Ir para conteúdo

O Brasil como destino internacional de mergulho


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fiz esse tópico para continuar uma discussão que tive com um pessoal no feriado e queria saber o que vocês pensam. O tópico era: por que o Brasil não é um destino internacional de mergulho?

 

Não conheço muito nosso Nordeste e mergulhar lá mesmo, só mergulhei em Noronha, mas me recuso a acreditar que não seja possível termos - com os devidos investimentos e vontades políticas, claro - um destino que possa atrair mergulhadores do Brasil e do mundo. Chegamos a algumas conclusões e queria saber o que vocês acham:

 

1- Falta de infraestrutura: se pegarmos nosso destino mais famoso - Noronha - não temos sequer uma câmara hiperbárica funcionando. Você não traz um gringo pra cá se não tiver uma câmara. Além disso, são poucos Dive Centers no país (quase todos no Sudeste, onde não temos como fazer um destino de classe internacional) com uma estrutura de barcos e equipamentos em boas condições, ainda mais se compararmos com os grandes centros mundiais.

 

2- Capacidade das operadoras: a maioria das operadoras brasileiras são "mais do mesmo". Pode entrar nos sites de quem você quiser e verá que as ofertas não mudam muito; os mesmos destinos (Noronha, Caribe,...), os mesmos serviços, os mesmos tudo. Falta atitude e, principalmente, capacidade de investimento para montar uma operação que atraia quem está lá fora. Nesse caso, temos toda estrutura em volta do próprio mergulho, a começar pelos hotéis. Não temos nenhum Dive Resort como vemos tanto por aí; viagens e locais dedicadas ao mergulho. Isso passa pelos Live Aboard também, muito limitados aqui.

 

3- Pontos de Mergulho: aí é um achismo pessoal. Tá certo que não temos muitas condições geográficas que favorecem o mergulho. Baixa visibilidade nas costas por conta da grande quantidade de rios, mares pouco amistosos em outros lugares, ressurgências que gelam a água, uma série de coisas. Hoje, os mergulhos "sonho de consumo" dum mergulhador médio no Brasil se restringem a Noronha e Abrolhos. Eu me recuso a acreditar que seja só isso, especialmente no Nordeste. Não é possível que em estados como PB, PE, AL, SE ou BA não seja possível identificar uma série de pontos de mergulho com boa visibilidade, vida marinha e temperatura amena da água (coisas que atraem um turismo de mergulho em massa). Pra mim, temos muito ouro escondido debaixo d'água.

 

4- Falta de "massa crítica". É o dilema de Tostines: mergulho Brasil é caro porque tem poucos praticantes ou tem poucos praticantes porque é caro? É difícil viver de mergulho no Brasil, desde o Dive Master até o dono do Dive Center. Pra ter bala capaz de investir em coisas maiores e diferentes, precisaríamos ter um mercado interno que pagasse a conta. Contar com o afluxo do exterior é risco demais.

 

5- Falta de divulgação. Pego dois exemplos que passei em Bonaire: um do DM que conheci e tinha ouvido falar de Noronha; batemos o maior papo sobre lá, pois ele queria dicas e só tinha ouvido falar de Noronha. Ou seja, um cara que trabalha há 10 anos num dos maiores centros de mergulho do mundo, aqui pertinho da gente, só tinha "ouvido falar" de Noronha. Imagina o resto. Outro exemplo foi num Guia que folheei no hotel com os principais pontos de mergulho do mundo inteiro. No capítulo Brasil tínhamos: Parati, Rio de Janeiro e Cabo Frio. Só. Precisa falar mais?

 

6- Vontade política. Mergulho não é visto pelas "otoridades" com a devida seriedade como atividade turística. Tenta afundar um navio na costa pra criar um ponto de mergulho. Só na clandestinidade. Procura alguém para investir em infraestrutura pra ver quantas Secretarias de Turismo você encontra. Achei um absurdo a história que ouvi no feriado que as operadoras de Noronha teriam que investir do próprio bolso para reformar e manter a única câmara hiperbárica da ilha - que pertence à Marinha. Isso me foi contado pelo cara que foi responsável pelas operações da Atlantis por anos. Um absurdo esse dinheiro não vir dos governos que poderiam lucrar um monte com uma câmara funcionando na ilha e o aumento do afluxo de mergulhadores. Lembrando que o mergulhador é um turista que tem um ticket médio de gastos na viagem altíssimo, equivalente a uns 20 turistas CVC. Não vale à pena investir nesse cara?

 

Enfim, desculpem se me alonguei, mas quem quiser contribuir pra discussão, fique à vontade.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala André!

Já pensei sobre esses "motivos" q vc elencou, e lembro q uma ver o Sanderson, da Sandmar de Arraial do Cabo soltou uma "pérola" q a meu ver tem MUITO a ver....

Ele dizia q se a Corrente do Brasil subisse e não descesse o imenso volume de sedimentos do Rio Amazonas iria todo pro Caribe, e aí o Caribe seria aqui!

Eu ri muito qdo ele falou isso, mas pensando bem, tem a ver.

Em muitas das ilhas do Caribe, só pra dar esse exemplo, qquer mergulhinho "bunda" de praia encanta tanto ou mais do q os melhores mergulhos de Noronha, q é talvez nosso carro-chefe em termos de mergulho.

Um eventual alto custo da atividade e mais alguns outros tópicos q vc citou se aplicam mais aos nacionais, já q somos um país barato para os cidadãos do "primeiro-mundo", e acho q além destes já esperarem uma certa rusticidade em nossas operações, para eles meio q tanto faz uma eventual política sobre a atividade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala Andre, fala Mauricio,

 

Andre, todos esses topicos q vc colocou acho q seriam totalmente validos se nossas aguas fossem realmente excelentes. O tesouro escondido. O problema eh q nao sao. Comparar o mergulho no brasil (atlantico sul ocidental) com os destinos de mergulho no indico e no pacifico eh praticamente como comparar a nossa floresta atlantica e a floresta amazonica com parques nacionais na inglaterra, pra um brasuca, dar um role no parque nacional ingles eh bunda total!!!!!!!! Pra baixo de abrolhos (fora um dia ou outro de sorte q vc pega aquele mergulho q eh um disbunde q vc ve um monte de bichos - q eh tipo uma vez por ano!) o mergulho eh bem fraquinho. Agente ate pode achar legal um mergulho na ilha da ancora em buzios ou na laje de santos em sampa, mas sinceramente eh como achar legal ir dar um role na floresta da inglaterra. Mesmo abrolhos, eh muito legal, mas nao tem comparacao com os destinos top 10 do mundo. Noronha eh legal, muito legal, mas poucos mergulhos se comparam com o Mar Vermelho onde eu trabalhei por um tempo (Alguns se comparam sim, mas nao muitos). Eu ja mergulhei na costa do ceara e achei melhor q noronha, mas ali eh bem em cima dos ventos alisios q sopram dia e noite e o mar eh GIGANTE, bate absurdamente, so aguenta quem eh hardcore, e 90% dos turistas nao sao e passariam tao mal q nunca mais voltariam. Fazer liveaboard la entao esta fora de questao, eu passei 15 dias la em alto mar, mas ate eu me impressionei, foram as duas semanas mais legais da minha vida, mas tem muito instrutor de mergulho q so sabe trabalhar em condicoes ideais q nao ia aguentar o tranco, isso eu agarantcho!!! Imagina o turista convencional.

 

A diversidade aqui eh menor q a do caribe e aguas limpas nao fariam isso mudar, o caribe eh mais legal q aqui, digo mais legal pq nos mergulhamos pra ver bichos legais, corais e tal, e isso nos nao temos muito aqui. Falar pra alguem desses mergulhadores q rodam o mundo saindo de ferias de mergulho de uma a duas vezes por ano nos paraisos q o mergulho em bombinhas, em sampa ou no rio sao bons eh piada, ele vai sair do mergulho la e vai querer amassar o seu nariz. Vc teria q ter atrativos especificos, tipo a raia jamanta aqui na laje, em noronha a diversidade eh bastante baixa comparado a abrolhos, mas como eh um lugar de formacao vulcanica a formacao do fundo eh lindissima, pra mim isso eh o ponto alto de la, eh como passear em uma caverna. Pq ficar vendo um ou otro tubarao ponta branca e um monte de lambaru nao eh atrativo pro cara q mergulhou nas filipinas, em mozambique ou no mar vermelho onde vc ve turaroes tigre, martelo, enfim. Eu vi jardins de coral no Mar Vermelho q eh coisa de chorar, e nos nao temos nada comparavel a isso aqui no brasil.

 

Aqui no brasil, mergulho bom de verdade (pro padrao brasileiro) eh longe da costa, nao existe esse papo de navegar 15 minutos como no caribe e estar em um poto excelente - ou ate em noronha, mas la eh a excessao total - , e mergulhador q sai de ferias de mergulho, muitas vezes eh fresco, quer neguinho colocando e tirando a nadadeira do pe dele, serio, eu vi isso no mar vermelho pq trabalhei na empresa de liveaboard mais luxuosa do norte do mar vermelho q tem seu ponto top de mergulho classificado por jacques cousteau como top 10 mergulho do mundo. Essa galera nao ia querer ficar batendo em um barco no nordeste, se fosse saida de uma hora sem parecer q vc esta em um maremoto - como eh no ceara - e eh a isso q o murillus se refere qdo diz q a galera do sul nao sabe o q eh mar grande e batido - talvez vc conseguisse atrair o turista extrangeiro e desenvolver o brasil como destino internacional de razoavel pra bom - com algumas poucas excessoes excelentes - , mas definitivamente nao eh o caso.

 

Com poucas excessoes - q eu citei - propagandear o brasil como um destino de mergulho show top internacional eh praticamente como falar - estou exagerando um pouco - q andar em um eucaliptal eh o maximo de um passeio na floresta.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Xaliba, valeu pela resposta. A idéia é discutir, mesmo.

 

Não penso que o Brasil possa ser O destino para mergulho, entrar no Top-10 ou competir em pé de igualdade com Caribe, Mar Vermelho ou Grande Barreira. Mas, penso que pode ser UM destino importante, ser uma boa alternativa. Quando falei lá em cima, me foquei no NE, pois realmente, de Abrolhos pra baixo, só pra turismo local. Da Bahia à Paraíba temos uma faixa de recifes e piscinas naturais que são exploradas só para passeio de jangada e um snorkel no máximo. Por outro lado, não temos quase nada de operações de mergulho decentes por lá.

 

Será que não temos um potencial de pontos de mergulho que por aí? Minha impressão é que tem muita coisa inexplorada e que pode render uns bons frutos. Já vi gente falando que mergulhou em Alagoas ou no sul de Pernambuco e tinha ótimos pontos. Um Sharm El Sheik? Uma Cayman? Uma Galápagos? Não, mas que rendeu ótimos mergulhos.

 

Se aliarmos com o que temos de potencial na superfície - especialmente as praias - será que não dá pra ter um destino interessante? Seja para uma viagem de mergulho ou apenas uma viagem normal onde o sujeito também quer mergulhar.

 

Agora, de nada adianta termos pontos maravilhosos, acharmos uma nova Palau, se nossa infraestrutura for a atual. Se não tivermos uma câmara hiperbárica, quisermos transportar a gringolândia nessas traineirinhas mal adaptadas, propiciarmos equipamentos caindo aos pedaços e não oferecermos nem um tanque de água doce ou um locker. E essa é a realidade do mergulho em 90% das operações que temos Brasil afora.

 

A costa do CE, nem mencionei por causa dos problemas de navegação, mesmo. Desde a época dos Descobrimentos os portugas já evitavam navegar por lá.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala Maurício. Já tinha ouvido essa teoria do Rio Amazonas, mas tenho lá minhas dúvidas. A corrente que predomina no norte do Brasil (do RN ao AM) é a Corrente Norte Equatorial que justamente corre no sentido Leste-Oeste, ou seja, em direção ao Caribe, então não parece fazer esse efeito. A Corrente do Brasil atinge apenas o Leste da nossa costa, do RN pra baixo, no sentido Norte-Sul.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Fala Maurício. Já tinha ouvido essa teoria do Rio Amazonas, mas tenho lá minhas dúvidas. A corrente que predomina no norte do Brasil (do RN ao AM) é a Corrente Norte Equatorial que justamente corre no sentido Leste-Oeste, ou seja, em direção ao Caribe, então não parece fazer esse efeito. A Corrente do Brasil atinge apenas o Leste da nossa costa, do RN pra baixo, no sentido Norte-Sul.

BOA, Andre!

Vou me informar sobre isso. Agora fiquei realmente curioso!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu nao conheco o Parcel de Manuel Luiz no Maranhao, mas segundo fontes seguras eh um dos lugares mais top do brazil e COINCIDENTEMENTE o mais perto do rio amazonas! Portanto eh a maior bullshit falar q eh o rio amazonas q caga nossas aguas, o cara q falou isso nao tem a menor ideia do q esta falando.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá!

 

Eu queria compartilhar minha experiência.

 

Antes de viajar para mergulhar, pesquiso muito, para ver se vale à pena (mergulhar é bom até em piscina, mas, visto o custo, se puder selecionar o melhor, por que não??).

 

Já mergulhei em vários países (México, Malásia, Tailândia, França (Polinésia Francesa), Vanuatu, Fiji, Egito, Filipinas, etc. Mas nunca mergulhei no Brasil.

 

Por que não? Custo/benefício. É muito caro. Para mim, sai mais barato ir para um lugar de mergulhos desbundantes, como as Filipinas. A passagem é caríssima, mas o mergulho é baratíssimo.

 

No Brasil, queria mergulhar uma vez, só para dizer que tinha mergulhado no Brasil. Me cobraram 300 reais por dois mergulhos num lugar aonde não tem nada para ver, visibilidade fraca, etc. Eu até aceitei o preço, tanto queria experimentar. Em cima da hora, cancelaram.

 

Por favor, não interpretem mal minha mensagem. É só minha experiência pessoal. Um dia irei à Noronha.

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros de Honra

 

No Brasil, queria mergulhar uma vez, só para dizer que tinha mergulhado no Brasil. Me cobraram 300 reais por dois mergulhos num lugar aonde não tem nada para ver, visibilidade fraca, etc. Eu até aceitei o preço, tanto queria experimentar. Em cima da hora, cancelaram.

 

 

Cancelar o mergulho pode acontecer por causa do tempo... isso 'e um imprevisto...

 

Quanto ao preco, dificil explicar, mas uma operacao de mergulho se torna bem cara se nao tiver barco proprio....

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...