Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Roteiros de Viagem na Europa


Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor maiara_ » 03 Fev 2014, 13:18

Oi gente!

Eu vou fazer uma viagem para a europa com meu namorado, saindo dia 29 de Março e voltando dia 18 de Abril de 2014. Vamos fazer Londres-Amsterdã-Tilburg-Antuérpia-Ghent-Brugges-Bruxelas-Durbuy-Paris. Nós optamos, depois de muita pesquisa, por pegar o carro saindo Amsterdã e ficar com ele por todo o roteiro Holanda/Bélgica, devolvendo em Bruxelas. Claro, fica mais caro do que de trem, mas considerando que estaremos com malas grandes, que entre Amsterdã-Tilburg e Tilburg-Antuérpia tem baldeação entre trens, e que na Bélgica ficaremos um dia em cada cidade, optamos por pagar mais pelo comodismo do carro.
Porém, tem a questão da PID (Permissão internacional para dirigir). Como já vamos pagar bastante a mais pelo carro, não queríamos pagar ainda mais 221 reais por esta PID. Estava pensando em arriscar e ir sem mesmo, considerando que sou cidadã portuguesa, se acontecer algo acho que é mais fácil de resolver.
Gostaria de saber se alguém já usou carro nesses países, como foi, se precisou do PID etc, assim como se teve alguma taxa para pagar na fronteira da Holanda com a Bélgica!
Ainda não reservamos o carro.

Valeu gente!
Avatar do usuário
maiara_
 
Mensagens: 5
Desde: 16 Jan 2013, 08:09

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor adriana t-tresch » 03 Fev 2014, 13:47

Olá, vc tem certeza que o carro é assim tão mais caro que andar de trem? Na Inglaterra, muitas vezes alugar um carro è mais barato que ir de trem (mesmo uma pessoa sozinha, imagina duas!?). Se vc já simulou toda a viagem, por favor compartilha seus achados, fiquei muito curiosa em saber a diferença de valores para a Bélgica.

Não hà nenhuma taxa para se pagar na fronteira entre os países citados. Que eu me lembre não tem nenhum pedágio, mas vc pode conferir no site www.viamichelin.com - è sò colocar seu roteiro ali.

Sobre carteira eu não sei, mas è besteira arriscar. Melhor conferir de antemão para não estragar seus planos. Boa viagem!
Avatar do usuário
adriana t-tresch
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 557
Desde: 26 Out 2002, 16:44
Localização: UK

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor MarcosPereira » 03 Fev 2014, 14:18

Fica melhor a ordem se fizer Londres-Paris-Bruxelas...Amsterdam, voltando para o Brasil de lá. Perde menos tempo assim, pois de Londres a Amsterdã ou você pega avião ou vai ter que passar pela Bélgica.

Malas grandes podem ser uma complicação independente de estar de carro ou não. Vi que muitos dos hotéis holandeses são cheios de escadas, idem na Bélgica. Você não vai conseguir estacionar em qualquer lugar, certas áreas são só para pedestres. E provavelmente pagará caro por estacionamento.

Esforce-se para viajar com malas médias, não mais do que 15 kg (pela experiência de minha esposa, mais do que 11 já é muito puxado para uma mulher normal). A mala dela deu 15 kg e a minha, 11. É claro que acabou eu carregando a dela e ela a minha... e mesmo assim, a dela ´so deu 15kg após eu encher muito o saco com o peso, hoje ela me agradece.

Eu também não arriscaria viajar sem a PID. Na verdade, já arriscamos, mas não na Europa. Estrangeiro, ainda mais latino, tá sempre errado quando surge um problema, você vai querer dar a chance de estar irregular?

Se você mudar pouco de cidades, fazendo bases, fica mais fácil, vai se deslocar muito pouco com mala. De Bruxelas ou da Antuérpia você chega rapidamente a essas cidades num bate e volta de trem, aí é só reservar um hotel perto da estação. De Amsterdam, mesmo esquema, embora nesse caso já saia bem mais caro ficar perto da estação. Mas ao menos só andaria com malas uma vez - uma pra chegar, outra pra sair.
Avatar do usuário
MarcosPereira
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 3387
Desde: 08 Abr 2011, 22:59
Localização: Rio de Janeiro

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor AdrianoLB » 03 Fev 2014, 17:51

Eu também não arriscaria levar uma multa pesada só por causa de R$ 221,00. Alem disto algumas locadoras exigem que você apresente uma carteira de motorista válida na hora de retirar o carro.

Eu também optaria por fazer uma base, ao menos em Bruxelas e Antuérpia, pois ficar fazendo mala todo dia é bem chato... E ficando só 20 dias, como é o seu caso, com um mínimo de boa vontade e esforço você consegue fazer uma mala média...
Avatar do usuário
AdrianoLB
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 4024
Desde: 25 Ago 2012, 21:28
Localização: Curitiba

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor Davi Leichsenring » 04 Fev 2014, 09:01

Sobre PID, pelo que me lembro, não é obrigatório (porque o PID é apenas uma tradução da sua carteira). Se um policial te parar, ele pode implicar contigo (por não entender o que está escrito) e vai ficar um bom tempo parado resolvendo isso... Mas, como você tem nacionalidade portuguesa, pode ficar bem mais fácil resolver isso.
Avatar do usuário
Davi Leichsenring
 
Mensagens: 294
Desde: 02 Abr 2012, 08:56


Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor maiara_ » 10 Fev 2014, 13:20

Oi gente! Aqui vão as respostas:

Adriana: Sim, eu pesquisei no site da raileurope e também conversei com um amigo que já morou 1 um ano na bélgica! ele disse que lá tem um passe que custa 50 euros e dá direito a 10 viagens, mas não é pessoal. ou seja, eu e meu namorado pagaríamos 25 euros cada um para ter direito a 5 viagens. Eu usei o site da via michelin e a gasolina é muito barata e realmente não tem pedágio! então decidi ir de carro mesmo, dada a comodidade, redução de tempo, e também a privacidade e liberdade né? No fim fechei no site da Europcar, de 7/abril até 14/abril, pegando o carro em amsterdã e devolvendo em Bruxelas, o carro mais barato saiu por 251,60 euros. Se você quiser mais detalhes, me mande mensagem que eu guardei tudo aqui!

Marcos: Pode me mandar este link do DETRAN? pq entrei semana passada e só achei por 221! também cheguei a conclusao de q nao vale a pena arriscar, e vamos faezr um PID para quem for dirigir.
Avatar do usuário
maiara_
 
Mensagens: 5
Desde: 16 Jan 2013, 08:09


Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor Davi Leichsenring » 11 Fev 2014, 11:27

O valor é diferente para cada estado, em São Paulo é o mais caro, em Porto Alegre é mais barato (custava uns 30 reais quando vi).

A PID não é obrigatória na UE, porque nós temos um tratado com Portugal que nos permite dirigir lá com nossa carteira nacional, como Portugal faz parte da UE, acaba-se estendendo para todos os outros países participantes. A PID é uma recomendação apenas na UE (por ex., nos EUA é obrigatório). Mas as vezes, se um policial te parar e ele não tiver conhecimento sobre isso, você pode enfrentar um pouco de burocracia, mas, na teoria, você não está errado e não paga multa.
Avatar do usuário
Davi Leichsenring
 
Mensagens: 294
Desde: 02 Abr 2012, 08:56

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor MarcosPereira » 11 Fev 2014, 14:07

Pesquisei aqui e segundo o Detran-PR a carteira é obrigatória na Austria, na Itália e na Grécia:

http://www.detran.pr.gov.br/modules/not ... toryid=361

Já o Detran-MT diz que a PID é necessária para dirigir em todos os países citados na Convenção de Viena e, dentre eles, está a Holanda:

http://www.detran.mt.gov.br/habilitacao ... ra-dirigir

Então certo é que a PID permite você dirigir nesses países. Já se é obrigatória, há divergências entre os próprios DETRANs em relação a alguns países. Acho que cada um deve avaliar o que é melhor - nós em Curaçao não usamos PID por sabermos que é um país com pouca fiscalização, dificilmente a gente ia precisar. Na Europa eu ao menos não arriscaria estar com um documento que está escrito em português e que a autoridade de lá não tem como verificar a autenticidade.
Avatar do usuário
MarcosPereira
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 3387
Desde: 08 Abr 2011, 22:59
Localização: Rio de Janeiro

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor adriana t-tresch » 12 Fev 2014, 16:12

nao precisa mais detalhes, obrigada - era so' curiosidade mesmo!
Avatar do usuário
adriana t-tresch
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 557
Desde: 26 Out 2002, 16:44
Localização: UK

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor juliad » 12 Fev 2014, 20:26

sobre a carteira, vale ver a recomendação da locadora: algumas exigem, outras não. isso faz a diferença.
de qualquer maneira, seu namorado poderia tirar: é sempre bom ter alguém revezando na direção.
juliad
 
Mensagens: 558
Desde: 02 Out 2013, 00:55

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor antoniams » 10 Jul 2014, 10:05

Olá a todos, sou nova por aqui :)
Parabéns pelas fantásticas dicas e informações que tem por aqui.
Sou portuguesa e vou estar na Holanda e Bélgica este mês.
Queria perguntar a maiara como correu a sua viagem.
Também pretendo alugar carro mas estou com alguns receios. Vou voar de Londres para Eindhoven e pretendo ficar dois dias em Amsterdão, 2 dias para ver Gent, Brugge e Antuérpia e dois dias em Bruxelas. Daí regresso a Lisboa.
Não tenho alojamento ainda marcado.
Os meus receios prendem-se sobretudo com o estacionamento em Amsterdão e Bruxelas, dizem ser complicado e muito caro. Também vamos andar com malas pesadas porque estaremos 10 dias em Londres, por isso o carro parece ser a melhor opção.
Paga-se muito mais por levantar o carro num país e entregar em outro?
Todas as dicas que maiara posso dar agradeço muito!!
Saudações a todos!!
antoniams
 
Mensagens: 3
Desde: 10 Jul 2014, 09:50

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor AdrianoLB » 10 Jul 2014, 21:32

Em Amsterdam a maioria dos hotéis no centro não possui estacionamento próprio e você tem que deixar ele em algum estacionamento pago. As diárias de estacionamento no centro de Amsterdam custam entre 30 e 40 Euros por dia/noite.

Alugar um carro em Eindhoven e devolver ele em Bruxelas vai lhe custar em torno de 500 Euros, mais uns 200 a 300 Euros de gasolina, pedágios e estacionamento. Eu acho que é muito caro, estes locais são muito bem atendidos por trens, e acredito que você conseguiria fazer tudo de trem por muito menos do que os 700 euros que gastaria com o carro.
Avatar do usuário
AdrianoLB
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 4024
Desde: 25 Ago 2012, 21:28
Localização: Curitiba

Re: Roteiro de Carro - Holanda e Bélgica

Mensagem não lidapor antoniams » 11 Jul 2014, 09:12

Obrigada pela sua pronta resposta. Também me parecem valores bem altos. A ideia seria arranjar alojamento (ainda não concretizámos) mais fora de Amsterdão ou Bruxelas, porque aí é bem caro e por isso o carro dava muito jeito nas deslocações. Também me preocupa se tivermos de mudar de hotel várias vezes como fazemos com as malas durante o dia para nos podermos deslocar e visitar os locais? O carro tornar-se-ia útil também por isso, mas se ficar assim tão caro não compensa mesmo...
Obrigada!!
Cps,
antoniams
 
Mensagens: 3
Desde: 10 Jul 2014, 09:50

Próximo

Voltar para Europa - Roteiros de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Jocielly e 8 visitantes