Ir para conteúdo

Roteiro mai/2015 - Porto, Madri, Barcelona, Paris, Amsterdam - 22 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Minha primeira postagem no forum.

Eu e minha esposa estamos programando nosso primeiro mochilão pela Europa.

Pesquisei muito aqui no fórum e cheguei ao seguinte roteiro:

 

05/05 (terça) - BR - Porto

06/05 (quarta) - Porto (aproveita apenas a noite)

07/05 (quinta) - Porto

08/05 (sexta) - Porto/Barcelos -> Lisboa (carro)

09/05 (sabado) - Lisboa -> Madrid

10/05 (domingo) - Madrid

11/05 (segund) - Madrid

12/05 (terça) - Madrid/Toledo

13/05 (quarta) - Madrid -> Barcelona

14/05 (quinta) - Barcelona

15/05 (sexta) - Barcelona

16/05 (sabado) - Barcelona

17/05 (domingo) - Barcelona

18/05 (segunda) - Barcelona -> Paris

19/05 (terça) - Paris

20/05 (quarta) - Paris

21/05 (quinta) - Paris

22/05 (sexta) - Paris

23/05 (sabado) - Paris

24/05 (domingo) - Paris -> Amsterdam

25/05 (segunda) - Amsterdam

26/05 (terça) - Amsterdam

27/05 (quarta) - Amsterdam -> BR

 

Obs1: Gosto muito de dirigir e escolhi o trajeto Porto -> Lisboa para isso. Lisboa servirá apenas como base para a ida à Madri, vamos apenas passar uma noite.

 

Obs2: Não pretendemos ir muito a museus, apenas alguns pontuais. Nosso foco é curtir as cidades, ir em alguns jogos de futebol e aproveitar um pouco a vida noturna também, sem muita correria.

 

O que acham? Está de bom tamanho?

 

Abraços

Guilherme

Link para o comentário
  • Membros

Fala, Guilherme!

 

Você tá indo na contra-mão dos que os mochileiros de primeira viagem costumam fazer não espremendo várias cidades em pouco tempo! Vou destacar dois pontos que me chamaram a atenção:

 

1) Por que passar 3 noites em Porto e só uma em Lisboa? Lisboa foi uma cidade que me surpreendeu muito positivamente na Europa e trocaria uma noite em Porto por uma em Lisboa no seu caso.

 

2) Você tá visitando cidades bem grandes e turísticas, então, de fato, vão haver coisas pra fazer durante todos os dias (se você quiser passar 2 semanas conhecendo Paris também dá!). Mas como você está indo pela primeira vez, eu tentaria colocar mais uma cidade no roteiro. Você vai viajar de avião, certo? Então isso não quer dizer que você precisa separar um dia inteiro só pra se locomover de Paris para Amsterdam, por exemplo. Ainda dá pra fazer bastante coisa nesse mesmo dia!

Se eu fosse você, tentaria encaixar Berlin no itinerário. Uma opção seria tirar um dia de Madrid, Barcelona e Paris.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Seu roteiro estaria muito bom se não fosse por Lisboa. Rapaz, sinceramente: o que Lisboa está fazendo ali? A logística pra ir pra capital portuguesa e sair de lá está simplesmente absurda. Ou tira ela ou melhora isso.

 

Sugestões: tire 1 dia de Barcelona e 1 do Porto, e fique 2 completos em Lisboa. É uma bela cidade, merece com certeza dois dias inteiros só pra ela.

Link para o comentário
  • Membros

Na verdade ele não estará passando 3 noites em Porto. O primeiro dia estará no avião, chegará no segundo dia e passará a noite.

 

Eu também acho que Lisboa merece mais um dia, acho que dá pra tirar tranquilo 1 dia de Barcelona.

 

Do restante, me parece bom. E também acho que não vale a pena colocar mais uma cidade. Fazer as coisas corridas não dá certo no final de contas.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, obrigado pelas respostas.

 

Bom, Não me incomodaria se pederdesse algum tempo na entrada de lisboa. Estou reservando um dia todo para essa viagem. A idéia de ir a Lisboa seria apenas para fazer um trajeto de carro, imaginando que a logistica para ir à Madri é mais fácil a partir de Lisboa do que do Porto.

 

Não seria mais fácil chegar a Madri a partir de Lisboa (por exemplo, de trem) em comparação com o Porto?

 

Também posso ir de carro até determinado ponto e voltar para o Porto. Economizaria no aluguel do carro, por exemplo.

 

Ainda estou vendo a questão dos custos, então talvez eu tenha que tirar algumas cidades mesmo.

 

Valeu!!

Guilherme

Link para o comentário
  • Membros
Fala, Guilherme!

 

Você tá indo na contra-mão dos que os mochileiros de primeira viagem costumam fazer não espremendo várias cidades em pouco tempo! Vou destacar dois pontos que me chamaram a atenção:

 

1) Por que passar 3 noites em Porto e só uma em Lisboa? Lisboa foi uma cidade que me surpreendeu muito positivamente na Europa e trocaria uma noite em Porto por uma em Lisboa no seu caso.

 

2) Você tá visitando cidades bem grandes e turísticas, então, de fato, vão haver coisas pra fazer durante todos os dias (se você quiser passar 2 semanas conhecendo Paris também dá!). Mas como você está indo pela primeira vez, eu tentaria colocar mais uma cidade no roteiro. Você vai viajar de avião, certo? Então isso não quer dizer que você precisa separar um dia inteiro só pra se locomover de Paris para Amsterdam, por exemplo. Ainda dá pra fazer bastante coisa nesse mesmo dia!

Se eu fosse você, tentaria encaixar Berlin no itinerário. Uma opção seria tirar um dia de Madrid, Barcelona e Paris.

 

Abraços!

 

Vitor, obrigado por responder.

 

A idéia é ficar bastante tempo em cada cidade mesmo. Uma vez fiquei 4 dias em Nova York e achei muito pouco. Nossa idéia é aproveitar a noite em alguns dias, e assim acabamos perdendo a manhã. Isso já diminui o tempo útil em cada cidade. Também não queremos muita correria com aeroportos e translado... Pretendemos fazer tudo "na boa", com tempo de sobra.

 

Como disse, ainda estou vendo os custos, então é possível que a viagem encurte, me obrigando a tirar 1 dia de cada cidade ou até remover uma das cidades do roteiro.

 

Mesmo assim obrigado pelas colocações.

 

Abraços

Guilherme

Link para o comentário
  • Colaboradores

Lendo o roteiro eu imaginei que vc quisesse ir para Lisboa por conta da logística, já que de lá é mais fácil de se chegar a Madrid. Mas a questão é: se já está lá, por que não conhecer? Barcelona tem 4 dias completos, tire 1 e coloque em Lisboa. Eu acho muito pouco, mas ao menos vc conhece o basicão (cidade alta, terreiro do paço, monastério dos jerônimos, etc.).

 

E reforçando o Davi e o Adriano, é besteira aumentar a quantidade de cidades, deixe assim que tá ótimo. Corrigindo a parte de Lisboa, seu roteiro estará muito bom, bem distribuído e com uma boa logística.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá Pessoal.

 

Ocorreu quase tudo certo com a viagem (não fosse a greve da TAP). Este forum me ajudou muito, então faço questão de deixar minha contribuição.

 

Primeiro um breve (?) resumo:

Comprei o trecho SP -> Porto em um voo direto pela TAP, pois não queria chegar o menos cansado possível. Isso não adiantou de nada pois, devido à greve, nosso voo foi cancelado, e nos enfiaram em um trajeto SP -> RJ -> Lisboa -> Porto. Chegaríamos no Porto pela manhã e acabamos chegando à noite! ::otemo::::otemo::

 

Porto nos surpreendeu positivamente, ficamos 2 noites e fomos de carro para lisboa, passando por Barcelos e Fátima (Barcelos vale muito uma visita, comemos uma feijoada com bebida e café incluidos por 5 euros!!).

Chegamos em Lisboa a noite. Como tínhamos um dia inteiro apenas, resolvemos pegar um tour de Yellow Cab (procure no TripAdvisor), 49 euros por pessoa o dia todo. Conhecemos o básico de Lisboa e depois fomos para Cascais e Cintra, nos arredores. Cascais achei dispensável, é uma praia de ricos, mas Cintra também vale a visita. Almoçamos em um restaurante da região com comida típica portuguesa (o bacalhau lá é só pra turista mesmo, e demos azar em um outro restaurante lá. O bacalhau estava horrível!). Achei que o tour valeu a pena, o motorista é super gente boa e o trajeto foge um pouco do clichê, apesar de um pouco salgado o preço.

 

Fomos de avião no dia seguinte para Madri. Ficamos 4 noites. Pegamos bastante calor lá (acima de 35 graus alguns dias). Fomos a Toledo de trem, cidade Medieval, muito legal apesar de não termos entrado em nada. Aliás, não compramos entrada de nada antecipadamente. Entramos em poucos lugares pagos (Museus, igrejas) durante a viagem. Chegávamos na frente e se desse vontade, entrávamos. Enfim, fomos com um intuito de passear mesmo sem muito compromisso. Só o empenho de ir para Aeroporto/Estação de trem pra estar lá no horário já nos estressava rsrs. Voltamos para Madri e tomamos cerveja por 1 euro no 100 montaditos. Essa franquia de tapas tem pela cidade toda, e demos sorte de ter uma perto do Hotel. Também fomos no Santiago Bernabeu no jogo entre Real e Juventus pela semifinal da Champions League. Mas ficamos só do lado de fora...

 

Fomos de Madri para Barcelona de trem Renfe. Quem for à Europa tem que fazer pelo menos uma viagem de trem, é uma experiência bem diferente. Não tem checkin de bagagem, comissário de bordo, cinto de segurança, nada! O trem fecha as portas um minuto antes do horário e começa a andar exatamente no horário marcado! Quem não chegou a tempo fica pra trás. Achamos muito melhor do que avião. Se voltar à Europa irei fazer tudo de trem ou carro. Em Barcelona fomos à praia para conhecer, deu 5 minutos e tivemos que ir embora devido à uma tempestade de areia rsrs... Ficamos 4 noites em Barcelona. Entramos na Casa Batló e a Sagrada Família, impressionante a altura dessa igreja!!! Com certeza vale a entrada. De resto passeamos pela cidade, recheada de obras do Gaudi. O Bairro Gótico também é sensacional. Lavamos nossas roupas em uma lavanderia próximo ao Hostel (4 euros para uma máquina de lavar cheia). Fomos no jogo do Espanyol vs. Real Madri (o Barça jogava fora naquele fim de semana). O estádio do Espanyol fica na periferia, e é impressionante como parecia que estávamos no centro da cidade!! Tudo limpo e arrumado. Em todas as cidades andamos apenas de metro e onibus, porém tivemos que pegar Taxi para irmos ao Aeroporto de Barcelona. Perdemos o trem que ia para o aeroporto por segundos, e o próximo só meia hora depois (já estávamos atrasados). Mesmo com taxi chegamos em cima da hora (o taxi deu 30 euros).

 

Sofremos muito com o metrô de Paris (e das outras cidades também) pois eles são bem antigos e não tem escada rolante. Assim tinhamos que carregar as malas escada acima ou abaixo. O peso dela atrapalhou, hoje levaria uma mala bem mais leve, apesar da viagem ter durado 1 mes no total. Em Paris entramos na torre e no Louvre (gigantesco!!). Tentamos entrar na Saint Chapelle mas a fila tava muito grande (já estamos meio velhos e sem paciencia pra fila rsrsrs). Também ficamos com preguiça de ir para Versalles. Ficamos 5 noites em Paris no total. Fomos um dia na torre à noite, vale a pena mas fique esperto com o horário. Meia noite o metro fechou e tivemos que voltar de taxi (desta vez 10 euros apenas). Paris é uma cidade muito mais cara (só tomei cerveja de mercado e nos happy hours rsrs), então tem que ficar atento aos gastos do dia.

 

Fomos de trem Thalys para Amsterdam. Bem parecido com o trem na Espanha, porém sem passar por raio-x. Vc chega na porta do trem com a bagagem e o funcionário verifica sua passagem, Só isso. Na volta em Amsterdam simplesmente não tinha ninguem!!! Impressionante!. Verificaram minha passagem no meio da viagem apenas...

Bom, quem vai a Amsterdam já sabe o que espera, então não se assuste com o cheiro da cidade rsrs. Mas é uma cidade sensacional, os canais e o estilo das construções dão um clima diferente. Dá pra sentir a diferença de Portugal/Espanha/França, até no idioma (uma mistura de inglês e alemão, porém bem menos difícil que este último). Inclusive, todos os holandeses falam inglês sem problemas (bem diferente que na França). Entramos na casa da Anne Frank depois de 2 horas de fila e de muito frio (desta vez encaramos a fila). Em Amsterdam andamos apenas de Onibus e Trem urbano (um bonde moderno). E cuidado com as bicicletas!! Quase fomos atropelados varias vezes porque é dificil saber o que é calcada e o que é ciclovia no começo. E eles andam feito loucos!!

 

A volta foi tudo dentro do esperado. Nosso voo em Paris era as 6 da manha, então resolvemos dormir no aerporto (Orly). O Aeroporto meio que fecha de madrugada, e o pessoal da manutenção (limpeza, obras) começa a trabalhar. Quase não dormimos e quase fomos atropelados pelo carrinho elétrico que limpa o chão rsrs. Enfim, não teríamos uma boa noite de sono de qualquer forma. Outro detalhe: se forem dormir em aeroporto não se esqueçam de se agasalhar bem e levar um lençol ou cobertor. Passamos um pouco de frio durante a noite.

 

Considerações:

 

1- Entrar na Europa por Portugal foi um ponto que achei muito positivo, pois não sentimos muito o choque cultural. Ir para a Espanha logo depois também ajudou nisso. Minha esposa não fala inglês e conseguiu se comunicar muito bem nos dois países (Portugal ainda mais, evidentemente). Os portugueses são muito simpaticos com brasileiros.

Em Paris tudo mudou de figura, mas já estávamos no meio da viagem então não nos "chocou" muito. Encontramos um casal que fez o caminho inverso (entrou pela frança e iria sair por Portugal), e eles reclamaram muito de Paris e adoraram Portugal rsrsrs.

 

2- Ficamos em hostel em Lisboa e Barcelona. Eu tinha muitos pontos de Hotel e gastei tudo nos Holiday Inn de Madri e Paris (em Paris era 300 euros a diária deste hotel!!!). O ponto negativo de hotel é que queríamos economizar no café da manhã e fica complicado fazer isso sem prato e talheres rsrs. Em barcelona ficamos no Hostel Casa Gracia, um hostel gigante, com uma cozinha igualmente gigante. Tinha eventos toda noite (uma noite teve um show de Flamenco). Mas a diária de um quarto privativo era um pouco salgada. De qualquer forma pra gente foi bom pois gostamos de aproveitar as comidas/petiscos locais (íamos muito em mercados municipais e feiras), mas nas cidades que ficamos em Hotel não dava pra comprar nada, pois não tinha como preparar. Em Paris fomos na feira da Bastilha e queríamos levar tudo, mas não tinha como ficando em Hotel.

 

3- O GPS é indispensável quando for alugar um carro. Achei que o GPS do celular fosse suficiente, mas não funcionou como queria. Não vale a pena correr esse risco. Cometi este erro e perdi algum tempo tentando voltar para a locadora de carros.

 

4- Viajamos no mês de maio e pegamos uma temperatura agradável na maioria das cidades. Os extremos foram 35 graus em Madrid e 6 graus em Amsterdam. Pegamos chuva leve apenas em Paris e Amsterdam, mesmo assim não atrapalhou em nada. Tinha muitos turistas em todas elas (Em Amsterdam demos azar de pegar um feriado prolongado, e a cidade estava abarrotada). Mas a Torre Eifel, por exemplo, estava tranquila. Acredito que Julho e Agosto deve ser impossível visitar qualquer coisa por lá.

 

5- Achei que a estrutura de aeroportos é bem parecida com o Brasil. Em todos os voos tivemos o embarque feito com aquele onibus que leva os passageiros até a porta do avião. Mas o resto (trem/estradas) nem se compara.

 

6 - Não sei ao certo quanto eu gastei, mas foi em torno de 120 euros por dia (contando eu e minha esposa), sem contar passagens e hospedagem. Comecei a comprar Euro uns 4 meses antes, sempre acompanhando a cotação do dia. O Travel Card funcionou bem, (funcionou em todas as compras que fiz na internet), mas não era aceito em alguns estabelecimentos (apenas cartões de bancos do país). As refeições davam em média 20 euros para nós dois. Em Paris era um pouco mais caro, e comemos algumas vezes comida pronta de mercado. Em compensação fomos em um bom restaurante um dia. Fomos muito em bares e não entramos muito em atrações pagas (fomos apenas em um museu a viagem toda), então acho que esse valor por casal é mais ou menos o mesmo independente do perfil. No geral Portugal e Espanha é tudo muito mais barato, então quem quem quer viajar para a Europa pensando em custo benefício, não vai se arrepender de colocar esses dois países no roteiro.

 

É isso pessoal, um abraço e até a próxima viagem.

 

Guilherme

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...