Ir para conteúdo

Qual o risco de descobrir trilhas usando Google Maps?


luiz_borges

Posts Recomendados

  • Membros

Já faz vários anos que quero começar a praticar trekking na minha região, mas infelizmente até hoje não consegui encontrar ninguém que já pratique para me indicar locais de trilhas. As poucas que conheço da região são trilhas de jipeiros, em estradas, e não é bem isso que eu quero.

 

Olhando as imagens de satélite (Google Maps) da minha região eu consegui encontrar matas, cursos d´agua e lagoas, mas não sei qual o risco de me embrenhar por um caminho que só conheço via satélite. Uma das matas na região eu sei que fica perto de um assentamento, então existe um povoado perto, mas e o resto? O acesso a várias delas passa por estradas de canaviais ou beira de rios, alguém já teve problemas em trilhas assim com assaltos, bêbados, ou encrenqueiros?

 

E para acampar nestes casos (no futuro esta é minha intenção). Eu já vi que é importante acampar meio longe da trilha, para vc ficar mais escondido. Alguém já sofreu com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Luiz, tudo bom ?

 

Onde você mora ?

 

TRILHAS

Eu também não gosto de andar em estradas.

Talvez como iniciante seja melhor você fazer as trilhas clássicas e bem demarcadas para depois desbravar novas trilhas.

Aqui no fórum você vai achar alguma perto de sua cidade com certeza.

 

NAVEGAÇÃO

Procure saber mais sobre navegação.

Um cara que pode te dar muitas dicas é o Getúlio aqui do fórum, ele manja muito.

Uso de bússola, mapas, GPS entre outros.

Vai ser essencial se quiser desbravar locais desconhecidos.

Eu não manjo nada. O google descreve altimetria ? Isso vai fazer falta.

 

ASSALTOS

O perigo existe naquele tipo de região onde é meio que fim de periferia urbana e início de zona rural.

E você com certeza deve conhecer os lugares que são perigosos no entorno de sua cidade.

Um lugar desse tipo aqui perto de São Paulo é a região de Paranapiacaba, porém melhorou bastante.

 

ACAMPAMENTO SELVAGEM

Se você corre o risco de acampar em propriedade particular sem saber ou ser vítima de assalto ... sim, é mehlor acampar escondido longe da trilha.

 

Abraço !!!

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Para começar o melhor e ir com um grupo que já conheça o local. Fazer trilhas conhecidas, bem batidas, consolidadas. Procure na sua cidade ou região, existem vários grupos espalhados pelo Brasil. Até utilizar de agências de aventuras vale.

Depois, com tempo e experiência aventure-se no desconhecido!!! Mas leve bússola, carta topográfica e GPS, e principalmente, saiba usá-los.

Começar desbravando matas e florestas sem trilha não é aconselhável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoas, como eu disse lá em cima no primeiro post. Não consegui encontrar ninguém da minha região, já procurei em fóruns, facebook, já fui na Secretaria do Meio Ambiente daqui, lojas de pesca, e onde mais eu poderia procurar e nada. Sinceramente eu já desisti de encontrar um parceiro de trilha por aqui.

 

Aqui também não é perto de nenhum grande parque, reserva ou praia e o mais próximo de uma trilha conhecida e uma das rotas do Caminho da Fé que começa em São Carlos a 40 km de distância daqui. Ou seja, trilhas comuns são inexistentes.

 

Sobre as trilhas conhecidas, aqui tem muita gente que faz trilha de bike e moto. Então o que tem é estradas de terra batida beirando canaviais, trilhas pela mata são praticamente inexistentes. As que chegam até umas cachoeiras ou lagoas não são muito seguras pq vai muita gente pra lá de moto e bike, um colega ciclista já foi assaltado e já teve até emboscada pra grupo grande de ciclistas. Uma destas trilhas de terra batida que vão até uma cidade vizinha eu já fiz várias vezes (indo e voltando dava quase 40km por dia) quando me preparei para ir para Machu Picchu, mas honestamente, só fiz pela prática pq lá só se vê cana. :(

 

Sobre altimetria, o Google Maps mostra o terreno também com indicação, mas aqui é bastante plano, os morrinhos são pequenos e não existe montanha na região.

 

Eu cheguei no ponto que ou ando vendo cana no final de semana, ou tomo alguma atitude e saio desbravando matas que eu encontrar na visão via satélite. Mas continuar parado esperando parceiro mais experiente (e inexistente) não dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É isso aí, vai ter que se programar, pegar o busão e se jogar!!!

Aqui no fórum sempre tem gente combinando trilha, dá uma olhada no fórum de companhia para viajar.

Ou você mesmo pode abrir um, escolha um destino e espere que mais gente apareça.

Você é do interior de SP, certo? Vai pra Mantiqueira!!!! Lugar maravilhoso, com muitas trilhas e relativamente perto.

E pra mantiqueira sempre tem agência fazendo pacote, gente se juntando pra andar por lá e gente querendo ir.

Minas também tem muita coisa, PE Ibitipoca fica no sul de mineiro, dá uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Você corre riscos muitos sérios, que é o risco de começar e não querer parar mais, quando descobrir que pode voar com suas próprias pernas, você já se perdeu e aí não tem mais volta. Se programe, estude, pesquise e vá se divertir com responsabilidade. Abraços, meu velho.

598dc437a1aea_CaricaturaaDivanei.jpg.ab5a141b19daf43e1a778824b7300e6c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Então, eu e mais alguns amigos criamos recentemente o projeto "Trilhas Perdidas: Muito Além do Horizonte". O objetivo desse projeto é mapear lugares ermos, pouquissimamente conhecidos (cachoeiras, serras, vales etc). Tudo isso através de expedições de trekking que podem durar horas ou até dias.

 

E de uns tempos para cá viemos adquirindo certa experiência no que chamamos de Exploração Virtual, ou seja, como encontrar e estudar lugares utilizando softwares como o Google Earth. Nesse livro falamos sobre como traçar trilhas, como estudar altimetria, como obter melhores imagens etc...

 

Lançamos um mini-livro gratuito lá no nosso site. É uma primeira versão... mas já tem muita coisa. Dá uma olhada lá em https://trilhasperdidas.wordpress.com/exploracao-virtual/

 

Mas enfim, claro que expedições exploratórias tem seus riscos (muito mais riscos que um trilha já conhecida). É preciso ir com mais de 1 pessoa (geralmente eu recomendo no mínimo 4); é preciso levar purificadores d'água (clorin, lifestraw etc); é preciso analisar muito bem o peso da cargueira etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...