Oi pessoal,
Estive esse fim de semana em Ceský Krumlov e adorei. Fiquei no <b>Hostel 99, por 12 euros por pessoa</b> em quarto duplo. Nao tem café da manha mas uma cozinha legal. O banheiro é limpo, com 2 duchas nao muito quentes, no inverno eu passaria frio. O aquecimento do quarto é bom e se dorme com o barulho d'àgua que corre no arroio por trás do hostel.
a localizacao é boa, do lado do portao Budejovice, uma das entradas da cidade. Há muitas pensoes lindinhas também mas fora da temporada fecham a recepcao ás 20:00 e por esse motivo acabei ficando no Hostel.
Dá para se ver tudo em 1 dia mas com planejamento. No castelo há visitas guiadas de 2 tipos com os respectivos horários. Fiz uma às 13:30 em alemao. A guia parecia uma múmia falante, com texto decorado, antipática, com bom alemao porém um sotaque tao forte do leste europeu que tive muita dificuldade, mas mesmo assim valeu. Esperem o mesmo no inglês. Nao pude visitar o teatro por falta de ter me organizado melhor, aliás essa viagem foi totalemente espontânea, sem programacao nenhuma, o que também é bom às vezes.
A comida é mais barata que em Praga. Comi por 4 euros o menu do dia no restaurante que tem no jardim do castelo, no canto direito.
No domingo fomos de carro para Zlata Koruna, que é um monastério. Nao deu para visitar pq, mais uma vez só com visita guiada e teriamos que esperar muito.
Fomos para <b>Holasovice</b>, que é uma pequena vila com arquitetura barroca popular, que constata na lista da Unesco. Depois fomos para um outro castelo, ao norte de Ceske Budejovice chamado <b>Hluboká</b>, que foi reconstruido várias vezes até ser hoje uma cópia do castelo de Windsor. Achei lindíssimo por dentro. Valeu muito a pena e fez um dia maravilhoso de outono. Passamos por outro castelo, que já estava fechado, fecha às 15:00, afafavô! Isso é hora de fechar castelo no domingo??? e nao me recordo do nome.
Há muitos castelos para se ver na república checa. Achei esse site com um mapinha e localizacao dos principais: http://users.skynet.be/sky58243/vtsve.htm#Castleroute

Resumo