Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#489796 por Andre_Alves
01 Ago 2010, 02:04
Bem galera, sou carioca e considero que a visita ao Pão de Açucar é obrigatória para todos, tanto para turistas, como para cariocas. Aqui, vou mostrar um caminho alternativo para o Pão de Açúcar.
Algumas empresas cobram para mostrar este caminho tão fácil (e óbvio) de ser encontrado, mas qualquer um pode fazer esta trilha sem medo.
É a maneira mais fácil de se conhecer o Pão de Açúcar de graça (pros que querem economizar na mochilada, ou até mesmo na viagem) e tranquila (pq não tem como se perder, pois tem a trilha é muito delimitada e tem fios para não serem pegos atalhos que façam com os mais "espertinhos" se perderem).
Além disso, é muito fácil de subir (várias crianças estavam fazendo este caminho quando fui. Encontramos, inclusive, um casal de turistas subindo com 4 filhos loirinhos que estavam se divertindo com a subida).
Eu e minha namorada fizemos a subida em algo entre 30 e 40 minutos.

Sábado - 10h
Chegamos à Praia Vermelha, na Urca e nos dirigimos à Pista Claudio Coutinho ou "Caminho do Bem-te-vi". É só ir reto até o final da Av. Pasteur e seguir para a esquerda quando chegar naquela rotatória, ao invés de ir direto para a praia, não tem erro.
Nessa hora já tinham alguns grupos que estavam fazendo alpinismo subindo a pedra.
Na pista é só seguir reto até chegar à um ponto que tem uma entrada na esquerda com uma placa escrita "Trilha da Urca". Tentem seguir as orientações da placa galera !

Imagem

Entramos nessa trilha e em uma subida rápida, diria uns 15 ou 20 minutos, chegamos à uma divisão no caminho em que há duas pedras para os que quiserem respirar um pouco. Aqui existem duas opções, seguir para a esquerda chegando ao Pão de Açúcar ou para a direita, que não sei bem aonde dá.
Enfim, aqui fomos saudados por alguns micos, típicos da Urca:

Imagem

À esquerda, continuamos nosso caminho para o Pão de Açucar. O curioso foi encontrar uma "torre" no meio do caminho e ouvir uma pérola de uma mulher que estava olhando os micos quando estavámos saindo das pedras pra ir para o Pão de Açucar (Ela disse: "Cuidado! Os micos são animais peSSonhentos pq eles não gostam de pessoas!")
Bem, chegamos ao nosso destino uns 15 minutos depois e nos deparamos com um visual que não víamos desde pequenos:

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui, um grupo subindo o paredão chegando ao Pão de Açucar:

Imagem

Ah sim, quando fomos para a esquerda naquelas pedras para chegar ao Pão de Açúcar, esqueci de falar uma curiosidade. Você vê vários atalhos para a direita, vários caminhos e fica até meio receoso de entrar neles, ainda mais com os avisos nas trilhas. A primeira entrada à direita tem uma mini-clareira que vale a pena checar. Na volta passamos lá para ver o que era (indo aos poucos pq pensávamos que a pedra acabava do nada e nessas entradas vc tem que ver aonde pisa, senão é vôo livre na certa).
Lá encontramos um cara deitado numa rede entre duas ávores descansando, uma pai com sua filha e 3 mochileiros sul-americanos que tiraram essa foto aqui em baixo para gente. Aliás, tirando o pai e a filha, o resto estava lá repousando suas cargueiras e tirando algumas fotos de recordação.

Lá pras 12h (ou um pouquinho mais, não checamos no relógio, mas acho que era isso, sei que a barriga estava marcando a hora do almoço), depois de encarar o "trânsito" na descida da trilha devido ao horário de "rush", chegamos à pedra que dá início à trilha. Estava molhada, então descemos beirando o tronco, igual o casal no fundo da foto, para não ocorrer nenhuma escorregada inesperada.

Tomara que seja muito útil, afinal, é uma dica econômica para quem vém ao Rio de Janeiro de férias e uma motivação para quem mora aqui e nunca fez essa trilha.
Não deixem de visitar o Pão de Açúcar, seja de bondinho, seja por essa trilha da urca. E não esqueçam o protetor no rosto, pois lá em cima o sol é meio forte.
Só mais um detalhe, procurem ir de manhã a partir das 8:30h pq é o horário que abre lá em cima para quem vai pela trilha. O horário certo acho que é de 8h às 18h, mas à noite é meio furada pq perde muitos pontos bonitos.
Fiquem tranquilos quanto ao cansaço e fome pq lá em cima tem cadeiras muito boas para relaxar com uma vista maravilhosa e quiosques/lanchonetes para aquele lanchinho. E boa visita ao Pão de Açúcar ! 8)
Editado pela última vez por Andre_Alves em 27 Dez 2012, 15:19, em um total de 1 vez.

#548290 por Patibelli
27 Jan 2011, 12:44
Oi André!

Motivada pelo seu relato, saí de SP nesse feriadão decidida a colocar essa trilha no meu roteiro. Meu marido já tinha feito a alguns anos, e disse que na época não tinha placa nem nada, mas agora está bem sinalizada.

Foi uma ótima trilha, e não pagar 44,00, melhor 88 né, tb foi ótimo!

Fora as fotos lindas!
Imagem

Bjus
Paty
#593092 por Marilza Barcellos
29 Mai 2011, 11:41
Bom dia André!
Gostei muito do seu depoimento, já fiz esta trilha três vezes no verão à tarde para assistir o por do sol do Pão de Açucar que é o mais lindo do Rio de Janeiro.
Só tem uma coisa que eu acho que você não sabe, o último bonde que desce é gratuito. Você sobe pela trilha e desce de bonde sem pagar nada, não é ótimo. Bjs Marilza
#627703 por digusto
27 Ago 2011, 11:59
Oi Pessoal,

Só uma pequena correção. Essa trilha que vocês estão falando é do Morro da Urca e não do Pão de Açúcar. Essa trilha chega até onde o primeiro bondinho leva. Realmente é uma trilha bem tranquila e muito linda. A trilha para o Pão de Açúcar, que é pra onde o segundo bondinho vai é mais puxada e tem trechos de escalada. Então só é possível ir lá com equipamentos de escalada e com guia experiente. A trilha é conhecida como Costão do Pão de Açúcar e foi a primeira via de escalada que chegou até o cume do Pão de Açúcar. Recentemente uma pessoa desavisada foi fazer essa trilha sem equipamentos e morreu após sofrer uma queda.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/n ... 10703.html

Então é isso!

Um abraço,

Diego Almeida.
www.caminhodasaude.com
#629193 por Cris*Negrabela
31 Ago 2011, 22:22
Era isso o que eu tava tentando entender... procurando por Pão de acuçar por trilha no google me vinha infos dessa trilha do Costão, e olhando pelas fotos (claro, todas de agencias de turismo), vi que tem uns trechos de escalada mesmo.

So nao entendi uma coisa: subindo pela trilha da urca, paga-se o mesmo valor para embarcar no bondinho?
#643156 por leofigueiredo
17 Out 2011, 22:22
Já fui no Rio duas vezes, mais desta segunda vez, em julho, conheci o Rio por outro angulo, e dentre os passeio, fiz a trilha da Urca, muito legal, e de graça. Conhecer a Lapa e andar no bondinho de la foi massa e por 0,60 reais. A feirinha perto do paço Imperial e a feira de verduras na Gloria é tudo de bom. Recomendo!
#643238 por trilheirosilvestre
18 Out 2011, 09:06
Fala pessoal !!!!
Bom , respondendo as perguntas do povo de fora :

A trilha para o Morro da Urca é SUUUUPER tranquila ! Só não suba com pressa, senão vocÊ se dá mal :lol:
Quem decidir um dia , ao chegar nas tais pedras "divisórias" e querer pegar pra DIREITA , irá encontrar uma trilha relativamente aberta ( que também passa por outra antena igualzinha a que vai para o próprio Morro da Urca ) e que dá literalmente no nada rs .

Chega-se a uma área em que se tem visão do lado esquerdo da Guanabara e do direito , do atlântico . Mas é bem fraquinha .
Explorando com cuidado , do lado direito pro Atlântico os mais aventureiros talvez encontrem uma via de descida ( que acredito esteja bem gasta ) pela mata para a pista Claudio Coutinho .

Quanto ao valor do bilhete : Custa metade para quem sobe no Morro da Urca e sobe pro Pão de Açúcar - R$26,00. Se você for estudante da rede pública ( 1º, 2º e 3º grau ) paga a metade da metade - R$13,00 . http://www.bondinho.com.br

Quanto ao transporte gratuito : Começa a rolar a partir das 20:00 se não me engano . O portão de acesso á trilha fecha as 18:00 se não me engano .

Quanto á trilha do Pão de Açúcar : Nunca fui, mas já ouvi muitos relatos que é muito técnica e em alguns trechos é necessário sim cordas e crampos . O cara que caiu lá era um imbecil ! ::hein:

Quanto a estrutura lá encima: Banheiros , lanchonete e banco do tipo 24h ( liguem antes para confirmar ! ) .

Então é isso criançada ! Espero ter ajudado [;)]...
Forte abraço ! ::otemo::
#737927 por Eduardo. Souza
17 Jul 2012, 18:59
Eu recentemente fui ao Rio e fiz uma outra trilha que nem sabia que existia, a do Pão de Açucar!!! Fiquei sabendo por um amigo que mora no Rio sobre a possibilidade de se escalar o morro mais alto. Liguei para muitas empresas tentando marcar o passeio mas parecia difícil seja pelo preço abusivo ou pela má vontade em fazer para apenas 2 pessoas! Ao final acabei decidindo fazer com uma empresa chamada Rio Natural que me cobrou um preço honesto!

A trilha exige alguma dificuldade técnica mas nada que uma pessoa em boa forma e com um pouco de disposição não consiga fazer, O guia foi super atencioso e contou detalhas sobre a história do Rio durante o caminho de subida!

E qual não foi a minha surpresa quando chegamos ao topo e descemos de bondinho, na minha opinião foi o melhor passeio que fiz no Rio. Aconselho a todos fazerem esse passeio, no dia seguinte ainda com a agência Rio Natural e o guia Guilherme fiz o Pico da Tijuca esse um pouco mais fácil mas com uma vista incrível para toda cidade!

Fica a dica para quem realmente gosta de trilha!

O telefone do guia é 21 9643-7424

Abraço a todos!
#738794 por LarissaBenjamin
19 Jul 2012, 23:02
Recomendo... Já fiz a trilha do Morro da Urca duas vezes... mas a do Pão de Açúcar ainda não...bem tranquila, os pais levam crianças tb... só tem que tomar cuidado na pedra inicial pra não escorregar...
Imagem

Imagem

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante