Ir para conteúdo

Resumão Atacama: Relato com todo tipo de informação sobre o Atacama+Salar de Uyuni (Bolívia)


Posts Recomendados

  • Membros

Oie galera! Acho que está mais do que na hora de retribuir toda a informação que já consegui aqui no fórum. Esse relato é um resumão dos post que publiquei no meu blog sobre a minha viagem ao Atacama. ::otemo:: Espero ajudar os futuros viajantes.

 

Viagem realizada em 9 de setembro de 2016 - 10 dias de viagem

Íntegra do post em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br

 

 

 

...Sonhei muito em conhecer o Atacama e posso dizer que superou todas as minhas expectativas. É um lugar lindíssimo e com uma estrutura muito maior do que a que eu tinha em mente. Viajei sozinha e achei tudo bem seguro. A cidade base para quem quer desbravar o Atacama é San Pedro.Para começar vou relatar como cheguei a San Pedro:

 

Voo

 

Eu comprei a passagem da TAM com os trechos RIO - SANTIAGO / SANTIAGO - CALAMA com intervalo pequeno entre os voos. Muitas pessoas compram a passagem RIO - SANTIAGO e deixam para comprar a passagem para Calama no aeroporto. Eles dizem que isso ajudar a poupar uma grana. Eu não estava disposta a perder tempo nessa viagem. Por isso, preferi pagar mais caro e já sair de casa com tudo certinho. Não me arrependi de ter feito essa opção.

 

Passagem Rio - Santiago/ Santiago - Calama = R$1.500,00

 

Transfer

 

Eu reservei o transfer da Licancabur pela internet, aqui do Brasil. Preenchi o formulário e depois de um tempo recebi o email de confirmação. O pagamento foi feito no dia da chegada. Paguei um pouco mais barato por ter comprado ida e volta. Vale a pena se você já tiver a data de volta certinha. O aeroporto El loa (CJC), em Calama, fica literalmente no meio do nada. A viagem até San Pedro dura por volta de 1h30m e nela você já pode conferir algumas paisagens legais.

 

Transfer Licancabur: R$22.000 pesos chilenos

 

Hostal Tuyasto

 

Reservei aqui do Brasil, pelo Booking: 18.000 a diária

 

...Ele fica a 7 minutos a pé da Caracoles, a rua principal. É um hostel simples mas extremamente acolhedor. Tem muito brasileiro por lá, o que faz dele uma boa opção para quem viaja sozinho e não domina outra língua. Os quartos são simples, limpos e tem bastante cobertor para as noite frias de San Pedro. O Wi-fi é bom, mas fica congestionado quando todo mundo entra junto, normal, né?... O lugar estava passando por obras, então pode ser que agora esteja um pouco diferente.

 

O albergue fica em uma rua mal iluminada. Eu não sei se a falta de luz é recorrente ou se foi só durante o período que eu estive por lá. Isso não me incomodou porque eu sempre ando acompanhada de uma lanterna e considero San Pedro um lugar seguro.

 

Endereço : 28 de agosto, 535, San Pedro de Atacama, Chile

 

Dinheiro

 

Sobre dinheiro não tenho muito o que falar. Quando viajei o real estava muito desvalorizado. Não achei nenhum câmbio bom. O jeito é pesquisar nas casas de câmbio da Taconao, rua que cruza com a Caracoles. Elas funcionam até às 20h.

 

Comida

 

Achei tudo relacionado a comida bem caro. No primeiro dia comi na Tierra Todo Naturale e paguei uns R$70,00 no prato que incluída entrada, prato principal e sobremesa. A comida era bem lightzinha e gostosa.

 

Alguns passeios incluíam almoço. Nos outros dias comprei comida no mercadinho e cozinhei no hostel. Uma dica legal é comprar frango com batata frita em um lugar que fica no final da Calle Toconao, próxima a Plaza de San Pedro. Acredito que se você perguntar pela Toconao sobre "pollo assado" vão te dizer onde é.

Assim que chegar lá vá a um mercadinho ( eu comprei no que fica na Caracoles 329 - A) e compre 6 litros de água e uma garrafa menor de 500 ml. Assim você pode levar a garrafa menor para os passeios e repor com a água do galão de 6 litros.

 

Agências

 

Pesquisei muito sobre as agências antes de viajar. Li relatos espantosos sobre guias bêbados e carros em péssimo estado. Fiquei cheia de dúvidas e com medo de contratar uma agência que não fosse boa. Meu receio era tão grande que quase fechei com a Ayllu, agência que todo mundo fala bem. Cheguei a conclusão que o valor não cabia no meu orçamento e resolvi levar outros nomes e pesquisar quando chegasse em San Pedro.

 

...No total acabei utilizando o serviço de quatro empresas: Lickan Antay para a maioria dos passeios, Colque Tour ( águas de puritama - porque estava revoltada com a multa que paguei na outra e me recusei a dar mais dinheiro para eles), Space ( tour astronômico) e White & Green (Salar de Uyuni). Graças a deus eu não tive problema em nenhum dos passeios.

 

O Atacama é um lugar ótimo para viajar em grupo. Quem for acompanhado pode economizar bastante na acomodação e pechinchar nos passeios...

 

*Existe um tour grátis, oferecido pela Trip panda, até Pukara de Quitor. Eu não consegui encaixar o passeio nos meus horários mas dizem que vale a pena. Se gostar você pode dar uma gorjeta para o guia no final do passeio.

 

Agências

Lickan Antay - Caracoles 151-B

Colque Tour - Cruzamento entre Caracoles e Calama s/n

Space - Caracoles 166

White & Green - Calle Toconao 624

 

Kit de sobrevivência

 

Galão de água com 6 litros

Não esqueça de levar remédios básicos (dor de cabeça, diarréia e prisão de ventre)

Filtro solar corporal e labial

Soro fisiológico ( Use para hidratar o nariz e olhos que ficam ressecados por causa do clima)

Hidratante corporal e facial ( Usei hipoglós para hidratar o rosto e a boca )

Lanterna pequena

Blusa e calça térmica ( para os passeios frios)

 

Íntegra do post em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br

598dd35796c9d_sanpedrodoatacama(1).jpg.67266b663511a540693853f0c78754a6.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

PASSEIOS

1º dia - Piedras Rojas / Lagunas Altiplânicas / Salar de Atacama

Íntegra no blog: Integra do post em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br

 

Piedras Rojas

 

598dd357acd92_piedrasrojas4.JPG.f5163ec4c0e39775f5d5d0ff4fb719af.JPG

 

...Na minha opinião, Piedras Rojas é um passeio imperdível. Eu não sei o motivo, mas ele não é oferecido por todas as agências. Por isso, fique esperto, desconfie se alguém tentar te desestimular em relação a Piedras Rojas. Se for fazer Lagunas Altiplânicas e o Salar não deixe de fazer Piedras. Confie em mim, depois você irá me agradecer.

 

Resumo

 

Valor do passeio : $35.000 (Piedras Rojas / Lagunas Altiplânicas / Salar de Atacama. Com café da manhã e almoço incluído)

Piedras Rojas - Entrada : Normal:$ 5.000

Estudante:$4.000

 

* Leve dinheiro extra para pagar a entrada. Deve-se pagar, em dinheiro, para entrar na maioria das atrações do Atacama. Em algumas atrações estudante tem desconto, basta apresentar a carteirinha.

 

Lagunas Altiplânicas : Miscanti e Miñiques

 

Depois do café da manhã seguimos para as Lagunas Altiplânicas.

 

598dd357b1225_lagunasaltiplanicas3.JPG.d1c5cdc0d13bf18fcfbb1d7543f138cf.JPG

 

Entrada : Normal:$ 5.000

Estudante:$5.000

 

Salar de Atacama

 

A terceira parada foi no Salar de Atacama. Ele é o segundo maior salar do mundo, só perde para o Salar de Uyuni.

 

Entrada: Não paguei entrada

 

O final do passeio foi no vilarejo de Toconao, onde foi servido o nosso almoço. A entrada foi uma sopa rala com frango e o prato principal foi bem no estilo peão de obra: carne, arroz, tomate, alface. A comida era boa e veio acompanhada de refrigerante.

 

Roupas: Faz bastante frio em Piedras e nas Lagunas, mas faz calor no salar de Atacama. Por isso, invista no sistema cebola, aquele que você coloca uma roupa por cima da outra. Vista primeiro as mais frescas e dei as mais quentes por último. Luva e touca são indispensáveis.

 

 

2º dia - Geyser del Tatio e Valle de la Luna / Valle de La Muerte

 

Geyser del Tatio

 

...Na minha opinião, essa é a única excursão dispensável. Não achei nada de incrível nas geysers, até porque já tinha visto várias na Nova Zelândia. O que eu mais gostei nesse passeio? De observar o belo nascer do sol. De resto fiquei bebendo chá e tentando me esquentar. O café da manhã é servido ali mesmo. Como em todos os passeios que incluem alimentação o guia monta uma mesa com chá, café, biscoito e sanduiche....

 

Encerramos o tour no vilarejo de Pueblo de Machuca. Antes, fizemos uma parada para fotos no Valle de Machuca.

 

Preço: $15.000 ( Com café da manhã incluído)

Entrada : Normal:$ 5.000

Estudante:$2.500

 

Roupa: Mais uma vez invista no esquema cebola. Esse é o passeio mais frio de todos. Vá preparado!

 

Valle de la luna/ Valle de La muerte

 

valle.JPG.2af56bfabe9368aaf141a79eb34832cf.JPG

 

Esse foi um passeio que me surpreendeu MUITO. A vista é bonita. Não achei um lugar triste, feio ou melancólico. Gostei muito do contraste entre o céu azul vivo e aquela vastidão de pedras secas. Começamos o passeio pela Valle de La Muerte....

 

Depois seguimos de van para o Valle de La Luna. A guia falou que aquele território já foi mar e por isso até hoje tem aquela concentração de sal. Ela deu uma série de explicações sobre as pedras que compõem o local e seguimos para a parte mais puxada do passeio. Percorremos durante alguns minutos uma caverna com partes bem estreitas e mal iluminadas, o "Cânion das Cuervas de Sal". Por sorte eu tinha uma mini lanterna que me ajudou bastante.

 

Preço: $7.000 pesos chilenos

Entrada : Normal:$ 3.000

Estudante:$2.500

 

Roupa: Roupas leves e casaquinho. Não leve mochila grande para não atrapalhar no cânion.

 

Laguna Cejar

 

Esse passeio é polêmico! Algumas pessoas não gostaram, outras nem se deram ao trabalho de tentar entrar na água. Ouvi falarem muito mal dessa atividade. Como eu sou meio São Tomé, tenho que ver para crer, resolvi me arriscar.

 

Existem chuveiros e vestiários no local. A água do chuveiro é mais fria que a da Laguna, achei a água da mangueira bem melhor.

 

Preço: $12.000 ( Incluindo Laguna Cejar, Ojos de Salar e Laguna Tebinquinche)

Entrada: Normal: $17.000

Estudante: Não tem.

 

Roupa: Roupa fresca, tênis, toalha, biquini (se puder já vá com ele por baixo da roupa) e casaquinho.

 

Ojos de Salar

 

Próxima parada, Ojos del Salar, duas crateras super fundas e cheias de água geladíssima. Essas crateras são mais um mistério do Atacama. Não se sabe ao certo como elas surgiram, acreditam que tenha sido resultado da queda de dois meteoros.

 

Laguna Tebinquinche

 

tebinquinche.JPG.10c1e9d9a88b916cfc26eec52b8cbac7.JPG

 

Finalizamos o dia fazendo um lanche, fornecido pela agência, na Laguna Tebinquinche. Tinham cookies, biscoitos e pisco (bebida alcoolica típica). O pisco ajudou a dar uma esquentadinha no friozinho do por do sol.

 

Roupa: Roupa fresca com o biquini por baixo. Leve um casaquinho para quando sair da Laguna.

 

Termas de Puritama

 

É um complexo onde você vai encontrar oito piscinas termais, com temperaturas que variam entre 22º - 33,5º. Atividade relax onde você terá uma ótima oportunidade de ficar lagartixando nas piscinas e pegando sol.

 

Preço: $10.000

Entrada : Normal:$ 15.000

Estudante:9.000

 

Tour astronômico

 

Eu estava super ansiosa para esse tour. Sai do Brasil criando mil expectativas. Felizmente, todas foram correspondidas. Eu nunca vi um céu tão lindo e estrelado. Fiquei muito emocionada e refleti muito sobre várias coisas. Se você tem curiosidade por astronomia ou simplesmente ama contemplar o céu não pode perder esse passeio. No tour eles explicam sobre várias coisas interessantes referentes a astronomia.

 

Eu fiz com a agência Space e recomendo. Conheci uns meninos que fizeram em outra e acharam uma bela porcaria.

 

Preço: $20.000

Entrada : Não tem entrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nathaly quero ir para Atacama e Uyuni em abril. Na fiz cotações na internet, mas os preços que vcs forneceu aqui estão extremamente mais baratos! Isso está certo mesmo? Quando foi sua viagem? Estou procurando preços atualizados e seria de grande ajuda os seus.

Quanto vc pagou no tour de uyuni?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oie Aline, tudo bem?

Então, eu fui em setembro de 2015. Esses foram os valores que eu paguei mesmo, tenho o recibo de tudo. Eu Fechei boa parte dos passeios com a mesma agência e acabei ganhando desconto. Eu também me surpeendi com esses valores. Quase desisti dessa viagem por ter lido em vários blogs valores surreais. O Atacama é democrarico, existe agência para todos os bolsos. No meu blog tem mais detalhes da minha viagem e em breve terá mais informações sobre Uyuni. Se quiser pode seguir a minha pagina no face para ler o resto dos meus relatos http://www.nathalyporai.blogspot.com.br ::otemo::

 

Paguei 110.000 para Uyuni

 

Espero ter ajudado. Bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá nathaly.ferreira!

 

Agradeço a info.

Na realidade estarei com mais duas pessoas de carro, e a maioria dos passeios faremos por conta própria, então acredito que vamos economizar pra caramba, pois os passeios é que são os maiores gastos, não?

 

Comida estaremos levando e comprando pra cozinhar pois assim fica mais barato também visto que muitos falam do custo alto em SPA pra comer.

 

Parabéns pelo relato mais uma vez e pela simpatia em ajudar. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

BATE E VOLTA SALAR DE UYUNI!!

Post completo em http://nathalyporai.blogspot.com.br/2016/03/rumo-bolivia.html

 

Muita gente me pergunta sobre o bate-volta que eu fiz para conhecer a maior planície de sal do MUNDO, o Salar de Uyuni, na Bolívia. Vou relatar como foi a minha experiência e dar algumas dicas para quem pretende conhecer o local. Já adianto que foi uma experiência única e inesquecível.

 

Se você leu os posts anteriores já sabe que eu fui conhecer o Deserto do Atacama, no Chile, e de lá parti para a Bolívia. Nesse post vou reunir uma série de informações básicas e dicas. No próximo vou mostrar fotos de todos os lugares que conhecemos. Não perca o próximo post, ele vai ter fotos lindas e surpreendentes.

 

"Se não quiser perder os próximos posts basta seguir nossa página no Facebook. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyrj."

 

Escolhendo a agência

 

Eu viajei com a agência White & Green. Acabei indo no carro com o pessoal que conheci no hostel e ganhei um descontinho. Paguei mais caro que o resto das pessoas porque eu voltei para San Pedro no último dia. Aliás, essa é a diferença entre o tour de 4 e o de 3 dias. No de 4 você volta pro chile, no de três você fica na Bolívia. Geralmente o pessoal que escolhe o de três e segue viajando pela Bolívia e outros países. O pacote inclui transporte, acomodação e alimentação. Você tem que leva uns 300 bolivianos para pagar a entrada dos parques e outras despesas. A regra número 1 da Bolívia é: pague! Você tem que pagar pra fazer tudo, sair do país, entrar em parques, ir ao banheiro, tomar banho quente, respirar.

 

A viagem ao Salar é conhecida pelos perrengues. Tenha muito cuidado quando for escolher a sua agência, isso vai fazer diferença. Não recomendo escolher a agência pelo valor mais barato. Pode ter certeza que o barato vai sair caro.

 

Agência

White & Green - Calle Toconao 624

Valor: 110.000 pesos chilenos

 

Alojamentos

 

Eu não passei por um terço dos problemas que tinha em mente. Ouvi histórias horrendas sobre alojamentos sujos onde as pessoas não conseguiam dormir por causa do frio. Todos os alojamentos que eu fiquei eram confortáveis e limpos.

 

Rumo ao Salar de Uyuni

 

Agora é hora de abandonar o Chile e embarcar na segunda parte da aventura, conhecer a Bolívia. A agência passou no meu hostel antes das 5h e por isso fazia muito frio. Entramos na 4x4 e fomos passar pela imigração para sair do Chile. Chegando lá você tem que entregar um questionário que recebe dentro do avião. Nele, você declara tudo que está levando para o pais. Acontece que eu perdi o meu. Eu lembro muito bem de ter colocado ele junto com os meus documentos, até hoje não sei como ele sumiu. Fiquei um tempão procurando o papel e nada. No final das contas o pessoal da agência arrumou outro formulário, preenchi e consegui seguir viagem. Não faça como eu, guarde o seu formulário! Acabamos perdendo alguns minutinhos por causa do meu descuido. Super chato!

 

*Se você voltar para o Chile não leve frutas na mala. Elas serão descartadas se forem encontradas pelo agente durante a revista.

 

Depois seguimos para a fronteira Chile - Bolívia. A agência montou a mesa com o nosso café da manhã ao lado do carro. Foi meio difícil comer por causa do frio congelante. Com o tempo o clima foi esquentando, mas longe de ficar uma temperatura amena.

 

Ficamos do lado de fora conversando e aguardando a nossa hora de passar na imigração. Após mostrar os documentos seguimos para a Bolívia \o/

 

Pé na estrada

 

Os três dias que passamos desbravando a Bolívia foram incríveis. Viajamos por horas fazendo paradas para almoçar e contemplar lugares inacreditavelmente lindos. Diferente do que eu imaginava, a viagem foi confortável e nada monótona. Viajamos em uma 4x4, com seis lugares, super confortável e segura. Nosso guia era maravilhoso! Super prestativo e engraçado. Nos divertimos muito com ele ao volante. Com certeza ele foi um fator determinante para a viagem ter sido um sucesso.

 

A melhor forma de descrever essa viagem é mostrando em fotos um pouco das belezas encontradas nesse trajeto. Elas não chegam nem perto da beleza real, mas já dá para ter uma ideia do quão lindo é.

 

(Tentei carregar as fotos diversas vezes, mas não salva!!)

Post compeleto em http://www.nathalyporai.blogspot.com.br/2016/03/proxima-parada-salar-de-uyuni.html#more

 

Salar de Uyuni

Eu fui na estação seca. Por isso, Uyuni estava assim, essa imensidão branca e esse céu azul lindo. Se você for na época de chuva vai conferir uma paisagem totalmente diferente. O Salar vira um grande espelho d'agua que reflete o céu. O visual fica incrível, já me sinto na obrigação de voltar no período de chuva. HAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...