Guias e troca de Informações sobre os destinos do estado do Ceará
#261390 por Silnei
02 Jun 2005, 12:07
Olá Pessoal,

Continuando a série "Novos Destinos" aqui no Mochileiros.com, trazemos desta vez a cidade de Quixadá, no Ceará. O lugar é inacreditável e é uma prova que há ainda muito o que se descobrir neste país.

<font size="4"><b>Quixadá - Ceará - Novos Destinos Mochileiros.com</b></font id="size4">

Imagem

Localizado em pleno Sertão Central, o município de Quixadá é um importante pólo de turismo ecológico. A proximidade com o Vale Monumental oferece ao visitante um leque de atrativos, como a prática de montanhismo, trekking, cavalgadas, mountain bike e asa delta. Aliás, as cadeias de montes e montanhas garantem a Quixadá um lugar de destaque nos campeonatos brasileiros de vôo livre.


O Vale Monumental, considerado o mais importante ecossistema semi-árido do Nordeste, possui trilhas ecológicas muito usadas pelos turistas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. A maioria delas sai de Quixadá. A grande atração é o contato com a exuberante fauna e flora da caatinga. São mais de 400 espécies animais identificadas, entre pássaros, répteis e mamíferos. Outro atrativo natural de Quixadá é a Pedra da Galinha Choca, um monólito que lembra a ave e que é visualizada de qualquer ponto da cidade.

O município também é rico em artesanato e na culinária, a mais típica do Sertão, incluindo pratos como baião-de-dois (arroz misturado com feijão) temperado com queijo de coalho; buchada de carneiro e galinha caipira no molho
Imagem

<b>Pedra da Galinha Choca</b>
Monólito mais conhecido de Quixadá, em torno do qual fala-se de uma lenda conforme a qual ela seria a mãe de todas as outras pedras e que nem sempre se localizou onde hoje se encontra. Esta e todas as formações monolíticas são visualizadas de qualquer ponto da cidade.

Imagem


<font size="4"><b>Vale Monumental</b></font id="size4">

Imagem

<b>Para mais informações sobre Quixadá visite:</b>
http://www.sertaoepedras.com.br/
http://www.quixada.ce.gov.br/


<font size="1">Redação Mochila Brasil</font id="size1">

#163964 por PedrodePortugal
09 Jun 2005, 07:39
é... quem diria que o ceará, terra de praias, tinha estes segredos espectaculares??? por isso desejo cada vez mais viver no Brasil! é o país do meu coraçao!
#164044 por danieli moreira
09 Jun 2005, 13:09
infelizmente ainda naum conheco...porem ja havia pesquisado e muito sobre essa cidade e muitas outras no interior do ceara que saum verdadeiros tesouros inesplorados!!!!!!!!!
vale muito a pena !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
#164292 por LeloJungle
10 Jun 2005, 11:46
ESTIVE RECENTEMENTE EM QUIXADÁ PRA FAZER UM RAPEL, AQUI EM FORTALEZA TEM ALGUMAS AGÊNCIAS QUE ORGANIZAM ESCALADAS E RAPEIS EM QUIXADÁ. A GENTE ACAMPOU NUM COLÉGIO PRÓXIMO A PAREDE DO AÇUDE DO CEDRO. A CIDADE É MUITO BONITA E BEM DO INTERIOR MESMO, MAS VALE A PENA CONHECER.
EU RECOMENDO!!!



"AQUI COMEÇA UMA AMIZADE!!!"
#166979 por cmcf
19 Jun 2005, 15:33
Queria mais informações sobre essas agências... Sou de Fortaleza também e Quixadá ainda não tive o prazer de visitar, mas como não tenho nenhum grupo de amigos que pratique rapel pode ser essa a oportunidade que eu precisava...
#174186 por fernandopmartins
11 Jul 2005, 14:40
gostaria muito de praticar rapel em quixadá, quando alguém tiver notícia de uma excusão para lá por favor me comuniquem!!!!!
#191777 por DENISNOROES
08 Set 2005, 09:52
AMIGO, POR FVR ME DÁ MAIORES DETALHES DESSE COLÉGIO Q VC ACAMPOU O QUANTO ANTES, POIS PRETENDO IR PRA LÁ ESTE FINAL DE SEMANA.
ABRAÇOS.

DENIS NORÕES.



<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by LeloJungle</i>
<br />ESTIVE RECENTEMENTE EM QUIXADÁ PRA FAZER UM RAPEL, AQUI EM FORTALEZA TEM ALGUMAS AGÊNCIAS QUE ORGANIZAM ESCALADAS E RAPEIS EM QUIXADÁ. A GENTE ACAMPOU NUM COLÉGIO PRÓXIMO A PAREDE DO AÇUDE DO CEDRO. A CIDADE É MUITO BONITA E BEM DO INTERIOR MESMO, MAS VALE A PENA CONHECER.
EU RECOMENDO!!!



"AQUI COMEÇA UMA AMIZADE!!!"
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
#199470 por euporenquanto
07 Out 2005, 00:54
Pessoal!!
Estou precisando de ajuda.
Trabalho com propaganda e estou precisando para a gravação de um comercial de TV um local, um deserto (mais para caatinga) sem denas, sem árvores-cactus nem lagos-rios. Acredito que o único lugar no Brasil em que poderei achar isso é no Ceará, mas só encontro fotos das praias e montanhas e não das caatingas e desertos. Se alguém puder me ajudar...
Atenciosamente,

Geremias Viott
Produtor de Locação
geremiasviott@gmail.com
51-91232617
#221619 por Hugodcp
09 Dez 2005, 14:19
Trilhas do Vale Monumental de Ecoturismo

Trilha do Olho D'água

O interessante dessa trilha é que ela oferece opção para a realização de duas. A básica sai da sede do sítio até um olho d`água na serra, voltando em seguida para o ponto de partida. E a outra continua do olho d`água, seguindo para o cume da Serra do Caboclo, de onde a extraordinária beleza da paisagem pode ser vista em toda a sua amplitude, e volta para o sítio.
Além disso, fora do percurso das trilhas, mas bem próximo do sítio, podem ser encontradas algumas inscrições rupestres em uma pedra, perto da margem do rio Quixeramobim.
A região abriga a fauna e a flora típicas do sertão. Nesse trecho encontram-se veredas de vegetação da caatinga arbustiva, uma grande quantidade de plantas saxícolas, que crescem sobre as pedra se árvores de maior porte. Dezenas de répteis e alguns mamíferos em extinção, como o veado e o tamanduá são facilmente descobertos. Além de aves de rapina, aquáticas e típicas da região. Embora simples, o Sítio Serrado Caboclo é um lugar agradável e convidativo. a hospitalidade e simpatia de todos reforçam essa idéia para os visitantes.

Acesso
A partir de Quixeramobim são 15 km em asfalto (CE-060) e 16,8 km em estrada de terra.

Base de Apoio
Sítio Serra do Caboclo. Logo na estrada do sítio, existe um enorme pé de siriguela, que atrai muitos periquitos e é agradável e interessante de observar.

Percurso e Grau de dificuldade
Para a trilha básica são 3.200 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas. No caso também de fazer a outra trilha, o total do percurso alcança 5.200 metros e o programa se transforma em 3:30 horas. O grau de dificuldade é relativamente fácil se considerar apenas a trilha básica, mas, é necessário um mínimo de condicionamento físico devido a extensão e as condições de temperatura.


Trilha do Boqueirão

A paisagem dessa trilha é completamente diferente das outras. Uma seqüências de serrotes arredondados, na frente dos quais existem um belíssimo Açude, perene e de água muito fria, tornou possível a formação de uma vegetação mais verde e densa no pé da serra, em qualquer época do ano. Se você é ligado em plantas e animais, esta é a trilha ideal

Acesso

A partir de Quixadá são 23 km em asfalto (CE-060) e 6,8 km em estrada de terra até a sede da fazenda. Este trecho é muito bonito, a estrada passa por grandes serrotes arredondados e pode também ser percorrida a cavalo ou bicicleta.

Base de Apoio Fazenda Reduto

Como bem diz o nome, a fazenda é como um pedacinho de terra que preserva todas as riquezas da paisagem do sertão. A principal atividade é a criação de gado.

Percurso e Grau de dificuldade

Aproximadamente 1.500 metros, entre ida e volta, para um programa de 3 horas. Um grau de dificuldade fácil e indicado exclusivamente para caminhadas.


Trilha da Barriguda

A trilha se estende pelo vale e oferece muitas opções de lazer, entre passeios, banhos e atividades ambientais. Destacam-se a vegetação de grande porte e a presença de monólitos,esculpidos pela erosão em formas surpreendentemente e fantasmagóricas.

A trilha da Barriguda circunda o morro Pedra do Magé e depois se estende pelo vale até o retorno à fazenda. O primeiro trecho leva até o sopé do morro, a um túnel de 10 metros escavado na rocha e alcança uma clareira. No centro dela encontra-se uma monumental paineira, chamada "Barriguda", entre as pedras com uma circunferência que exige cinco homens para abraçá-la.

Acesso

A partir do centro de Quixadá são 700 metros em asfalto (antiga estrada de Baturité) e 2,3 km em estrada de terra .

Base de Apoio Fazenda Magé. A fazenda está rodeada por 180º de monólitos, oque torna a paisagem interessante e bonita. Além das suas atividades produtivas, serve como uma ONG, o "Instituto Educacional do Magé", que realiza programas de educação e preservação ambiental com crianças e adultos.

Percurso e Grau de dificuldade

1.280 metros, entre ida e volta, para um programa de 3 horas, incluindo um mergulho numa piscina suspensa. Com um grau de dificuldade fácil e indicado para caminhadas e cavalgadas.


Trilha Cabeça do Gigante

A prática de montanhismo em todos os níveis, profissional e amador, incluindo aqueles que nunca se arriscaram a tentar, e a exploração de cavernas, tornam a trilha Cabeça do Gigante extremamente atraente. Além da beleza cênica da região que é toda rodeada por serras, um pôr-do-sol mágico é um dos maiores presentes da natureza.

A trilha circunda a Serra Cabeluda Pequena e, em alguns trechos, a vegetação a empurra para cima do lajedo, o que possibilita sem maiores dificuldades que o visitante tenha uma visão panorâmica do vale.

A Cabeça do Gigante, de onde vem o nome da própria trilha. É uma enorme escultura natural, caracterizada por três grandes locas que se interligam e atravessam todo o serrote, formando entre os vazios impressionantes arcos de pedra que se assemelham à cabeça de um gigante.

Acesso

A partir do centro de Quixadá são 4 km em asfalto (CE-265) e 800 km em estrada de terra . Base de Apoio Fazenda Santa Fé. A principal atividade da fazenda é a criação de gado. A fazenda parece uma ilha, cercada por quase 360º de monólitos, verdadeiras esculturas naturais de formas únicas.

Percurso e Grau de dificuldade

1.600 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas, apresentando um grau de dificuldade médio, com trechos sobre o lajedo e indicado exclusivamente para caminhadas.


Trilhas das Andorinhas

Percorre o sopé da Serra do Padre, oferecendo uma visão panorâmica dos serrotes, cavernas, locas, flora e fauna típicas. A Trilha das Andorinhas é de uma beleza cênica fora do comum. A natureza presenteia os visitantes com caprichos como a mudança de coloração das pedras de acordo com a insoloção, fechando o dia com um pôr-do-sol mágico. E quando chega a noite, um céu incrivelmente entrelado, além de revoadas de vagalumes riscando o vale, ruídos noturnos da vida na natureza e um delicioso aroma de flores silvestres.

Acesso

A partir de Quixadá são 7,2 km em asfalto (CE-265) e 15 km em estrada de terra .

Base de Apoio Fazenda Junco

A produção da fazenda é variada: galinha d`angola, galinha caipira, queijo, coalhada, manteiga da terra, milho e feijão.

Percurso e Grau de dificuldade 1.450 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas. Com um grau de dificuldade média, aconselhado exclusivamente para caminhadas.

fonte: www.quixadanet.com.br

Abraços

Hugo de Castro
www.clubedosaventureiros.com
#231823 por motoboi
08 Jan 2006, 22:47
Rapaz, já que ninguém falou nada disso, deixa eu dizer:

Pra quixadá, tem transporte saindo da messejana, as Topics, onde a passagem chega a custar só 9 reais.

Atrás da rodoviária, tem uma pousada muito barata (dez reais a diária). É um prédio rosa, de dois andares, com muitas portas no andar de cima. Saindo de lá, eu recomendo pegar (micro)-ônibus da empresa Redenção, (14 reais) que é muito mais confortável, caso esteja muito cansado. E não, eu disse não, compre picolé no primeiro box do lado esquerdo (de quem entra) da rodoviária, a mulher é extremamente(!) chata, vá no da ponta, maior, na esquina. A mulher lá sabe realmente o que significa "uma água bem gelada". Se for dar uma esticada até o Banabuiu, pra ver o açude, entre outras coisas, no caminho, desça à esquerda, numa vila. Lá embaixo, no chicão, você vai encontrar o cara mais simpático do mundo (e o melhor cará frito do Ceará). São dois carás-zãos com baião, por quinze reais. Tudo isso na beira do sangradouro do açude. Muito bom.
#274528 por murillus
01 Set 2006, 18:47
Quixada é bem legal... To doido pra voltar por la...

gostaria muito de praticar rapel em quixadá, quando alguém tiver notícia de uma excusão para lá por favor me comuniquem!!!!!


Entao...
#408656 por vinicius_f
06 Out 2009, 11:05
Aloha.. até chegar nessa cidade são quase duas horas de carro de fortaleza e tem parte que a estrada não esta muito boa.. mas vale muito a pena, afinal Quixadá não é conhecida como a Meca do Voo Livre sem motivos!!!
excelente local para se visitar, principalmente para os amantes de esportes de aventura. A noite o clima fica bem agradavel (normal para area semi-arida) mas de dia é um calor "de rachar"..
uma dica legal e de facil acesso é o Santuário.. é de la que o pessoal salta de asa delta e você tem uma vista incrivel da depressão sertaneja, vale a pena conferir:

Imagem

Imagem


tem tambem a pedra do cruzeiro (fica no meio da cidade, qualquer um informa por onde subir):

Imagem


o chalé da pedra:

Imagem


a famosa pedra da galinha choca (aquela do filme do Didi que coloca ovos de ouro):

Imagem


a Gruta de São Franscisco, o Açude do Cedro, etc..
pra quem quer sair a noite o pessoal costuma se encotrar em praças, a principal delas no centro da cidade costuma ficar cheia nas férias (tipico de cidade do interior)!!!
carnaval de quixada tem os blocos locais que são bem animados!!!

passar bem!!!!
#440682 por jeffersson
24 Jan 2010, 17:55
motoboi escreveu:Rapaz, já que ninguém falou nada disso, deixa eu dizer:

Pra quixadá, tem transporte saindo da messejana, as Topics, onde a passagem chega a custar só 9 reais.


Mano, onde exatamente se pega esse transporte em Messejana? ::hãã2::

inté.
#466349 por Átila Ximenes
28 Abr 2010, 18:05
Opa galera!!!

Nos dias 22/05/2010 sairá às 08:00 uma excursão para Quixadá. UMA CAÇA AOS ET´S :shock:
Vigília de observação de óvnis... :shock: :shock:
A rádio Mix Fortaleza junto com a Viagens ponto estão organizando essa parada! O negócio é bem organizado pelo que vi!
Olha o que tem no pacote!

Trilha ecológica e trilha noturna para observação de óvnis
Exibição de filmes com explicação e comentários de um ufólogo profissional
01 noite de hospedagem com café da manhã no Hotel Fazenda Pedra dos Ventos http://www.pedradosventos.com.br
Transporte Fortaleza/Quixadá/Fortaleza
Seguro de Viagem
Tudo custa 120,00 no quarto triplo. Pode pagar em 2x no cartão! ::otemo::

Era melhor se fosse mais barato e tivesse uma área de camping e talz... hehehehe

Daí eu pergunto, se eu não ver os et´s? Vou ter que tomar umas cervejinhas pra vê-los? ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

Eu achei muito bacana, por isso resolvi postar aqui! Abraço galera!!! ::cool::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes