Ir para conteúdo

Roma Napoles Florença Siena Pisa SanGimignano Veneza Paris Amsterdam 15 dias maio/2011 (Completo)


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

o mochileiros foi muito importante no planejamento da minha viagem e por isso estou postando o meu relato como forma de agradecimento e para ajudar o pessoal a aproveitar o máximo de sua viagem.

 

Minha esposa e eu passamos 15 dias na Europa em maio deste ano e conhecemos algumas cidades da Itália, Paris e Amsterdam. Temos uma filha de 3 anos que ficou com os avós aqui em São Paulo e por isso limitamos a viagem em 15 dias.

 

Foi um esquema semi-mochilão, já que levamos uma mala grande e uma de mão pra cada um e ficamos em hoteis ao invés de albergues. Preferimos ter mais conforto e privacidade, mesmo gastando um pouco mais.

 

Compramos as passagens aéreas, reservamos os hoteis, compramos os tickets de trem, e grande parte das entradas de atrações pela internet com muita antecedencia.

 

Levamos cartões de crédito para eventualidades, mas preferimos levar em dinheiro o valor destinado para as despesas do dia a dia. Deixavamos no cofre do hotel e saiamos sempre com o suficiente para o dia.

 

Planejei em um caderninho tudo que ia fazer dia por dia, colocando informações de endereço, horário, dicas do fórum. Imprimi no google maps os mapas dos lugares que ia em cada dia e colei no caderninho. Ficou muito organizado, como um guia de viagem personalizado e foi útil pra caramba. Nas últimas páginas, fiz um quadriculado de 2cm X 2cm e registrei todos os gastos da viagem. qualquer centavo que eu gastava, marcava o valor, data e descrição. Para fazer uma viagem por conta assim, é extremamente importante ser organizado...

 

Compramos as passagens aéreas na decolar. Dica: caso não encontre exatamente o que quer, ligue e compre pelo telefone. No site não havia a combinação de voo que queriamos e pelo telefone haviam mais opções.

 

Os hoteis foram todos reservados pelo booking. Foi tudo certo com todos hoteis, mas tivemos um único problema com um hotel na frança. No booking, para esta reserva, dizia que não seria cobrado nada antecipado, porém o hotel fez um débito de 140 euros. Ficamos meses mandando email e ligando para o hotel, para o booking e para o cartão de crédito e ficaram jogando um pro outro até que desistimos. Ficaram com nossos 140 euros mas não conseguiram estragar a viagem...considerei como despesa pra não estressar. Fora isso, o serviço do booking foi importantíssimo, já que nos baseamos nos comentários dos hospedes e não tivemos nenhuma surpresa. era tudo de primeira mesmo. Com exceção do hotel na França (de novo) que não era aquelas coisas...

 

dia 00 (13/05 sexta) SP - saída

dia 01 (14/05 sábado) SP - Roma

dia 02 (15/05 domingo) Roma

dia 03 (16/05 segunda) Roma (vaticano)

dia 04 (17/05 terça) Roma (bate volta Napoles e Pompeia)

dia 05 (18/05 quarta) Roma -> Florença

dia 06 (19/05 quinta) Florença (San Gimignano, Siena e vale do Chiante)

dia 07 (20/05 sexta) Florença (Pisa)

dia 08 (21/05 sábado) Florença -> Veneza

dia 09 (22/05 domingo) Veneza

dia 10 (23/05 segunda) Veneza -> Paris

dia 11 (24/05 terça) Paris

dia 12 (25/05 quarta) Paris

dia 13 (26/05 quinta) Paris

dia 14 (27/05 sexta) Paris -> Amsterdam

dia 15 (28/05 sábado) Amsterdam

dia 16 (29/05 domingo) Amsterdam - SP

 

 

Bom...segue o relato dia a dia...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

dia 01 (14/05 sábado) SP - Roma

O nosso voo pela Alitália saiu de SP as 15:30 em uma sexta-feira treze (ainda bem que não sou superticioso) e chegamos em Roma no dia seguinte as 7:20 da manhã no horário local. Foi nossa primeira viagem internacional e estavamos meio apreensivos na saida do aeroporto. Não sei se por isso ou se foi procedimento padrão, mas fomos abordados pela imigração que fez algumas perguntas e revistou uma das malas. Mas foram muito educados e logo nos liberaram.

 

Integrado com o aeroporto Fiumicino tem um trem expresso que vai direto para a estação termini em Roma. O trem chama-se Leonardo Express e custou 14 euros por pessoa. Dentro do aeroporto, indo em direção a plataforma do trem, assim que sai da escada rolante e avista-se o trem a esquerda, a sua frente vai ter uma tabacaria que vende o bilhete do trem. Aproveitei ali e comprei também o Roma Pass, que explico melhor depois o funcionamento. A atendente da tabacaria foi muito solícita e o meu medo de não conseguir me comunicar caiu por água...Aliás, por toda a Itália, foi muito fácil a comunicação. Tinha hora que eu me pegava falando português cantado achando que tava falando em italiano...só percebia porque minha esposa começava a rir da minha cara....rs...e mesmo assim eles entendem de boa. O trem demorou cerca de 50 minutos pra chegar na estação Termini em Roma.

 

Em Roma, ficamos no hotel IQ, que recomendo muito. Não é tão barato, mas é maravilhoso, tanto em atendimento como conforto e a localização é ótima, pois fica perto da estação termini. Da estação fomos andando cerca de 3 quarteirões até ele. Eu olhei no google maps antes de viajar, na opção de ver a vista da rua, e já sabia até onde tinha que virar a esquina de cabeça. Era como se já tivesse ido lá antes...rs.

 

Ficar perto da estação foi uma estratégia que usei em várias cidades, pois assim, não gastamos com taxi ao chegar, sair e nos bate-volta que fizemos.

 

Cerca de meio dia já estávamos com as malas no hotel e com o mapinha na mão para um reconhecimento da cidade. Fomos dar um giro e passamos nas principais fontes, monumentos e praças. A sensação de estar na fontana de trevi foi uma das melhores que senti. É difícil explicar o sentimento. Aquele lugar é muito bonito e mesmo cheio de gente por todo lado, é imperdível. Fomos também na Piazza Navona, Panteão (Impressionante), Piazza Espagna, andamos na rua del Corso, e na margem do rio Tevere.

 

A parte turistica de Roma é relativamente pequena e é possível se fazer tudo a pé. Claro que tem que ter disposição e gostar de andar, mas é assim que se curte cada minuto da cidade...existem ruas estreitas muito charmosas e lugares lindos que só vimos por estar indo na caminhada entre os pontos turisticos.

 

Recomendo que olhe no google maps antes de ir e mapeie todos os lugares que quer conhecer. Assim, trace um circuito pra seguir e não ficar perdendo tempo na hora.

 

A noite jantamos no mac donalds, já que estavamos muito cansados para qualquer outra coisa. Aliás comemos o CBO, que chegou no Brasil agora, mas o de lá era bem mais gostoso... :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 02 (15/05 domingo) Roma

 

Acordamos cedo pois iriamos no Coiseo e Forum Romano. Tomamos café numa lanchonete próximo ao hotel. Pedimos um caputtino e um pão na chapa. O pão na chapa lá é raridade, já que de manhã o pessoal só come uma espécie de croisant com creme doce. É meio estranho pra nós que temos o costume de comer salgado de manhã. Neste local tinha um pão de forma com mantega na chapa...então ja servia...rs

O caputino, a atendente perguntou se queria o picolo ou o grande. Pedimos o grande....rsrsrs...quando chegou era uma caneca daquelas que se toma sopa. Gigantesca! O picolo (pequeno) era o grande daqui do Brasil...hehe. Mas valeu a pena, porque era delicioso.

 

Quando chegamos no Coliseo era cerca de 9hs...foi outra vez aquela sensação maravilhosa. Ele é impressionante e muito grande. A segunda sensação foi o susto quando vimos o tamanho da fila pra entrar. Sem brincadeira, dava mais de 1km de fila. Ai fomos com nosso Roma Pass direto na entrada, e tinha uma catraca especial para quem tem o Roma Pass. Nenhuma fila nesta catraca, e entramos direto. Foi lindo. :). Lá dentro é muito legal também, mas pra mim, o visual do lado de fora é o melhor.

 

Depois fomos no Forum Romano, e andamos muito la dentro. O Roma Pass considera a entrada do Forum Romano e do Coliseo como sendo uma só. O Forum Romano, é muito grande, e embora eu tinha mapeado todo ele no meu caderninho, decidimos andar sem rumo lá dentro e ver as coisas sem seguir nenhum planejamento. Foi muito legal e acho que curti muito fazer o passeio desta forma. Tiramos muitas fotos e viajamos no tempo, vendo aquelas ruínas, imaginando como tudo funcionava ali antigamente.

 

Saímos do Forum Romano e ainda era umas 14hs. Embora a estação do metrô, fique em frente ao Coliseo, preferimos ir andando para o hotel, para curtir as ruas da cidade. Fomos para o hotel tomar banho e descansar, já que a caminhada havia sido grande.

 

Demos mais uma volta pela cidade, e fomos em algumas lojas comprar lembrancinhas...alias...é o que mais se vê por lá...rs

 

A noite fomos comer pizza próximo ao hotel. Achamos um restaurante muito aconchegante e pedimos uma marguerita pra cada e um vinho tinto da casa. É impressionante, mas lata de refrigerante nos restaurantes, custa cerca de 3 euros e uma garrafa de vinho tinto, custa 6 euros. Não preciso dizer que tomamos vinho em quase todas refeições...e não é vinho ruim não...gostamos de todos que tomamos.

 

Não tenho os nomes dos restaurantes pra indicar, mas posso dizer que fomos cada dia em um diferente e gostamos de todos...não sei se demos sorte, mas escolhiamos pela aparencia, limpeza, e as vezes pela quantidade de clientes... e deu sempre certo... :)

 

Depois de jantar, ainda fomos dar mais uma volta nas redondezas, já que jantamos por volta de 20:30 e em Roma no mês de maio, escurece depois das 21hs...aliás, pra ter o ceu totalmente escuro, só perto das 22hs. Então acabamos jantando "de dia"...rs.

 

Sobre o Roma Pass, ele custou 25 euros por pessoa, e dá direito a 3 dias de transporte público a vontade, 2 entradas grátis em museus, incluindo o Coliseo, desconto em museus apartir da 3 entrada, e ainda vem com um mapa da cidade. Achei muito válido e recomendo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pessoal!

 

eu pretendo continuar escrevendo todo dia um pouquinho....vamos ver se consigo...

 

Glauci, eu estou planejando ir de novo pra lá no começo do ano que vem...já comecei a desenhar o meu novo roteiro. Vamos conversando e nos ajudando a otimizar a viagem. Eu penso que uma viagem tão cara tem que ser aproveitada em cada minuto...vou abrir um tópico pra este meu roteiro também.

 

Sandro, eu vi seu roteiro, e achei legal pelo pouco tempo que vc tem...vou deixar um comentario lá.

 

Abraço!

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 03 (16/05 segunda) Roma (vaticano)

 

Acordamos 6:30 da matina e tomamos café no mesmo local. Comemos um Toast and Butter e um caputino...hehe

Andamos até a fontana de Trevi, Panteão, e Piazza Navona. Por ser uma segunda feira bem cedo, não tinha turistas na rua, e os italianos estavam indo ao trabalho, escola, etc. Foi muito legal ver a cidade de um angulo diferente. A fontana de trevi vazia é muito mais legal...Tiramos muitas fotos bacanas.

 

Continuamos andando até o Vaticano, e ficamos aguardando até as 9:45, já que tinhamos agendado pela internet a visita a Necrópole. Foi um passeio fantástico e recomendo. Aliás, peguei essa dica aqui no mochileiros. Para agendar é necessário mandar um email para scavi@fsp.va e solicitar a reserva, informando a data, quantidade de pessoas, idioma e sugestão de horário. Eles respondem definindo o horário e passando as informações de pagamento. Paguei 12 euros por pessoa no cartão de crédito, cerca de 6 meses antes da visita...A necrópole é um conjunto de túmulos, um cemitério de centenas de anos atrás que foi aterrado para a construção da basílica de São Pedro. O papa Pio XI escavou em busca dos restos mortais de São Pedro e acabou descobrindo que era uma necrópole gigantesca. Um passeio muito legal. Fizemos com uma guia que falava espanhol e deu pra entender tudo de boa.

 

Saindo da Necrópole, entramos na Basílica de São Pedro. Não precisamos pegar a fila, pois a saída do passeio da Necrópole já nos deixa na porta da Basilica. Em seguida, subimos na cúpula. Fomos o primeiro trecho de elevador (7 euros) e depois mais 350 degraus de escada. Vale a pena pegar o elevador sim. Os 350 degraus já deixam bem cansado, já que é uma escada de degraus pequenos e em alguns trechos vc tem que andar meio inclinado ... bem cansativo, mas a vista lá de cima compensa cada gota de suor. É demais! De um lado, você vc toda a cidade, se espalhando ao longo do rio Tibre e do outro, os jardins do papa. Algo fora do comum...muito bonito.

 

Almoçamos um lanche estranho em um trailler por ali. Custou 4 euros mas era muito fraco...talvez o único da viagem toda que não valeu a pena...É melhor se afastar do Vaticano um pouco pra comer...Mas a sobremesa compensou. Comi uma torta de frutas vermelhas inacreditavelmente deliciosa e bonita...

 

A visita ao museu do Vaticano foi reservada pela internet para as 13:30. Chegamos 12:30 e resolvemos arriscar. Nem olharam o horário e liberaram a entrada de boa. Vimos estátuas e bustos romanos impressionantes. A área egípcia é demais. A capela sistina é realmente linda. Consegui tirar umas fotos meio que escondido...rs...

 

Pegamos o metrô perto do museu do vaticano e fomos procurar a igreja onde fica a Boca de la Veritá. era quase 17h e fomos os últimos a entrar. O segurança fechou a porta assim que chegamos. Quase não deu tempo. A foto que tiramos ficou muito show.

 

Fomos para o hotel descansar um pouco e em seguida fomos jantar no trastevere. Comemos um espaguete à Matriciana, brusqueta e vinho tinto da casa. Maravilha! Muita gente indicou o Ivo a trastevere, mas estava lotado e desistimos dele. Fomos andando e achamos um bem simpático e estava mais tranquilo. Não acho boa idéia levar nomes de restaurantes anotados. Cada um tem uma percepção e um gosto diferente. Talvez o que eu goste não seja igual ao que vc goste. O interessante é que o Trastevere não é um bairro turístico. É o bairro onde os italianos vão jantar. Então, com certeza você vai encontrar coisa boa lá.

 

Na volta passamos pelo Coliseo, para umas fotos noturnas. Ele é muito bonito a noite com a iluminação.

 

Foi um dia bem puxado...as pernas estavam pedindo arrego a noite...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 04 (17/05 terça) Roma (bate volta Napoles e Pompeia)

 

Pegamos o trem de alta velocidade, o FRECCIAROSSA, na estação Termini as 7:35 e chegamos na estação Garibaldi, em Nápoli as 8:45. Compramos a passagem de ida e volta pela internet antes da viagem. Nesta mesma estação se pega o trem que vai para Pompéia. É um trem regional, e compra-se a passagem na hora. Algo em torno de 4 euros...não lembro bem. A linha chama-se circumvesuviana. Descemos na estação Pompei-Villa dei Misteri pouco mais de 40 minutos depois. Conhecemos a cidade devastada pelo Vesuvio. Vale muito a pena o passeio. É uma volta no tempo ver toda aquela cidade escavada com muita coisa preservada. Tem até algumas paredes com pintura original. Não espere ver os corpos, pois eles estão em museus pela itália. A maioria em nápoles. Mas tem um ou dois corpos pra ver lá na cidade de pompeia. Já mata a curiosidade... rsrs

 

Cerca de 12:30 já tinhamos visto tudo em Pompéia e estava planejado no meu roteiro, voltar pra Nápoles e passar o resto do dia por lá. A passagem do trem de volta para Roma, estava comprada para 21:30.

 

Comemos um lanche numa lanchonete dentro do complexo das escavações de Pompéia e pegamos o trem de volta para Nápoles.

 

Ai foi o único erro em minha viagem...Deixar este período "ENORME" para Nápoles. A idéia original era conhecer a ilha de Capri, ou Sorrento neste meio período, mas por pensar que ia ser meio corrido, achei melhor ficar em Nápoles e conhecer a cidade. Nápoles foi uma grande decepção. Você sai da estação de trem e já tem uma impressão horrível de bagunça, sugeira e caos. Tem montanhas imensas de lixo espalhadas pela cidade, e muito mais camelôs do que eu podia imaginar existir. Todo mundo que vai lá fala do lixo...imagino que o serviço de coleta está sempre em greve então. Quando agente vê fotos em guias ou na internet, vê aquelas ruinhas e becos estreitos, e acha charmoso, mas na vida real, o negócio é estranho. Foi o único lugar na viagem toda que eu fiquei muito apreensivo com receio de assalto. Bom...mesmo assim fizemos um circuito pela cidade, passando pela via dei tribunali e descendo até a região portuária, onde tem o Castel Nuovo. Entramos no Castelo e foi uma surpresa agradável. Não tem nada de especial, mas é um castelo antigo com salões imensos e vista muito bonita do mar. Tem um busto de San Genaro e uma porta de ferro toda arrebentada, após uma invasão que o castelo sofreu. Bem impressionante.

 

Saindo do Castelo, procuramos a pizzaria da Michele, que foi indicada aqui no fórum, mas a rua estava totalmente fechada, em reforma e resolvemnos não tentar dar a volta. Fomos em direção a estação de trem, e paramos lá perto no Mac donalds pra comer. Comemos um CBO delicioso...hehehe

 

Chegamos na estação as 18hs e ficamos esperando até as 21:30 para pegar o trem. Pra vc ter uma idéia de como "gostamos" da cidade, preferimos ficar sentados esperando o trem. Até demos uma voltinha dentro da estação, que tem um shopping pequeno, mas a hora demorou a passar. Recomendo para quem for fazer este bate volta em pompéia, conhecer Sorrento ou Capri, e em Nápoles, nem sair da estação de trem. Mas a visita à Pompéia salvou o dia.

 

Chegamos no hotel e dormimos feito pedra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 05 (18/05 quarta) Roma -> Florença

 

Acabou nossa estada em Roma. Indo para a estação eu já estava com saudades. Antes da viagem, não estava com muita espectativa, e confesso que me surpreendi....pretendo voltar para a Europa ano que vem e Roma já está no meu roteiro de novo.

 

Acordamos cedo e fomos para a estação Termini. Já havíamos comprado os bilhetes do trem de velocidade antecipadamente pela internet para as 8:33. Chegamos conforme o previsto, as 10:03 na estação Santa Maria Novella em Firenze (Florença). Estavamos com medo de ter problemas por conta da mala grande no trem, mas foi bem tranquilo. Havia um casal de americanos com o dobro de malas e mesmo assim também se ajeitaram.

 

Ficamos no hotel Palazzo Vecchio. Fica ao lado da estação, e fomos andando. Muito tranquilo e sem gastos com taxi. O hotel surpreendeu...Quarto enorme, sacada, banheira e tudo novinho. Claro...não é preço de hostel...mas o conforto valeu cada centavo. Ficar o dia inteiro batendo perna, exige uma boa noite de sono pra recomeçar tudo no dia seguinte....

 

Saimos para conhecer a cidade e já paramos perto do campanário de Giotto para um sorvete. Os melhores sorvetes que tomei na viagem toda foram em Firenze. Que maravilha...

 

Minha esposa ficou curtindo o movimento enquanto eu subi o campanário. Foram 450 degraus, mas vale a pena. Que vista bonita...dá pra ver a cidade inteira, e os arredores. Aquela paisagem de filme. Adorei ter subido. Se não me engano, custou 6 euros a entrada.

 

Continuamos caminhando pela cidade, e fomos sentido rio Arno, passando pela via Roma até chegar numa praça onde tem um portal em forma de arco. Não sei o nome da praça, mas é onde tem um carrocel, a loja da Zara, e próximo, a loja da Ferrari. Nem percam tempo estudando mapa e planejando itinerario antes de ir. A cidade é pequena, e você vai passar várias vezes pelos mesmos lugares durante o dia.

Esta praça é o lugar mais agradável da cidade, e no fim da tarde, sempre tem artistas de rua fazendo seus shows. Cantores, atores representando, flautistas, pintores...vimos de tudo...e não sei se pela magia do lugar, todos nos encantaram. A cultura está presente em cada cantinho da cidade.

 

Ao chegar no rio Arno, encontramos a ponte Vechia. É um ponto turístico da cidade, onde tem muita loja de artefatos de ouro, muitas lojas de doces, e sorvetes, e muitos turistas também. Mas alí é a paisagem mais bonita da Itália na minha opinião. De cima da ponte, olhando para o horizonte ao longo do rio, a vista é fantástica.

 

Almoçamos em uma tratoria bem charmosa que fica em uma travessa ao lado da Ponte vechia. Comemos um nhoque ao 4 formaggi e uma birra Moretti. Pra quem não sabe, birra é cerveja em italiano, e a birra Moretti é uma marca tradicional por lá. Mais uma vez, não sei se foi a empolgação, mas achei a cerveja deliciosa! Na verdade não foi só a empolgação. Achei esses dias pra vender em uma loja de importados aqui em SP e achei igualmente deliciosa ... hehehe

 

Andamos muito pelo resto do dia, mas preferimos não entrar em nenhum museu. Nos contentamos em ver o Davi exposto na rua mesmo..rs...

 

Passamos em frente a casa de Dante, mas estava fechada, e tiramos fotos do lado de fora mesmo.

 

Mais tarde, no fim do dia, perto das 20:30, fomos ver o por do sol na ponte Vechio, no rio Arno. O sol se põe exatamente alinhado ao rio, e fica lotado de gente tentando tirar a foto perfeita. Vou postar uma que tenho aqui pra vcs terem uma idéia. É impressionante a vista. Já valeu a viagem.

 

DSC03415_2.jpg

para ver em tamanho maior, clique na imagem.

 

Jantamos uma pizza e fomos para o hotel muito cansados, mas muito mais contentes do que cansados... :)

 

A cidade me surpreendeu demais, tanto que a idéia era usar Firenze apenas como dormitório para conhecer Pizza, Lucca, San Gimignano e Siena. Acabamos tirando Lucca do roteiro para aproveitar mais um pouco Firenze. E não me arrependo. Na próxima viagem, que estou montando, já destinei 6 dias pra Firenze.

 

Logo mais escrevo sobre o próximo dia....San Gimignano, Siena e vale do Chiante.

 

se houver dúvida ou quiserem mais detalhes de algo, pode falar que se eu souber, explico com prazer... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...