajude! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Nooossa... genial isso aqui! Nunca tinha ouvido falar nesse trem! Só não vou nesse fds pq a previsão é de chuva pra aqueles lados.

 

Perguntinha: Por falta de tempo, pretendo fazer só um trecho. Qual deles é melhor (visualmente falando) BH/Cariacica ou Cariacica/BH - levando em consideração que praticamente não verei as últimas cidades, já que já vai ter anoitecido. Quero muito passar pelas minas e fotografá-las.

 

Obrigada!!

 

Oi Ana!

 

Ambos os percursos sao bem bonitos. Mas pessoalmente eu indico fazer o sentido Belo Horizonte - Cariacica, primeiro, por alguns motivos:

 

1. A parte inicial e os viadutos enormes do início da viagem são um dos melhores visuais da viagem, no sentido contrário vc nao vê nada.

 

2. O por do sol é visto na região de Aimorés-MG, incluindo sua barragem, que pra mim é, disparadamente, o melhor panorama do trajeto (mas tem que ser no por do sol, por causa dos reflexos dos maciços de granito no lago da usina!!! ). No sentido contrario vc passa nesse local com sol a pino, é bonito, mas nao tanto.

 

3. Vc passa, durante a tarde, por vários vilarejos onde as pessoas vêm vender coisas na janela do trem (classe economica). E tem uns produtos, como as cocadas de Tumiritinga, que são sensacionais. No percurso contrário há menos vendedores e vc passa mais ou menos na hora do almoço ou antes, daí não aproveita "gastronomicamente" tanto a viagem como no trajeto minas-es.

 

4. A parte serrana do ES é muito bonita mesmo! Estou falando das proximidades de Cariacica... só que é uma região serrana menor que a mineira, eu acho mais bonita a parte mais próxima a BH.

 

Mas deixar claro, são impressões pessoais, pode ser que outras tantas pessoas pensem que o sentido contrário seja melhor... sei lá... Vai do gosto de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Estou pensando em embarcar nesse trem sô... srs Sempre quis fazer esse percurso.. (salvo engano é o unico trem de passageiros em funcionamento na região sudestes.. ao que sei tem dois na região sul...)... Pretendo viajar lá pelo dia 18 de outubro... se alguem animar procuro Cia.. (dizem que é ruim ir sozinho e existe risco de roubos e pequenos furtos)...

 

Fred!

 

Então, na verdade não é o único trem não.

 

Claro, existem as Maria-Fumaças, que podem ou não ser consideradas trens. Em Minas Gerais, atualmente estão em funcionamento nas cidades de São Lourenço, Ouro Preto/Mariana e São João del Rei/Tiradentes.

Em São Paulo, há um trem de passageiros na cidade de Jaguariúna.

E no Espírito Santo, há o recém-reinaugurado Trem das Montanhas Capixabas, só que é um pouco caro! rsrs

 

Mas em extensão, é o maior, sem sombra de dúvidas.

Se está pensando em embarcar, vai mesmo! É uma viagem muito interessante. Mas se for embarcar com malas sozinho, prefira a classe executiva, e deixe sua mala no bagageiro. Existe sim o risco de furtos, e não é pequeno. E é maior na classe economica, onde o fluxo de pessoas é infinitamente maior. E qualquer um pode andar por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...