Ir para conteúdo

Caminhada ao topo dos Picos do Baepi e do São Sebastião -Ilhabela


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Grande Augusto!

 

 

Seu relato está bem preciso e foi muito útil para planejar minha pequena trip. Show de bola! Obrigado!

 

 

Nesta última quarta-feira (18/04), em férias e passando por Ilhabela, com um pequeno alvará da patroa, que passaria o dia descansando na piscina da pousada com a filhota, fiz em solo a trilha de subida ao Monte Baepi. Uma vontade antiga, aliás como a de subir também ao cume do São Sebastião, ainda mais alto (e que continua na vontade). Show de bola! Visual muito bacana. Peguei um dia de tempo excepcionalmente bom e fui brindado com quase 360º de vista lá do alto, com as belezas que só Ilhabela é capaz de proporcionar. A trilha está bem aberta e batida, uma verdadeira avenida, à exceção do trechinho final onde estão os taquarais, obrigando a rastejar um pouco. A trilhinha até o cume norte (verdadeiro) também estava bem fechada, parece que o pessoal tem ido só no primeiro cume, logo atrás da placa... Tem até uma clareira com sinais de acampamento ali (não recomendado e não permitido pelo Parque Estadual). Concluí a subida em 3h45min parando bastante (bastante mesmo) para fotos, água e fôlego (dia bem quente e eu meio resfriado - consumi cerca de 2,5L do precioso líquido que levei num streamer de 3L!). Como comecei tarde a subida, peguei sol a pino na cara no primeiro trecho, descampado e terminei a descida já no escuro (com lanterna), mesmo assim concluindo a descida em cerca de 2h. Não topei com cobras, lagartos ou aranhas, mas muitos pássaros, inclusive um pica-pau.

 

A trilha não apresenta dificuldades técnicas, está bem aberta e sinalizada (placas, marcas de facão nas árvores), com exceção do seu final - em especial nos trechos de taquaral e no pequeno trecho entre os 2 cumes, que exige atenção para vencer o desnível nas pedras com a corda. Diversos pontos possuem degraus de contenção (contra erosão) e há várias árvores caídas na trilha, o que é normal em áreas de mata atlântica, além de fornecer bons pontos de descanso (="bancos"). :mrgreen:

 

Quanto ao pessoal do Parque Estadual de Ilhabela, mesmo tendo subido de jipe até o estacionamento antes do início da trilha, não tive problemas e só tomei conhecimento de que havia alguém trabalhando ali quando no retorno, já escuro, dei de cara com uma senhora sentada ao lado do jipe me esperando, dizendo que era funcionária do PE e que precisava responder um questionário, o que fiz prontamente para cumprir com a tarefa dela. A ela também entreguei um punhado de lixo que recolhi durante a trilha (infelizmente encontrei alguns pacotes de bolacha, plásticos diversos e 1 garrafa pet no percurso).

 

Nem só de praia vive Ilhabela! Recomendo!

 

Abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Fala Getúlio, blz?

 

Parabéns.

Tava dificil achar alguém que estivesse feito esse pico recentemente p/ saber como tá a trilha. Se estão melhorando ou a trilha tá se fechando.

Por ter placas de sinalização e marcações isso é muito bom. Quer dizer que o Parque tá ajudando a melhorar as trilhas.

E por não te encherem o saco já que vc não estava com guia, isso é melhor ainda.

 

Espero que façam isso com a do São Sebastião também.

Não dá p/ fazer em apenas 1 dia, mas se o Parque dar uma melhorada na trilha, ela pode sim ser outra boa opção de caminhada na ilha.

E se quiser fazê-la algum dia eu tenho toda a trilha em arquivo kmz.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Grande Augusto!

 

Obrigado pelos comentários. Eu quase fui pros lados do São Sebastião, mas como estava com pouco tempo pro "meu" programa de trekking na ilha e sabia de antemão (pelo seu relato) das dificuldades de fazer em 1 dia e não queria deixar as meninas preocupadas comigo dois dias no mato, acabei indo pro Baepi mesmo.

 

Numa próxima quero fazer o S. Sebastião, daí pego as infos contigo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Augusto e Getúlio, tudo beleza?

 

Fiz a trilha do Baepi em 2008 com guia, e como volta e meia estou em Ilhabela fiquei com vontade de fazer novamente mas, desta vez, solo.

 

Uma parte da trilha que me preocupa em ir sozinho é no final, para se achar o pico verdadeiro. O início da trilha para lá está escondido ou é bem óbvio? Da vez que fui com guia lembro que não era muito óbvio, mas para falar a verdade minha memória não é lá essas coisas então posso estar falando besteira.

 

Mudando um pouco de assunto, parece que o PE está mesmo investindo na infraestrutura. Fiz a trilha do bonete a uns meses e melhoraram bem o trecho até a primeira cachoeira, inclusive instalaram uma pontezinha para se cruzar o rio lá. Sem contar que tinha uma pessoa do PE no início da trilha para orientar e responder dúvidas.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Thsadocco!

 

 

Então, a trilha pro "verdadeiro" cume do Baepi está bem escondida (fechada de mato), tem que fuçar um pouco, mas dá para achar. Pelo que vi o pessoal tem ido apenas no "falso" cume. O verdadeiro fica mais ao norte do que o primeiro, à esquerda de quem chega pela trilha e dá de cara com a placa antes dos cumes. Saia pela esquerda da placa e procure, encontrará uma descida abrupta com cordas. É preciso descer para depois voltar a subir.

 

Quanto à infraestrutura do PE, na trilha do Baepi são visíveis várias intervenções positivas, como contenções de erosão, degraus e marcações na trilha, pelo menos dos primeiros 2/3 da subida. Encontrar funcionários para algum esclarecimento ou orientação creio que só no verão mesmo, época em que há maior demanda.

 

Um detalhe que não comentei no meu outro post: quando estive lá eu me embrenhei um pouco na mata, saindo do banco de madeira, à direita, logo na descida do morrote descampado em direção ao Baepi (seguindo um carreiro secundário) e escutei barulho de água no fundo do valezinho, creio que numa distância de 50-70m. Como estava com pouco tempo e a matinha começou a ficar bem fechada, não quis investigar, mas me pareceu que por ali há água e, dadas as condições locais, provavelmente seria potável. Alguém mais que anda por ali/conhece - confirma?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

 

Olá mochileiros!

 

Subi ao cume do Monte Baepi junto com minha esposa Bruna e meu sogrão Wilson no dia 15/02/2013.

Transportando apenas 1 mochila com água e barras de cereal para os 3, atingimos o cume em aproximadamente 2 horas e meia, sem muitas dificuldades , pois a trilha está muito boa. O pessoal do PE tem feito manutenção na trilha, moldando no solo escadas contra erosão e fixando até escadas do tipo que são usadas por pintores, feitas com as próprias arvores que caem na mata ( notei 2 dessas escadas com no máximo 4 ou 5 degraus) na parte mais íngreme. A área em que era necessário rastejar (por baixo do bambuzal) também foi aberta e já é possível fazer toda a subida de pé. Só achei os degraus moldados no solo um pouco altos demais em alguns pontos, forçando um pouco a musculatura das pernas. Na descida, minhas pernas tremiam tanto que tive que soltá-las. Desci correndo e finalizei o retorno em apenas 30 min (até o sapezal). Minha mulher me acompanhou e meu sogro chegou alguns minutos depois.

Encontramos pelo caminho 1 lagarto de pequeno porte (fotografado) tomando sol no fino tronco de uma pequena arvore e 2 cobras, sendo que uma delas já na trilha entre as pedras norte e sul, que prontamente saíram da trilha ao ouvir os passos, não sendo possível fotografá-las.

Resumindo, a trilha é considerada difícil somente por ser muito íngreme da metade em diante, mas está totalmente auto-guiada. Não há necessidade de guia e a senhora Marissol, muito simpática por sinal, que é moradora de uma das casas próximas ao início da trilha, faz um trabalho voluntário de controle e monitoração, solicitando o preenchimento do formulário com dados pessoais e algumas questões sobre a trilha somente quando retornamos do cume.

 

Nossa próxima aventura será alcançar o cume do monte São Sebastião, sem data definida ainda e em seguida, fazer a travessia Bonete-Castelhanos.

 

Alguém topa ?

 

Abraço à todos!

 

Nildo Gramolelli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa notícia Nildo.

 

Eu já contava que o pessoal do PE colocasse impecilhos p/ quem fosse subir o Baepi sem guia. É comum exigir um guia p/ trilhas em PEs.

Que bom que essa mentalidade do Parque mudou.

 

As jararacas da Ilha são muito famosas. Nas trilhas que já fiz na Ilha, sempre encontrei com alguma. Talvez por ser um lugar muito preservado e separado do continente, essas cobras se reproduziram mais facilmente e sem predadores.

 

Qto a trilha do SS, só espero que façam o mesmo nessa trilha, já que relatos recentes de quem tentou ir lá, só encontrou trilha fechada e nenhuma marcação.

É uma pena, porque é um lugar com visual mais lindo ainda.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

O pico do São Sebastião dá para fazer em um bate e volta. Chegamos às 07:00h no final da estrada asfaltada, iniciamos a trilha e voltamos ao local de partida às 17:30h . Tenho um mapa com as bifurcações, o tempo percorrido para chegar a cada uma delas e a direção certa a tomar. Verei se acho onde coloquei (faz tempo que fizemos), digitalizo e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Conseguiu chegar lá no alto do SS só com o relato?

Ano passado tive vários retornos de pessoas que tentaram subir e pegaram mata fechada em vários trechos.

Alguns chegaram até o segundo ponto de água. Outros até aquela enorme rocha.

Um dos subiram até o topo nao conseguiu encontrar água. Teve algum problema com isso também?

 

Qdo puder escreva um outro relato com o mapa p/ incentivar outros a fazerem essa caminhada, apesar de que o SS não é o topo de Ilhabela.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Faz uns 15 anos que fizemos esta trilha. Faltando 1 hora pra chegar no topo ela desaparecia, mas, procurando com calma achávamos a continuação. Naquela época já tinham algumas fitas pela caminho. Água somente à esquerda da pedra grande (tinha até um acampamento de caçadores abandonado) e no topo (descendo uns 100 metros). Lembro que subimos sem peso e foram 5 horas com apenas 2 paradas de 5 minutos de descanso. Estou procurando o mapa para postar. Devo ter fotos, mas, daquelas máquinas de filme...nem sei onde estão. Agora, relato vc já está pedindo demais :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...