Ir para conteúdo

Sanuk! Tailândia, Camboja e Vietnã em 35 dias


samantha.v

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dia 31 – 10/01/13 – Hanoi[/t3]

 

Finalzinho de viagem chegando, e parti para mais um deslocamento matinal, dessa vez para a última cidade do roteiro, Hanoi. Saí de Hoi An de táxi para Da Nang, custou US$15 e tinha reservado no próprio hotel na véspera. É caro, não consegui ninguém para dividir e os taxistas da rua cobravam mais caro ainda. Levei menos de 1 hora para chegar do hotel até o aeroporto. No roteiro que eu fiz seguindo do sul para o norte fazia mais sentido ter ido a Hoi An antes de Hue, mas como tanto chegada quanto saída foram por Da Nang não fez diferença.

 

Para se locomover no Vietnã você tem as seguintes opções:

Trem – na minha opinião o pior custo benefício. Liga Ho Chi Minh a Hanoi. É lento e o preço é praticamente o mesmo que de avião.

Ônibus – Existem empresas que vendem tickets abertos, onde você pode escolher as paradas e marcar as datas, por um preço fixo. É a opção mais barata. Se você for passar por várias cidades é a melhor opção, mas se for fazer trechos longos pode ser furada porque demora muito.

Avião – Se for viajar trechos longos e tiver uma graninha extra vale muito a pena. As passagens são bem baratas, mas tem que considerar os deslocamentos até os aeroportos, que encarecem um pouco.

 

Chegando no aeroporto de Hanoi peguei uma van até o centro, custa 40.000 por pessoa. Não vá de táxi, é perigoso, tem muitos golpes. As vans param em frente ao prédio da Vietnam Airlines, e de lá dá pra ir andando até o old quarter, que é onde ficam a maioria dos hostels. Foi uns 15 minutos a pé com a mochila.

 

Fiquei hospedada no May de Ville Backpackers hostel, um hostel com cara de hotel, muito organizado e limpo, excelente. O difícil foi encontrar, porque ele fica numa viela muito escondida, e é meio difícil se localizar no old quarter porque é uma confusão. Custou 126.000 dong por noite.

 

Em Hanoi o que eu mais fiz foi andar. Saí do hostel e fui andando pela beira do lago, depois pelo French Quarter, que é o bairro chique de Hanoi com várias lojas de grife. De lá fui até o Mausoléu do Ho Chi Minh, maior símbolo da cidade. Só fica aberto numa determinada época do ano, tirei umas fotos e continuei andando até voltar ao hostel. Isso levou umas 2h e 30 min.

 

598d9fec5b694_jan.10-Hanoi(8).JPG.1a7974a9a8c92698024410db4703ce0c.JPG

Mausoléu

 

De noite fui até o hostel Hanoi Backpackers para fechar o tour de Ha Long Bay. Esse hostel é o mais popular de Hanoi, não fiquei lá porque era caro, mas várias pessoas me recomendaram fechar o tour com eles. Eu só tinha tempo de fazer o de 2 dias e 1 noite, que custou US$100. O de 3 dias e duas noites custava US$200. Os dois tem tudo incluso, exceto bebidas. Ia sair já na manhã seguinte.

 

Um detallhe importante sobre Hanoi: lá faz frio! Estava fazendo em torno de 12 graus quando estive lá, a maioria das pessoas não sabe que lá faz frio e chega despreparada, eu fui uma delas. Ha Long Bay era mais frio ainda.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dias 32 e 33 – 11 a 12/01/13 – Welcome to Castaway, ou não[/t3]

 

Acordei cedo e fui andando para o Hanoi Backpackers para a saída do tour. Eu levei todas as minhas coisas porque minha mochila era pequena, mas eles deixam você guardar o que não for precisar no hostel, mesmo se não estiver hospedado lá.

 

Começamos o passeio com uma viagem de ônibus e chegamos no píer para pegar o barco já de tarde. Nosso barco era meio ruim, eu esperava bem mais pelo preço. O barco era um tanto velho e sujo, o banheiro horroroso, a comida podia ser melhor. Mas tá bom, todo mundo começou a se conhecer e já fomos animando.

 

A paisagem era espetacular, pena que o tempo estava nublado. No caminho fizemos uma parada para mergulho, mas eu não tive coragem, estava muito frio. Já no fim da tarde chegamos até a ilha Castaway, onde iríamos dormir. Na maioria dos passeios de 1 noite você dorme no barco, mas esse dorme na tal ilha. E foi aí e o que estava mais ou menos começou a virar um fiasco.

 

Obviamente o barco era muito grande pra chegar na areia, a ilha não tem píer, então temos que passar para um barco menor. Os idiotas que trabalhavam no navio escolheram uma lancha com motor e colocaram umas 15 pessoas dentro, a lotação devia ser no máximo 10. Com a maré baixa, um barco de motor e ainda por cima superlotado, qualquer um com um cérebro sabia que aquilo não ia chegar na areia. Pena que o tico e o teco dos barqueiros funcionava muito mal. Então depois de ficar um tempo dando voltas resolveram parar nas pedras na lateral da praia. E aí já tava todo mundo dizendo que o barco ia encalhar, e adivinha o que aconteceu? Pois é, encalhou. Já tava me vendo naufragando do lado da praia com minha mochila. Foi a situação mais ridícula da minha vida. Depois de uns minutos conseguiram desencalhar o barco, e resolveram que seria bom parar nas pedras ainda mais longe da praia. Nesse momento a gente já estava mais no meio do mar que o barco grande. Finalmente conseguiram encostar numa pedra. Todo mundo estava de tênis e calça comprida por causa do frio, e ainda assim tivemos que pegar água na metade da canela pra sair. Andamos por uns 10 minutos entre as pedras, elas eram cheias de corais e várias pessoas se machucaram.

 

598d9fec73c4e_jan.12-HaLongBay(11).JPG.ec72bb7835ef155b622730b829bf6c62.JPG

Welcome to Castaway, ou não

 

Chegando na ilha fomos deixar nossas coisas nas cabanas, que eram uma imundice. Aparentemente as pessoas que organizam esse tour confundem aventura com sujeira. Todos os lençóis eram imundos, as cobertas era só pegar pra sentir a sujeira, minhas roupas ficaram pretas. E não tinha como fugir, porque estava muito frio. Vejam bem, não sou fresca, estou acostumada a acampar, fazer travessias, e digo que aquilo não era aventura, era um chiqueiro. Passamos a noite bebendo e conversando na beira da fogueira.

 

No dia seguinte uma parte do grupo ficou para a terceira noite, a minha parte voltou cedinho no barco. Não via a hora de chegar de volta no hotel e poder tomar um banho. Conclusão, foi horrível. Provavelmente eu dei foi muito azar, porque esse tour é o mais recomendados. Mas não tem como eu dizer pra alguém entrar numa furada dessas.

 

598d9fec8d5a2_jan.12-HaLongBay(7).JPG.ba418b6bf66a45f8286d31be47193458.JPG

Ha Long Bay[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Dias 34 e 35 – 13 a 14/01/13 – A volta[/t3]

 

Hora de voltar pra casa. Para ir até o aeroporto de Hanoi peguei um táxi até o prédio da Vietnam Airlines por 25.000 dong, e de lá a van por 40.000 dong. A van não tem hora certa, sai quando lota. Como isso pode demorar tem sempre que ter dinheiro guardado para o caso de precisar pegar um táxi. Levei 50 minutos no trajeto. Lá no aeroporto gastei o restinho do dinheiro que sobrou em chocolate.

 

E aí foi mais uma vez aquela tortura, Hanoi - Moscou - Paris, dormir no aeroporto em Paris, e depois Paris - Rio. Em Paris eu dormi no Charles de Gaulle mesmo. De madrugada o aeroporto fecha, então fica silêncio e é tranquilo pra dormir, dormi no sofá de um café, tinha várias pessoas lá. Quando o aeroporto fecha a polícia passa pra conferir se todo mundo que está ali tem bilhete ou de chegada na noite anterior ou de partida na manhã seguinte. Isso é bom pela segurança, mas foi um pouco assustador acordar com o policial batendo o cacetete e um cachorrão em volta.

 

Finalmente cheguei de volta ao Rio no dia 14/01/13 já no começo da noite, pronta para começar a planejar o próximo mochilão.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify][t3]Anexo 1 - Gastos[/t3]

 

Meu gasto total nessa viagem foi de aproximadamente R$6.500. Com esse orçamento não passei nenhum perrengue por falta de grana, comprei lembrancinhas, comi e bebi muito bem. Se você tem um orçamento menor dá para ir, é possível reduzir esse gasto fazendo mais trechos terrestres e pegando menos noitada.

 

Comida lá é muito barato, mesmo se quiser comer em restaurantes, fiz muitas refeições com até US$5. Fiquei hospedada nos melhores albergues e gastei uma média de US$6 por noite. É possível conseguir hospedagem mais barata lá, mas como é uma economia pequena na minha opinião não vale a pena. Transporte interno praticamente só gastei os trechos envolvendo aeroportos, de resto fiz quase tudo a pé ou peguei um ou outro taxi que não comprometeu o orçamento porque geralmente era dividido. A cidade onde mais usei táxi/tuk-tuk foi Siem Reap, pois os templos são afastados.

 

Descontando os aéreos tive uma média de gasto de US$60 por dia. O que mais encareceu o roteiro foram as passagens por Ko Lipe, porque foi muito caro chegar e sair de lá e também a hospedagem, e por Ko Phangan, pois em época de Full Moon lá é bem caro. Não acho que valha a pena deixar de ir em Ko Phangan pela economia, porque é uma experiência única. Já Ko Lipe, apesar de ter gostado muito, não voltaria lá, poderia ter aproveitado tanto quanto e gasto menos em outro local.[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t3]Anexo 2 – Top 5[/t3]

 

Comidas

1- Panqueca tailandesa no Thai Lady Pancakes, em Ko Lipe

2- Pad Thai nas barraquinhas de rua da Khao San Road, em Bangkok

3- The Cargo Club, de tudo um pouco em Hoi An

4- Pizzarias de Ko Phi Phi, melhor lanche para as madrugadas

5- Café da manhã no Sunflower Hotel, em Hoi An, comida internacional e especialidades locais

 

Hospedagens

1- Siem Reap Hostel, em Siem Reap

2- Nap Park, em Bangkok

3- May de Ville Backpackers Hostel, em Hanoi

4- Saigon Backpackers, em Ho Chi Minh

5- Blanco Beach Bar, em Ko Phi Phi

 

Furadas

1- Ha Long Bay tour com o Hanoi Backpackers

2- Cair na ilusão de cancelar um voo da Air Asia

3- Caramujos e sapos em Ko Lipe

4- Trem noturno para Chiang Mai

5- Atravessar a fronteira entre Tailândia e Camboja

 

Lugares preferidos

1- Ko Phi Phi

2- Bangkok

3- Siem Reap

4- Chiang Mai

5- Hoi An

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...