Ir para conteúdo

Posso viajar só com a identidade?


Posts Recomendados

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
to prentendendo viajar para bolivia e peru em julho, mas to sem passaporte, nao da nenhum problema ir só com o rg nao?

 

Vc pode ir somente com a identidade para estes paises nas seguintes condições:

 

- RG em bom estado emitido a menos de 10 anos

- Necessita certificado vacina contra febre amarela

- Permanência máxima 90 dias. Para periodo superior é necessário visto e passaporte

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

- RG em bom estado emitido a menos de 10 anos

 

Esse mínimo de 10 anos não existe, é equívoco frequente. Os documentos precisam se enquadrar nas seguintes exigências do Acordo sobre Documentos de Viagem:

 

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

 

Bolívia e Peru não fazem parte do Mercosul, mas são estados associados. Logo, vale pra lá também.

 

PS: não custa frisar o que está no parágrafo único do artigo primeiro, documento precisa estar em bom estado e não gerar dúvidas sobre o reconhecimento da pessoa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

- RG em bom estado emitido a menos de 10 anos

 

Esse mínimo de 10 anos não existe, é equívoco frequente. Os documentos precisam se enquadrar nas seguintes exigências do Acordo sobre Documentos de Viagem:

 

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

 

Bolívia e Peru não fazem parte do Mercosul, mas são estados associados. Logo, vale pra lá também.

 

PS: não custa frisar o que está no parágrafo único do artigo primeiro, documento precisa estar em bom estado e não gerar dúvidas sobre o reconhecimento da pessoa.

 

Marcos,

 

Sei desta situação pois o RG não tem validade mas trata-se apenas de uma recomendação feita por todos os agentes de viagem para que o viajante não tenha maiores problemas no momento de fazer a imigração quando do ingresso no estrangeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pois é, mas é uma recomendação equivocada. O engano vem do fato de as identidades dos hermanos terem validade. Logo, existe uma exigência para que a identidade deles esteja na validade. A nossa não tem validade e segue o acordo citado, do Ministério das Relações Exteriores.

 

Faço questão de ressaltar isso porque tem gente que teria que tirar passaporte só por causa disso e numa dessas até deixa de viajar, pois você não estala os dedos e chega o passaporte. É uma burocracia dos infernos e ainda por cima paga. Aqui no Rio você tá levando 3 meses só pra conseguir agendar.

 

E mesmo pra quem tem passaporte, é um tanto quanto incômodo você levar documento extra por "precaução". E se você perder, o documento molhar, for roubado, como fica ? Um amigo meu que também frequenta o forum, o Enrico, foi nessa de levar "por precaução", foi roubado e depois teve enorme dor de cabeça pra tirar outro. A PF não facilita, roubo de passaporte é coisa séria.

 

Por fim, minha esposa também teve problemas com essa brincadeira, conforme relatei aqui no forum.

 

Então é isso. Eu por exemplo levei RG E passaporte quando fui pro Chile, mas porque meu RG estava em mau estado. Mas mesmo em mau estado e com 15 anos de expedição, foi aceito sem problemas. Já minha esposa dessa vez deixou o passaporte dela bem guardadinho e usou só o RG, traumatizada que só.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem, o seu RG deve ter validade. É de classe, como esses do CREA, OAB ? O meu e o da maioria das pessoas não tem. Estive na Argentina, Chile e Uruguai há 3 semanas e viajei normalmente com meu RG expedido em 1997.

 

Se seu amigo não pôde viajar, como disse, ou o RG dele tem validade estampada no documento e estava vencido, ou estava em mal estado, ou a fotografia não permitia reconhecê-lo a contento.

 

Lembrando que apenas o RG oficial é aceito. Esses de classe não servem, assim como identidades militares.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Uma reportagem que veio a calhar:

 

http://blogs.estadao.com.br/bate-pronto/corintianos-estao-sendo-barrados-na-fronteira-com-a-argentina/

Muitos torcedores das caravanas brasileiras estão sem passaporte ou com RG de mais de 10 anos nas mãos. Um problema. Os corintianos estão enfrentando dificuldades para entrar na Argentina. Estão sendo barrados.
Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Pessoal estou indo para America Latina na primeira semana de Janeiro, porem minha identidade esta vencida, e não ha prazo mais para retirar passaporte.

Terei que viajar com ela vencida mesmo.

 

Alguem sabe relatos, se realmente eles conferem ou implicam devido a isso? Ou ate mesmo, se há outro meio de indetificação valido?

 

Minha indentidade venceu a 3 meses!

 

Os paises que irei passar são, Bolivia, Peru e Chile.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...