Ir para conteúdo

Quixadá - Perguntas e Respostas


PedrodePortugal

Posts Recomendados

  • Admin

Olá Pessoal,

 

Continuando a série "Novos Destinos" aqui no Mochileiros.com, trazemos desta vez a cidade de Quixadá, no Ceará. O lugar é inacreditável e é uma prova que há ainda muito o que se descobrir neste país.

 

Quixadá - Ceará - Novos Destinos Mochileiros.comid="size4">

 

20056211447_quixada01.jpg

 

Localizado em pleno Sertão Central, o município de Quixadá é um importante pólo de turismo ecológico. A proximidade com o Vale Monumental oferece ao visitante um leque de atrativos, como a prática de montanhismo, trekking, cavalgadas, mountain bike e asa delta. Aliás, as cadeias de montes e montanhas garantem a Quixadá um lugar de destaque nos campeonatos brasileiros de vôo livre.

 

 

O Vale Monumental, considerado o mais importante ecossistema semi-árido do Nordeste, possui trilhas ecológicas muito usadas pelos turistas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. A maioria delas sai de Quixadá. A grande atração é o contato com a exuberante fauna e flora da caatinga. São mais de 400 espécies animais identificadas, entre pássaros, répteis e mamíferos. Outro atrativo natural de Quixadá é a Pedra da Galinha Choca, um monólito que lembra a ave e que é visualizada de qualquer ponto da cidade.

 

O município também é rico em artesanato e na culinária, a mais típica do Sertão, incluindo pratos como baião-de-dois (arroz misturado com feijão) temperado com queijo de coalho; buchada de carneiro e galinha caipira no molho

200562113838_quixada08.jpg

 

Pedra da Galinha Choca

Monólito mais conhecido de Quixadá, em torno do qual fala-se de uma lenda conforme a qual ela seria a mãe de todas as outras pedras e que nem sempre se localizou onde hoje se encontra. Esta e todas as formações monolíticas são visualizadas de qualquer ponto da cidade.

 

200562114727_quixada15.jpg

 

 

Vale Monumentalid="size4">

 

20056212216_quixada17.jpg

 

Para mais informações sobre Quixadá visite:

http://www.sertaoepedras.com.br/

http://www.quixada.ce.gov.br/

 

 

Redação Mochila Brasilid="size1">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ESTIVE RECENTEMENTE EM QUIXADÁ PRA FAZER UM RAPEL, AQUI EM FORTALEZA TEM ALGUMAS AGÊNCIAS QUE ORGANIZAM ESCALADAS E RAPEIS EM QUIXADÁ. A GENTE ACAMPOU NUM COLÉGIO PRÓXIMO A PAREDE DO AÇUDE DO CEDRO. A CIDADE É MUITO BONITA E BEM DO INTERIOR MESMO, MAS VALE A PENA CONHECER.

EU RECOMENDO!!!

 

 

 

"AQUI COMEÇA UMA AMIZADE!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Queria mais informações sobre essas agências... Sou de Fortaleza também e Quixadá ainda não tive o prazer de visitar, mas como não tenho nenhum grupo de amigos que pratique rapel pode ser essa a oportunidade que eu precisava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

AMIGO, POR FVR ME DÁ MAIORES DETALHES DESSE COLÉGIO Q VC ACAMPOU O QUANTO ANTES, POIS PRETENDO IR PRA LÁ ESTE FINAL DE SEMANA.

ABRAÇOS.

 

DENIS NORÕES.

 

 

 

quote:Originally posted by LeloJungle

 

ESTIVE RECENTEMENTE EM QUIXADÁ PRA FAZER UM RAPEL, AQUI EM FORTALEZA TEM ALGUMAS AGÊNCIAS QUE ORGANIZAM ESCALADAS E RAPEIS EM QUIXADÁ. A GENTE ACAMPOU NUM COLÉGIO PRÓXIMO A PAREDE DO AÇUDE DO CEDRO. A CIDADE É MUITO BONITA E BEM DO INTERIOR MESMO, MAS VALE A PENA CONHECER.

EU RECOMENDO!!!

 

 

 

"AQUI COMEÇA UMA AMIZADE!!!"


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal!!

Estou precisando de ajuda.

Trabalho com propaganda e estou precisando para a gravação de um comercial de TV um local, um deserto (mais para caatinga) sem denas, sem árvores-cactus nem lagos-rios. Acredito que o único lugar no Brasil em que poderei achar isso é no Ceará, mas só encontro fotos das praias e montanhas e não das caatingas e desertos. Se alguém puder me ajudar...

Atenciosamente,

 

Geremias Viott

Produtor de Locação

geremiasviott@gmail.com

51-91232617

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Trilhas do Vale Monumental de Ecoturismo

 

Trilha do Olho D'água

 

O interessante dessa trilha é que ela oferece opção para a realização de duas. A básica sai da sede do sítio até um olho d`água na serra, voltando em seguida para o ponto de partida. E a outra continua do olho d`água, seguindo para o cume da Serra do Caboclo, de onde a extraordinária beleza da paisagem pode ser vista em toda a sua amplitude, e volta para o sítio.

Além disso, fora do percurso das trilhas, mas bem próximo do sítio, podem ser encontradas algumas inscrições rupestres em uma pedra, perto da margem do rio Quixeramobim.

A região abriga a fauna e a flora típicas do sertão. Nesse trecho encontram-se veredas de vegetação da caatinga arbustiva, uma grande quantidade de plantas saxícolas, que crescem sobre as pedra se árvores de maior porte. Dezenas de répteis e alguns mamíferos em extinção, como o veado e o tamanduá são facilmente descobertos. Além de aves de rapina, aquáticas e típicas da região. Embora simples, o Sítio Serrado Caboclo é um lugar agradável e convidativo. a hospitalidade e simpatia de todos reforçam essa idéia para os visitantes.

 

Acesso

A partir de Quixeramobim são 15 km em asfalto (CE-060) e 16,8 km em estrada de terra.

 

Base de Apoio

Sítio Serra do Caboclo. Logo na estrada do sítio, existe um enorme pé de siriguela, que atrai muitos periquitos e é agradável e interessante de observar.

 

Percurso e Grau de dificuldade

Para a trilha básica são 3.200 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas. No caso também de fazer a outra trilha, o total do percurso alcança 5.200 metros e o programa se transforma em 3:30 horas. O grau de dificuldade é relativamente fácil se considerar apenas a trilha básica, mas, é necessário um mínimo de condicionamento físico devido a extensão e as condições de temperatura.

 

 

Trilha do Boqueirão

 

A paisagem dessa trilha é completamente diferente das outras. Uma seqüências de serrotes arredondados, na frente dos quais existem um belíssimo Açude, perene e de água muito fria, tornou possível a formação de uma vegetação mais verde e densa no pé da serra, em qualquer época do ano. Se você é ligado em plantas e animais, esta é a trilha ideal

 

Acesso

 

A partir de Quixadá são 23 km em asfalto (CE-060) e 6,8 km em estrada de terra até a sede da fazenda. Este trecho é muito bonito, a estrada passa por grandes serrotes arredondados e pode também ser percorrida a cavalo ou bicicleta.

 

Base de Apoio Fazenda Reduto

 

Como bem diz o nome, a fazenda é como um pedacinho de terra que preserva todas as riquezas da paisagem do sertão. A principal atividade é a criação de gado.

 

Percurso e Grau de dificuldade

 

Aproximadamente 1.500 metros, entre ida e volta, para um programa de 3 horas. Um grau de dificuldade fácil e indicado exclusivamente para caminhadas.

 

 

Trilha da Barriguda

 

A trilha se estende pelo vale e oferece muitas opções de lazer, entre passeios, banhos e atividades ambientais. Destacam-se a vegetação de grande porte e a presença de monólitos,esculpidos pela erosão em formas surpreendentemente e fantasmagóricas.

 

A trilha da Barriguda circunda o morro Pedra do Magé e depois se estende pelo vale até o retorno à fazenda. O primeiro trecho leva até o sopé do morro, a um túnel de 10 metros escavado na rocha e alcança uma clareira. No centro dela encontra-se uma monumental paineira, chamada "Barriguda", entre as pedras com uma circunferência que exige cinco homens para abraçá-la.

 

Acesso

 

A partir do centro de Quixadá são 700 metros em asfalto (antiga estrada de Baturité) e 2,3 km em estrada de terra .

 

Base de Apoio Fazenda Magé. A fazenda está rodeada por 180º de monólitos, oque torna a paisagem interessante e bonita. Além das suas atividades produtivas, serve como uma ONG, o "Instituto Educacional do Magé", que realiza programas de educação e preservação ambiental com crianças e adultos.

 

Percurso e Grau de dificuldade

 

1.280 metros, entre ida e volta, para um programa de 3 horas, incluindo um mergulho numa piscina suspensa. Com um grau de dificuldade fácil e indicado para caminhadas e cavalgadas.

 

 

Trilha Cabeça do Gigante

 

A prática de montanhismo em todos os níveis, profissional e amador, incluindo aqueles que nunca se arriscaram a tentar, e a exploração de cavernas, tornam a trilha Cabeça do Gigante extremamente atraente. Além da beleza cênica da região que é toda rodeada por serras, um pôr-do-sol mágico é um dos maiores presentes da natureza.

 

A trilha circunda a Serra Cabeluda Pequena e, em alguns trechos, a vegetação a empurra para cima do lajedo, o que possibilita sem maiores dificuldades que o visitante tenha uma visão panorâmica do vale.

 

A Cabeça do Gigante, de onde vem o nome da própria trilha. É uma enorme escultura natural, caracterizada por três grandes locas que se interligam e atravessam todo o serrote, formando entre os vazios impressionantes arcos de pedra que se assemelham à cabeça de um gigante.

 

Acesso

 

A partir do centro de Quixadá são 4 km em asfalto (CE-265) e 800 km em estrada de terra . Base de Apoio Fazenda Santa Fé. A principal atividade da fazenda é a criação de gado. A fazenda parece uma ilha, cercada por quase 360º de monólitos, verdadeiras esculturas naturais de formas únicas.

 

Percurso e Grau de dificuldade

 

1.600 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas, apresentando um grau de dificuldade médio, com trechos sobre o lajedo e indicado exclusivamente para caminhadas.

 

 

Trilhas das Andorinhas

 

Percorre o sopé da Serra do Padre, oferecendo uma visão panorâmica dos serrotes, cavernas, locas, flora e fauna típicas. A Trilha das Andorinhas é de uma beleza cênica fora do comum. A natureza presenteia os visitantes com caprichos como a mudança de coloração das pedras de acordo com a insoloção, fechando o dia com um pôr-do-sol mágico. E quando chega a noite, um céu incrivelmente entrelado, além de revoadas de vagalumes riscando o vale, ruídos noturnos da vida na natureza e um delicioso aroma de flores silvestres.

 

Acesso

 

A partir de Quixadá são 7,2 km em asfalto (CE-265) e 15 km em estrada de terra .

 

Base de Apoio Fazenda Junco

 

A produção da fazenda é variada: galinha d`angola, galinha caipira, queijo, coalhada, manteiga da terra, milho e feijão.

 

Percurso e Grau de dificuldade 1.450 metros, entre ida e volta, para um programa de 2 horas. Com um grau de dificuldade média, aconselhado exclusivamente para caminhadas.

 

fonte: www.quixadanet.com.br

 

Abraços

 

Hugo de Castro

www.clubedosaventureiros.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...