Ir para conteúdo

Deserto do Jalapão - Roteiro de 05 dias - abril/2010


Posts Recomendados

  • Membros

No início de 2010 eu e Gabi (minha amiga) resolvemos viajar, mas não sabíamos ainda para onde. Começamos então a pesquisar os possíveis destinos. Os pré-requisitos eram: tinha que ser uma viagem dentro do Brasil, barata e além de tudo diferente do que estávamos acostumadas. Então um belo dia eu abro o jornal e vejo uma reportagem falando sobre os 3 lugares mais encantadores do Brasil: Noronha (ainda não conheço, mas é um destino caro), Bonito (já conhecemos), e Deserto do Jalapão. Na mesma hora corri para a internet para pesquisar mais a respeito do lugar e foi aí que me apaixonei. Lancei a idéia para minha amiga que aceitou na mesma hora e então começamos a fase das pesquisas de preços.

Para nossa sorte, assim que digitei "Jalapão" aqui no site do Mochileiros, logo vi um depoimento da Mirna que tinha visitado o local e dissera só coisas boas a respeito da agência que contratou (Norte Tur). Não pensei duas vezes e liguei logo para lá. A Dona Telma (mãe do guia Flávio) me atendeu de uma forma muito carinhosa, anotou o recado e disse que o filho dela estaria retornando a ligação para tirar minhas dúvidas. Gente! Confesso que não levei a sério porque afinal de contas, naquele momento eu estava querendo apenas orçamento. Mas para minha total surpresa, o Flávio me ligou por volta das 19h e ficou uns 30min conversando comigo a respeito do Jalapão. Pronto! Eu nem quis mais saber de qualquer outra agência porque o que ele fez naquele momento foi conquistar 100% a confiança do cliente. Enfim, no dia 10/04/2010 eu e Gabi embarcamos rumo à Palmas, mas fazendo conexão em Brasília. E como não somos bobas, nem nada, as duas horinhas de bobeira que ficaríamos ali, arranjamos um taxista louco que nos levou para conhecer os principais pontos turísticos de lá à noite (quando Brasília fica mais bonita com as luzes acesas). Segue abaixo algumas fotos que deu para tirarmos.

 

 

20110109200547.JPG

 

20110109200804.JPG

 

20110109201022.JPG

 

Bem, acabou que o nosso vôo de Brasília x Palmas atrasou 1h. Com isso começamos a ficar um pouco aflitas, com medo da pessoa da agência não estar mais nos esperando porque afinal de contas já ia dar 00h. Mas como Deus é bom e a agência que contratamos melhor ainda, a esposa do Flavio (Lívia) estava lá nos esperando firme e forte para nos levar até o Hotel Econômico, no centrinho de Palmas.

 

Já no dia seguinte bem de manhãzinha chega o Flávio em nosso hotel para nos buscar. O cara é super simpático, sabe conversar sobre tudo e o mais importante: ele sabe fazer o roteiro de acordo com o gosto de cada cliente. Para a felicidade ou infelicidade do outro casal que foi conosco, eles teriam acabado de assinar um contrato dizendo que topariam fazer o roteiro mais radical do Jalapão que eu e Gabi (com a ajuda do Flavio) montamos...rs. E como diz nosso querido guia: Jalapão Bruto é para quem come abelha e cospe o ferrão!!!

 

Pé na estrada que começou a aventura, galera!!!

 

1º dia:

1ª parada: Porto Nacional - cidadezinha típica do interior, com casinhas humildes, porém muito bonitas.

 

 

20110109202800.JPG

 

20110109203033.JPG

 

Agora indo rumo à nossa primeira base, chegamos na Pousada Águas do Jalapão. Os donos e funcionários são pessoas boníssimas e estão sempre preocupados em agradar aos turistas. Nota 1000 esta pousada!!! Enquanto nosso guia foi dar um pulo no centrinho de lá para abastecer a caminhonete e fazer outras coisitas, nós ficamos aproveitando as veredas da pousada. Ah! Fomos recepcionados com cajú cortadinho e uma dose da cachaça Jalapa, que dá nome à região. E preciso falar também que conheci o Campeão (cachorrinho lindo) e o Fumacinha (gatinho) da pousada. Se alguém for lá, diga para eles que mandei um bj. rs. Segue a foto de nós 4: os agora consagrados Brutos do Jalapão!!!

 

 

20110109203617.JPG

 

Foto dos meus queridos amigos: Campeão e Fumacinha. Deixaram saudade...

20110109204114.JPG

 

20110109204356.JPG

 

Rola piscina na pousada também. Sabe que eu entrei e achei engraçado uma piscina no meio do "deserto"...rs. Não sabe como dei mais valor à piscina estando num cenário assim...rs.

 

 

 

 

20110109205449.JPG

 

Dêem uma olhada na pousada no geral...muito aconchegante e bem cuidada!!!

 

20110109205919.JPG

 

Depois de almoçarmos uma comidinha caseira deliciosa, e tirarmos um cochilo na rede, metemos o pé na estrada para conhecermos os locais ao redor.

 

Primeiro ponto turístico: Pedra Furada.

 

 

 

 

20110109210256.JPG

 

Segundo ponto turístico: Soninho Pequeno. Só dá para tirar fotos. Cachoeira é braba que só!!!

 

 

20110109210659.JPG

 

Terceiro ponto turístico: Soninho Grande. Aqui já dá para mergulhar, mas mesmo assim com muito cuidado para a cachoeira não arrastar a gente e levar para a Soninho Pequeno.

 

20110109211009.JPG

 

Quarto ponto turístico: Cachoeira da "Fogueira"...rs. Passamos por trás do véu...sensação de estar no lava a jato. Muito louco e perigoso!!! (Do jeito que eu pedi!!)

 

 

20110109211308.JPG

 

Agora era hora de voltar para a pousada para jantarmos, tomarmos mais cachaça e descansarmos para o dia seguinte. Notem o visual que tínhamos toda noite voltando...

 

20110109211649.JPG

 

2º dia:

 

Primeiro ponto turístico: Cânion do Suçuapara. Lugar mágico e encantador. Reza a lenda de que ali já foi o fundo do mar...

 

 

20110109212516.JPG

 

Segundo ponto turístico: Cachoeira do Lajeado. Mais uma aventura para minha coleção de insanidades: descer a cachoeira pela queda d`água...rs. MUITO SHOW!!!

 

 

 

20110109212833.JPG

 

Terceiro ponto turístico: Cachoeira Brejo da Cama. A pior insanidade que já cometi: saltei em um abismo sem saber o que tinha lá embaixo! MUITO PHODA³!!! Fui a primeira mulher a fazer isto. Só os moradores locais que costumam fazer isto. Isso não é pra qualquer um...tomem cuidado!!! Ah! Lá embaixo tem uma cachoeira linda! Caí na água (óbvio)! rs.

 

 

 

20110109213436.JPG

 

Quarto ponto turístico: Cachoeira da Velha. Um espetáculo da natureza. Ali você se dá conta de como Deus fez tudo perfeito. Dá vontade de se jogar...

 

20110109213709.JPG

 

Quinto ponto turístico: Rio Novo. Uma praia de água doce.

 

20110109214038.JPG

 

Sexto e último ponto turístico do dia: Camping do Survivor. Gente! O casal de velhinhos mais lindo que já vi na vida moram ali. São os donos do camping. MEGA prestativos. Como lá não tem tel, chegamos umas 22h e eles nos acolheram super bem. Fizeram uma macarronada deliciosa. AMEI, AMEI e AMEI!!! Ah! Lá não pode ter frescura para as coisas. Segue foto de como tomamos banho (no caixote ou rio), comemos (a luz de velas) e dormimos (ouvindo os sapinhos cantarem "ou".."ou")...

 

 

20110109214536.JPG

 

20110109214654.JPG

 

20110109214821.JPG

 

3º dia:

 

Primeiro ponto turístico: Acordamos às 02:30h da madrugada, nos alongamos e começamos a subir a Serra do Espírito Santo apenas sendo iluminados pela luz da lua, das estrelas e de nossas lanternas para conseguirmos chegar no topo a tempo de vermos o sol nascer. Na boa? Nessas horas que você dá valor por estar vivo e agradece à natureza por esse espetáculo diário e gratuito que poucos vêem e dão o devido valor. O perrengue para subir no escuro foi grande, mas cada gota de suor foi muito bem recompensada. Confiram só:

 

 

 

20110109220634.JPG

 

20110109220822.JPG

 

20110109221134.JPG

 

20110109221439.JPG

 

20110109221640.JPG

 

20110109221832.JPG

 

20110109222039.JPG

 

Segundo ponto turístico: Fervedouro. Troço mais louco que já vi. Uma espécie de lago com areia movediça, mas que quando você mergulha, não afunda. Na verdade ali tem ressurgência, ou seja, água brotando do lençol freático impedindo você de afundar. Confesso que na primeiro vez deu um pouco de medo porque tenho trauma de infância com areia movediça...mas depois que vi que não afundei mesmo, aí foi só alegria...rs. Me senti uma criança num brinquedo novo!!!

 

 

 

 

20110109222701.JPG

 

20110109222915.JPG

 

Terceiro ponto turístico: Comunidade Mumbuca. Uma das coisas que me fez escolher a Norte Tur foi justamente o fato de incentivarem o turismo sustentável. Ao passo em que nos hospedamos em pousadas locais, almoçamos em restaurantes/ pensões e compramos artesanatos do povo dali, estamos ajudando a economia local. Dêem valor a isto quando forem escolher o tipo de turismo que estão procurando. Bom, assim que chegamos no povoado, fomos recebidos pelas artesãs e algumas crianças que se juntaram formando um coral e comaçaram a cantar a música do "Capim Dourado"...e no final uma das artesãs recitou um poema em agradecimento à nossa visita. Foi lindo! Nos pegaram de surpresa...realmente não esperávamos tanto carinho e receptividade.

 

 

20110109224056.JPG

 

20110109224248.JPG

 

Quarto ponto turístico: Dunas do Jalapão. Quando estávamos na Serra do Espírito Santo já conseguíamos avistar as dunas. Então depois que saimos da comunidade de Mumbuca, nós paramos na pensão da mãe da Julinha para almoçarmos. Comida estava divina!!! E a Julinha é uma criancinha linda e muito inteligente que ficou nos alegrando enquanto a comida estava sendo preparada. Segue fotos das dunas, de onde fomos ver agora o sol se pôr. Acabamos esquecendo da hora e ficamos brincando por lá até tarde, para o desesperdo do Flavio que teve que nos catar por lá com ajuda da lanterna...rs.

 

 

20110109224906.JPG

 

20110109225406.JPG

 

20110109225225.JPG

 

20110109225623.JPG

 

4º dia:

 

Primeiro ponto turístico: Cachoeira da Formiga. Pessoal, essa cachoeira tem uma cor surreal!!! Verde esmeralda...linda de morrer e temperatura da água agradabilíssima. O Flavio ainda nos levou para ver a nascente dela...muito show!!! Vou deixar vocês com água na boca...dêem uma olhada nas fotos deste paraíso...

 

 

20110109230100.JPG

 

20110109230237.JPG

 

20110109230437.JPG

 

Segundo ponto turístico: Fervedouro São Félix. Mesmo esquema do Fervedouro anterior, só que esse parecia ser maior. Muito legal tb!!

 

20110109230947.JPG

 

Terceiro ponto turístico: Pedra da Catedral. Lá é mais para tirar fotos e contemplar as nuvens que parecem de desenho animado. Formato redondinho...

 

20110109231731.JPG

 

20110109231938.JPG

 

20110109232145.JPG

 

Quarto ponto turístico: Morro Vermelho. Gente! Que lugar incrível! Me senti no céu literalmente. No pé do morro tem um barzinho onde o dono trabalha e cuida de seu filho. Ambos muito simpáticos.

 

20110109232552.JPG

 

20110109233007.JPG

 

20110109233535.JPG

 

20110109233809.JPG

 

5º dia:

 

Neste dia fomos para Palmas, onde fizemos um city tour pela cidade e depois do almoço partimos para Taquaruçu, onde fizemos um rapel na Cachoeira da Roncadeira de 70m de altura. Eu que já não gosto de adrenalina, nem curti, né?! rs. AMEEEEIII!!! Amei tanto que desci DUAS vezes de cabeça pra baixo e ainda deixei o instrutor me levar para o maio da queda d`água!!! A subida até o topo que mata um...mas achei tão legal que quis repetir a dose.

 

 

20110109234452.JPG

 

20110109234819.JPG

 

20110109235102.JPG

 

20110109235426.JPG

 

20110109235635.JPG

 

20110109235906.JPG

 

20110110000206.JPG

 

6º dia:

 

Como nosso vôo era de tarde, na parte da manhã o Flavio disponibilizou o Antônio para nos levar até a Praia do Prata para almoçarmos e nos despedirmos do grupo.

 

20110110000620.jpg

 

Galera, não postei todas as fotos aqui até mesmo para não perder a graça para quem for. Minha intenção foi só de deixar vocês com água na boca para sentirem vontade de visitar o lugar porque de coração eu digo que valeu muito à pena. Até o presente momentp, este foi o melhor passeio que fiz. Superou totalmente as minhas expectativas, aumentou meu currículo no quesito aventuras e o fato de ter sido uma espécie de expedição, fez tudo ter um gostinho diferente.

 

E o Flavio por ter gostado também desse roteiro que inventamos, carinhosamente apelidou o roteiro de: O Roteiro das cariocas Bruna e Gabi. Então se um dia um de vocês lerem este depoimento e quiserem fazer as aventuras que fizemos, é só ligar para a Norte Tur e solicitar o nosso roteiro.

 

Ao Flavio, Dona Telma, Lívia e todos que conhecemos no Jalapão, o meu muito obrigado pelo carinho e atenção. Já aos meus companheiros BRUTOS de viagem (gabi, Marco e Claudia), espero viajar mais vezes com vocês!!!

 

Essa viagem só foi perfeita porque graças ao bom Deus, tudo deu certo. Conhecemos as pessoas certas, caímos nas mãos de uma agência de confiança, o tempo ajudou, o guia soube entender nossa necessidade e com isso nos ajudou a montar o roteiro com nossa cara. Enfim, o conjunto todo foi nota 10!

 

Bjão a todos e espero de coração que meu depoimento ajude em alguma coisa :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, Scorreia!!!

 

Desculpe a demora na resposta, mas eu estava em Teresópolis trabalhando como voluntária.

 

Bem, respondendo agora à sua pergunta, ligue para: (63) 3215-4957 ou (63) 8406-7438. Vc falará com a Dona Telma (mãe do guia Flávio ou com ele próprio). E ó! Quatro dias dá pra aproveitar MUITO. Pede para o Flávio adaptar o roteiro que eu fiz ao seu...ele vai bolar algo bem bacana.

 

Bjão e um ótimo passeio!! Depois conta aqui pra gente como foi.

 

PS: Agora em fevereiro estarei indo com uma amiga para a Chapada das Mesas (MA) com o Flávio tb. Ele é tão gente fina que consegue fidelizar os clientes. Vai na boa que a dica é certa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Brunety83,

 

Menina, que viagem show!!! fantástico! Eu já havia lido o relato da Mirtes sobre a Nortetur e gostei mto tb.

 

E aí vc comeu a abelha e cuspiu o ferrão????/ahuahua

 

Parabéns pelo relato! E a pergunta que não quer calar, podes compartilhar conosco o custo $$$$ da viagem??? (sem as passagens aéreas)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Li seu relato antes de ir pro Jalapão. Muito obrigada pelas dicas, realmente lá é maravilhoso. Fiz o roteiro de 04 dias com meu pai e mais um casal e o guia da Nortetur , o Flavio. Realmente, o Jalapão vale mesmo a pena ! Depois fomos pra Ilha do Bananal e ficamos mais 03 dias lá. Voltei super descansada e com muita história pra contar. O pessoal da Nortetur é show, cuidaram da gente com todo carinho. Recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

"Meninas", adorei ler seu relato, e as fotos são belissimas.

Estou planejando ir em novembro, já pesquisei bastante, mas vou com uma agencia aqui de Sampa.

Porém nosso roteiro é dormir no acampamento na beira do Rio Novo...... sem luz, tbm, deve ser mto bacana..... estou ansiosa !!!

Acho que vou amar td..... pq é a minha cara.

 

Parabéns pela postagem.

abs

Juju

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...